sexta-feira, 4 de março de 2016

APENAS A TURNER PODE SALVAR OS FÃS DE CHAVES E CHAPOLIN

APENAS A TURNER PODE SALVAR OS FÃS DE CHAVES E CHAPOLIN Com SBT fazendo pouco caso das séries, empresa americana pode ser o refúgio dos fãs.
Os fãs de Chaves e Chapolin que apenas assistem as séries no SBT desde criança, talvez possa pensar que o canal de Sílvio Santos tenha exibido tudo o que foi produzido pelo saudoso Roberto Bolaños, não é? Leigo engano. Se por acaso você descobrisse que o canal que exibe sua série favorita, esconde episódios, aberturas e créditos, realiza cortes descabidos e nunca chegou a exibir um episódio completo, como você se sentiria? Pois é, saiba que esse sentimento acompanha os fãs das séries CH ( fãs de Chaves e Chapolin) há mais de 15 anos, época em que a internet começou a se popularizar em nosso país e começaram a surgir os primeiros fóruns de discussão sobre os programas citados.

Os fãs de Chaves e Chapolin que apenas assistem as séries no SBT desde criança, talvez possa pensar que o canal de Sílvio Santos tenha exibido tudo o que foi produzido pelo saudoso Roberto Bolaños, não é? Leigo engano. Se por acaso você descobrisse que o canal que exibe sua série favorita, esconde episódios, aberturas e créditos, realiza cortes descabidos e nunca chegou a exibir um episódio completo, como você se sentiria? Pois é, saiba que esse sentimento acompanha os fãs das séries CH (leia-se fãs de Chaves e Chapolin) há mais de 15 anos, época em que a internet começou a se popularizar em nosso país e começaram a surgir os primeiros fóruns de discussão sobre os programas citados.
Ao todo, foram mais de 270 episódios de Chaves produzidos pela Televisa na década de 70, dos quais apenas cerca de 150 são exibidos "regularmente" pelo SBT. E o pior disso tudo é que esses episódios que nunca dão as caras, não foram perdidos em uma enchente, incêndio ou qualquer outro desastre que a emissora teima em atribuir a culpa. Grande parte desses episódios estão perdidos nos arquivos da emissora, que por sinal não demonstra nenhum interesse em exibi-los. Oras, será tão difícil reunir esses programas, catalogá-los e entregar de presente aos fãs, que diga-se de passagem, entregam um caminhão de audiência há mais de 30 anos ao SBT. A arte produzida por Roberto Bolaños, que encantou gerações e mais gerações precisa ser respeitada, e a melhor forma de demonstrar respeito é colocando no ar de uma vez por todas os aclamados episódios mundialmente perdidos, que de "mundialmente perdidos" não têm nada, já que o SBT possui todas essas raridades em acervo.
Mas já que a emissora da Anhanguera está mais concentrada na "era do HD", os fãs das séries CH podem sim ter um refúgio, que se chama Turner Broadcasting System. Essa empresa, que possui capital norte-americano, é dona dos canais Cartoon Network, Boomerang, TBS, Esporte Interativo, entre outros. Já há alguns anos, parte dos canais citados exibem as séries Chaves e Chapolin (atualmente, apenas o TBS exibe), e isso todo fã sabe. O que por muitas vezes fica oculto é que o contrato entre Turner e Televisa vai além da obra de Chespirito. Isso por que, na década passada, o canal Boomerang chegou a exibir a novela "Rebelde", o que demonstra que o tal contrato engloba uma infinidade de títulos da Televisa.
Não adianta mais pressionar o SBT. Tudo o que tinha que ser feito em relação à emissora, já foi feito. Mutirões, protestos, pedidos que de nada adiantaram. Talvez seja a hora de mudar de foco, até por que na TV paga existe muito mais espaço para a exibição de raridades do que na TV aberta, na qual cada segundo na programação é extremamente valioso. É bastante provável que se a pressão que os fãs utilizaram com o SBT, no passado, se voltasse para Turner no presente, o "meio CH" poderá colher frutos positivos, mesmo com mais de 30 anos da chegadas das séries ao Brasil.
Se a Turner se importasse... Fazem uma bagunça com as exibições desde sempre, não passam episódios com clipes em espanhol e outros sem explicação. Poderiam pressionar o SBT e Televisa pra liberar os outros episódios e nada. Já tiraram do Boomerang, já tiraram o Chapolin do TBS e, não duvido, vão tirar o Chaves nos próximos meses também.
A Turner não me parece salvação. Muito pelo contrário.
Tem algumas coisinhas aí que eu gostaria de refutar:
1# Não há "Episódios Perdidos" literalmente (Pode até haver, mas aí é outro caso), essa é apenas uma denominação que nós damos pra episódios que não são exibidos por algum motivo, que seja besta, ou grave
2# O SBT tomou vergonha na cara e desde 2011 começou a voltar com os episódios não exibidos, os famosos episódios perdidos. Ao todo, o SBT tem atualmente 240 episódios no seu catálogo de exibição, sendo que esses "150" já são parte do passado (será?).
Poucos episódios ainda não voltaram ao ar e a maioria nem no catálogo de distribuição da Televisa está (Sim, os famosos perdidos mundiais), tornando impossível verem a luz algum dia nos canais da Turner. Então a única saída pros "Episódios mundialmente perdidos" é o SBT.
3#E sobre a Turner ser a salvação de CH: Acho que não.
As exibições na Turner são piores que a do SBT. E não é apenas no quesito "Reprises" e sim no quesito qualidade. Os episódios tem inumeros cortes por censura, cortes de clipes e trechos não dublados, e cortes já fixos da distribuidora, que não ocorrem nas exibições do SBT (ou não ocorriam). Sem falar da qualidade de áudio horrível que desanima qualquer um...
É por esse e outros motivos, que não tem saída mais pra nós, fãs...
A questão é que tem alguns episódios perdidos (por exemplo : Toureiros - Versão 1 e Madruguinha - versão 2, também conhecidos como Como Pegar Um Touro a Unha e Quem Não Tem Cão Caça com Rato) que só o SBT tem.
Ou seja, somos reféns do SBT !
SBT vem sendo a melhor e única opção para se assistir as séries completas.
A Tuner nem saga direito exibe... Na verdade, a única emissora de TV paga que exibiu CH decentemente foi a TLN, porque o resto, vou te contar viu...
Se a Televisa fosse esperta, soltava tudo no Netflix. Que ainda sim, não é completo.
Vão ver "O ladrão do museu de cera" na Turner e me digam se aquilo é completo.
O SBT é o único canal no universo que tem um acervo "diferente" referente a série clássica (CH e CH) 
Agora que estão exibindo episódios "sem cortes" e no lote velho (ás 19:20) não quero que saia não, eu ainda pretendo fazer minha coleção definitiva de episódios, e essas edições são fundamentais.
Quando tiver tudo (Incluindo os inéditos/semelhantes de Chapolin) ai sim podem até queimar as fitas.
Turner é um lixo pior que o SBT p exibir as séries, obrigado.
 querendo ou não é no SBT que tá tudo lá, se a Turner fosse a solução exibiria as séries decentemente e exibiam todos os episódios com cenas completas e pediria a Televisa mais episódios para completar o seu acervo.