sábado, 20 de fevereiro de 2016

Muitas séries e filmes têm piadas internas (in-jokes), e isso não é diferente nas séries CH.

Exemplo: em "Chaves", quando o Prof. Girafales se aproxima do Godinez (que estava jogando a moeda para o alto) e ouve aquela resposta absurda, ele vira para a câmera e diz: "Mais um aspirante a redator de televisão!" Horácio Gómez Bolaños era redator dos programas do irmão.

Outra que tem a ver com o Girafão: um de seus apelidos é "Tobogan de Saltillo" (que aqui foi traduzido para Tobogã de Salto Alto). Saltillo é a cidade onde nasceu Rubén Aguirre.

Uma piada não tão interna assim acontece em "O Ventrilouco":
- Quem fez esse boneco?
- Roberto Gómez Bolaños.

Na esquete "As Ilhas Marias" ,o Beterraba pergunta para o Peterete o que eles iriam fazer agora que pararam de roubar,ai o Peterete diz:
- Alguma coisa que não exige conhecimento como: Produtor de televisão ou escritor de programas cômicos
Coisas que Chespirito era

Não é bem uma piada, mas o Chaves fala que o Chapolin é bonitíssimo. Puxando sardinha para si, de certa forma

Agora eu vi que a frase correta é "Outro magnífico aspirante a redator de televisão!", ou seja, já dava a entender que o Horácio seria redator!

En Pedro Galante sigue siendo el número uno (La Chicharra 1980)

Don Lino: Por cierto, Cándida, no me lo tome a mal, pero usted se parece mucho a Doña Florinda
Cándida:   Y usted se parece al Profesor Jirafales
Don Lino: Yo lo dije sin ánimo de ofenderla
Cándida: Yo tampoco quise ofenderlo
Don Lino: Pero lo consiguió
Chambón: Bueno bueno, por favor.... Van a terminar diciendo que yo me parezco al Chavo

Tem também o final de O presente de casamento, onde o Vermelhinho se atraca a beijar a Florinda... na época, os dois já estavam juntos... é como se o Chespirito estivesse querendo mostrar isso ali, sei lá... coincidência não pode ser...

Acontece também em Confusão no Cabeleireiro:
Seu Madruga: Me diga, Chaves, o que você quer ser quando crescer?
Chaves: Dono de um restaurante que tenha muita comida e sanduíche de presunto!
Seu Madruga: Bom, basta você estudar... ou ser animador de televisão.

O mesmo ocorre no "Festival da Boa Vizinhança - 3ª parte", quando o Seu Madruga fala pra Dona Florinda que os vilões são bonitos, e cita como exemplo o programa do Chapolin Colorado. E como era o Ramón quem geralmente fazia os vilões...

Também não é uma piada, e não lembro exatamente de que episódio é, mas há uma cena em que o Chaves chuta a bola do Quico lá pro alto e imediatamente a devolvem, e então ele faz um gesto e diz pra um indivíduo que está por trás das câmeras: "guenta aí!".

Dá para citar até mesmo as vezes em que Chaves e os outros personagens citam ou leem a revista do Chapolin Colorado.

No FVB parte 3 quando o Seu Madruga diz que os vilões dão bonitos ele cita o Chapolin, fazendo uma alusão  mesmo.

Piadas em relação à altura principalmente do Bolaños e do Ruben também contam

E pelo visto, acho que no episódio Expedição Arqueológica, o Ramon diz que tem os ídolos o Chapolin, o Chaves e o Seu Madruga (considerando ele mesmo que fez o próprio personagem).

No episódio "Na barbearia, é fácil ficar parado", o Ramón fala que a personagem que ele mais gosta é do Seu Ramón, "ah, pobre homem como sofre...[foi mancada do dublador  em dizer "Seu Ramón", sendo que o episódio é do lote de 90,No episódio que precisam de um voluntário pra pular de pára-quedas também disseram Vila Grande, e acho que em outros episódios também. Era uma tradução comum]

Provavelmente quem errou no episódio do cabeleireiro foi o diretor de dublagem... eu acho. Ou se Carlos Seidl errou, o diretor deveria te-lo lembrado que era uma referencia ao Seu Madruga]

Outro erro dele (e outra referência à vida real) é este: "Senhor Carlos Vila Grande, aceita Florinda Meza como sua legítima esposa?"

Outros exemplos: "Minha noiva se chama Florinda Meza!"/"Minha noiva se chama Maria Antonieta de las Nieves!"
O velho costume de Chespirito em usar os verdadeiros nomes dos atores.

Lembrei outra:
No Chapolin: A mordida da serpente, quando o Chapolin esta tirando varias coisas de dentro da cabana ele tira uma televisão e diz para a florinda:
-Vai vendo ai o programa do Chaves,assiste ai

Tem também o episódio do menino-problema, onde o Ramón beija um boneco do Seu Madruga.

No episódio da Catapora, Sr. Barriga diz que estudou um pouco de medicina. Edgar Vivar era médico antes de ser ator.

"Preferia ser um bom ator do que ser um ator e médico medíocre"

Ironicamente, no episódio da Venda da Vila, Sr. Barriga diz que não entende nada de medicina.

Não tenho 100% de certeza, mas no programa Chespirito (1981), acho que há uma piada interna no quadro "A Piscina no Banheiro" de "Los Chifladitos".
 Lucas Tañeda avisa a Chaparrón que, se Noé chegar, deve-se dizer que está esperando "El Diluvio que Viene".
Pra quem não sabe, esse é o título de uma peça que durou de 1977 a 1981, com sucesso imenso no México, e que trazia Arturo García Tenório e Hector Bonilla no elenco.

Otra en El actor debutante - 1973
Ramón: ...acabo de recibir una carta que le mandaron precisamente a Chespirito y a que no sabe quién se la escribió
Ma. Antonieta: Quién?
Ramón: LEA
Ma. Antonieta: Imagem El presidente???
Ramón: Que lea la carta
El presidente de México en ese período era Luis Echeverría Álvarez

Tem também uma piada interna no esquete do Dr. Chapatin "Livros realistas", de 1980. O doutor está procurando um livro original, e a guia da biblioteca sugere as obras completas de Roberto Gómez Bolaños.

Em Chimoltrúfia e a Atriz de TV , o tema principal do programa é em torno da novela Milagre e Magia , que encanta todo mundo no episódio .
E logo começam estranhar a incrível semelhança da atriz principal Elisa (Florinda Meza) com a Chimoltrúfia
A Novela e o episódio é de 1991
e no final a Marujinha também diz : "E você acredita que disseram pra mim que eu pareço com a Chiquinha ? Pois é , Pois é , Pois é"

No Vamos ao Cinema também tá cheio disso.
Como quando o Chaves disse que no filme tinha um ator parecido com o Seu Madruga (e na verdade era o próprio Ramon Valdés).

No episódio do "Chirrin Chirrion", do Chapolin (o primeiro a ser exibido na volta ao ar da série, em 2001), Florinda Meza usa uma camiseta um tanto familiar, é uma camiseta do Chaves.

Não se trata de uma coincidência. As duas séries sempre vivem se referindo uma à outra. Chaves já disse mais de uma vez que gosta de ver o Chapolin na "tevelisão". Quico prefere o Chapolin do que os desenhos norte-americanos (olha a mensagem aí, gente!) e o herói até já chegou a ajudar o Seu Madruga, como todo mundo já sabe. Em um antigo episódio, Chaves aparece com uma camiseta que divulga o programa do Chapolin no canal 8. 

E o contrário também acontece: Chapolin já apareceu lendo gibi do Chaves. Em outro episódio do Chapolin, o do menino que jogava os brinquedos na rua, vários desses brinquedos eram bonequinhos de personagens de Chaves - a impressão que dava até é que era o lançamento desses bonecos, tamanho o destaque dado aos mesmos. 
Isso não acontece com outros personagens, como Pancada, Chaveco e Dom Caveira, que não tinham nenhum tipo de merchandising associado aos mesmos, muito embora Chilmontrúfia fosse a estrela de um gibi lançado no final dos anos 80 com os personagens do quadro do Chaveco [Chompiras], não sabemos se esse gibi chegou a ser divulgado pela série assim como os de Chaves e Chapolin.

No episódio "Seu Madruga Professor" parte 2 (1975), Chaves menciona que vendia bilhetes de loteria. Referência ao episódio de 1974.
Em "O Homem Invisível" (nas 2 versões), Chaves e Quico mencionam o episódio do Chapolin onde um homem usa uma tinta e as coisas ficam invisíveis (O Verniz Invisibilizador - 1974).
No episódio dos Peixinhos Coloridos (1973/1979), Chaves diz que nunca viu o mar (ou melhor, viu pela "tevelisão"). Na primeira versão, tudo bem, mas na segunda a piada perde o sentido, pois ele já tinha visto o mar em Acapulco.

Em "O Verniz Invisibilizador", o primeiro quadro é um close numa etiqueta do macacão do pintor interpretado por Carlos Villagrán.

Se olharem bem, é o logotipo de "La Calaca", um fantoche de esqueleto que fazia sucesso no programa "El Club de Los Amigochos", apresentado por Jorge Gutiérrez Zamora, narrador das séries clássicas entre 1974 e 1979.

No episódio do menino problema o Chapolin diz que há muitas crianças pobres, por exemplo um amiguinho dele "que vive aqui na vila"...

 no episódio da "invisibilidade", o Chaves diz ao Quico que não perde um programa do Chapolin.

 no episódio "O Homem Invisível" de 1974 o Seu Madruga diz saber qual é a fórmula de invisibilidade, no ano anterior (1973) foi produzido o episódio "O Espião Invisível" do Chapolin, e quem interpreta o cientista que cria a tinta de invisibilidade é o Ramón.

Em "O menino que jogou os brinquedos", o garotinho, interpretado pela Maria Antonieta, brinca com alguns bonecos de Chaves, ela rejeita todos e quando pega a boneca da Chiquinha, ela diz "Dessa aqui eu gostei".

Em "Os chifres queimados do Professor Girafales":

Seu Madruga: Você já me deixou irritado!
Chaves: Eu não tô aqui pra divertir ninguém!
sendo que o seriado foi feito para divertir as pessoas

No desenho, o Jaiminho mostra às crianças a foto de um velho amigo (o Dr. Chapatin), Chaves lê gibi do Chapolin.

A personagem de Florinda em "Aqui quem canta de galo sou eu!" se chama Roberta, e trabalha muito. a referência... É sobre Roberto Gomez Bolaños

 O nome Espiriquitiberto é a junção de Chespirito com Roberto. 

Em "Quem semeia moeda, colhe tempestade":

Kiko - Me roubaram a moeda de verdade!
Chiquinha - Que ator! Que atorzão você é, Kiko!
Kiko - Eu não sou nenhum ator!

Nesse esquete de 1981...

...a María Antonieta de las Nieves usa um penteado e vestido iguais que os que a atriz Lucía Méndez usou na gravação de alguns capítulos da novela Colorina, em 1980.

Imagem
Em "Barquinhos de Papel":

D. Clotilde: Agora eu entendo porque a Chiquinha é essa praga cabeluda!
Chiquinha: Cabeluda, eu?
Seu Madruga: Chiquinha!
Chiquinha: Mas é, papai, o Chaves até... cortou meu cabelo aqui!

Em "O dia de São Valentim":

Seu Madruga: O que estava fazendo aí?
Chaves: Eu estava escrevendo um cartão de São Valentim.
Seu Madruga : E para quem é que você vai mandar?
Chaves: Pro senhor!
Seu Madruga: Pra mim?
Chaves: Sim, porque o senhor é meu amigo, e um dia me convidou pra comer!

O Terno do Tio Jacinto com Janet Arceo
Chiquinha-Desse jeito, meus meios irmãos vão parecer com Louco Valdés(Irmão de Ramón).

Tem um episódio do Pancada , do qual não me recordo o nome , onde o pancada pergunta de quem é o relógio que o Edgar esta usando , e ele responde :
- Da contra-regra , pô !

"Bombinhas são perigosas..."

Chiquinha: O que tem nesse saquinho?
Seu Madruga: Nada!
Chiquinha: Ah! Não me diga que vendem saquinhos cheios de ar!
Seu Madruga: Não é nada!
Chiquinha: Ah! É o saquinho do Dr. Chapatin!

"O contra-regra"
M. Antonieta: Ah Chespirito, você deveria escrever o roteiro do Chapolin Colorado!

O episódio "O atentado ao delegado - parte 3" (1991) faz referência ao episódio "O crime não compensa" (1987), e este por sua vez faz referência ao episódio "O ladrão da vila" (1982).

Uma que ninguém lembrou foi o quadro dos Chinfladitos "A Arca De Noé":

Lucas: Esta lombriga é a parceira perfeita para o verme.
Chaparrón: Mas esta lombriga é muito jovem. Ela poderia ser minha filha!

Eles se referem a uma personagem interpretada por Paulina Gómez, filha de Chespirito.

na primeira versão de O Cabeleireiro, Seu Madruga diz a Chaves(mais ou menos isso) que se  não estudasse, viraria escritor de programas comicos(ou seja Chespirito).
Uma coisa que nem é bem referencia ao ator e sim uma coisa ate tosca de se comentar é que num episodio do Chaves,Chaves diz que Girafales encosta no teto do estudio.

Mais algumas que lembrei:

- Em "O Belo Adormecido" (1975), Seu Barriga vê Chiquinha e pergunta a ela: "Você não estava morando com umas tias no interior?"
- Em "Recordações", parte 2 (1977), quando Chaves chega à vila pela primeira vez, Seu Madruga tem uma câmera lambe-lambe, provavelmente a mesma que ele usa em "Seu Madruga Fotógrafo".
- O festival da boa vizinhança é mencionado em "O defunto será maior?" (1976, remake). De fato, o festival aconteceria episódios depois.

Fora as inúmeras referências entre séries de Chespirito.
Embora os episódios não sejam sequenciais (à exceção das sagas), alguma coisa de episódios anteriores é lembrada. Séries como "Os Simpsons" fazem muito isso.

Tem um episódio do Dr. Chapatín (que não vou me lembrar o nome) que é inteiro sobre o Chapolin.
Digo, o Dr. Chapatín fala sobre o Chapolin e o sucesso que ele fazia na época.

Já foi citado o episódio "Os toureadores, parte 2" de 1976?
Aquele onde o Madruga explica que no dia 1º vai acertar o passo com seu primo Madroga nos 15 meses de aluguel (uma referência ao personagem Seu Madroga, lembrando o nome que lhe foi dado na primeira dublagem do episódio "O primo do Seu Madruga"

No episódio "O Descobrimento da Tribo Perdida" de 1972 do Chapolin, quando o Chefe da tribo gordichola conversa com a mocinha:

O Chefe da Tribo (Edgar) Chama a mocinha falando -Lola, e depois a mocinha diz, -Não sou Lola, sou Maria Antonieta.

Em "O Atropelamento" (1975), Quico diz a Chiquinha que quando vê sangue, desmaia. Ele menciona isso novamente em "Animais Proibidos" (1976).

Em "Posso não emprestar o que é meu..." (1975), Seu Madruga pergunta sobre suas gravatas, e Chiquinha responde: "Como assim suas gravatas? O senhor só tem duas!". Referência a "Quem dorme com criança acorda molhado", 1 ano antes.

Não sei se da pra chamar de referência,mas no inicio do ep "Seu Madruga Fotógrafo-Parte 2(1977)" a Chiquinha canta "Ouça bem,Escute bem" do ep "O Ano Novo do Chaves"(1976)

Muitos objetos foram reutilizados nas séries. Por exemplo, um caixote com uma caveira desenhada, que aparece em alguns episódios de 1974.
Imagem

Imagem

Outra coisa que notei que uma das "maletas" que é tirada da barraca é a mesma que a Chiquinha levou para Presidente Prudente :lol: (ambos são de 1975)

Imagem

Imagem

Entre outros exemplos, como aquele famoso quadro das mãos juntas, que apareceu em vários episódios do Chapolin.

Imagem


Outra que notei: essa mala aparece também em outros episódios.

"O alfaiatezinho valente", parte 1:

Princesa (Florinda): Eu sou a princesa!
Alfaiatezinho Valente (Chespirito): Sim, e eu sou o Chapolin Colorado!


No episódio "A mansão mal assombrada" de 1974 no áudio original, no momento em que Chapolin se assusta com a caveira no sofá ao seu lado, chega a Angelines e ele vai explicar porquê está assustado. Quando ele diz que é por causa da caveira que está no sofá e se vira, a mesma já não estava mais lá, aí o Chapolin diz: Foi levada por GUTIERREZ ZAMORA. Pra quem não sabe esse Gutierrez Zamora era o locutor das aberturas das séries CH, que não duvido nada que realmente tenha levado a caveira de lá por trás das câmeras
Na dublagem, MAGA disse que quem levou a caveira foi o Conde Drácula.

No episódio dos ioiôs(1974),Chaves vende a revista dele mesmo,dentre outras.E fizeram questão de dar um close.




















Nenhum comentário:

Postar um comentário