terça-feira, 12 de janeiro de 2016

Na coluna anterior eu falei sobre as cenas engraçadas de o Chaves aparecer e/ou sair do barril, e dentre elas, uma tem a hipótese de ter sido um erro de gravação. Nessa atualização eu irei abordar um pouco de cada coisa, o que para mim são interessantes. Algumas curiosidades já contêm no nosso site, só que interpretada de uma outra maneira. Vamos a elas:
O julgamento do chaves - parte 2[1975]
Exatamente quando a Dona Florinda afirma que irá afundar o acusado, o Chaves morrendo de rir fala:
- Hi, hi, hi, ouviu isso Chiquinha? A Dona Florinda irá afundar no excusado.
Alguém sabe o que que quer dizer “excusado”?
No dicionário fala que “escusado” (com “S”) é um inútil, alguém que mostra um talento que todos já conhecem. Mas se o Chaves antes fala:
- Pra que que eu vou querer um papel de excusado se eu já fui agora há pouco?
Isso não tem nada a ver com o que eu vi no dicionário, e a partir disso alguns pensam em outra coisa (eu fui um deles) que Chespirito jamais usaria em seus programas.
E finalmente, acessando ao dicionário Espanhol-Português, o mesmo diz o seguinte:
Excusado - desculpado, desnecessário, “banheiro”.Permanece a dublagem original, e fica sendo banheiro.
E depois que a Dona Florinda fala:
- ... fez o animal de gato e sapato!
O Chaves pergunta;
- Kiko, seu gatinho usava sapato?
Ao que Kiko responde:
- Que eu saiba, não! Nisso ele tem razão, a senhora até expulsou ele da “cozinha”.
Em nenhum momento eu vi o Kiko entrar com o gato para dentro de casa. Será que, após ter ido para o outro pátio, o Kiko deu uma passadinha em casa entrando pelas portas do fundo com o massacote? (o meu rascunho da coluna no Word, corrigiu para “mascote” hehehe...) É claro que não, as portas das casas são únicas e mesmo assim, o Kiko mesmo falou no primeiro episódio que foi para o outro pátio contar piadas pro gato e quando ia começar a contar a segunda piada, o bichano se mandou. Aí eu gostaria de saber se foi erro na dublagem ou se na versão original também foi a mesma afirmação.

Aqui está a lâmpada...
É Duro ser Eletricista[1979]
O episódio dos episódios na minha opinião!
Um pouco antes de encerrar o segundo bloco, após o Chaves estar mais tonto do que ele já é, o Seu Madruga sai da sua casa com uma lâmpada. Em seguida, Chiquinha volta a perseguir Pópis e correm em volta de Seu Madruga. Logo, Seu Madruga também fica tonto, segura na mão do Chaves e mais tarde Chaves vai embora.
Detalhe: no momento em que o Seu Madruga dançava com o Chaves, a lâmpada havia desaparecido.Onde foi parar a lâmpada?
Uma possível hipótese seria de que quando o Seu Madruga estava sendo rodado, ele teria guardado no bolso da camisa para não deixar cair a lâmpada, enquanto as meninas corriam em sua volta.
E nessa cena:
Pópis: Eu tenho uma bola muito mais bonita que a sua!
Chaves: Não me interessa!
Pópis: Mas eu vou te mostrar!
Chaves: Eu não quero ver!
Madruga (de cima do barril): Chaves, me dá a lâmpada!
Ia dar a bolinha, mas volta:
Chaves: Eu não tenho interesse de ver a sua bola, jamais!
Pópis: Mentira, quer ver sim!
Madruga: Chaves, me dá aqui essa lâmpada!
Ia dar a bolinha, mas volta de novo:
Chaves: Eu não quero ver agora, não quero ver nunca!
Pópis: É mentira!
Madruga: Chaves! Ou você me dá a lâmpada, ou desço do barril e te quebro a cabeça!
E finalmente dá a bolinha! Ih!! Era para ter dado a lâmpada! O final você já sabe!
Essa cena não foi muito boa por sabermos que o Chaves ia se enganar e dar bolinha, já que ele fez isso três vezes seguidas.


 na escola.....Domingo[1979]
o pessoal considera como o episódio menos curtido por eles, mas eu não acho um dos piores.
Depois de chegarem na vila, as crianças resolvem faltar no dia seguinte. No finalzinho, Chaves se aborrece com o Nhonho e com a Chiquinha e resolve contar para o professor qual foi a causa, o motivo, a razão e a circunstância de terem faltado a aula:
Chaves: Professor! Sabe porque não fomos na escola, o Nhonho, a Francisquinha, e eu?
Professor: Sim! Porque hoje é domingo!
Como as crianças resolveram faltar a aula no dia seguinte, então naquele tempo haviam aulas no sábado. Mas, e se for um fruto da dublagem?


Primeira Pichorra
A Festa da Amizade[1973]
Aí é o seguinte, essa foi a primeira pichorra. O Chaves derrubou e o Seu Madruga vai comprar outra, que é parecida com a primeira, e ele a leva para casa.
O Sr. Barriga, que já tinha aparecido na vila, volta com uma pichorra totalmente diferente. O Chaves a derruba da mesa de novo, só que com ele junto.
O Sr. Barriga vai na casa do Seu Madruga buscar a que o pai da Chiquinha havia comprado e o Seu Madruga prende-a na corda.
Detalhe: a pichorra que o Sr. Barriga traz da casa de Seu Madruga é igual a que o Chaves acabou de quebrar. O que aconteceu com a outra pichorra? Aquela, que era parecida com a primeira.E outra, se o pátio da vila não tem teto, onde a pichorra foi amarrada? É porque em alguns episódios eles consideram o pátio como coberto. Por exemplo, em Seu Madruga Fotografo p.2, o Chaves tira uma lâmpada do pátio da vila. Não é na entrada como em É Duro ser Eletricista, mas sim próximo a casa do Seu Madruga.


Menino bem gordo
A Casa da Bruxa[1975]
O Kiko senta no caixote próximo a casa do Seu Madruga, depois de Chiquinha chamá-lo de galinha, e quando o Kiko se levanta aparece um ovo no caixote.
Mas tarde a Dona Florinda lhe pergunta se ele comeu o ovo cozido que ele levou para a escola e esse mesmo ovo já estava com o Seu Madruga. Depois que a Dona Florinda dá-lhe uma bofetada e toma o ovo do Seu Madruga, o Kiko chama-o de gentalha e quebra o ovo, que estava cru, em sua camisa. Nesse momento, a Dona Florinda avisa, da casa dela, que o ovo cozido estava lá e que ele tinha levado para a escola um ovo cru.
Ele levou realmente para a escola o tal ovo?
Como esse ovo foi parar no caixote do pátio?
E se o ovo cozido estava em sua casa... o Kiko é o galinha! Esse provavelmente é mais um mistério do mestre do humor!

Uma Aula de Canto[1977]
A música Que Bonita a sua Roupa tem na quarta estrofe:
A Pópis é muito boba;
Pra Dona Clotilde só falta uma escova!
Está esquisito! É que, na música original, “escoba” quer dizer vassoura no castelhano. Eu não creio que tenha sido burrice da dublagem, e sim um respeito à personagem que faz tantos bens ao Seu Madruga.

O pirulito fica verde de longe
 Jogando Futebol[1975]
No final do segundo bloco, Chaves vai bater um pênalti, Kiko não agarra a bola e o Nhonho recebe uma bolada. Um pouco antes, a Chiquinha trouxe um pirulito para ser um microfone (hilária a cena em que Chaves pede para ele ser o coronista, mas a Chiquinha lhe dá um não e Chaves fica todo encabulado, a Chiquinha pergunta onde está o Kiko e o Chaves não responde a ela) e antes do chute, o pirulito estava colorido. Mas quando a câmera fica de longe, o pirulito fica todo verde. No terceiro bloco, a câmera se aproxima de novo e o pirulito volta a estar colorido.
Quando criança, eu acreditava que era por causa da distância, se bem que, se o episódio for bem antigo, pode até ser mesmo a distância. Mas vamos supor que eram dois pirulitos diferentes.
Para ficar verde e depois voltar a ser colorido, o mais provável é que a gravação (não a exibição) tenha sido feita fora de ordem. Como assim? É que, provavelmente, foram filmadas as narrações primeiramente, que foi com o pirulito colorido, e depois foi filmado o desfecho do segundo bloco, já com o pirulito verde. As gravações salteadas são bastante comuns nas novelas da Globo, por exemplo, no clássico Mulheres de Areia aparece a Raquel (Glória Pires) com um vestido e em seguida aparece a Ruth (Glória Pires) com outra roupa. Volta a mostrar a Raquel com o mesmo vestido e depois volta a mostrar a Ruth com a roupa que estava usando. A atriz trocava de roupa toda hora? Claro que não, simplesmente as cenas com Raquel usando aquele vestido eram gravadas até os cafundós do Judas e em seguida é que passa para a roupa da Ruth. E observe que, mesmo filmando fora de ordem, a exibição na telinha fica bem feita, sem nenhuma falha.

Chiquinha e Dona Neves não tinham esse problema pelo vestido ser praticamente o mesmo (não em todos os episódios) e em caso de o da Dona Neves ser diferente, por ser grande, era possível usá-lo por cima.

Será que não foi isso que aconteceu com o episódio da Pichorra, onde na cena em que o Seu Madruga compra a pichorra tenha sido feita após o Chaves quebrar a segunda no final do segundo bloco? Já que a pichorra que cai em cima do Seu Madruga foi aquela que o Chaves tinha quebrado no final do primeiro bloco. Observe na figura da direita (imagem da Pichorra, um pouco acima) o estado dela.

Seu Madruga começa a ficar "invisível"
 Invisibilidade[1976]
Nesse episódio, eu gostaria de saber se houve corte no meio da cena. Estou falando do balde que o Seu Madruga pintou. Vejam a cena em que a Dona Florinda pergunta ao Kiko:
Dona Florinda: Jogou o lixo como eu te pedi?
Kiko: Sim, mamãe!
Dona Florinda: E onde está o balde?
Kiko: Eu volto logo!
E vai na rua buscar o balde. Apesar de esta cena estar perfeita, lembrem-se que, com o SBT, tudo é possível. Estou totalmente desconfiado de que possa ter passado uma serra elétrica de um complô de SaBoTagem e ter feito o seu trabalho. Quando o Kiko esquece de fazer alguma coisa do que a sua mamãe acaba de perguntar, ele enrola. Por exemplo o do ovo cozido:
- O ovo?
- Sim, o ovo?
- Cozido?
- Sim, o ovo cozido que você levou!
- Bem é... o ovo?
- SIM!
- Sim é... cozido?
- É! Você comeu ou não comeu o ovo cozido que você levou?
Eu rio muito dessas cenas do Kiko também, assim como yo estoy riendo agora! Voltando a cena, e quando a Dona Florinda vai dar o balde de lixo para ele jogar:
- Por favor, Tesouro, jogue isso na lixeira lá da rua!
Burro do jeito que ele é, o Kiko deve ter pensado que era para jogar tudo, até o balde! Então a cena, caso tenha sido cortada, poderia ser assim (o que está em negrito, foi incrementado):
Dona Florinda: Jogou o lixo como eu te pedi?
Kiko: Sim, mamãe!
Dona Florinda: E onde está o balde?
Kiko: A Senhora não mandou jogar na lixeira lá da rua?
Dona Florinda: Sim, eu mandei você jogar o lixo que estava no balde! A onde está o balde?
Kiko: O balde?
Dona Florinda: Sim, o balde!
Kiko: De lixo?
Dona Florinda: Sim, onde está o balde que eu mandei você jogar todo o lixo dele?
Kiko: Está no... o balde?
Dona Florinda: SIM, TESOURO!
Kiko: Tá lá na... é... de lixo?
Dona Florinda: Não me diga que você jogou o balde também na lixeira lá da rua, Tesouro?
Kiko: É... bem... é...
 eu volto logo!
Mas como eu falei, a cena está perfeita. E se não foi cortada, o mais provável é que Chespirito tenha preparado essa cena com algo semelhante, mas na hora da gravação, sem querer querendo, eles não gravaram.

Recados Trocados[1977]No início do terceiro bloco, do lado de fora da vila, quando o Professor Jirafalez estava indo embora, chega Dona Florinda dizendo:
- E LEVE ESSAS PORCARIAS DE FLORES!
A câmera fica focalizando a porta de entrada ao pátio da vila, nisso chega o Kiko com o Chapéu do Mestro Lingüiça:
- E TAMBÉM ESSA PORCARIA DE CHAPÉU!
Detalhe: O Kiko vem do lado direito do pátio, e a casa da Velha Carcumida, digo, da Dona Florinda fica do lado esquerdo do pátio! O que que o Kiko fazia com o chapéu do professor do outro lado do pátio? Eu acho que na hora do ator entrar em cena, ele ainda estava nos bastidores.
O Escorpião parte 1 e parte 2[1978]
Na foto acima, os frascos e os escorpiões são diferentes, isso já estamos careca de saber. Mas uma outra observação feita é de que, no primeiro episódio, Chiquinha estava com um capuz e no segundo sem ele.
Não acho que os dois episódios se passavam no mesmo dia na escola. Já que o PJ fala no finalzinho do primeiro:
- Agora não dá mais tempo e se quiser saber o que vai acontecer com o escorpião não deixem de assistir...
E por aí vai. Falando assim, deu-se a entender que acabou a aula, e que no episódio seguinte era outra.
Santa Ignorância[1979]O Professor estava fazendo a chamada:
Professor Jirafalez: Nhonho? Nhonho? Onde está o Nhonho?
Nhonho: Puf! Puf! Puf! Presente, querido professor! E desculpe ter chegado atrasado, é que não queriam me deixar entrar no metrô.
Chaves: Não queriam deixar porque não pode entrar “canoa”!
Nhonho: Olha ele, viu, Olha ele!
O que que uma canoa tem a ver com o que o Nhonho é? Se fosse um bote (daqueles infláveis) até que ia, mas uma canoa?
Sei não...

Onde foi parar a pílula de polegarina que o Edgar cuspiu no episódio em que a cabeça dele ficou entalada no teto, em Chapolin?
Natal na Casa do Sr Barriga

Bem, a sequência desse episódio parece não ter sentido, porque o Professor Girafales e a Dona Florinda terminam o namoro na parte 2, na parte 3 agem como se nada tivesse acontecido e na parte 4 voltam a aparecer brigados. Além disso, o Nhonho não aparece na parte 3 e ninguém nota ou explica a ausência dele na sua casa em pleno Natal, nem mesmo o Senhor Barriga.

Depois de prestar atenção nos detalhes desse episódio, cheguei a uma teoria. Ela é: a parte 3, na verdade, não faz parte do episódio. A intenção inicial de Chespirito devia ser que essa saga tivesse apenas três partes. E, na sequência que conhecemos, elas seriam as partes 1, 2 e 4. O que aconteceu foi que, como era época de Natal, ele também decidiu fazer um episódio especial para a data (que se tornou a parte 3). E, por ser um especial, o enredo deste episódio é paralelo, ou seja, não tem ligação com os outros. Reparem que, se removermos a parte 3, toda a sequência dessa saga faz sentido. Outra coisa: essa saga da casa do Senhor Barriga ficou conhecida por ser onde a vizinhança comemora o Natal, mas só na parte 3 é que eles falam do Natal. E essa parte 3 tem muita coisa parecida com o episódio do Natal de 1973; enquanto as outras partes, até onde eu sei, não são remakes de nada. 

Resumindo: a saga do Senhor Barriga é composta, na verdade, pelas partes 1,2 e 4. A parte 3 é um episódio especial de Natal, remake do episódio de Natal de 1973. E como a saga da casa do Senhor Barriga estava em andamento, Chespirito preferiu manter o cenário nesse remake. 
Falando sério agora, se foi como é exibido, devemos levar em consideração que, naquele tempo, eram comuns esses tipos de falhas, o que deixam interessantes as cenas dos episódios.
É por isso que eu digo que, hoje em dia, as gravações das novelas globais saem tão perfeitas que até perde a graça de assistir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário