segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

O episódio começa com a Chiquinha cantando a música “Ouça Bem, Escute Bem” (não sei se notaram isso). Seu Madruga vai para a praça tirar fotos com sua máquina. Depois de mais uma vez Chiquinha pedir dinheiro para o Seu Madruga, Chaves, que está tentando equilibrar a vassoura com o pé, derruba a câmera, e enquanto Madruga segura a câmera, pergunta se ele tem olhos, Chaves responde que sim e diz que não tropeçou com os olhos. Seu Madruga levanta a aba do gorro do Chaves para lhe dar um cascudo e solta a câmera, que cai no chão de novo. Seu Madruga se irrita ao olhar a câmera caída, ajeita a mão para dar o cascudo e quando vira, ele percebe que está segurando apenas o gorro do Chaves, que fugiu. Seu Madruga acaba socando o ar. Seu Madruga o procura, mas não acha. E então Quico aparece e tropeça na câmera que está caída. Quico diz à Dona Florinda que o Seu Madruga colocou a câmera no chão de propósito para que ele tropeçasse. Dona Florinda bate em Seu Madruga e Quico lhe faz gentalha. Seu Madruga joga seu chapéu no chão, depois recolhe a câmera caída. Recolhe os dois chapéus também caídos e, por engano, coloca o gorro do Chaves. Professor Girafales chega e começa a rir do Seu Madruga. Seu Madruga pergunta por quê que ele esta rindo. Girafales responde, em tom irônico:
            _Do seu chapeuzinho! Não quer o meu?
nosso madruguinha, eterno simpatizante do gorro do chaves
            Girafales oferece seu chapéu a Seu Madruga, que o pega e joga dentro do barril. Chaves, que estava dentro do barril, joga o chapéu do Seu Madruga para fora. E então, após uma grande troca de chapéus, os três pegam seus respectivos chapéus e Seu Madruga se dirige ao parque. Professor Girafales, andando na direção da casa de Dona Florinda, passa pelo varal, que derruba seu chapéu. Chiquinha volta e pisa em cima dele. Chiquinha diz:
            _Professor Girafales, que milagre o senhor por aqui!
            E então o mestre Lingüiça, pensando que é Dona Florinda, diz, entregando o ramalhete de flores:
            _Vim lhe trazer este humil...
            Se dando conta do erro, Girafales percebe que Chiquinha pisa em seu chapéu, Chiquinha lhe dá o chapéu e, ao perceber que ele vai bater na casa de Dona Florinda, Chiquinha diz que ela foi fazer compras. O professor vai atrás dela e novamente o chapéu dele é derrubado pelo varal.
            Enquanto isso, no parque, Seu Madruga tenta tirar uma foto do Godinez. Todos passam na frente da câmera do Seu Madruga, inclusive um vendedor de balões, que esfrega um monte de balões na cara do Seu Madruga. Quando todos passam e ele fica pronto para tirar a foto, Quico fica na frente da câmera, dizendo “Godinez”. Seu Madruga se irrita e diz a Quico que a carne de burro não é transparente. E Quico responde:
            _Bom, depende, se for um burro tão magrinho assim, não precisa ser tão transparente.
            Seu Madruga então, com a intenção de beliscar o Quico, belisca a Dona Florinda. Seu Madruga, vendo o erro que cometeu, diz:
            _Sara a dor e a desgraça, se não sarar hoje, quando casar passa. Mexe com o braço, mexe, mexe...
            E ela mexe o braço para lhe dar um tapa. E quando ela ia bater mais nele, chega o Professor Girafales, que a convida para tomar uma xícara de café na padaria. Então Seu Madruga, ao preparar a foto para bater do Godinez, vê que Quico está no seu lugar. Seu Madruga se zanga ao ouvir de Quico que Godinez cansou de esperar e se mandou e pergunta quem é que vai pagá-lo pela foto que ele ia tirar. Quico sugere que ele tire uma foto dele. Seu Madruga responde:
            _Vai estourar a câmera!
            Seu Madruga lembra do perigo que Chaves proporciona a sua câmera e Quico então diz que emprestou sua bola para ele jogar. Aí Chaves chuta a bola em cima da câmera do Seu Madruga, que despenca novamente. Fim do primeiro bloco.
            Chaves e Chiquinha brincam de fotógrafos, com uma câmera de papelão. Florinda e Girafales voltam e ela diz que foi a melhor xícara de café que ela já tomou. O mestre diz: “Eu digo o mesmo”. Mas aí ele corrige dizendo que é a melhor, fora as xícaras de café que ela faz. Girafales admira Dona Florinda e se posiciona à frente da lente da câmera de brinquedo de Chaves, que diz:
_Carne de burro não é transparente!
Girafales, zangado, vai embora e Madruga volta com a cabeça baixa e sua câmera no ombro. Chiquinha, ao perguntar sobre como foi seu dia no trabalho, recebe a seguinte resposta de Seu Madruga:
_ Deu tudo certo, tirando o errado... Bem próximo do péssimo!
Chaves começa a se intrometer no assunto, animando demais o pai da Chiquinha:
_E ainda por cima levou uma cacetada da Dona Florinda!
Seu Madruga, que disse já ter feito as pazes com a mãe do Quico, pede para ele ir ao outro pátio tentar equilibrar a vassoura. E os dois comentam sobre a câmera, que Chiquinha acha muito velha. E Seu Madruga, enquanto desabafa sobre o fracasso do seu trabalho, vê Chaves derrubar sua câmera novamente, enquanto equilibrava a vassoura. Seu Madruga lhe dá um cascudo. Depois Chaves tenta explicar que ele estava equilibrando a vassoura. Então Seu Madruga o interrompe e pede para Chaves:
_Tira essa câmera daqui!
E Chaves a empurra, derrubando mais uma vez. O moleque diz que foi ele que mandou. E Seu Madruga, querendo esganar Chaves, retruca:
_Como você é obediente! Quer dizer que no dia em que eu mandar você pular de cabeça num poço, você pega e pula?
_Eu sou obediente, mas não sou besta! – e a resposta de Chaves.
Chiquinha pede para Seu Madruga bater nele e Chaves parte pra cima dela. Seu Madruga lhe pergunta se ele teria coragem de bater na Chiquinha no seu nariz. E Chaves diz que vai bater no nariz dela. Madruga diz para Chaves pegar sua vassoura, dar meia volta e sumir dali. Ele pega a vassoura e, quando dá a volta, derruba a câmera. Seu Madruga diz que é a vigésima vez que ele derruba a câmera e o expulsa dali.
 

Chaves chora na escada. Chiquinha pede para Seu Madruga não se preocupar, já que Chaves deixará a vila dentro de 10 ou 20 anos. Aí Quico chega e pergunta se essa é a sua câmera de tirar fotografia. Seu Madruga responde:
_Não, é um jumento de garimpeiro!
Quico mostra a Dona Florinda o jumento de garimpeiro. Dona Florinda diz:
_Não, tesouro! Parece um jumento de garimpeiro, mas é o Seu Madruga!
Seu Madruga se zanga. Quico pede para tirar uma foto. Dona Florinda pergunta:
_Com essa câmera?
Seu Madruga responde:
_Olha, se quiser eu lhe trago a “câmera” dos deputados!
Dona Florinda se zanga e depois concorda que Quico tire a foto. Chiquinha pede que ele tire uma sua e, ao ver Chaves triste, pergunta se não dá para tirar uma foto dele. Quando ouve Seu Madruga dizer que sim, Chaves se empolga, começa a fazer zás na frente da câmera e acaba a derrubando de novo, para a irritação de Seu Madruga. Fim do segundo bloco.
Quico faz a pose para a foto. Começam a perguntar como ele deve aparecer na foto. Dona Florinda diz que só fotografarão a metade do seu corpo. Chaves pergunta se é para fotografar a metade de cima ou de baixo. Quico pede que fotografem a de baixo. Seu Madruga pergunta onde já viu alguém tirar foto da parte de baixo do corpo. Chaves fala que no concurso de miss eles se preocupam em mostrar mais a parte de baixo. Quico pergunta se é para aparecer de frente ou de costas. Quando falam que é para ele aparecer de frente, Chaves pergunta:
_Não importa que apareça a cara?
Seu Madruga ri. Dona Florinda entra em sua casa. Chiquinha pede para sair na foto de corpo inteiro e Madruga diz que só encherá meia foto. Seu Madruga diz a Chaves, após o moleque o aborrecer, que ele precisa pegar a luz. Chaves entra na casa do Seu Madruga. Madruga pede para que Quico fique na frente da câmera. Quico põe a cara em cima da lente. Seu Madruga se assusta ao ver vinte quilos de bochechas. Quico faz uma pose gozada e Chiquinha diz que parece que ele tá com diarréia. Quico então ameaça mandar sua mãe bater em Seu Madruga. Chaves volta da casa do Seu Madruga com uma cadeira, ele coloca a cadeira bem em frente à câmera e sobe nela, tapando a lente. Seu Madruga se exalta, pensando que Quico botou o rosto na frente da lente, mas aí Seu Madruga pergunta a Chaves (que desenroscou a lâmpada do teto da vila) o que ele está fazendo:
_O senhor me disse que queria pegar a luz! – é a sua resposta.
Seu Madruga pede para Chaves soltar a lâmpada e ele solta, a quebrando. Seu Madruga, irritado, ordena que ele varra todos os caquinhos. Chiquinha, que pega a cadeira, pede que Chaves também varra sua porta. Chaves então discorda e tenta tomar a cadeira da Chiquinha. Chaves atinge Seu Madruga com a cadeira que, com ela, atinge Quico. Dona Florinda vê e bate nele. Seu Madruga, enraivecido, concorda em tirar uma foto da Chiquinha. Chaves começa a varrer os cacos da lâmpada enquanto que Seu Madruga enquadra a Chiquinha. Chaves derruba de novo a câmera com a vassoura. Seu Madruga, com o pano da máquina em cima, ao ver a máquina no chão novamente, começa a chorar. FIM

Nenhum comentário:

Postar um comentário