sábado, 2 de janeiro de 2016

EL CIUDADANO GÓMEZ[1969-1971]

Em outubro de 1969, no recém formado canal 8 – ”Televisión Indepiendente del México” (TV Tim)  o produtor Sérgio Pena contrata Chespirito para escrever um programa humorístico em que o protagonista fosse um desses caras que se metem em qualquer confusão para defender as pessoas mais humildes, injustiçadas.
Chespirito escreve então a série ”El Ciudadano”, onde faz um diálogo do personagem e Sérgio Pena inicia uma série de testes com atores aspirantes a interpretar o personagem. Entretanto, Chespirito mesmo fez o teste, ganhando o papel de protagonista de sua própria série. A atuação agradou muito a todos, e um episódio piloto é escrito e gravado.
Entretanto, era necessário que o personagem ”El Ciudadano” tivesse um contraparte, ou seja, um personagem que fosse totalmente o contrário e rivalizava com ele. O contraparte é criado então, sendo interpretado por Rubén Aguirre, o famoso ”El Shory” e nosso futuro Professor Girafales. Também fazia parte do programa a atriz Anabel Gutiérrez.

Após tudo estar preparado, são gravados além do piloto mais 12 episódios, formando um bloco de 13, o que daria 3 meses de exibição semanal. O programa então tem ao seu nome acrescentado no final o nome ”Gómez”, que era o nome do meio de Roberto. Assim sendo, o programa passa a se chamar ”El Ciudadano Gómez”.
O tema de abertura escolhido para o programa é ”Sábado, Distrito Federal”, de Chava Flores. Entretanto, o programa é arquivado pela Tim, pois era muito bom e deveria ser usado como ”arma secreta” futuramente contra a concorrência do poderoso ”Telesistema mexicano” (canal 2).
No dia 14 de outubro de 1970, o programa finalmente vai ao ar, passando a ser exibido todas às quartas indo ao ar até o dia 6 de janeiro de 1971, com todos os seus 13 episódios exibidos pela  Tim.
No dia 2 de março de 1973, já na Televisa, o programa ganha uma nova versão, indo ao ar todas às 20 horas as sextas feiras, junto com os programas ”Chaves”  e ”Chapolin”, que haviam estreado nos dias 26 e 28 de fevereiro, e iam ao ar todas às segundas e quartas. Os três programas estrearam em substituição ao programa ”Chespirito”, que teve seu fim  no dia 20 de fevereiro de 1973. Agora, o programa ”El Ciudadano Gómez” contava com a participação de todo o elenco das séries. Porém, os episódios eram apenas remakes dos originais gravados em 1969.
Após ter gravado 6 episódios exatamente de cada um dos três programas, Chespirito sofre um acidente durante as gravações de um episódio sendo impossibilitado de gravar por várias semanas.
Assim, as séries passam a ter reprises de esquetes de 1972 do programa ”Chespirito” dentro de compilações. Enquanto os programas ”Chaves” e ”Chapolin” tinham compilações com esquetes deles mesmos, de ” chompiras”, ”Dr.Chapatín” e dos quadros solos de ”Chespirito”, o programa ”El Ciudadano Gómez” recebia compilações com esquetes de paródias feitas por Chespirito. Tudo isso à partir do dia 13 de abril de 1973 indo até o dia 25 de maio de 1973, totalizando 7 compilações de esquetes.

Foi então exibido até o dia 13 de julho de 1973, totalizando cerca de 13 episódios, mesmo número de sua versão anterior. Ou seja, tudo indica que não passavam de remakes de suas versões originais produzidas em 1969, e exibidas entre 1970 e 1971. Em seu lugar, entrou o ”Chapolin”, que saía das quartas feiras, no dia 20 de julho de 1973.



Nenhum comentário:

Postar um comentário