sábado, 2 de janeiro de 2016

Chaves - Um humor inteligente  
            Não é incomum nos dias de hoje ouvirmos: “Menino! Você é bem crescidinho para ver Chaves.” ou “Vá ver algo que te acrescente alguma coisa!”. Porém, será mesmo que só criança vê Chaves?
            De fato, o humor feito por Chespirito é um humor que qualquer um pode ver sem problemas, mas existe coisas que uma criança de 8 anos não entende tão bem como um jovem de 14.
Se fizermos uma pesquisa entre crianças de 5 a 9 anos, veremos que preferem Chapolin, mas se fizermos outra com pessoas cuja faixa etária seja acima de 12 anos, teremos outro resultado. Por quê isso? O que nos leva a chegar a esta conclusão? Simples: Chapolin entra mais no lado de um humor físico, enquanto Chaves é um humor inteligente. É óbvio que veremos os dois tipos de humor em ambas as séries.
            Ainda não foi explicado o fato de uma criança de menos de 10 anos preferir Chapolin, vamos explicar agora: Como já dito, Chapolin é um humor físico, no qual vemos um Vermelhinho tomando muitas quedas, apanhando e sofrendo os mais loucos acidentes, raro quando o Chapolin aparece e, de cara, não leva um tombo. Isso é o que uma criança gosta, quando a mesma assiste programas como “Tom & Jerry”, dá muitas gargalhadas, mesmo sendo um desenho mudo, isso por quê? Porque sempre o Tom apanha do Jerry. Já que entramos nas partes dos desenhos, vamos citar um exemplo: No episódio “A volta do Fura-Tripa”, no final, o bandido interpretado por Villagrán da um tiro onde supostamente estaria o Chapolin, mas o que tinha dentro do barril era apenas um boneco com as pernas do Chapolin, isso para a maioria dos jovens, pode ter estragado a graça do episódio, mas isso é comum para uma criança nos desenhos como “Pica-Pau”.  uma criança não precisa de um diálogo para dar boas gargalhadas, apenas precisa de ação por parte dos personagens.
            Nos episódios do Chaves, também temos um ótimo humor físico, porém, Bolaños optou por fazer as pessoas rirem as custas dos diálogos, porém isso prejudicou um pouco as crianças, em muitos episódios, diálogos que são entendidos facilmente, passa despercebido por uma criança, no episódio “A carabina”, temos dois exemplos, o primeiro é quando Seu Madruga diz para Chiquinha, quando foi perguntado se ia caçar: “Lá tem uns coiotes, mas isso é outra história. O que uma simples criança  entende com isso? Outro exemplo é quando, novamente, o Seu Madruga diz “Primeiro elas ficam com o chapéu, depois com a carteira” – referindo-se a Dona Florinda – de fato, uma criança  não entende a “maldade” que os homens colocam sobre as mulheres. Outro exemplo é no episódio “A festa da boa vizinhança”, quando Chiquinha pergunta ao Seu Madruga se não viu um sapato voando, o qual responde “Sim, como não, um sapato da Sapatos Aer Line?”,  uma criança comum nem sempre entende essa frase.
            É certo que gostamos de ambas as séries, mas sempre temos preferência por uma, os motivos nem sempre sabemos, mas agora vamos entender direitinho, podendo até explicar para nossos amigos quando interrogados sobre tal questão.

Assim, podemos concluir o por quê da preferência do Chapolin pelos garotinhos e garotinhas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário