Os pipipipi... originados de cascudos do Seu Madruga
Seu Madruga Fotógrafo
Chaves toma um cascudo após derrubar mais uma vez a "câmara" de Seu Madruga.
Brincando com Gesso
Chaves apanha após perguntar: "Seu Madruga, também vai dizer a sua avozinha que esse é leite de burra?".
As Calças do Seu Madruga
O primeiro cascudo ocorre após Chaves botar as mãos sujas na camisa em que Madruga recém havia lavado. O segundo ocorre após Chaves perguntar: "Não conseguiu agüentar?". Detalhe: Seu Madruga se tremia todo após levar um banho de Dona Florinda na retaguarda.
Jogando Futebol
Após Chaves perguntar: "Seu Madruga, não ficaria bem para sua avozinha o apelido de ameixa seca?". Após o cascudo, Madruga disse: "só não te dou outra porque ameixa seca é o apelido da minha avozinha".
O Julgamento do Chaves
Apanha após dizer que Seu Madruga parece um gato espatifado.
A Fonte dos Desejos
Apanha após fazer Seu Madruga tropeçar com a corda pra pular corda.
Lições de Boxe
Apanha após acertar Seu Madruga no momento em que Chaves tentava tirar as luvas de boxe coladas em suas mãos.
O Ladrão da Vila
Apanha após perguntar: "Seu Madruga, sua avozinha caça de noite ou de dia?". Seu Madruga responde: "Só não te dou outra porque minha avozinha foi campeã de tiro ao pombo".
Aulas de Violão
Apanha após a pergunta: "Seu Madruga, sua avozinha toca violão em algum trio?". Seu Madruga respondeu: "Só não te dou outra porque minha vó fundou o Trio Irakitan!". Há uma dublagem mais antiga do episódio em que o pai da Chiquinha diz que sua avó fundou o Demônios da Garoa.
Na ponta dos pés
Apanha após levar pancada de Dona Florinda, culpando o Chaves pelo acontecido. Após o cascudo, Chaves largou o ferro que estava em suas mãos em cima dos pés de Seu Madruga.
O Terno do Tio Jacinto
O primeiro cascudo ocorre após Chaves perguntar: "Seu Madruga, não dá pra gente brincar com a cinta da sua avozinha?". O segundo acontece após a pergunta: "Seu Madruga, na casa da sua avozinha a gente pode brincar de ceroulas?"
O Festival da Boa Vizinhança
Ocorre no primeiro episódio, após Seu Madruga descobrir que era ele quem chutava a bola na cabeça do Seu Madruga lá do outro pátio.
Acapulco
Apanha após bater na porta da casa do Seu Madruga para pedir a bola do Quico (Seu Madruga havia acabado de apanhar de Dona Florinda). No episódio em que Girafales pede ajuda ao Seu Madruga para se declarar à Dona Florinda e em "Somos Cafonas, Sim", o cascudo acontece pelo mesmo motivo.
O Dinheiro Perdido
Um cascudo diferente: Seu Madruga joga o sapato do Chaves (que Quico havia jogado em cima do jornal de Seu Madruga enquanto ele estava lendo) na cabeça do Chaves.
O Velho do Saco
Seu Madruga bate em Chaves após fazer ele dar duas sacadas na pança do Seu Barriga (Chaves não queria devolver o saco pro Seu Madruga)
A Bola de Boliche
Chaves chora após Madruga sem querer querendo acertar uma sacada por trás dele.
Barquinhos de Papel
Dois cascudos: o primeiro após Chaves perguntar: "Seu Madruga, os chinelos da sua vó será que flutuam na água?"; o segundo, após nova pergunta: "Seu Madruga, sua avozinha usa camisola de papel?".
A Casinha do Quico
Chaves apanha após ver Seu Madruga de terno e dizer pra Chiquinha que aquele homem foi confundido com o seu pai. Chaves depois pergunta: "E por que não me bateu?". Seu Madruga: "Porque não tinha me dado tempo Chaves!". Após o cascudo, Chaves diz: "Tá vendo só, que diferença, hein?". Aí o moleque leva em conta do cascudo e: pipipipipipi...
As Pessoas Boas...
Apanha após a pergunta: "Seu Madruga, sua vovozinha não gosta de limonada?".
Madruguinha
Na primeira parte, apanha após chamar Seu Madruga de tripa escorrida, minhoca e dizer que ele sempre está socando seu cocuruto. Seu Madruga ouviu tudo. No fim do episódio, chora após ser amarrado junto com Quico por Seu Madruga no corrimão da escada com suas gravatas. Na segunda parte, Chaves chora uma porção de vezes após comer os ovos do Seu Madruga (inclusive ele leva um cascudo, mas a cena começa a partir dele chorando).
O Cofrinho do Seu Madruga
Apanha após dizer que é difícil Seu Madruga falar com os dentes soltos. No episódio do "Quico preso na caixa", Chaves apanha por dizer que Madruga tinha os dentes afrouxados (detalhe que o Seu Madruga imita o choro do Chaves de um jeito estranho, com um grito e depois um estranho "dididididi").
O Desjejum do Chaves
Na segunda parte, Seu Madruga pensa que foi Chaves quem jogou a bolinha de pingue-pongue na sua goela (foi o Quico) e bate nele. Na primeira versão (presente no quarto box de DVD's da Amazonas Filmes), Seu Madruga, após dar o cascudo, diz: "Só não te dou outra porque vou pedir para o Hugo Hoyama lhe ensinar a jogar pingue-pongue decentemente".
O Álbum de Figurinhas
Chaves apanha após jogar o álbum do Quico na cara do Seu Madruga.
Os Toureiros
Chaves não chora, mas pergunta: "Seu Madruga, sua vó tem chifre?". Madruga acerta o cascudo no Quico. Na primeira versão, Chaves apanha após perguntar "Seu Madruga, sua avozinha é toureira?".
Venda da Vila
Seu Madruga se irrita após Chaves dizer: "É muito mais fácil sustentar um burro a pão-de-ló!". Isso porque antes a Bruxa do 71 havia proposto para o pessoal fazer uma coleta para reunir o dinheiro que Seu Madruga deve de aluguel. Detalhe: a imitação de Seu Madruga no choro do Chaves desta vez é totalmente semelhante a uma corneta (ou de uma galinha cacarejando). Garantia de gargalhadas.
Seu Madruga na Escola
Dá no Chaves em plena sala de aula após ele dizer que se Seu Madruga amadurecer mais um pouco apodrecerá, depois que Professor Girafales disse que Seu Madruga é um homem maduro.
O Quebrador de Lâmpadas
Seu Madruga culpa Chaves por ter quebrado a lâmpada da vila de novo. Chaves olha pro outro lado para fingir que não é com ele, mas Seu Madruga diz: "Não, não, não, não disfarça não!".
Carambolas
Três cascudos: o primeiro por Chaves sujar Seu Madruga de terra; o segundo, por Chaves ter perguntado: "Seu Madruga, não conseguiram fechar o buraco onde enterraram sua vovozinha?"; e o terceiro, por Seu Madruga descobrir que Chaves havia enchido seu chapéu com terra após ele ter o colocado na cabeça. O engraçado é que Chaves chora, come um pedaço de algodão-doce, depois chora, depois come um pedaço...
Epidêmia de Gripê
Apanha após Chaves amassar o jornal que Seu Madruga estava lendo.
Jogando Ioiô
Apanha após perguntar: "Seu Madruga, caíram os boatos da sua vó?". Madruga responde: "Isso é pra você saber que minha vó não é de boatos!" (essa frase deve ser fruto da dublagem, porque ele deve dizer no original o "Só não te dou outra porque...").
A Roupa Limpa do Quico
Dois cascudos: o primeiro, após a pergunta: "Seu Madruga, sua avozinha gosta de brinquedos?", com Seu Madruga respondendo: "Só não te dou outra porque minha avozinha não se perde num mundo de brinquedos!"; e o segundo após a pergunta: "Seu Madruga, sua avozinha nunca levou um tropicão?", com direito de resposta: "Só não te dou outra porque... quem sabe?".
Estatísticas
Chaves apanha após perguntar: "Seu Madruga, a sua vó gosta de ouvir histórias, é?".
Tortinhas de Merengue
Talvez o mais engraçado "pipipipi" após o cascudo. Seu Madruga vê Chaves pulando corda com suas gravatas e diz ao moleque: "Muito bem, que ótimo, mas que formidável!". Chaves responde: "É que eu tenho praticado muito!". Após o cascudo, a imitação do choro do Chaves por Madruga é hilariante.
Nascas de Bacana
Apanha após perguntar: "Seu Madruga, sua avozinha é muito escorreguenta?". Após o pipipi (um dos mais gozados), Seu Madruga responde: "Só não te dou outra porque minha avozinha tinha o apelido de manteiguinha!".
A Carabina
Apanha após arrancar o varal da vila. Destaque para a careta do Seu Madruga ao imitar o "Foi Sem Querer Querendo" do Chaves.
Independência do Brasil
Primeiro, Chaves pede: "Seu Madruga, fala pra sua avózinha que ao invés de quebrar os brinquedos, ela dá pra mim?". Seu Madruga, com pena, não bate no Chaves, mas depois, o cascudo é inevitável. Chaves apanha após perguntar: "Seu Madruga, a sua vó atira como soldadinho de chumbo, pá, pá, pá, hein?". Na primeira versão, Chaves apanha após pedir "Seu Madruga, não quer chamar sua avó para brincar com a gente?". Na dublagem Gábia para a primeiríssima versão do episódio (presente no box 4), Chaves pergunta: "Seu Madruga, Dona Neves esteve no Ipiranga quando Dom Pedro gritou?".
Seu Madruga Pintor
Dois cascudos pelo mesmo motivo: o Chaves ter sujado o lençol de Dona Florinda na cadeira com tinta fresca. Foram dois cascudos diferentes porque foram feitas duas cenas para que encerrasse o primeiro episódio e que iniciasse o segundo da saga.
Seu Madruga Carpinteiro (marteladas no dedo)
Apanha após derrubar o martelo no pé do Seu Madruga. Depois do cascudo, Chaves joga o martelo novamente no pé do Madruguinha. No fim do episódio, chora junto com Chiquinha e Quico dentro do barril após os três apanharem dele.
Seu Madruga Carpinteiro (cadeira)
Atinge Chaves com uma martelada sem querer, depois dá nele após Chaves ter-lhe provocado uma martelada no seu dedo.
Roupa Suja se Lava em Público
Dois cascudos: o primeiro após perguntar: "Seu Madruga, sua avozinha tem nariz de gancho?"; o segundo, após Chaves rir de Seu Madruga com o chapéu da Bruxa.
Mal-entendido
Cômico, se resume a esta palavra esse cascudo, que se origina após Chaves ter atingido Madruga com o prato do bolo. Seu Madruga, imitando a voz do Chaves, diz antes de bater no moleque: "Pois agora eu vou fazer uma coisa querendo muito, segura aqui pra mim?". Chaves entra no barril com prato e tudo.
Os bilhetes trocados
O mesmo cascudo, com duas versões de dublagem: na primeira sai a pergunta: "Seu Madruga, sua avozinha joga futebol?". Após o cascudo, Madruga responde: "Só não te dou outra porque minha avozinha é da Sociedade Protetora dos Animais!"; na segunda dublagem, a pergunta sai assim: "Seu Madruga, sua avozinha é ponta-direita?". A resposta do Madruga: "Só não te dou outra porque minha avozinha foi centroavante do time da minha cidade!".
Falta d'água versão 1
Apanha após botar o balde com água bem aonde Seu Madruga jogou seu chapéu. Chaves disse: "Agora você vai dizer que fui eu quem colocou o balde aí de propósito!". Seu Madruga responde: "Não, Chaves, agora fui eu o culpado!". Chaves então retruca: "Depois dizem que a gente que é burro!". Após o cascudo, Seu Madruga diz a Chaves: "Não chore, os homens não choram!". Pouco depois, Chaves pergunta: "Seu Madruga, sua vovó não aprendeu a tomar banho sozinha?". Chaves se protege colocando o balde na cabeça. A mesma cena se repete na segunda versão do episódio.
O Carro do Seu Barriga
Apanha após perguntar: "Seu Madruga, depois que tiver roubado os brinquedos da sua vó, será que não dá pra emprestar pra eu brincar?". Seu Madruga caçoa de Chaves de um jeito gozado, principalmente após Seu Madruga fazer uma careta para as câmeras no momento em que Chaves entra no barril.
A Nova Vizinha
No segundo episódio, Chaves apanha após perguntar: "Seu Madruga, faz muito tempo que não varrem a casa da sua vó?". Depois, Seu Madruga espera Glória entrar em sua casa para dar outro cascudo em Chaves, além de dar um tabefe no bumbum de Chiquinha e um beliscão em Quico. Resultado: os três choram juntos. No terceiro, Chaves apanha após perguntar: "Seu Madruga, a sua vó varre o chão com a tesoura, é?", depois do cascudo, Seu Madruga se machuca com a tesoura de jardineiro. No quarto e último episódio, Chaves apanha ao perguntar: "Seu Madruga, na casa da sua avózinha será que tem chuveiro elétrico?". Em uma versão mais antiga, Chaves apanha após dizer que a Bruxa do 71 é muito semelhante ao Seu Madruga.
Casimira Made in Taubaté
O episódio com mais cascudos: cinco. O primeiro após Chaves jogar lama na camisa do Seu Madruga; o segundo, após a pergunta: "Seu Madruga, sua avózinha gosta de brinquedos, é?"; o terceiro, após a pergunta: "Seu Madruga, sua avozinha gosta de palhaçadas?"; o quarto após Chaves dar uma vassourada em Seu Madruga e apanhar mais uma vez de Dona Florinda; e o quinto após Chaves jogar acidentalmente o bolo do Quico na Cara de Madruga e depois perguntar porque que ele não desconta as bofetadas de Dona Florinda. Claro que o estourado Madruguinha vai descontar no seu bode expiatório Chaves.
Dia Internacional da Mulher
Seu Madruga pensa que foi Chaves quem bateu nele com o bastão de beisebol e dá nele. O mesmo cascudo acontece no episódio do Concurso de Miss Universo, onde o destaque fica por conta da hilária careta de Seu Madruga imitando o Chaves dizendo: "Eu?".
O Calo do Seu Barriga
Seu Madruga desconta no Chaves após se meter em muitas confusões (apanhar da Dona Florinda, jogar o sapato no pé do Seu Barriga) e diz esta frase antes de bater no Chaves, fazendo uma porção de gestos: "Ouça, Chaves, em circunstâncias normais, isso me autorizaria a lhe dar um bom cascudo! Mas como hoje não tenho motivo pra não fazer isso... Toma!". Madruguinha alimenta ao Chaves falsas esperanças ainda por cima...
Brincando de Atropelamento com Lingüiças
Seu Madruga apanha de Dona Florinda, que lhe diz: "E da próxima vez, vai contar histórias pra sua avó!". Chaves, antes de tomar o cascudo, pergunta: "Seu Madruga, a sua avozinha conhece a do chapeuzinho vermelho?".
A Chirimóia
Dona Florinda diz: "E da próxima vez, vai jogar seu saco de terra no túmulo da sua avó!". Chaves, antes de apanhar: "Seu Madruga, não quer que eu leve o saco de terra até a casa da sua avozinha".
Chifrinhos de Nozes
Seu Madruga se irrita várias vezes com Chaves, e lhe dá um cascudo após o menino insinuar que o pai da Chiquinha é burro. Em outra cena, Seu Madruga está prestes a dar o cascudo, mas acaba batendo no varal da vila.
Choros originados sem cascudo:
Seu Madruga Leiteiro
A mais antiga dublagem do choro do Chaves entre os episódios exibidos atualmente ocorre após Chaves ter sem querer querendo botado a vassoura no leite de Dona Florinda. Chaves não apanha de Seu Madruga, mas leva uma bronca dele. Quem está assistindo o episódio pela primeira vez chega até a se assustar e se surpreender com o "pãpãpãpãpãpãpã" entoado por Chaves no momento em que ele entra no barril. Garantia de boas risadas nesta parte.
Roupa Suja se Lava em Público
Chaves chora mais duas vezes: a primeira por pensar que Seu Madruga vai virar sapo porque Dona Clotilde jogou seu chapéu no chão e a segunda por sujar o terno do Quico... com ele dentro.
A Briga dos Pombinhos
Chaves chora pelo Professor Girafales ter brigado com Dona Florinda e não trazer mais a "bola quadrada", Seu Madruga chega até comentar que não bateu nele pra estar chorando.
O Cão Raivoso
Chaves entra no barril chorando após Seu Madruga lhe tomar o seu cachorrinho.
Seu Madruga Fotógrafo
Após Seu Madruga gritar com Chaves, o menino se revolta, sai chutando tudo, derruba violentamente com a vassoura a câmera de brinquedo e depois a própria vassoura, se senta na escada e começa a chorar.
Carambolas...
Chaves chora após Quico lhe tomar o algodão-doce e esfregá-lo na cara de Chiquinha.
O Ano Novo na Casa do Seu Madruga
Nesse que foi um dos primeiros episódios a serem dublados, Gastaldi resolveu dublar "mimimimimi" o choro do Chaves na hora em que ele prende a mão na porta.
Nos episódios no ar atualmente, Seu Madruga deu vários cascudos no Chaves, que fez perguntas envolvendo a vó do Seu Madruga. Dessas, na maioria das vezes Seu Madruga respondeu à pergunta do Chaves. Seu Madruga já imitou o choro do Chaves diversas vezes, incluindo as cenas em que Chaves não chora por causa de um cascudo, que foi dado pelo pai da Chiquinha no órfão em muitas histórias. Chaves chorou várias vezes ao longo de todos os episódios, número que inclui não só os choros provocados pelo cascudo de Seu Madruga como também os ocasionados por outras razões.
Nota:
Nos primeiros episódios da série, em que Seu Madruga e Chaves vestiam camisa amarela e Chiquinha tinha um vestido todo branco, Madruga tinha o hábito de distribuir cascudos no menino a cada trapalhada sua (depois que ele ficou um pouco mais tolerante quando aos coques), inclusive Chaves chegava a tirar o seu chapéu para que Seu Madruga desferisse o soco. Eram muitos cascudos naqueles tempos... Ainda temos Professor Girafales imitando o choro do Chaves no episódio "Amarelinhas e Balões" (após Chaves quebrar toda a louça de Dona Florinda jogando amarelinha, que fez o professor, que a lavaria, gritar com o órfão), Dona Neves tentando reencarnar Seu Madruga ao dar em Chaves um cascudo semelhante no episódio da Cruz Vermelha e Chiquinha lhe dando um coque na primeira versão da Nova Vizinha. Mas ninguém conseguirá fazer essa cena com a perfeição e o carisma que o nosso amado e saudoso Ramón Valdez conseguia ter. Não é a toa que Chespirito disse a seguinte frase:
"Ramón Valdéz foi o único ator que me fez morrer de rir. Me fez morrer de rir nos ensaios e agora que eu vejo os programas de novo eu volto a morrer de rir!". Nós também, mestre Chespirito... nós também!
Nenhum comentário:
Postar um comentário