Sim, meus amigos Chmaniacos, essa é a frase que repetimos desde 2000,quando chapolin saiu do ar pela primeira vez, e infelizmente, não temos a oportunidade de ouvir uma voz amiga que diga: ‘eu’.
‘De médico, Chapolin e louco, todo mundo tem um pouco’
só relembrando as primeiras sáidas: em 14/08/2000, aquele herói, famosíssimo pelo seu uniforme vermelho e por sua capacidade de atrapalhar mais ainda a vida dos que tenta auxiliar, nos deixou sem mais nem menos, e o pior: para dar lugar ao ‘Horário Eleitoral Gratuito’. O último episódio exibido na ocasião, foi o duplo ‘O Riacho Molhado + Os marcianos’.
A revolta dos fãs foi geral, afinal e contas, o Vermelhinho foi exibido por dezesseis anos ininterruptamente. Porém, nossa força foi maior que a má-vontade do SBT. Devido a um Movimento Virtual assinado por mais de três mil pessoas, a emissora não teve outra saída, a não ser reintegrar o seriado à grade em 03/02/2001 . Porém, houve um problema: era somente aos Sábados. E o episódio de re-estréia foi ‘O bebê jupteriano’.
Mas, essa alegria não iria durar muito, pois após sete Sábados de exibição, o seriado voltou a nos deixar no dia 03/03/2001 , dando lugar a ‘Um Maluco no Pedaço’. Essa decisão foi arbitrária e desnecessária, pois na ocasião, a série que tem como protagonista ‘Will Smith’ já ia ao ar de Segunda à Sexta. Nessa ocasião, o episódio de encerramento foi um dos maiores clássicos da série ‘ser pequeno tem suas vantagens’.
Um grande clássico: ‘A fortuna de Frederick Chopin’
Após essa saída ridícula, novamente os fãs se revoltaram e retornaram com o Movimento Virtual exigindo a volta do Vermelhinho. E, adivinhem o resultado: mais uma vez conseguimos e o Vermelhinho retornou no mesmo ano, nas férias de Dezembro. Ainda me lembro a data exata: ‘10/12/2001’. O episódio de nova re-estréia era ‘De acordo com o diabo’.
Nessa ocasião, achamos que Chapolin havia retornado para ficar, porém, uma nova bomba nos esperava em fevereiro de 2002: depois da exibição de ‘O extrato de energia volátil’, Chapolin voltaria a nos deixar. Depois de mais alguns meses, uma surpresa: Chapolin retornaria às 17:30 com dois episódios diários. E o episódio inicial seria ‘Os piratas, partes 1 e 2’. Mas, não durou muito. Algumas semanas depois, Chaves entrou em seu lugar e Chapolin voltou a sair.
‘A troca de cérebros’: no Brasil, são exibidas duas versões
Dessa vez, não iria ser tão fácil trazê-lo de volta, mas nós tentamos e mais uma vez com o Movimento Virtual. Porém, algumas semanas depois de um especial à noite com dois episódios incompletos do Vermelhinho: ‘Branca de Neve, partes 1 e 2+ A romântica história de Juleu e Romieta, parte 1’, Chapolin retornaria em 01/09/2003 com os episódios o casamento / o pistoleiro da marreta bionica’. Porém, uma surpresa muito desagradável: a série ficaria o menor tempo no ar que já havia ficado até então: três semanas. Isso mesmo: três semanas.
Essa volta da série prometia muito, pois estava indo ao ar pela primeira vez com seus episódios remasterizados; remasterização esta, que havia melhorado em quase 100% a qualidade de episódios que já se encontravam em más-condições de exibições. Alguns estavam já com imagem embaçada, outros com som abafado, etc. Até hoje, ninguém entende porque a emissora gastou com a remasterização de tantos episódios e não exibiu todos. O Chapolin ficou no ar até dia 19 do mesmo mês e fechou o ciclo com o grande clássico ‘o bandido".
‘Segurem a minha mão’ ‘Os marcianos’
Atualmente, há um novo Movimento Virtual exigindo a volta do Vermelhinho.
E você, caro amigo que está lendo esta coluna neste momento, não permita mais que o SBT continue rindo do Vermelhinho, entre na página do facebook: se diz fã de chapolin e vote no Movimento Volta Chapolin:
E vamos exigir também que o SBT exiba episódios que estão engavetados há muitos anos; os chamados episódios perdidos / semelhantes / inéditos. Ainda que vocês não acreditem, existem muitos. A exemplo disso, temos os clássicos que misteriosamente desapareceram entre 1984 / 1995:
aventuras em venus, versão 1
a autópsia, versão 1
Sansão e Dalila (teoricamente este episódio teve exibição única no Brasil entre 1993/ 1994)
E muitíssimos outros. Temos que lutar pela exibição desses episódios.
Nenhum comentário:
Postar um comentário