O Alfaiate valente
O episódio do Alfaiate Valente possui originalmente 4 partes. Só 3 delas foram exibidas no Brasil. Aliás, no final da 3ª parte: o gigante seqüestra a princesa (Florinda Meza) e a leva para o seu castelo. Já a parte 4 é ineditíssima. Chapolin Colorado chega a participar da história, pois sabia-se pelas partes do episódio do Alfaiate Valente exibidas no Brasil que ele apenas contava a história. Ele seria uma espécie de narrador-personagem. ele aparece cantando para a população do reino de Tontolândia. A música cantada por ele se chama Campeón. Porém, Chapolin aparece só no final do episódio depois que o gigante (vivido por Edgar Vivar) fica com dó do amor entre a princesa e o alfaiate e decide ir embora. Aí o vendedor de vasos (Horácio Gómez Bolaños) diz uma frase: "Aí vem o Campeão!" e nesse momento chega Chapolin cantando a tal música. O fato do Chapolin participar nesse episódio já foi notado por chavesmaníacos. Em uma chamada do SBT foi mostrada a 4ª parte em que se via Chapolin cantando com algumas mulheres. Aliás, as chamadas do SBT já mostraram muitas imagens de episódios cancelados no Brasil (principalmente de Chaves) ou de episódios que foram dublados, mas nunca exibidos. Não se sabe se essa imagem da parte 4 era de uma chamada da Televisa, que era comum vir junto com os episódios, ou se era o próprio episódio que a emissora não exibe por supostos problemas. Não se sabe também se chegou a ser dublada. É até difícil saber porque não se ouvia o áudio da imagem na chamada do SBT.
Os bombeiros versão 2
Este episódio também só é visto por nuestros amigos latino-americanos. a história gira principalmente, em torno da brincadeira de astronauta do Chaves, além do liga/desliga pelo Quico da chave geral de fornecimento de energia para a casa do Seu Madruga, o chamado switch ou disjuntor. Nesse episódio Chaves resolve brincar de astronauta e, como não tinha nave, faz do seu barril uma nave espacial. Pega várias madeiras do outro pátio para que seu barril se assemelhe a uma nave "interplatenária". O Quico resolve brincar com o Chaves e tenta ajudá-lo a ir à lua com o seu "barril espacial". No entanto, é aí que começam os problemas. Durante esse momento observa-se que o Quico desliga a chave geral de fornecimento de energia. Na verdade é um "faz de conta" do Chaves e do Quico. Segundo eles, o ato de desligar o switch simularia uma alavanca com a função de desprender a nave de seus compartimentos possibilitando o Chaves ir à lua. O problema é que essa brincadeira deixava a casa do Seu Madruga sem energia. Dá pra notar a confusão que deve ter acontecido.
Hector Bonilla, parte 1
Este é outro episódio de Chaves que envolve mistérios. O episódio que é visto no SBT, intitulado "Um astro cai na vila", com o ator mexicano Hector Bonilla, é na verdade a parte 2. A parte 1 nunca foi vista por aqui e o mistério em torno dela faz levantar algumas hipóteses: o SBT pode não ter comprado o episódio, o que o tornaria só visto mesmo em outros países; ou julgaram ser impossível de levá-lo ao ar, pois devia conter vários mexicanismos e inúmeras piadas envolvendo o ator, provavelmente incompreensíveis para nós brasileiros que não o conhecemos muito (inúmeras telenovelas dele, pela Televisa, foram exibidas pelo SBT o que desmentiria isso), assim como sua participação no cenário artístico mexicano do final dos anos 70, o que tornaria, desse modo, a dublagem forçada e incompatível. O interessante é que o episódio visto aqui foi dublado como se fosse uma parte única. Dão a entender como se fosse a sua primeira aparição. Porém sempre estranhei um fato: no episódio visto aqui (a parte 2), no início, parece haver reminiscências sobre a parte 1, como no momento em que o narrador diz algo, mais ou menos como "Vamos ver como foi recebida a passagem de Hector Bonilla sobre o pessoal da vila". Aí colocam uma sequência de imagens cortadas que deixam muitas coisas sem nexo, levando a suspeita de que são do episódio anterior. Por isso você pode notar que o começo da história ficou meio estranho, pois o narrador comenta fatos de quando Hector já estava na vila como o beijo dele na Dona Clotilde e o desmaio dela. E é somente na segunda parte da história que Dona Florinda e a Chiquinha vêem o ator.
O lobisomem, 2ª versão
O episódio mais conhecido é aquele em que Carlos e Florinda chegam a uma casa pedindo hospedagem, pois se perderam de um grupo de turistas (no final desse episódio Chapolin lê no jornal: "Corinthians ganhou do São Paulo por 3 a 1"). Entretanto, o homem da casa (Rubén Aguirre) não deseja que eles fiquem lá por causa de um suposto lobisomem, interpretado por Ramón Valdéz. O episódio da foto é também do lobisomem, mas é a versão mais nova. A história é idêntica a da 1ª versão.
Jaiminho fotógrafo
Este é mais um episódio nunca exibido no Brasil: Jaiminho fotógrafo. O episódio data do final da década de 80, Chespirito não possuía mais a mesma forma física e uniforme dos episódios do restaurante, Jaiminho havia mudado (mas já morava na vila) e Chiquinha já havia adotado seu novo visual, com franjinha e gola amarela, tal qual nós a vimos no Clube do Chaves. O episódio, como vocês podem notar, é uma versão recente daquele episódio em que o Seu Madruga é um fotógrafo. Só que aqui o carteiro de Tangamandápio é que está exercendo a função.
Casa da Bruxa do 71, 2ª versão
Essa é uma versão mais recente do episódio da Casa da Bruxa do 71 com Nhonho ao invés de Quico. O episódio data de 1981, pois Chiquinha e Dona Clotilde já estão com o visual Clube do Chaves (Chiquinha com um penteado diferente e gola amarela e Dona Clotilde com chapéu cor-de-rosa). Destaque para a participação de Seu Madruga, que havia voltado a trabalhar com Chespirito depois de atuar com Carlos Villagrán na Venezuela.
Imagens de episódios inéditos de Chaves e Chapolin presentes em chamadas e vinhetas do SBT
Chapolin está numa casa com Florinda que estava com bobs e vestida de amarelo;
Chapolin está numa casa (aparentemente um episódio de 1973. A imagem tem áudio)
Chaves joga a bola para Quico e olha para câmera dizendo: "Não perca após meu programa a novela Brasileiros e Brasileiras!" Essa novela do SBT era de 1990;
Os piratas (Chapolin está numa prisão com um monte de piratas, mas são cenas diferentes daqueles dois episódios com os piratas Alma Negra, Matador, Lagartixa e Pança Louca. Talvez o episódio seja da década de 80). Veja ao lado a imagem desse episódio colocada em chamada do SBT;
11- Os ovos podres, versão 1 (com Carlos Villagrán);
.
A imagem ao lado é de um episódio de Chaves inédito no Brasil. Pelo jeito é um episódio da década de 80. Isso pelo fato da Chiquinha estar com o visual dos episódios da década de 1980 (franjinha no cabelo, vestido com gola amarela e um laço amarelo). O surpreendente é que Ramón Valdez está ao lado dela. E isso nos faz supor que o episódio é da época em que Ramón Valdez voltou aos seriados de Roberto Gómez Bolaños, ou seja, entre 1981 (época em que regressou) e 1982 (época em que saiu de novo).
Outros episódios inéditos de Chaves e Chapolin no Brasil
Chapolin no estúdio cinematográfico - parte 1 (primeira parte)
Branca de Neve e os sete Tchuin tchuin tchunclain - parte 3 (última parte)
Chapolin e os piratas (Alma Negra, Matadouro, Lagartixa e Pança Louca) - parte 3 (última parte)
os duendes(Episódio com a música "Los payasos". O episódio nunca foi exibido no Brasil, mas há uma versão da música em português. Ela se chama "Amigos palhaços" e foi lançada no disco do Chaves em 1992)
O Festival da Boa Vizinhança - 2ª versão (com a Dona Edwiges, substituta da Dona Clotilde)
Festa à Fantasia - 1ª versão (Ramón Valdéz está no elenco. A versão vista no Brasil é de 1980, época em que Ramón Valdéz já havia saído dos programas de Chespirito)
Episódio final do Chapolin (de 1979. Na verdade chama-se "episódio final" porque em 1979 Chaves e Chapolin acabaram como programas individuais e passaram a ser esquetes de um único só programa: o programa Chespirito)
O regresso do Seu Madruga (de 1981)
Chapolin resolve problema em uma oficina mecânica [taller] (Foi gravado em externa, isto é, fora do estúdio. Pela foto do episódio ao lado parece que Carlos Villagrán é o malfeitor que rende com um revólver o Chapolin, Rubén Aguirre e Florinda)
Nenhum comentário:
Postar um comentário