segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

FESTIVAL DA BOA VIZINHANÇA (PARTE 4)[1976]


        Sr. Barriga é o apresentador e o festival recomeça com Seu Madruga tocando violão. Nhonho chega correndo e começa a comer batata frita, atrapalhando Seu Madruga, que desce do palco, lhe tira o saco de batatas e o joga no chão. Nhonho pega outro e novamente Seu Madruga tira. Nhonho pega mais um e Seu Madruga tira até pegar outro saco de batata frita antes do próprio Nhonho pegar e o empurra na cadeira. Quando Nhonho senta, todos levantam. Nhonho se irrita e vai pro outro pátio. Seu Madruga volta para o palco e desiste de tocar. Sr. Barriga entra no palco para anunciar a apresentação da Bruxa do 71. Ela sobe no palco e começa a recitar de uma maneira que sempre dirá que tudo é e pertence à Seu Madruga. Todos aplaudem e Seu Barriga anuncia Dona Florinda e Professor Girafales, que sobem no palco vestidos à caráter, cantando uma música espanhola. Florinda segura um regador vestida de amarelo e sem bóbis. Girafales está vestido de soldado. Quico grita quando vê sua mãe subir no palco. Todos ficam "impressionados" com a interpretação. Quando acabam de cantar, os dois vão se beijar. Quico sai correndo pra fechar a cortina e diz: "Que coisa, não?".
         O episódio vai pro intervalo e volta com Chiquinha no palco com uma mesa, uma caixa, um lenço e uma varinha mágica, enquanto apresenta Quico, "El Mago". Quico entra no palco e Florinda grita: "Bravo! Bravo!". Quico pede a caixa para Chiquinha e põe um ovo em cima da mesa que tem um buraco e a caixa por cima. Diz umas palavras mágicas "Quico! Quico! Mágica! Quico!" e Chaves, escondido embaixo da mesa, pega o ovo e começa a comer. Quando tira a caixa, o ovo desapareceu e todos aplaudem. Quico repete a mágica e Chaves coloca a mão pra fora do buraco depois que Quico tira a caixa. Todos riem. Quico faz outra mágica e pede uma goma de mascar pra Chiquinha. Ela não entende e morde a sua mão. Depois que ela dá a goma de mascar, Quico a põe em um lenço em cima da mesa. Coloca a caixa e Chaves puxa o lenço, tira a caixa e não tem mais nada em cima da mesa. Todos aplaudem, Quico se encurva para agradecer e sua gravata entra no buraco da mesa. Chaves a puxa pensando ser outro lenço. Quico fica batendo a cabeça na mesa. Irritado, chuta Chaves e vai para a frente do palco agradecer mais uma vez. Quando se encurva de novo, Chaves chuta ele, que cai sobre Sr. Barriga que assistia. Todos riem, menos Dona Florinda. Villagrán e Edgar não conseguem conter o riso e riem claramente na frente das câmeras. Quico entra em casa irritado, e Dona Florinda e Girafales o acompanham. Chiquinha anuncia que vai fazer um número de mágica e fala que debaixo da mesa irá aparecer uma mula. Tira o pano que a cobria e aparece o Chaves comendo um ovo. Todos riem e o episódio vai pro intervalo.
         Quando volta, Chaves e Chiquinha vão fazer mais uma mágica. Chaves pede um voluntário pra participar e Sr. Barriga se apresenta. Chaves pede seu chapéu e corta um pedaço de sua gravata. A coloca dentro do chapéu com um ovo e tinta amarela. O chapéu é coberto por um lenço e Chaves tenta várias vezes fazer a mágica com a varinha. Não consegue e diz que jurava que, de dentro do chapéu, iria sair uma pomba. Sr. Barriga perde a paciência, pega o chapéu de volta e põe na cabeça se sujando todo de tinta. Todos riem, inclusive Quico, que sai de casa só para rir. O próprio Sr. Barriga e Chaves começam a rir também. O episódio vai pro intervalo e volta com a vila à noite com as cadeiras reviradas e Quico e Chaves sentados no palco. Quico diz que o festival acabou com todos felizes e contentes e Chaves diz que é muito bom ter bastantes amigos e fica pensando no melhor deles que é Jesus. Então começa a cantar "Oyelo, Escuchá-lo" ("Ouça Bem, Escute Bem") com Chiquinha, Nhonho e Pópis, que vêm do segundo pátio. Após a música, o episódio acaba e sobem os créditos com um fundo escuro e o boneco do Chaves à esquerda.

Abaixo seguem alguns diálogos do episódio na íntegra

1º BLOCO :
As crianças discutem. Seu Madruga grita :
SEU MADRUGA : Si-lên-cio !!
CHAVES : Me escapuliu.
Chiquinha diz para Seu Madruga que Chaves disse que ele canta muito mal e Seu Madruga fica bravo.
Seu Barriga começa a apresentar as atrações :
SEU BARRIGA : É com grande prazer que eu apresento este grande artista : Seu Madruga !!!(todos aplaudem)
Nhonho, que estava atrasado, corre para sentar-se.
SEU MADRUGA : Agora, com muito prazer, apresento-lhes a canção intitulada “Los Erres de Mi Careta”
Seu Madruga começa a tocar o violão, porém Nhonho faz um barulho desagradável com seu saquinho, interrompendo-o. Seu Madruga vai até Nhonho e toma o saco dele. Seu Madruga tenta cantar de novo, mas Nhonho pega outro saco, Seu Madruga vai até lá e joga o saco no chão. Aí, Nhonho pega outro saco de comida e Seu Madruga pisa nele. Nhonho repete a ação e Seu Madruga destrói o saco. Nhonho começa a chorar
SEU MADRUGA : E cale-se.
Nhonho se levanta, choraminga e vai embora. Pópis vai atrás dele :
PÓPIS : Espera, Nhonho, conta tudo pra sua mãe.
Seu Madruga canta mais duas palavras e diz que já basta, ele está muito irritado pra continuar cantando, daí então, ele entra em casa.
Depois, Dona Clotilde recita um poema cheio de trocadilhos com o nome Ramon(pra quem não sabe, o personagem Seu Madruga se chama Don Ramon originalmente).
A a próxima atração é uma opereta cantada por Professor Jirafales e pela Dona Florinda, que se empolgam um pouco atuando como “ciprianos”, digo, sopranos(hehehe).
No final da canção, quando parecem que os dois vão se beijar, Quico se levanta da cadeira e vai correndo fechar as cortinas. Aí, ele se vira para o Seu Barriga e fala : Que coisa, não ?

2º BLOCO:
CHIQUINHA : É um orgulho apresentar um grande mágico : QUICO QUICO MAGA QUIQUIUS
Dona Florinda : Bravo ! Bravo !
Quico faz pose de mágico e estende o braço para que sua assistente(Chiquinha) lhe entregue a varinha
QUICO : Caixa
CHIQUINHA : Quê ?
QUICO : Caixa, C-A-I-C-H-A
CHIQUINHA : Ah, a caixa(e Chiquinha entrega uma caixa para o Quico)
PROFESSOR JIRAFALES : Caixa não escreve com CH, se escreve com X
SEU MADRUGA : Não estamos na classe de geografia
QUICO : Aqui temos uma caixa completamente vazia, QUICO QUICO MAGA QUICIUS
Quando Quico puxa a caixa, pra cima, aparece um ovo(na verdade, é Chaves(que está embaixo da mesa em que aparece o ovo é que coloca o ovo em cima dela).
Quico repete a mesma mágica umas 3 vezes.
Tem uma hora em que Quico fala : MASCABA para a Chiquinha(palavra que pode ser mastigada ou outra coisa). Bom, o fato é que Chiquinha acaba mordendo o Quico. Depois, Quico fala uma série de palavras relativas à MASCABA que são quase impossíveis de eu fazer uma transcrição aqui.
No final do número, quando Quico vai agradecer os aplausos, acaba tropeçando e caindo em cima do Seu Barriga.
PROFESSOR JIRAFALES : Não se preocupe, Dona Florinda, está claro que isso faz parte do espetáculo.
QUICO : E você, hmm.
Quico fica chateado com o Professor Jirafales e vai correndo pra casa, Dona Florinda vai atrás dele.
No palco, Chiquinha resolve fazer uma mágica.
CHIQUINHA : Abracadabra mula, que embaixo de la venda apareça uma mula(ela puxa o pano da mesa e aparece o Chaves comendo ovo embaixo da mesa). TODOS APLAUDEM.

3º BLOCO:
Chaves é o mágico agora. Seu Barriga se oferece para ajudá-lo.
CHAVES : Me empresta o se chapéu ?
Chaves recorta a gravata do Seu Barriga, quebra dois ovos no chapéu, bota tinta dentro do chapéu, cobre com um lenço, faz movimentos com a varinha e espera que algo aconteça.
Chaves olha para o chapéu e, ao mesmo tempo, o tapa para que ninguém veja, Chaves faz cara de preocupado pelo fato da mágica não ter tido o efeito desejado, Chaves, desapontado diz :
- Pelo que eu já tinha visto, nessa hora tinha que aparecer uma pomba.
Chiquinha olha para o chapéu e começa a rir. Seu Madruga também cai no riso.
Seu Barriga, irritado, pega o chapéu e, por força do hábito, coloca-o na cabeça. Quando ele se dá conta da besteira que fez, está todo lambuzado de tinta.
Todos riem dele. Bonachão, Seu Barriga acabando rindo também.
O episódio termina com a música “Ouça Bem, Escute Bem” e no final, as crianças fazem uma ciranda

Nenhum comentário:

Postar um comentário