quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

Você se lembra...? Chaves e alguns momentos antológicos.


Eu sei que já falei dos perdidos, sei que já contei toda a história, sei que esse assunto já foi discutido, espremido e fatiado no meio CH, sei disso tudo... Mas palma, palma... Não vou recontar todo aquele romance das exibições e não-exibições de episódios de CH & CH ao longo das décadas, que afinal, todos os chavesmaníacos conhecem muito bem. Gostaria sim de recordar alguns momentos únicos das histórias CH. Aquelas cenas e piadas que só existem em determinado episódio e que são um dos motivos para essas histórias fora de exibição serem tão especiais pra nós. Quem é fã Ch, principalmente de Chaves, lembra-se eventualmente de alguma cena, episódio ou piada que pouca gente ou ninguém mais se recorda (Eu, por exemplo, juro que assisti que o episódio da escolinha que tem a Elizabeth, mas quase ninguém acredita. Mas eu vi, palavra de Chapolin Colorado!). Eu faço a seguir uma listagem com alguns dessas cenas antológica na história CH, talvez você não se lembre de algum ou você lembra um que eu não lembro... Ou nós dois não lembramos... Bom, a idéia é essa! Vamos aos momentos:

* Os Dedos Queimados



Na segunda parte da saga d'As Novas Vizinhas, há o final que não existe em nenhuma outra versão: Chaves e Seu Madruga seguram palitos de fósforo acesos. Os dois ficam simplesmente paralizados por causa das vizinhas no alto da escada, o Chaves pela Patty e Seu Madruga pela Glória (Não me diga...). E o que acontece? Algo surreal: Cada um queima seu dedo indicador até a metade e nem sente, sequer escutam a Chiquinha chorar!

* Chiquinha Cantando Em Francês



Desse outro final não há quem não lembre: O Professor Girafales e a Dona Florinda ficam com cara de bobos ao se encontrarem, como sempre. Só que aqui a Chiquinha dubla uma música francesa que toca ao fundo, enquanto Quico e Chaves tocam de forma lenta, como se estivessem fazendo o acompanhamento. Dessa forma inusitada e engraçada terminava o inesquecível "A Bandinha Na Vila".

* Girafales E Florinda Cover



Em uma cena que não é muito lembrada, próxima ao fim de um bloco. Depois do Professor e a mãe do Quico fazerem aquela cena conhecidíssima que irrita o Seu Madruga, o Chaves e a Chiquinha se põem a imitar o casal de namorados. Repetem o mesmo texto e gestos, claro de forma mais exagerada, e entram juntos, só que no 72. Uma cena sem similares de "Seu Madruga Pintor - Versão 1".

* Momento Cinema Trash



Em "Brincando de Atropelamento" versão de 1975, Chaves, Chiquinha e Quico brincam de atropelamento e o Quico faz o papel de atropelado. Para isso a Chiquinha derrama um pouco de esmalte no rosto dele, para parecer sangue (embora o ele não aguente ver sangue) e o Chaves traz linguiças recheadas com serragem, emprestadas pelo açougueiro. Quico desmaia quando vê as linguiças. Chaves coloca as linguiças sobre a barriga do bochechudo. A vê-lo daquele jeito no chão, Dona Florinda desmaia e Seu Madruga leva um susto. O momento mais "Zé do Caixão" da história do Chaves!

* O Voo Com Balões



Quem não se lembra do episódio dos balões? Essa cena não é exatamente única (tem um remake de 1976), mas é memorável. Depois de algumas confusões envolvendo balões e tesouras, o Chaves fica triste e diz que vai sair da vila. Todo mundo fica com pena e pede que ele não vá. Seu Madruga, pra agradar o garoto do oito, compra todos os balões de um vendedor que apareceu por ali e lhe dá. Então há o desfecho mais lembrado pelos chavesmaníacos brasileiros: Chaves pega os balões e é levado por eles ao alto. Chaves voa com os balões!!! Isso muitíssimo antes de um certo padre...

* Música Do Estômago



"O Radinho do Quico",. É o episódio que Quico, Chiquinha e Chaves vêem futebol na TV. Em seguida Quico continua a assistir a partida em seu radinho. A parte mais engraçada é quando o Chaves atira o radinho minúsculo no Quico e este engole. Agora quando este abre a boca só sai som de rádio. Hilário! 


* Puxada De Tapete Nos Refrescos

Do episódio em si, praticamente ninguém se lembra, do final então... Mas vamos contar mesmo assim, afinal, o Chaves é tão único que mesmo sabendo o fim a gente quer assistir toda a história. O episódio em questão é a primeira versão do "Nem todos os bons negócios são negócios da China". Aqui esse título se ajusta perfeitamente. A história é bem parecida com as partes 1 e 2 da versão conhecida. Exceto no final: Chaves está sentado na escada chorando e explica pro Quico que "tem raiva por que quando arranja um bom negócio vem alguém e lhe toma". Quico fica sem entender. Então corta pro segundo pátio onde está a barraca de refrescos e... Seu Madruga está vendendo os refrescos no lugar do Chaves! E pelo visto, vendendo bem! Sem dúvida um desfecho único e inesquecível para todos os chavesmaníacos tupiniquins.

E uma pena pra nós fãs que algumas dublagens de chaves e chapolin  ainda não foram encontradas  e portanto, temos que nos conformar com a dublagem disponivel, que por vezes, é a única disponível na net. Mas felizmente, para nossa sorte e deleite, estão aí excelentes sites, como este, para nos brindar com essas preciosidades chavísticas, trazendo acervos sempre em crescimento. E enquanto houver chavesmaníacos "fuçadores" e generosos (Estamos aqui para isso!), sempre poderemos contar com o compartilhamento dessas jóias que sempre estarão na memória dos fãs de ontem e os de hoje e, com certeza, os de amanhã! Por que o que é bom e bem feito não se acaba nunca. A boa arte é eterna. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário