domingo, 10 de janeiro de 2016

VOLTA-PERDIDOS!!!!

 Só para sintetizar para quem não está ligado no assunto; episódios perdidos são episódios que o SBT algum dia, ou em alguma época, exibiu e hoje, não mais são exibidos, sem que se saiba o verdadeiro motivo desses sumiços.

A história dos perdidos e inéditos (isso mesmo, acreditem: HÁ EPISÓDIOS QUE ESTÃO DUBLADOS HÁ QUASE OU MAIS DE 20 ANOS E NUNCA ESTREARAM), está muito bem retratada neste documentário.

 episódios que saíram do ar em 1984 e, voltaram a ser exibidos mais de 20 anos depois sem qualquer explicação; episódios que ficaram 11 ou mais anos sem ir ao ar; episódios que um dia se tornaram perdidos e nunca mais voltaram a ser exibidos; episódios que supostamente foram exibidos algum dia, sem comprovação; episódios que tiveram uma única exibição e nunca mais apareceram, etc.

O incrível, é que o SBT NUNCA perdeu a mania de esconder episódios e tirar outros da “cartola”. Recentemente, em 2007, o episódio “O Ratinho do Kiko, parte 3 (v. 1)”, que tinha sido exibido uma única vez no Brasil em 1988, voltou às telas misteriosamente. Claro, que isso só pode ter sido influência do DVD da Imagem Filmes, lançado  anos antes, que trazia o episódio com a dublagem original. Isso nada mais, provou que os funcionários do SBT não sabem da história dos perdidos, pois quando perceberam que um dos episódios que saiu em DVD não estava sendo exibido, procuraram a fita e encontrou.

Porém, quando remasterizaram a série “Chapolin”, verificaram que alguns episódios possuíam duas versões no ar e optaram por esconder uma delas e manter a outra no ar; fora outros, que tiveram suas versões que sempre foram exibidas, substituídas por outras que foram encontradas nos arquivos durante o processo de remasterização, caracterizando, a classe dos “Novos Episódios Perdidos”, que se constatou em 2008. Clássicos episódios, como “O Bar de Chespirito” e “o Casamento ” entraram para o rol desse novo guia.

Um fato curiosíssimo  é que na ocasião, em que o SBT exibia “Chaves Especial” aos Sábados à noite, em duas ocasiões, fez chamadas para o programa com cenas de episódios inéditos e, um desses casos, foi pior que o nariz do Pedro de Lara... em um desses especiais foi exibido o episódio “Um Banho Para o Chaves”. A chamada para o especial, mostrou cenas DUBLADAS da primeira versão do episódio que era perdida na época e, na hora da exibição, o que se viu, foi a terceira versão do mesmo; episódio que já está mais batido que bife em casa de gente avarenta. 

O segundo caso,  extremamente curioso, é que o episódio “Uma Epidemia de Gripe”, foi lançado no Brasil em 1990 (mesmo ano em que foi dublado) em VHS DUBLADO, pela empresa TOP TAPE; porém,  o episódio permaneceu inédito no SBT  até  2012. Caso que chega a ser até mesmo curioso, pois, ele tem uma outra versão mais antiga exibida desde 1988; porém o curioso é que a versão que sempre esteve no ar é mais antiga  e, normalmente, a versão que o SBT escolhe para permanecer no ar, é a mais nova. Encaixam-se também neste estranho perfil: “quem não tem cão,caça com rato parte 2 (1977) – talvez porque a emissora somente possuísse a parte 2 do episódio, sendo que a outra a possui completa em, três partes” e “O Regresso da Chiquinha” versão 2 de 1977.

são verdadeiras  pérolas perdidas, episódios que estão há “séculos” dublados e esquecidos... simplesmente criando mofo nas gavetas de fitas do SBT!
Para terminar, segue o guia de alguns dos mais raros episódios perdidos  (com
fotos). O guia engloba os perdidos raros das séries: Chaves, Chapolin Colorado
e os Sketchs que eram exibidos, quando o episódio principal não
alcançava a duração padrão de cada série, que era de 30 minutos (contando com os intervalos).




Episódio Perdido




PINTANDO O SETE





















Episódio Perdido
Episódio Perdido
Episódio Perdido


GENTE SIM; ANIMAL NÃO!
OS TOUREADORES
O PLANETA SELVAGEM













Episódio Perdido

Episódio Perdido


O MISTÉRIO DA AUTÓPSIA

DON QUIXOTE & SANCHO-PANÇA

Episódio Perdido




TODOS OS DIAS NO SBT




Nenhum comentário:

Postar um comentário