Quando Carlos Villagrán deixou o elenco do seriado Chaves, não foi como foi dito no SBT 30 Anos, que teria sido por uma proposta de uma emissora estrangeira, foi por desavenças com o Roberto Bolaños e o resto do elenco.
Posteriormente, quando ele quis registrar o personagem para utilizar no circo e no programa que viria a ser gravado, descobriu que o Roberto Bolaños, o Chespirito, tinha registrado o personagem Quico, assim como todos os outros em seu nome, como criador dos personagens, então Villagrán, que até hoje não se conforma com essa história, pergunta, quando entrevistado, se é o Chespirito que infla as bochechas, que tem aquele jeito de chorar e etc.
Sendo assim, Villagrán, o intéprete do personagem resolveu esse problema registrando o nome Kiko, e a partir de então, tudo que envolvesse o personagem, fora do contexto do seriado Chaves, levaria essa grafia.
Quico, Carlos Villagrán no seriado Chaves
Na série, por uma alteração feita pela dublagem, podemos ver as duas versões do nome. No episodio da venda de refrescos vemos na placa da barraca do Quico escrito "Super de Quico". Já no episódio em que Seu Madruga vende Balões, Chiquinha diz ao Chaves que eles tem um grande cliente que se chama K - I - K - O.
Kiko, Carlos Villagrán na sua carreira solo
Pelo fato de Chespirito ter o registro do personagem Quico que foi possível ser feita a série animada contando com essa personagem, o mesmo não acontecendo com os personagens de Maria Antonieta de las Nieves, que são Chiquinha e Dona Neves. Maria se aproveitou que no início da década de 90 Chespiritou deixou o registro das personagens "caducar" (segundo a lei do México, Chespirito teria que renovar o registro a cada 5 anos, o que não foi feito na época) e então ela registrou ambas personagens em seu nome.
Portanto, você vai encontrar em vários sites sobre o tema CH ambas as grafias, mas de fato as duas estão certas
Nenhum comentário:
Postar um comentário