quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

ch no brasil: 1991

Em 1991, as novidades das séries no Brasil foram muitas. Primeiro, o SBT tira do ar o episódio ”O restaurante de Dona Florinda” (1979) novamente e logo em seguida a editora Globo lança o almanaque ”Chaves & Chapolim”, enquanto a Abekas lançava os bonecos de borracha da turma do Chaves e um extra do Chapolin.
Pouco tempo depois, Gugu vai ao México e entrevista novamente Chespirito, também para o programa ”Viva a Noite”. Novamente, a entrevista é dublada por Maga e temos ainda trechos de um episódio inédito do polegar dublado: ”O boxeador / O plasma de energia vital” (1977).
E segundo Leão Lobo, em sua coluna de fofocas do telejornal ”AQUI AGORA”, Gugu voltou do México com três filmes com o elenco das séries. Tempos depois, a distribuidora ”CARAT” lança em VHS o filme com o elenco CH ”Charrito – Um herói mexicano”, dublado pela Maga. Na época, o SBT exibia uma chamada anunciando o lançamento com trechos do filme, confira o comunicado de leão:
"O apresentador Gugu está trazendo diretamente do México para o Brasil três filmes do grande comediante Chaves", nas palavras de Leão Lobo em sua coluna de fofocas dentro do telejornal AQUI AGORA. Claro que todo mundo achou que eram filmes do Chaves, com a turma do Chaves. Foi o maior alvoroço!
Este foi o ponto de partida para o lançamento de VHS’s das séries no Brasil. Logo, a Top Tape lançava então no Brasil, 3 VHS’s de Chaves e 3 VHS’s de Chapolin. Cada VHS tinha três episódios, totalizando o lançamento de 18 episódios (9 de Chaves e 9 de Chapolin). Só que a grande novidade é que 3 episódios do Chaves eram inéditos no Brasil! São eles ”A perna quebrada” – Parte 2 (1978), ”A carabina” (1979) e ”Uma epidemia de gripe” (1978). Todos dublados pela MAGA.
CHAVES
Total de 9 episódios lançados, sendo 6 já conhecidos (do lote de 1990) e três inéditos.

CHAVES - VOL 1
1)  A sociedade - Churros, parte 1 (1978)
2) Churros, parte 2 (1978)
3) Seu Madruga sapateiro, parte 1 (1978)

CHAVES - VOL 2
4) O homem da roupa velha - A bola de boliche, parte 2 (1978)
5) O homem da roupa velha - Quem descola o dedo da bola, número 2 = parte 3 (1978)
6) <INÉDITO> A perna quebrada - As estatísticas, parte 2 (1978)


CHAVES - VOL 3
7) <INÉDITO> A carabina - Guerra às crianças (1979)
[lembrando que também seria lançado novamente em vídeo mais tarde pela Alphaview.]
[Este episódio possui duas dublagens, lembrando a diferença mais marcante: O ENCONTRO DE DOIS MUNDOS x A TROMBADA DE DOIS MUNDOS. Embora sejam dublagens diferentes, foram feitas na mesma época, ambas com Cecília Lemes dublando a Chiquinha].
8) O cachorrinho (1979)
9) <INÉDITO> Epidemia de gripe (1978)

CHAPOLIN
Total de 9 episódios - todos conhecidos do lote de 1990.

CHAPOLIN - VOL 1
1)  Os piratas, parte 1
2) Os piratas, parte 2
3) Expedição arqueológica

CHAPOLIN - VOL 2
4) O extrato de energia volátil
5) A fronteira - Pelotão de Fuzilamento
6) Salvem o bebê - Operação Tripa Seca

CHAPOLIN - VOL 3
7) Festa à fantasia, parte 1
8) Festa à fantasia, parte 2
9) O vazamento de gás

Esclarecendo a história da enchente, que já ganhou tantas diferentes versões e tantos outros boatos...
Uma implacável enchente alagou os estúdios da Vila Guilherme. Por conta disso, os telejornais do dia não foram exibidos. Para tapar o buraco na programação, o SBT exibiu Punky, a Levada da Breca e, logo depois, o Chaves. O primeiro episódio exibido foi o  O Dia da Independência (1975). Em seguida, foi exibido nada mais, nada menos que um episódio INÉDITO do Chaves, porém, completamente cortado, na verdade dilacerado, ficando totalmente sem pé nem cabeça. Eu diria que foram exibidas apenas cenas desconexas deste episódio,  A primeira versão das bombinhas, de 1972, conhecido pelos fãs como ”O revolvinho do Chaves”. Episódio que hoje já não é mais distribuído pela Televisa e teve sua única exibição no SBT neste dia.
[Conta-se que a enchente ocorreu em 1992. Claro que isso serviu para justificar os episódios perdidos (a maioria em 92) mas é apenas boato. A enchente foi em 1991 e atingiu os estúdios da emissora. Muita gente caiu no conto de que os episódios se perderam no alagamento, mas isso não faz o menor sentido. O SBT poderia até não ter cópia de seu acervo de registro (gravações antigas), mas com certeza teria cópias de um produto comercial como o Chaves ou teria acesso ao material comprado da Televisa.]
chnobrasil13
E ainda no mesmo ano, a Band compra 3 programas protagonizados por Carlos Villagrán como o Quico, que utilizou a grafia ”Kiko”. Eram eles ”Federrico” (1982-1983), ”Kiko Botones” (1985) e ”El niño de papel” (1981). As três séries foram dubladas pela Maga onde foram traduzidas como ”Kiko”, ”Kiko Maleta” e ”Kiko, o menino do jornal”.
"Ele é o melhor amigo do Chaves... E agora ganhou um programa só seu! Kiko!"
[chamada do programa do Kiko na Band]
Na primeira fase do programa, pela sequência exibida na Band, Kiko (Federrrico) mora com seus pais. Uniforme vermelho e branco. Uma coisa que chamou a atenção foram os efeitos sonoros e as risadas, as mesmas usadas em alguns episódios do Chaves.
Na segunda fase (pela ordem da Band), Kiko usa uniforme azul escuro e mora com seu tio. É Kiko, o menino do jornal (Kiko, el niño de papel).
Na terceira fase, Kiko Botones já é adulto e trabalha em um hotel.

Fiquei empolgado com o programa do Kiko, mas no fim das contas não gostei de ver o bochechudo fora do contexto da vila do Chaves. Não funcionou. Hoje entendo que o que faz falta são os roteiros de Chespirito, porque continuo gostando de Chaves mesmo sem o Quico, mas Kiko sem Chaves não me desce de jeito nenhum. Mas isso é pessoal; além disso, eu sempre gostei muito mais do personagem Chaves do que do Quico.
As séries estrearam no dia 25 de março de 1991, às 17 horas da tarde, indo ao ar de segunda a sexta. O programa ganha bastante audiência, ficando em dois horários: das 7:30 às 7:55 e das 15:00 às 15:30. Já no dia 30 de julho, as séries passam por uma pequena mudança no horário da manhã iniciando às 7:25 e indo até às 7:50, ou seja, começava 5 minutos mais cedo.
No dia 5 de agosto, em consequência dos jogos ”Pan-Americanos”, o programa passa a ter apenas uma exibição diária, indo ao ar às 7:25 e terminando às 7:50. Com o fim dos jogos no dia 19 de agosto, o programa volta a seus dois horários normais.
Não muito tempo depois, o programa deixa de ser exibido pela Band, com sua última exibição no dia 20 de setembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário