domingo, 21 de fevereiro de 2016


Imagem

Faleceu na manhã deste domingo a atriz mexicana Maria Luisa Alcalá, que interpretou a Malicha, no Chaves. Ela tinha 72 anos. A morte foi confirmada por seu manager, Juan Carlos Aguilar.

Alcalá nasceu em 26 de março de 1943 na Cidade do México e, aos 5 anos, participou do filme "Los tres huastecos", de Pedro Infante.

Com uma ampla trajetória na televisão, nos anos 1970 participou do seriado "Chaves" como a Malicha, a afilhada do Seu Madruga, substituindo a Chiquinha. Ela esteve em três episódios: "O Matador de Lagartixas", "Sujando a Roupa do Quico" e "O Festival da Burrice".

Outro de seus famosos personagens foi Claudia, a empregada doméstica do programa "Dr. Candido Perez". Ela esteve ainda em novelas como "A Usurpadora", "Esmeralda" e "Amy, a Menina da Mocilha Azul".

A atriz será velada na agência Gayosso de Félix Cuevas.

Imagem

É MELHOR 'ESQUECERMOS' O SBT, ou nos contentarmos com ele?


Venho acompanhando o meio CH, à distância, desde 2008, 2009 por aí. Do ano passado pra cá tenho participado um pouco mais das discussões, mas nesse momento gostaria de propor-lhes uma reflexão mais profunda e, creio, que uma data tão importante como o aniversário de Chespirito seja um momento propício para.
Quando comecei a pesquisar sobre Chaves e Chapolin, pude ver uma verdadeira epopeia que era o movimento "Volta Perdidos", que tinha como um dos destaques o Vallette Negro, pedir e reivindicar a volta dos famosos episódios perdidos de Chaves e Chapolin, os quais atrocitadamente o SBT engavetou a maioria em 1992. O movimento, que se iniciou nos anos 2000, esperou praticamente DEZ anos para ver QUASE todos os episódios dublados pela MAGA ao ar no SBT. E quando nós estávamos quase acreditando que o pesadelo finalmente tinha acabado, eis que temos notícias de que ainda temos episódios de Chaves engavetados, sendo que três a maioria de nós só os conhece porque estão no youtube.
Em se tratando de Chapolin, o descaso é ainda maior. Sempre tratado como mero coadjuvante de Chaves pelo SBT, que explorou Chaves à exaustão enquanto ofuscava o nosso herói, sempre tratado com desdém desde os anos 80, já que teve que esperar 6 anos para que outros episódios finalmente estreassem no Brasil. Nos anos 2000 o tratamento piorou de vez e Chapolin acabou tendo exibições esporádicas e restritas. Ao contrário de Chaves, tivemos estreias e retornos de episódios sem aviso prévio entre 2006 e 2009, exibições lamentáveis dos semelhantes em 2013 que, além da falta de divulgação, exclusão das esquetes não ficou mais que duas semanas no ar.
Hoje, temos a certeza cada vez maior que o SBT está pouco se fodendo para os fãs e para as séries: enquanto o Chaves tem exibições vergonhosas com esquetes sendo limadas dos episódios principais ficando restritas às manhãs de sábado, SBT mantendo episódios perdidos nos seus arquivos sem colocá-los ao ar, e aumentando o números de exibições nos mesmos com edições porcas em suas afiliadas, Chapolin segue escanteado pelo SBT sem previsão de retorno, e como vários episódios ainda escondidos nos arquivos.
Aonde eu quero chegar com isso?
Sinceramente a cada dia que passa estou mais desiludido com o SBT e com o próprio Meio CH.
Não vejo nenhum grande por parte do Meio CH. Vejo uma inércia muito grande por parte de muitos que simplesmente esquecem da existência do Chapolin. Hoje vemos muitos "pseudo-fãs" do facebook que não pensam no que é bom para a série e exigem absurdamente que o SBT vire uma espécie de TV Chaves, exibindo-o 24 horas por dia, 7 dias por semana sem os episódios semelhantes e sem os episódios redublados pela Rio Sound e enquanto isso ignoram completamente o Chapolin.
E o Chapolin?
Algumas atitudes recentes do SBT me fazem enxergar o óbvio: O SBT quer retirar a série definitivamente do ar e de forma gradativa. O próprio Murilo sinalizou isso em entrevista, afirmando que com a expansão do conteúdo em HD, Chaves perderia espaço por ser um programa antigo. O SBT talvez não queira se livrar completamente do produto, porque o mesmo ainda rende bem a emissora, mas em breve o SBT vai retirá-lo da grade e, na melhor das hipóteses deve utilizar outras plataformas para acomodar o mesmo: internet, tv a cabo (caso eles queiram investir nisso, enfim...). quanto ao Chapolin, nada se comenta, mas o quadro deve ser ainda pior.
Os fãs tem pedido ao longo de aproximadamente 16 anos (que foi quando a internet se popularizou e o Meio CH surgiu), e o SBT tem nos retribuído com migalhas aqui e acolá e continua nos mantendo refém do mesmo, já que só eles dispõe de alguns episódios que jamais vimos na vida de ambas as séries.
Bem, amigos, estou cada vez mais desiludido com o SBT, e por conta disso eu chego ao título que dei a esse tópico:É triste, mas é a realidade: É MELHOR 'ESQUECERMOS' O SBT. Sejamos realistas, não esforço por parte do SBT em liberar logo tudo o que eles te, eles não estão nem aí, não estão se importando com isso, eles não gostam do Chapolin, enfim. O SBT não está se importando com nós fãs. Lembre-se: o saudoso Thomas Henrique morreu sem ver o episódio "Querem apostar como eu nunca mais entro numa aposta?", o qual o SBT miseravelmente nos escondeu por 30 anos! (E nos escondem os 7 minutos finais até hoje). Será que mais fãs morrerão sem ver tudo que a MAGA dublou?
Eu gostaria de sugerir uma coisa: vamos organizar um grande movimento, se unir e passar a cobrar outras emissoras, como a Turner o qual eu não vejo nenhuma menção nesse sentido. Poderíamos pedir á Turner que solicite a Televisa que eles liberem tudo o que tem. Que a Televisa dê um fim nesse pacto satânico com o SBT! Só na TV paga poderemos ter a possibilidade de ter uma exibição um pouco mais decente de ambas as séries. Lá teríamos mais chance de ver os inéditos e semelhantes do Chapolin do que no próprio SBT. Eles detêm os direitos, eles podem pedir por isso, com a pressão dos fãs. Eu vejo eles ouvirem muito os telespectadores do Esporte Interativo, por exemplo, porque não nos ouviria? Bastaria ser um movimento grande e organizado. O Meio CH precisa se fortalecer e voltar a fazer o barulho que fazia anos atrás. Sei que eu posso estar sonhando demais, mas precisamos "esquecer" um pouco o SBT e buscar outras possibilidades. Eu coloquei "esquecer" entre as aspas porque nunca poderemos abandonar completamente o SBT, pois tem a problemática dos perdidos mundiais (embora eu creia que o SBT não tem o menor interesse em colocá-los no ar um dia). Chespirito já faleceu, qual seria uma motivação para liberar o resto das raridades? Então, espero que vcs reflitam comigo e que possamos nos unir e pensar em alguma coisa. Não podemos ficar reféns do SBT. Chaves é um produto que rende, dá audiência e tem um público fiel e sei que a Turner sabe disso e por conta disso se começássemos a conversar com ela, talvez teríamos resultados positivos e mais concretos do que o SBT que quer mais é que a gente se foda!
Chegará um momento que nem o próprio SBT não dará mais importância a CH, Mais infelizmente é a Realidade.
A questão é que muitas vezes, só reclamos do SBT. O SBT não tá nem aí gente, eles nos dão as migalhas.
E quero abrir um parêntese sobre o Meio CH, pois no texto eu ia exemplificar o fiasco do twittaço proposto pelo Valette. Por isso que reafirmo que precisamos nos unir. E precisamos também por os pés no chão, eu particularmente acredito que o SBT NÃO VÁ MAIS nos liberar nada de novo em relação a ambas as séries.
[Sobre o Twittaço precisamos planejar outro, essa é a melhor época]
Para o SBT liberar mais material seria preciso criar uma grande campanha como a de 2013, se não me engano.
Uma vez a Turner até chegou a pedir mais episódios pra Televisa mas ela não quis liberar
 isso  será diferente agora?
Claro que será diferente. A lista registrada no início de 2014 corresponde ao lote liberado pra Netflix e Turner.
Na hora que pedirem passam. Aliás, acho que eles já tem, vide Cartoon fazendo matéria dizendo que faltavam 53 episódios do Chaves sem dublagem (isso foi antes das dublagens RioSound) + 39 de Chapolin e TBS anunciando por dias a parte 1 de Acapulco pra no final não ter exibido.
Por isso que digo que precisamos pressionar a Turner também, para que estes pressionem a Televisa.
Esse contrato SBT x Televisa é infernal. A Televisa deixa o SBT aprontar com as séries e não faz nada para mudar isso. Como o pagamento dos direitos sempre está em dia, a emissora mexicana nem liga para o que acontece aqui no Brasil.
Amigos, Chaves e Chapolin não vai durar para sempre. Vai chegar um tempo em que CH irá envelhecer. Nada que é criado pelo homem é eterno.
dai vamos ver o outro lado da moeda:

Se o SBT não da bola pra gente, quanto mais a Turner/Televisa...
É triste, mas é a realidade: É MELHOR SE CONTENTARMOS COM O SBT...
Véi na boa, quem tem a possibilidade de exibir algum perdido que seja (mesmo as chances sendo baixíssimas) além do SBT?
Turner, Televisa?
A Turner é a emissora mais desorganizada do mundo, cês acham que ela tá se importando com isso de "Episódios não Exibidos"?
E eu nem vou mencionar o Pacto e a Televisa.............
A única emissora de TV a Cabo que exibiu CH que prestou foi a TLN, embora atualmente nem pegue o sinal aqui no Brasil, porque o resto achei as exibições e o tratamento pior que o SBT.
O foda da Turner é a abertura (que é padrão da Televisa, isso é visto pela mesma abertura no Netflix) e o sumiço de episódios por causa de clipes em espanhol. E até os cortes fixos por causa de cigarro ou outras coisas, vide "Os marcianos".
Além das exibições bagunçadas e quando da a doida neles e reprisam episódios que passaram a pouco tempo, fora alguns episódios com zoom, áudio ruim (noise reduction) e cortes fixos da Televisa em alguns episódios.
Áudio ruim e cortes fixos já não são problemas da Turner em si...
E a exibição não é tão bagunçada. É o horário que voa mais que a grade das 14h do SBT.
ou  acho que sim, fora que reprisam de novo a exibição em outro horário
É por isso devemos deixá -los em paz?
penso que se enchem o saco do SBT, tem que encher o saco da Turner também.
Não estou satisfeito com as exibições do TBS não, É também gostaria que outra emissora de TV paga adquirisse as séries, mas é o que temos pessoal.
Se a Televisa distribuisse tudo o que tem dublado so iam faltar os perdidos mundiais. Mas pra isso temos que encher o saco de todo mundo nessa porra.
Vamos jogar a real gente a maior parte da culpa do sbt é do Silvio Santos pois ele é o responsável pela emissora e foi ele que jogou as séries ch para fora da exibição e no lugar colocou novelas, melhor a gente participar do movimento volta Chapolin, pois eles não tão nem aí é a única maneira de recuperar o Chaves e Chapolin é processar o sbt, pois não tem outro jeito,[Processar o SBT????
Processar alegando o que? Nem obrigação de exibir as séries eles tem]
se não fizermos algo para ter as séries de volta, as séries ch serão extintas da televisão brasileira e o que será dos fãs sem os personagens do nosso mestre chespirito?
"a maior parte da culpa do sbt é do Silvio Santos"
colega... o Silvio tá lá só pra receber o dele e fazer uma ou outra loucura na grade, vide I Love Lucy ano passado
o culpado aí é um tal de Murilo Fraga
O foda é que não existe saída. Televisa e SBT tão cagando pra gente, eles não vivem disso. Os únicos que estão realmente interessados nesse material são os fãs. E vamos ser realistas, são poucos. Poucos os que vão no Twitter tentar fazer barulho, por exemplo.
Vamos supor que no lugar do Chaves, fosse uma outra série foda criada pela Televisa, Os Simpsons. Os fãs de Os Simpsons, que são muitos de várias partes do mundo, com certeza fariam pressão contra a Televisa para que a mesma liberasse esses episódios. O que eu quero dizer é que estamos sozinhos nessa, tentando um material que não tem a fama mundial e admiradores do mundo inteiro para nos ajudarmos. Acho que nem os mexicanos não se importam tanto quanto os brasileiros. Nunca existiu uma pressão real que chegasse à emissora mexicana. É por isso que não podemos esperar nada do SBT, que pretende deixar toda sua grade em HD, e, principalmente, da toda poderosa Televisa.
A minha esperança é essa união entre SBT, Record e Rede TV! vingar e termos o "SBT 2" (O Viva do SBT) e a "Record 2" (O Viva da Record) na TV por assinatura e nesse "SBT 2", o SBT exibir o Chapolin.
Podia passar os semelhantes e inéditos do Chaves que ainda não foram exibidos nesse "SBT 2" e deixa os episódios comuns do Chaves nos finais de semana no SBT principal (TV aberta) para os leigos do Facebook assistirem à vontade
Pleno 2016 e ainda tem gente que acha que o Sílvio Santos tem o controle das séries CH ?
Da programação ele tem, mas nem deve saber da história dos perdidos.
e nem adianta pedir pra ir pra cnt, Eu duvido que a CNT dure muito tempo...
A CNT "acabou". A emissora tem apenas duas horas de programação própria por dia.
 e voltando no sbt
O Silvio só altera a programação quando é do interesse dele.
Para reforçar o dito  acima, lembrem-se de "I Love Lucy".
Infelizmente sempre seremos reféns do SBT. Seja pelos perdidos mundiais, dublagem Maga, e outras raridades que possam ter.
E não esqueçamos do Chapolin, a série mais injustiçada nessa história toda. Oh, e agora quem poderá defendê-lo?
Nós! Os fãs! Se nós nos unirmos e lutarmos juntos eles (SBT, Turner e o raio que o parta) não contaram com a nossa astúcia! quem assim pensa e concorda, sigam-me os bons!
Caso estivesse vivo, Roberto Gómez Bolaños, uma das maiores personalidades que a televisão já conheceu, estaria completando 87 anos de vida neste dia 21 de fevereiro.

Conhecido a nível mundial como “Chespirito” (um pequeno Shakespeare), e filho dos destacados artistas plásticos Francisco Gómez Liñares e Elsa Bolaños Cacho, Gómez Bolaños nasceu na Cidade do México no ano de 1929.

Em sua juventude, Chespirito estudou engenharia mecânica e elétrica; além de um bom estudante, também foi um ótimo jogador de futebol amador e praticou boxe. No início da década de 50, ingressa na Publicidade Darcy, como aprendiz de escritor e começa a criar jingles, slogans, anúncios e folhetos; ganha destaque pelo seu trabalho, e assim, chega aos programas de rádio e televisão. Recebe a oportunidade de escrever um programa com Viruta e Capulina, intitulado “Cómicos y Canciones”; êxito no rádio e maior ainda na televisão durante mais de 10 anos.

Em 1956, casa-se com Graciela Fernández, após 5 anos de namoro. O relacionamento deu fruto à seis filhos, sendo cinco mulheres e um homem (Roberto Gómez Fernández, que hoje segue os mesmos passos do pai).

Ao longo dos anos, Chespirito escreveu e atuou em vários programas para a televisão e até para o cinema, sempre conseguindo reconhecimento e prestigio através público. Inicia “Los Supergenios de la Mesa Cuadrada” e “El Ciudadano Gómez” em 1968 e logo em seguida o programa de esquetes cômicos intitulado com seu próprio apelido (Chespirito) em 1970. É nessa época que surgem “Chapolin” e posteriormente “Chaves“. O sucesso foi tanto, que em pouco tempo ambos viram programas independentes e são importados para o mundo todo. Estima-se que em 1975 “Chaves” era visto semanalmente por mais de 350 milhões de pessoas, de todas as idades e classes sociais, em diversos países. Ainda na década de 70, Chespirito apresenta o filme “El Chanfle“, sucesso de bilheteria.

Entre 1980 e 1995, após desfalques em suas séries de sucesso dos anos 70, Bolaños retoma o Programa Chespirito. Desta vez bem mais estruturado e com vários quadros, suas histórias seguem conseguindo ótimos índices de audiência.

Em 2004 casa-se pela segunda vez, nesta ocasião foi com Florinda Meza, após estarem juntos desde o final dos anos 70. O casal estava residindo na cidade de Cancún, no México, pois a altura da Cidade do México, devido à altitude, não fazia bem à saúde de Bolaños. Apesar de continuar em sua casa em Cancún, também no México, Bolaños não resistiu à idade, problemas respiratórios e dificuldades de locomoção, e faleceu aos 85 anos, no fatídico dia 28 de novembro de 2014.