terça-feira, 5 de janeiro de 2016

As revistinhas originais de Chaves e Chapolin no México: os gibis lidos pelos próprios personagens nos seriados




As primeiras revistas "El Chavo del Ocho" e "El Chapúlin Colorado" foram lançadas no México no dia 19 de setembro de 1973, com circulação semanal. Eram vendidas no México e nos países vizinhos (uma pena que não chegaram no Brasil). As histórias dos gibis, a princípio, eram escritas por Chespirito e eles também tiveram a participação de outros personagens como Dr. Chapatín, os Ladrões e outros.

 
Anos depois, as historinhas passaram a ser escritas por Horacio Gómez Bolaños (o Godinez), irmão mais novo de Chespirito. Os desenhos ficavam por conta de Alvaro Macias e Carlos Gómez. Rafael Navarez era o responsável pelas cores. No ano de 1980 a revista mexicana circulava também em países como Estados Unidos, Porto Rico, República Dominicana, Guatemala, El Salvador, Honduras, Nicarágua, Costa Rica e Panamá
Um fato muito curioso é que, mesmo com a ausência de Carlos Villagrán e Ramón Valdez nos períodos 1979/1980, Chespirito continuou usando os personagens de ambos nas revistinhas. Em todos os gibis Quico e Seu Madruga apareceram.
Não se sabe exatamente em que ano as revistas pararam de circular.
 As Revistas nos Seriados 
As revistinhas já despontaram em diversas ocasiões nos episódios exibidos no Brasil. É óbvio que se tratava de um "merchan" de Chespirito para o seu produto (que não serviu pra nada no Brasil por motivos também óbvios), veja as suas aparições:
Início de "O  trocador de Lâmpadas". Chaves lê a revista no segundo pátio em voz alta e Chiquinha corrige os erros cometidos pelo órfão, quico a pede emprestada, Chaves não cede e Quico lhe toma a revista das mãos. Chaves corre atrás com um tijolo e o arremessa, atingindo Seu Madruga e quebrando a lâmpada do corredor que liga a porta da vila ao pátio.
No começo do episódio em que Chapolin visita a vila, o pai da Chiquinha lê a revista do Chapolin Colorado. Chaves faz a pergunta óbvia se é a revista e recebe como resposta que aquilo é um certificado de boa conduta. O órfão pergunta se Madruga está lendo e novamente o pai da Chiquinha é irônico ao dizer que está pondo ela no sol para que fique mais bronzeadinha. Chaves pede ela emprestado e Madruga diz que lhe emprestará assim que acabar de ler. Chiquinha posteriormente faz o mesmo pedido, mas seu pai diz que já havia prometido a Chaves. Quico depois lhe deseja contar o fim da historinha, o que irrita Seu Madruga. Dona Florinda vê tudo e sai correndo atrás dele para lhe dar uma bofetada. Aí Chaves invoca Chapolin. Depois, Chiquinha acha a revista jogada no chão e Chaves diz que ela não lhe interessa mais, já que havia tido o privilégio de ver o Chapolin Colorado em pessoa
No começo de "como tornar-se um herói", um homem de miopia muito elevada (Rubén Aguirre) curte a revista do Chapolin. Ele deseja ser como seu herói favorito (naquela ocasião é o Chapolin, pois ele sempre varia entre ele, Super-Homem e Batman). No fim do episódio, Chapolin lê a revista com seus óculos de contato (com tomadinha e tudo).
Em "A Perna Quebrada", Seu Madruga, com a perna engessada após ter sido atropelado, lê a revistinha do Chapolin em voz alta. Chaves e Chiquinha entram em sua casa sem bater na porta. Seu Madruga, com a revista cobrindo seu rosto, diz: "Oh! E agora? Quem poderá me defender?". Chaves bate na porta pelo lado de dentro. Madruga pergunta: "Quem é?". Chaves responde: "EU!". O pai da Chiquinha se empolga gritando "O CHAPOLIN COLORADO...". Nesse momento percebe que não se trata do herói da América Latina, e sim de Chaves... O carrancudo acaba por se zangar.
No episódio em que Chapolin tem de vigiar a cadela Condessa, quando a dona do animal (Florinda) pergunta se o herói não se importará de ficar sozinho o vigiando, Chapolin diz que não, pois está em boa companhia. Nesse momento, ele mostra pra ela a revistinha do Chaves. Ele começa a ler, porém o empregado do hotel (Villagrán) que tirou uma foto da cadela, escondido debaixo da mesa para tentar reaver de qualquer maneira a sua câmera fotográfica, acaba por atrapalhar a sua leitura.
No começo do episódio da Buzina Paralisadora no Cabeleireiro, Villagrán, entretido, lê a revistinha do Chaves enquanto o barbeiro Seu Fígaro (Ramón) começa a falar sem parar sobre a sua adoração pelos gibis, exaltando cada um dos personagens. Carlos não  consegue ler direito e se irrita com o falatório de Seu Fígaro.

No episódio do Ioiô, Chaves está vendendo as revistas do Chaves e do Chapolin. Como o episódio é de 1974 e as revistas que geralmente aparecem nos seriados surgiram em 1973, a revista do Chaves se difere bastante e sua capa mostra o menino órfão (num desenho bem diferente, até mais bonito) fugindo de um touro, [talvez já nesse ano, as revistinhas tenham ganhado cara nova]. Seu Madruga quer comprar a revista do Chapolin, mas Chaves não quer vender porque é a última e diz que só vende se ele comprar um dos jornais. Aí começa toda aquela trama das quatorze pessoas enganadas...

No episódio da Disneylândia, Chapolin, tentando mudar de assunto com o perigoso Racha Cuca, pergunta se ele já leu a revistinha do Chaves. O desenho e o logotipo do gibi também são diferentes, pois o episódio data de 1973. A capa mostra Chaves -, Chiquinha e Quico (que aparecem mais magros no desenho).

Na segunda parte da Venda da Vila, quando Seu Barriga e Seu Calvillo entram na casa de Seu Madruga a fim de discutir sobre o negócio, Chiquinha está na mesa da sala lendo a revistinha.

Em "Os Penetras", quando Florinda, Girafales e Clotilde chegam ao restaurante (que será adquirido pela mãe do Quico) pra comer panquecas, o atendente preguiçoso (Horácio Gomez Bolaños) está lendo um gibi do Chapolin.

Pipipipi... a ira de Seu Madruga e  a choradeira de Chaves



Os pipipipi... originados de cascudos do Seu Madruga

Seu Madruga Fotógrafo
Chaves toma um cascudo após derrubar mais uma vez a "câmara" de Seu Madruga.
Brincando com Gesso
Chaves apanha após perguntar: "Seu Madruga, também vai dizer a sua avozinha que esse é leite de burra?".

As Calças do Seu Madruga
O primeiro cascudo ocorre após Chaves botar as mãos sujas na camisa em que Madruga recém havia lavado. O segundo ocorre após Chaves perguntar: "Não conseguiu agüentar?". Detalhe: Seu Madruga se tremia todo após levar um banho de Dona Florinda na retaguarda.

Jogando Futebol
Após Chaves perguntar: "Seu Madruga, não ficaria bem para sua avozinha o apelido de ameixa seca?". Após o cascudo, Madruga disse: "só não te dou outra porque ameixa seca é o apelido da minha avozinha".

O Julgamento do Chaves
Apanha após dizer que Seu Madruga parece um gato espatifado.


A Fonte dos Desejos
Apanha após fazer Seu Madruga tropeçar com a corda pra pular corda.


Lições de Boxe
Apanha após acertar Seu Madruga no momento em que Chaves tentava tirar as luvas de boxe coladas em suas mãos.


O Ladrão da Vila
Apanha após perguntar: "Seu Madruga, sua avozinha caça de noite ou de dia?". Seu Madruga responde: "Só não te dou outra porque minha avozinha foi campeã de tiro ao pombo".


Aulas de Violão
Apanha após a pergunta: "Seu Madruga, sua avozinha toca violão em algum trio?". Seu Madruga respondeu: "Só não te dou outra porque minha vó fundou o Trio Irakitan!". Há uma dublagem mais antiga do episódio em que o pai da Chiquinha diz que sua avó fundou o Demônios da Garoa.

Na ponta dos pés
Apanha após levar pancada de Dona Florinda, culpando o Chaves pelo acontecido. Após o cascudo, Chaves largou o ferro que estava em suas mãos em cima dos pés de Seu Madruga.

O Terno do Tio Jacinto
O primeiro cascudo ocorre após Chaves perguntar: "Seu Madruga, não dá pra gente brincar com a cinta da sua avozinha?". O segundo acontece após a pergunta: "Seu Madruga, na casa da sua avozinha a gente pode brincar de ceroulas?"

O Festival da Boa Vizinhança
Ocorre no primeiro episódio, após Seu Madruga descobrir que era ele quem chutava a bola na cabeça do Seu Madruga lá do outro pátio.

Acapulco
Apanha após bater na porta da casa do Seu Madruga para pedir a bola do Quico (Seu Madruga havia acabado de apanhar de Dona Florinda). No episódio em que Girafales pede ajuda ao Seu Madruga para se declarar à Dona Florinda e em "Somos Cafonas, Sim", o cascudo acontece pelo mesmo motivo.

O Dinheiro Perdido
Um cascudo diferente: Seu Madruga joga o sapato do Chaves (que Quico havia jogado em cima do jornal de Seu Madruga enquanto ele estava lendo) na cabeça do Chaves.

O Velho do Saco
Seu Madruga bate em Chaves após fazer ele dar duas sacadas na pança do Seu Barriga (Chaves não queria devolver o saco pro Seu Madruga)

A Bola de Boliche
Chaves chora após Madruga sem querer querendo acertar uma sacada por trás dele.

Barquinhos de Papel
Dois cascudos: o primeiro após Chaves perguntar: "Seu Madruga, os chinelos da sua vó será que flutuam na água?"; o segundo, após nova pergunta: "Seu Madruga, sua avozinha usa camisola de papel?".

A Casinha do Quico
Chaves apanha após ver Seu Madruga de terno e dizer pra Chiquinha que aquele homem foi confundido com o seu pai. Chaves depois pergunta: "E por que não me bateu?". Seu Madruga: "Porque não tinha me dado tempo Chaves!". Após o cascudo, Chaves diz: "Tá vendo só, que diferença, hein?". Aí o moleque leva em conta do cascudo e: pipipipipipi...

As Pessoas Boas...
Apanha após a pergunta: "Seu Madruga, sua vovozinha não gosta de limonada?".

Madruguinha
Na primeira parte, apanha após chamar Seu Madruga de tripa escorrida, minhoca e dizer que ele sempre está socando seu cocuruto. Seu Madruga ouviu tudo. No fim do episódio, chora após ser amarrado junto com Quico por Seu Madruga no corrimão da escada com suas gravatas. Na segunda parte, Chaves chora uma porção de vezes após comer os ovos do Seu Madruga (inclusive ele leva um cascudo, mas a cena começa a partir dele chorando).

O Cofrinho do Seu Madruga
Apanha após dizer que é difícil Seu Madruga falar com os dentes soltos. No episódio do "Quico preso na caixa", Chaves apanha por dizer que Madruga tinha os dentes afrouxados (detalhe que o Seu Madruga imita o choro do Chaves de um jeito estranho, com um grito e depois um estranho "dididididi").

O Desjejum do Chaves
Na segunda parte, Seu Madruga pensa que foi Chaves quem jogou a bolinha de pingue-pongue na sua goela (foi o Quico) e bate nele. Na primeira versão (presente no quarto box de DVD's da Amazonas Filmes), Seu Madruga, após dar o cascudo, diz: "Só não te dou outra porque vou pedir para o Hugo Hoyama lhe ensinar a jogar pingue-pongue decentemente".

O Álbum de Figurinhas
Chaves apanha após jogar o álbum do Quico na cara do Seu Madruga.

Os Toureiros
Chaves não chora, mas pergunta: "Seu Madruga, sua vó tem chifre?". Madruga acerta o cascudo no Quico. Na primeira versão, Chaves apanha após perguntar "Seu Madruga, sua avozinha é toureira?".

Venda da Vila
Seu Madruga se irrita após Chaves dizer: "É muito mais fácil sustentar um burro a pão-de-ló!". Isso porque antes a Bruxa do 71 havia proposto para o pessoal fazer uma coleta para reunir o dinheiro que Seu Madruga deve de aluguel. Detalhe: a imitação de Seu Madruga no choro do Chaves desta vez é totalmente semelhante a uma corneta (ou de uma galinha cacarejando). Garantia de gargalhadas.

Seu Madruga na Escola
Dá no Chaves em plena sala de aula após ele dizer que se Seu Madruga amadurecer mais um pouco apodrecerá, depois que Professor Girafales disse que Seu Madruga é um homem maduro.

O Quebrador de Lâmpadas
Seu Madruga culpa Chaves por ter quebrado a lâmpada da vila de novo. Chaves olha pro outro lado para fingir que não é com ele, mas Seu Madruga diz: "Não, não, não, não disfarça não!".

Carambolas
Três cascudos: o primeiro por Chaves sujar Seu Madruga de terra; o segundo, por Chaves ter perguntado: "Seu Madruga, não conseguiram fechar o buraco onde enterraram sua vovozinha?"; e o terceiro, por Seu Madruga descobrir que Chaves havia enchido seu chapéu com terra após ele ter o colocado na cabeça. O engraçado é que Chaves chora, come um pedaço de algodão-doce, depois chora, depois come um pedaço...

Epidêmia de Gripê
Apanha após Chaves amassar o jornal que Seu Madruga estava lendo.

Jogando Ioiô
Apanha após perguntar: "Seu Madruga, caíram os boatos da sua vó?". Madruga responde: "Isso é pra você saber que minha vó não é de boatos!" (essa frase deve ser fruto da dublagem, porque ele deve dizer no original o "Só não te dou outra porque...").

A Roupa Limpa do Quico
Dois cascudos: o primeiro, após a pergunta: "Seu Madruga, sua avozinha gosta de brinquedos?", com Seu Madruga respondendo: "Só não te dou outra porque minha avozinha não se perde num mundo de brinquedos!"; e o segundo após a pergunta: "Seu Madruga, sua avozinha nunca levou um tropicão?", com direito de resposta: "Só não te dou outra porque... quem sabe?".

Estatísticas
Chaves apanha após perguntar: "Seu Madruga, a sua vó gosta de ouvir histórias, é?".

Tortinhas de Merengue
Talvez o mais engraçado "pipipipi" após o cascudo. Seu Madruga vê Chaves pulando corda com suas gravatas e diz ao moleque: "Muito bem, que ótimo, mas que formidável!". Chaves responde: "É que eu tenho praticado muito!". Após o cascudo, a imitação do choro do Chaves por Madruga é hilariante.

Nascas de Bacana
Apanha após perguntar: "Seu Madruga, sua avozinha é muito escorreguenta?". Após o pipipi (um dos mais gozados), Seu Madruga responde: "Só não te dou outra porque minha avozinha tinha o apelido de manteiguinha!".

A Carabina
Apanha após arrancar o varal da vila. Destaque para a careta do Seu Madruga ao imitar o "Foi Sem Querer Querendo" do Chaves.

Independência do Brasil
Primeiro, Chaves pede: "Seu Madruga, fala pra sua avózinha que ao invés de quebrar os brinquedos, ela dá pra mim?". Seu Madruga, com pena, não bate no Chaves, mas depois, o cascudo é inevitável. Chaves apanha após perguntar: "Seu Madruga, a sua vó atira como soldadinho de chumbo, pá, pá, pá, hein?". Na primeira versão, Chaves apanha após pedir "Seu Madruga, não quer chamar sua avó para brincar com a gente?". Na dublagem Gábia para a primeiríssima versão do episódio (presente no box 4), Chaves pergunta: "Seu Madruga, Dona Neves esteve no Ipiranga quando Dom Pedro gritou?".

Seu Madruga Pintor
Dois cascudos pelo mesmo motivo: o Chaves ter sujado o lençol de Dona Florinda na cadeira com tinta fresca. Foram dois cascudos diferentes porque foram feitas duas cenas para que encerrasse o primeiro episódio e que iniciasse o segundo da saga.

Seu Madruga Carpinteiro (marteladas no dedo)
Apanha após derrubar o martelo no pé do Seu Madruga. Depois do cascudo, Chaves joga o martelo novamente no pé do Madruguinha. No fim do episódio, chora junto com Chiquinha e Quico dentro do barril após os três apanharem dele.

Seu Madruga Carpinteiro (cadeira)
Atinge Chaves com uma martelada sem querer, depois dá nele após Chaves ter-lhe provocado uma martelada no seu dedo.

Roupa Suja se Lava em Público
Dois cascudos: o primeiro após perguntar: "Seu Madruga, sua avozinha tem nariz de gancho?"; o segundo, após Chaves rir de Seu Madruga com o chapéu da Bruxa.

Mal-entendido
Cômico, se resume a esta palavra esse cascudo, que se origina após Chaves ter atingido Madruga com o prato do bolo. Seu Madruga, imitando a voz do Chaves, diz antes de bater no moleque: "Pois agora eu vou fazer uma coisa querendo muito, segura aqui pra mim?". Chaves entra no barril com prato e tudo.

Os bilhetes trocados
O mesmo cascudo, com duas versões de dublagem: na primeira sai a pergunta: "Seu Madruga, sua avozinha joga futebol?". Após o cascudo, Madruga responde: "Só não te dou outra porque minha avozinha é da Sociedade Protetora dos Animais!"; na segunda dublagem, a pergunta sai assim: "Seu Madruga, sua avozinha é ponta-direita?". A resposta do Madruga: "Só não te dou outra porque minha avozinha foi centroavante do time da minha cidade!".

Falta d'água versão 1
Apanha após botar o balde com água bem aonde Seu Madruga jogou seu chapéu. Chaves disse: "Agora você vai dizer que fui eu quem colocou o balde aí de propósito!". Seu Madruga responde: "Não, Chaves, agora fui eu o culpado!". Chaves então retruca: "Depois dizem que a gente que é burro!". Após o cascudo, Seu Madruga diz a Chaves: "Não chore, os homens não choram!". Pouco depois, Chaves pergunta: "Seu Madruga, sua vovó não aprendeu a tomar banho sozinha?". Chaves se protege colocando o balde na cabeça. A mesma cena se repete na segunda versão do episódio.

O Carro do Seu Barriga
Apanha após perguntar: "Seu Madruga, depois que tiver roubado os brinquedos da sua vó, será que não dá pra emprestar pra eu brincar?". Seu Madruga caçoa de Chaves de um jeito gozado, principalmente após Seu Madruga fazer uma careta para as câmeras no momento em que Chaves entra no barril.

A Nova Vizinha
No segundo episódio, Chaves apanha após perguntar: "Seu Madruga, faz muito tempo que não varrem a casa da sua vó?". Depois, Seu Madruga espera Glória entrar em sua casa para dar outro cascudo em Chaves, além de dar um tabefe no bumbum de Chiquinha e um beliscão em Quico. Resultado: os três choram juntos. No terceiro, Chaves apanha após perguntar: "Seu Madruga, a sua vó varre o chão com a tesoura, é?", depois do cascudo, Seu Madruga se machuca com a tesoura de jardineiro. No quarto e último episódio, Chaves apanha ao perguntar: "Seu Madruga, na casa da sua avózinha será que tem chuveiro elétrico?". Em uma versão mais antiga, Chaves apanha após dizer que a Bruxa do 71 é muito semelhante ao Seu Madruga.

Casimira Made in Taubaté
O episódio com mais cascudos: cinco. O primeiro após Chaves jogar lama na camisa do Seu Madruga; o segundo, após a pergunta: "Seu Madruga, sua avózinha gosta de brinquedos, é?"; o terceiro, após a pergunta: "Seu Madruga, sua avozinha gosta de palhaçadas?"; o quarto após Chaves dar uma vassourada em Seu Madruga e apanhar mais uma vez de Dona Florinda; e o quinto após Chaves jogar acidentalmente o bolo do Quico na Cara de Madruga  e depois perguntar porque que ele não desconta as bofetadas de Dona Florinda. Claro que o estourado Madruguinha vai descontar no seu bode expiatório Chaves.

Dia Internacional da Mulher
Seu Madruga pensa que foi Chaves quem bateu nele com o bastão de beisebol e dá nele. O mesmo cascudo acontece no episódio do Concurso de Miss Universo, onde o destaque fica por conta da hilária careta de Seu Madruga imitando o Chaves dizendo: "Eu?".

O Calo do Seu Barriga
Seu Madruga desconta no Chaves após se meter em muitas confusões (apanhar da Dona Florinda, jogar o sapato no pé do Seu Barriga) e diz esta frase antes de bater no Chaves, fazendo uma porção de gestos: "Ouça, Chaves, em circunstâncias normais, isso me autorizaria a lhe dar um bom cascudo! Mas como hoje não tenho motivo pra não fazer isso... Toma!". Madruguinha alimenta ao Chaves falsas esperanças ainda por cima...

Brincando de Atropelamento com Lingüiças
Seu Madruga apanha de Dona Florinda, que lhe diz: "E da próxima vez, vai contar histórias pra sua avó!". Chaves, antes de tomar o cascudo, pergunta: "Seu Madruga, a sua avozinha conhece a do chapeuzinho vermelho?".

A Chirimóia
Dona Florinda diz: "E da próxima vez, vai jogar seu saco de terra no túmulo da sua avó!". Chaves, antes de apanhar: "Seu Madruga, não quer que eu leve o saco de terra até a casa da sua avozinha".

Chifrinhos de Nozes
Seu Madruga se irrita várias vezes com Chaves, e lhe dá um cascudo após o menino insinuar que o pai da Chiquinha é burro. Em outra cena, Seu Madruga está prestes a dar o cascudo, mas acaba batendo no varal da vila.


Choros originados sem cascudo:
Seu Madruga Leiteiro
A mais antiga dublagem do choro do Chaves entre os episódios exibidos atualmente ocorre após Chaves ter sem querer querendo botado a vassoura no leite de Dona Florinda. Chaves não apanha de Seu Madruga, mas leva uma bronca dele. Quem está assistindo o episódio pela primeira vez chega até a se assustar e se surpreender com o "pãpãpãpãpãpãpã" entoado por Chaves no momento em que ele entra no barril. Garantia de boas risadas nesta parte.

Roupa Suja se Lava em Público
Chaves chora mais duas vezes: a primeira por pensar que Seu Madruga vai virar sapo porque Dona Clotilde jogou seu chapéu no chão e a segunda por sujar o terno do Quico... com ele dentro.

A Briga dos Pombinhos
Chaves chora pelo Professor Girafales ter brigado com Dona Florinda e não trazer mais a "bola quadrada", Seu Madruga chega até comentar que não bateu nele pra estar chorando.

O Cão Raivoso
Chaves entra no barril chorando após Seu Madruga lhe tomar o seu cachorrinho.
Seu Madruga Fotógrafo
Após Seu Madruga gritar com Chaves, o menino se revolta, sai chutando tudo, derruba violentamente com a vassoura a câmera de brinquedo e depois a própria vassoura, se senta na escada e começa a chorar.

Carambolas...
Chaves chora após Quico lhe tomar o algodão-doce e esfregá-lo na cara de Chiquinha.

O Ano Novo na Casa do Seu Madruga
Nesse que foi um dos primeiros episódios a serem dublados, Gastaldi resolveu dublar "mimimimimi" o choro do Chaves na hora em que ele prende a mão na porta.


Nos episódios no ar atualmente, Seu Madruga deu vários cascudos no Chaves, que fez  perguntas envolvendo a vó do Seu Madruga. Dessas, na maioria das vezes Seu Madruga respondeu à pergunta do Chaves. Seu Madruga já imitou o choro do Chaves diversas vezes, incluindo as cenas em que Chaves não chora por causa de um cascudo, que foi dado pelo pai da Chiquinha no órfão em muitas histórias. Chaves chorou várias vezes ao longo de todos os episódios, número que inclui não só os choros provocados pelo cascudo de Seu Madruga como também os ocasionados por outras razões.



Nota:
Nos primeiros episódios da série, em que Seu Madruga e Chaves vestiam camisa amarela e Chiquinha tinha um vestido todo branco, Madruga tinha o hábito de distribuir cascudos no menino a cada trapalhada sua (depois que ele ficou um pouco mais tolerante quando aos coques), inclusive Chaves chegava a tirar o seu chapéu para que Seu Madruga desferisse o soco. Eram muitos cascudos naqueles tempos... Ainda temos Professor Girafales imitando o choro do Chaves no episódio "Amarelinhas e Balões" (após Chaves quebrar toda a louça de Dona Florinda jogando amarelinha, que fez o professor, que a lavaria, gritar com o órfão), Dona Neves tentando reencarnar Seu Madruga ao dar em Chaves um cascudo semelhante no episódio da Cruz Vermelha e Chiquinha lhe dando um coque na primeira versão da Nova Vizinha. Mas ninguém conseguirá fazer essa cena com a perfeição e o carisma que o nosso amado e saudoso Ramón Valdez conseguia ter. Não é a toa que Chespirito disse a seguinte frase:


"Ramón Valdéz foi o único ator que me fez morrer de rir. Me fez morrer de rir nos ensaios e agora que eu vejo os programas de novo eu volto a morrer de rir!". Nós também, mestre Chespirito... nós também!

O PRÓPRIO SBT É O CULPADO PELA BAIXA AUDIÊNCIA DE CHAVES E CHAPOLIN

Entra ano, sai ano e o círculo vicioso prossegue no SBT: Chaves é exibido em vários horários, alguns bastante esdrúxulos; a série vive sendo cortada, alguns episódios são transmitidos em um curto espaço de tempo e outros ficam meses sem qualquer exibição; Chapolin dá as caras quando sobra um espaço na programação; episódios perdidos ou inéditos vão aparecendo. E o que vemos? Apesar do “boom” de CH nos últimos anos, a audiência das séries está caindo consideravelmente. Se até idos de 2011, Chaves chegava a picar 10 pontos no Ibope, hoje com muita dificuldade chega a 6 pontos. No horário da tarde, Chaves e Chapolin estão patinando na audiência, com índices entre 4 e 5 pontos, o que resultou novamente na saída de Chapolin, fato que deve se confirmar nas próximas horas.
Em comunidades sobre TV, geralmente a culpa sobre esses índices baixos de CH recai nos fãs, que sempre pedem pela série e caso ela saia do ar em algum momento, logo surgem movimentos de “volta Chaves”. Em 2012, os colunistas Odair Braz Jr. (R7) e Flávio Ricco (UOL) miraram sua artilharia nos fanáticos por CH, quando Chaves voltou ao ar após algumas semanas afastado do horário das 18h. Braz afirmou que o SBT não conseguia se livrar da “maldição de Chaves”, enquanto Ricco atacava a “dependência do SBT por Chaves”.
No entanto, essas críticas aos fãs são justas? Acreditamos que não. É claro que, como em qualquer meio de fãs, há alguns  que não admitem qualquer mudança nos horários de Chaves ou um descanso que seja, que acham que Chaves é uma máquina de audiência em qualquer horário, ou que consideram que o SBT deveria transmitir Chaves 24 horas por dia. Boa parte dos fãs, entretanto, tem apenas um objetivo: uma exibição digna das séries, sem cortes, com todos os episódios no ar, em um horário adequado, sem saturação.
Hoje o SBT não consegue se ajudar no trato das séries CH, o que reflete significativamente na audiência. Elencaremos alguns dos motivos que prejudicam as transmissões de CH pelo SBT:
Exibições em excesso
No ano de 2011, Chaves chegou a um recorde de dezoito horas de exibições por semana no SBT, com transmissões à tarde, à noite, de manhã nos domingos e outros horários. É a velha história de Chaves sendo usado como “curinga” na programação, sendo que já não cumpre esta função há bastante tempo. Como tudo em excesso, faz mal, desgasta. Chaves saturou completamente. Em abril do ano passado, o canal foi ao extremo de cortar praticamente todas as exibições diárias, deixando apenas um horário local de segunda a sexta e as manhãs de sábado (6h) e domingo (9h). Os fãs não gostaram, fizeram campanha contra isso – a qual contou até com ajuda do Pânico – e a série logo voltou. em fevereiro, depois de um antipico de 1 ponto, finalmente Chaves saiu das 18h e estava sendo exibido à tarde. O número de episódios semanais ainda era alto: 15 episódios por semana.
Cortes e intervalos no lugar errado
O SBT sempre abusou da tesoura para exibir Chaves e Chapolin. Para fazer caber vários episódios em um determinado intervalo de tempo, cortava os episódios sem dó nem piedade, chegando a subtrair três, quatro, cinco minutos. Por exemplo, um corte, de 2010 no episódio errar é humano[parte 1][1978]. Só aí foram eliminados SETE minutos de episódio, um bloco inteiro!. Em 2012, quando foram transmitidos os episódios semelhantes, vários capítulos tiveram cortes, como A Aula de Matemática, Uma Epidemia de Gripe, O Despejo do Grande Campeão O Piquenique Voador. O caso mais grave ocorreu na estréia da esquete As Férias dos Folgados, quando o SBT simplesmente deixou de passar metade do quadro, deixando para exibi-lo só no dia seguinte. Outra coisa incômoda é a insistência de colocar intervalos fora de hora. Pode ser no meio de uma fala, de uma ação de um personagem, não importa. O SBT faz os intervalos nos espaços errados nos episódios, prejudicando assim a transmissão.
Saturação dos semelhantes
Os episódios semelhantes voltaram. Os fãs ficaram imensamente felizes em poder ver todos esses episódios de novo na programação do canal. Porém, o SBT não soube administrar os semelhantes que foram integrados ao acervo. Ao invés do canal misturá-los aos demais, o que fez? Transmite-os exclusivamente em alguns horários. Ao todo, o SBT tem 280 episódios de Chaves disponíveis para exibição. Ao invés de passar todos eles em todos os horários, limita os semelhantes a uma faixa horária, com reprise constante. A mesma coisa acontece com as sagas, transmitidas apenas às 9h de domingo. Com essa repetição, não dá para exigir boa audiência nos horários de exibição.
Perdidos e inéditos – 30 anos
É provável que em nenhum país do mundo que tenha transmitido CH, ocorreu o que o SBT fez: arquivar dezenas de episódios por anos, décadas, alguns para estrearem apenas nos últimos anos. Por exemplo, Os Refrescos do Chaves (1974). Foi exibido em 1984 e voltou ao ar apenas em 2012. Um ínterim de 28 anos sem passar na TV! Outro exemplo: O Calo do Seu Barriga (1974). O episódio foi dublado de 1988 e nunca foi exibido até 2012. 24 anos arquivado nas prateleiras do SBT. E ainda existem vários episódios inéditos e perdidos engavetados há mais de 20 anos. E tudo por que razão? Pelo infortúnio de serem semelhantes a outros episódios, um tratamento que apenas o SBT dá aos seriados em todo o mundo. Dessa forma, muitos dos semelhantes causaram estranheza ao público, que não conhece essas versões e acaba por rejeitá-las. Caso tivessem uma exibição regular em todos esses anos, seriam do imaginário popular sem dificuldades, visto que vários dos que voltaram são até melhores que os capítulos então comuns.
Variação dos horários
A emissora de Sílvio Santos ainda trata Chaves como um curinga, sendo que ele já não levanta tanto a audiência como em outros tempos. A série nunca tem um horário definido na programação, está sempre indo para lá e para cá. Para se ter uma ideia, de 2009 até hoje, Chaves já ocupou praticamente todas as faixas horárias possíveis, sendo exibido em vários momentos às 5h30, 6h, 9h, 10h, 12h45, 13h15, 14h, 18h, 19h20 e 20h15. Com tamanha variação,  a audiência se perde. Além disso, há o problema dos públicos distintos em cada horário. Às 18h, Chaves é a única opção infantil e enfrenta a pesada concorrência do Cidade Alerta, Brasil Urgente e a novela da Globo.
Mais opções
A partir de 2010, os fãs tiveram acesso a mais uma opção para conferir Chaves e Chapolin: o Cartoon Network, que até 2012 transmitiu boa parte dos episódios dublados das duas séries, em horário nobre, com créditos. Depois, o Netflix passa a oferecer Chaves e Chapolin em seu acervo. No começo de 2012, surge o canal oficial da Televisa que, somado ao Fórum Chaves e outros sites que oferecem episódios para download, permitiram aos fãs poder ver todos os episódios a qualquer momento, sem precisar do SBT e o que é melhor: sem cortes, sem intervalos, sem variações de horário. Após tantas dificuldades, o público não depende mais do SBT para ver Chaves e Chapolin.
Nós reconhecemos que o SBT fez e faz muito pelos fãs. Em primeiro lugar, pela manutenção das séries na programação há quase 30 anos, algo que poucas emissoras brasileiras fariam, ainda mais tratando-se de uma série cujos aspectos técnicos diferem muitíssimo do que se pode produzir hoje em dia. Nos últimos anos, o SBT brindou o público com vários momentos emocionantes, como a entrevista com Roberto Gómez Bolaños, a vinda da Chiquinha ao Programa do Ratinho, as participações de Carlos Villagrán e Edgar Vivar no mesmo programa, as exibições de episódios perdidos e semelhantes, entre outras coisas. São momentos pelos quais devemos sempre agradecer ao SBT.
Isso, contudo, não nos proíbe de criticar a forma como as séries são exibidas atualmente. Se criticamos, é porque queremos ver Chaves e Chapolin da melhor forma possível no canal, de maneira que agrade a todos. Isso é bom para os fãs, isso é bom para o público, isso é bom para o SBT. Não defendemos Chaves 24 horas por dia na programação. Queremos uma exibição digna, que a série e os fãs merecem.
E como seria essa exibição? Nosso desejo é que Chaves e Chapolin tenham uma exibição diária, em horário nacional, de segunda a sábado, sem cortes e sem saturação. Atualmente Chapolin está há anos sem passar para todo o Brasil, sendo visto apenas em regiões sem programação local. No momento, Chaves tem apenas uma exibição nacional: às 6h de sábado. Todos os outros horários são locais. Mais: queremos o fim dos cortes nas transmissões. Queremos que os episódios semelhantes sejam integrados ao acervo, sendo exibidos entre todos os demais. E que tudo isso ocorra em pelo menos uma exibição diária. No modelo atual de transmissão, só de Chaves são quinze episódios por semana. Sendo apenas uma transmissão, seriam seis episódios por semana. Isso diminuiria a saturação de forma significativa.
É tão difícil assim que Chaves e Chapolin sejam exibidos da maneira que é sugerida no parágrafo anterior? Provavelmente, não. Falta é vontade do SBT em fazer isso.  Enquanto isso, analistas de televisão não hesitam em culpar os fãs pela baixa audiência. Uma análise fria como a deste editorial se faz necessária. O SBT não tem transmitido as séries de forma correta. O resultado? O eterno curinga virou saco de pancadas.
 Uma mudança radical se faz necessária para honrar esta história e também para dar às séries o digno tratamento que elas merecem. É possível. Se o SBT tiver boa vontade em fazer isso, contará com o nosso apoio e reconhecimento. Não somos contra o SBT. Somos contra os problemas das exibições. Sem o SBT, nunca descobriríamos Chaves e Chapolin. E se queremos uma exibição digna, é porque queremos que cada vez mais pessoas descubram as séries e se apaixonem por elas.
AS CARICATURAS QUE ME FAZEM CHORAR

Chaves, Chapolin e Chespirito são séries essencialmente humorísticas, marcadas por incontáveis diálogos, gags e bordões que estão até hoje na memória dos fãs de toda a América Latina, alguns já parte do cotidiano. Apesar disso, Roberto Gómez Bolaños nunca abdicou de acrescentar alguns momentos que provocam, ao invés de riso, uma vertente de lágrimas nos espectadores. São algumas sequências que, embora simples, possuem um belo potencial de emocionar, seja pela dor de uma cena ruim, seja pela reconciliação, reencontro ou despedida. seleciono aqui alguns dos momentos mais emocionantes de CH:

– Chaves é chamado de ladrão e vai embora da vila (O Ladrão da Vila, Chaves, 1976)


Até hoje um dos momentos mais lembrados pelos fãs pela capacidade de arrancar muitas lágrimas. Na vila, o ladrão Seu Furtado pratica alguns furtos  e depois de um deles, esconde um ferro de passar no barril do Chaves. Quico acaba encontrando o ferro e então Chaves chega à vila. Todos lhe olham com antipatia, ojeriza e parte para a humilhação do menino: “LADRÃO! SEU LADRÃO!”. É uma das cenas mais fortes da série, que fica mais dolorosa quando, em um momento noturno, Chaves sai da vila carregando sua trouxa. Auxiliado por uma trilha triste, Enrique Segoviano foca Chaves tocando o barril pela “última” vez. Um momento marcante e bastante emocionante.

– O clipe “Boa Noite, Vizinhança” (Os Farofeiros, parte 2, Chaves, 1977)

A saga de Acapulco é a preferida de 7 em cada 10 fãs de Chaves. Depois de sequências antológicas de humor, Bolaños acrescenta esta linda canção ao final do último episódio da saga, que até hoje serve como mote para despedidas – quem foi aos shows do Seu Barriga no Brasil e não se emocionou com esta música no final, tem um coração duro. Hoje há uma lenda de que a música seria homenagem para Carlos Villagrán, que saiu da série em 1978, quando a saga foi reprisada.  Acapulco foi filmado um ano antes da saída do intérprete do Quico.

O episódio “Feliz Ano Novo!” (Chaves, 1976)

Para o fã de Chaves, o ano só acaba mesmo quando o SBT exibe “Ano Novo na Casa do Seu Madruga” (1973) e “Feliz Ano Novo!” (1976). O segundo episódio não investe tão fortemente no humor como o primeiro, sendo pontuado por várias canções que são bastante emocionantes – como não curtir A Brincar, Ouça Bem, Escute Bem e a canção final Um Ano Mais? Filmado sem muita luz, o episódio dá aquela sensação irremediável de que o ano está terminando. E que todos tenham amor e paz…

  A reconciliação de Chaves e Chiquinha (O Dia dos Namorados, Chaves, 1979)

Quem nunca se envolveu em uma desilusão amorosa? Com menor gravidade, é claro, este episódio aborda a situação, na figura da Chiquinha. A filhinha do Madruguinha nutre um amor pelo Chaves, que só tem olhos para a Paty. Aqui, as crianças estão às voltas com um cartão de dia dos namorados da Chiquinha para o Chaves, que para em várias mãos até que a menina descobre que Chaves o deu para Paty. Chiquinha fica arrasada e vai para o segundo pátio, onde chora. Chaves vai ao seu encontro. Em uma cena sem diálogos, apenas olhares, os dois se abraçam forte. É uma das sequências mais arrebatadoras da série, em um episódio que não é exatamente o preferido de muitos fãs. Ao final, o episódio conclui com a bela canção É o Amor.

– A canção Queria Ter Sido um Pastor (Os Hóspedes do Senhor Barriga, parte 3, Chaves, 1979)

Assim como no caso do episódio de ano-novo, para os fãs de Chaves o Natal só chega mesmo quando o SBT exibe a saga de quatro partes Os Hóspedes do Senhor Barriga. Um dos destaques desta saga é sem dúvida a canção Queria Ter Sido um Pastor, que recorda o sentido espiritual do Natal, além do mero espírito comercial atualmente em voga.

– O reencontro de Chiquinha e Seu Madruga (O Retorno do Seu Madruga, Programa Chespirito, 1981)

Em 1979, Ramón Valdés deixou as séries de Chespirito. Sendo o personagem mais icônico, sua ausência foi muito sentida. Porém, ele retornou em 1981, onde já no Programa Chespirito, gravou diversos episódios por mais um ano com Roberto Gómez Bolaños. Para a volta, Chespirito preparou o esquete O Retorno do Seu Madruga, que mostra a chegada de Monchito à vila, para surpresa de todos. Já com uma aura de emoção, o episódio leva todos às lágrimas quando finalmente ocorre o reencontro da Chiquinha com seu papai. Maria Antonieta de las Nieves, em linda atuação, primeiro se paralisa de espanto, felicidade, surpresa, para então correr em direção ao pai e pular em seus braços. Um momento lindo, para celebrar perfeitamente a volta deste grande personagem.

– A sequência final de Cada Um Vale pelo que É (Chapolin, 1978)

Seu Mundinho era apenas um fiscal sanitário. Nunca fez nada de errado. Mas optou por imaginar ser o Chapolin Colorado, que faz coisas boas e ajuda os outros. Isto, entretanto, leva seus companheiros de casa à loucura. O verdadeiro Chapolin é chamado para tentar trazer Seu Mundinho à realidade. E na sequência final, ocorre a catarse do ex-fiscal sanitário. Chapolin discursa sobre a importância que todos têm, seja um professor, um policial, um burocrata ou um operário. Mundinho acrescenta: “eu fui fiscal sanitário. Nunca fiz nenhuma coisa ruim, nem recebi nenhum centavo para fazer vista grossa”. Eis que Chapolin dá o veredicto: “pois então você fez uma coisa muito mais importante que o Chapolin Colorado”. Uma bela cena para todos refletirem sobre o que são. Afinal, cada um vale pelo que é.



– A Despedida do Chapolin (1979)

No ano de 1979, Chespirito deu um fim à série do Chapolin Colorado. No lugar, entraria La Chicharra com as desventuras do jornalista Vicente Chambón. Bolaños então lançou mão de um episódio final para o seriado do Vermelhinho, rememorando bons momentos de temporadas passadas, canções como Os Astronautas, Payasos e El Chapulín Colorado. Depois disso, Rubén Aguirre inicia o encerramento: “sim, este foi o último programa do Chapolin Colorado”. Florinda acrescenta: “mas não é um adeus. E sim ‘até breve’. Porque um personagem como o  Chapolin Colorado sempre terá um lugar reservado na televisão”. Roberto Gómez Bolaños, então, vestido de Chapolin, mas com sua voz natural, faz os agradecimentos ao corpo técnico e artístico. Ele fala o último “não contavam com minha astúcia” e começa a andar, se afastando da câmera e desaparecendo, enquanto sobe uma trilha incidental magnífica. Eu particularmente choro todas as vezes que vejo esta sequência, pois fico imaginando como teria sido quando o episódio foi exibido no México. Para nós, que sempre temos Chapolin à disposição, já é emocionante. Imagine como foi para o público da época, sabendo que não teria mais o Polegar Vermelho na telinha. Difícil.