domingo, 24 de janeiro de 2016


 ao fazer a triagem do Chapolin, foi encontrado "muito vampiro".  me surpreendi, porque eu não sabia que essa história tinha uma versão mundialmente perdida. Ao que tudo indica, o SBT possui duas versões alternativas do episódio. Uma delas creio ser "Um giro com o vampiro" de 78 e a outra só pode ser a mundialmente perdida de 74.

VERSÃÃÃÃO SANDRA MARA
Eu já imaginava isso antes, até pq imagino que mais de 70% dos episódios semelhantes inéditos do Polegar venham do incógnito lote de 1988, que praticamente jamais estreou. Mas ainda assim, foi interessante ter a confirmação de que a maior parte dos episódios semelhantes da série, em que aparece a Maria Antonieta foi dublada pela Sandra Mara.

O PLANETA SELVAGEM, VERSÃO 1... OPS... AVENTURAS EM VÊNUS
Acho até que já falei isso aqui. Não sei se a Maga narrou o título da versão perdida do Chapolin em Vênus ou se o título partiu do SBT, baseando-se no título da versão de 1981. Mas internamente, ele é conhecido como "Aventuras em Vênus".

QUANTOS SEMELHANTES?
Não sei ao certo quantos semelhantes do Chapolin existem, mas quando questionei se faltavam mais ou menos uns cinquenta, me perguntaram quantos já tinham ido ao ar. Quando eu respondi "27", a réplica foi: "É... Mais ou menos isso!" Ou seja... Por dedução, é algo em torno de 70 ou 80 episódios. E deve ser por aí mesmo, visto que isso somaria mais ou menos uns 200 episódios, contra 240 de Chaves, o que resulta mais ou menos na discrepância entre as séries no lote de 84. Os demais lotes devem ter sido menos desiguais, mantendo eterna a distância de quantidade do lote de estreia.

UMA PINCELADA NO CHAVes
Acho que também já mencionei isso aqui, mas caso alguém ainda não tenha lido, vale o registro. Quando questionei sobre a redublagem de "O marujo enjoado", me foi passado o seguinte: o primeiro sketch está intacto com a dublagem MAGA, mas não foi autorizada exibição e exigida a redublagem, visto que a pista de áudio  do episódio principal (Sustos na vila) encontra-se vazia. Não se sabe se foi perdida ou se por algum motivo jamais foi dublado. Eu acredito em perda, já que sabemos que "Pintores amadores" e "O novo chefe do bando" foram dublados e o SBT não os possui mais. Mas não posso afirmar e talvez jamais saibamos!

E para terminar, a frase que eu ouvi nesse dia...

"Ah, mas o dia que o SBT exibir tudo acaba o mistério!"

Tá... E eu pergunto: QUANDO ESSE DIA CHEGARÁ????????????????
Ser fã de Chaves requer pensar no que é melhor para a série e para sua existência na televisão. Esse melhor pode ser a aquisição de novos episódios. Pode ser a diminuição de episódios exibidos semanalmente. E também pode ser uma saída temporária da programação diária. É o caso de agora, em que o SBT anuncia a saída de Chaves da grade diária. A partir desta segunda-feira (25), o seriado vai ao ar apenas aos sábados (6h e 18h30) e domingos (9h).

A reação nas redes sociais foi imediata. Centenas de fãs indignados com a decisão de esticar as novelas, que agora ficarão no lugar da série. Mas será que a decisão do SBT foi correta?

Em primeiro lugar, não sabemos as razões concretas. Nenhum comunicado oficial justificando a decisão foi divulgado. Mas estudando os números da audiência de Chaves desde o começo de 2015, temos uma pista: a série está perdendo audiência e o SBT, aparentemente, resolveu dar um descanso a ela.

CHAVES ESTÁ PERDENDO AUDIÊNCIA

 analisamos todos os índices de audiência do Chaves e da atração imediatamente anterior a ela, de segunda a sábado (Cozinha sob Pressão, A Feia Mais Bela, Raul Gil, Patrulha Salvadora, A Usurpadora e A Dona) desde 1º de janeiro de 2015. A partir disso, tiramos a média mensal de audiência desses dois programas. Veja o gráfico (dados de janeiro a dezembro):

Imagem


Em janeiro de 2015, Chaves e a atração anterior estavam praticamente empatados numericamente. Nos meses seguintes, ambos foram crescendo na média - mas Chaves cresceu mais, tanto que chegou a um pico de 8 pontos em junho. Nos três meses seguintes, uma queda seguida de estabilização.

No entanto, a partir de setembro, a situação começou a mudar. Chaves foi perdendo audiência - assim como o programa anterior. Só que o movimento foi pior para o Chaves, que perdeu mais audiência. Em outubro, os índices empataram, até que em novembro, Chaves foi ultrapassado.

Outro índice importante diz respeito às variações da audiência - ou seja, quando Chaves eleva ou derruba os índices da atração anterior. Veja o gráfico (dados de janeiro a dezembro):

Imagem


Como se nota, Chaves reinou soberano por muitos meses, elevando quase sempre a audiência do programa anterior. Em abril, chegou a dar mais audiência em todos os dias (considerando segunda a sábado). Mas em setembro, começou uma queda. E em novembro e dezembro, Chaves derrubou a audiência na maioria dos dias.

Agora, vamos aos números de janeiro de 2016:

Imagem


Como se vê, as médias da atração anterior e do Chaves subiram. Só que a atração anterior subiu mais (0,6 ponto) e o Chaves subiu menos (0,3 ponto). Para piorar, Chaves está com seus piores momentos em termos de variação na audiência. A série derrubou a audiência 14 vezes este mês e subiu ou igualou em apenas 4.

Quando comparamos com o mesmo período de 2015, o resultado é ainda pior. 



POR QUE ESSES NÚMEROS SÃO IMPORTANTES?

Não podemos esquecer que o SBT é uma emissora de televisão. Como negócio, ela sobrevive graças aos números de audiência. Com mais audiência, ela consegue vender mais anúncios. Se um produto tem mais Ibope, o anúncio é visto por mais pessoas. Além disso, um produto com audiência ruim prejudica o que vem em seguida.

Se Chaves vinha com essa tendência de queda na audiência, enquanto as novelas vêm dando melhor resultado, seria uma tendência natural tirar a série da programação - sobretudo neste período de férias, onde tradicionalmente Chaves dá menos audiência.

Chaves é importante para o SBT, mas é um produto como qualquer outro, sujeito às decisões estratégicas da emissora para obter mais audiência.

POR QUE CHAVES ESTÁ CAINDO NA AUDIÊNCIA?

É difícil responder a essa pergunta, já que não temos acesso a relatórios mais detalhados de audiência, indicando o movimento do público. Mas podemos supor algo: a saturação.

O SBT tem 237 episódios de Chaves em exibição regular. Mas a forma de transmissão é equivocada. Com as exibições diárias, são 27 episódios e esquetes por semana. Se todos os episódios fossem exibidos de forma regular, seriam necessárias oito semanas para o mesmo episódio ir ao ar de novo. O que acontece hoje é o contrário.

Veja um exemplo deste domingo: o capítulo "O Dinheiro Perdido", que foi transmitido pelo SBT em 4 de janeiro, foi reprisado hoje. Ou seja, o mesmo episódio passou com apenas 20 dias de diferença.

E há situações piores. Em 2015, "O Fantasma da Vila" foi ao ar onze vezes - quase uma vez por mês. Enquanto isso, episódios como "O Despejo do Grande Campeão" e alguns dos episódios inéditos e ou redublados em 2012 foram ao ar apenas uma vez durante o ano inteiro.

E mais: algumas sagas ficam praticamente restritas ao horário das 9h de domingo, como "As Novas Vizinhas", "A Sociedade" e "O Cãozinho Madruguinha". Assim, a exibição de segunda a sexta-feira tem muito menos episódios - e muito mais reprises.

Com uma situação dessas, como é possível querer prender o espectador todo dia no SBT, sabendo que pode ver um episódio duas vezes em menos de um mês? E não interessa que já conheçamos todos os episódios de cor. Essa exibição desorganizada satura a série e afasta os espectadores, sejam os fãs ou o público ocasional que gosta da série.

NÃO É A PRIMEIRA VEZ QUE O CHAVES SAI DO AR DIARIAMENTE

Em 2013, o SBT tirou a série da grade diária, deixando-a apenas aos finais de semana. Essa situação durou quase um semestre, até que o Chaves voltou em janeiro de 2014, com os episódios inéditos dublados em 2012. Desde então, a série teve ótimos desempenhos em vários momentos. Em meados de 2014, chegou a picos de 11 pontos no Ibope. 

A emissora bem que tentou colocar outras coisas no lugar de Chaves, ou então dividindo horário. Mas elas sempre davam menor audiência. São exemplos o "Caso Encerrado" e a "Patrulha Salvadora".

Mas depois de tanto tempo no mesmo horário, é natural que Chaves tenha uma queda na audiência, sobretudo com os problemas que já apontamos antes.

E AGORA, O QUE FAZER?

Nossa opinião? Simplesmente esperar um pouco. Como dissemos, não é a primeira vez que Chaves saiu da programação diária. O SBT tem suas razões para tirar a série. 

É possível que a série volte logo? Sem dúvida, ainda mais se as novelas derrubarem a audiência do horário. Outro fator importante é a utilização desse horário pelas afiliadas do SBT com programação local. Com Chaves, elas podiam jogar mais fácil seus programas. Com a novela, o SBT vai ter que improvisar com duas versões diferentes. Ou seja, "A Dona" terá uma edição diferente para o sinal de São Paulo e outra para a rede, nas emissoras que têm sua programação própria. 

Diante dos números, uma saída temporária pode ser positiva para o Chaves. Depois de algumas semanas, a série pode voltar e render mais na audiência, como já aconteceu em outras ocasiões. 

Portanto, nós apoiamos esse descanso momentâneo para o Chaves.

O SBT PRECISA CORRIGIR SEUS ERROS

Em 2013, quando o SBT tirou o Chaves da grade diária. Eu disse que, quando o Chaves voltasse ao ar, o SBT tinha que corrigir seus erros. Como se vê, isso não ocorreu.

O canal segue saturando a série, exibindo os episódios de maneira desordenada. Seria prudente que o SBT reconsiderasse a forma como vem transmitindo o Chaves. Por que exibir um episódio onze vezes em um ano e exibir outro apenas uma vez? A emissora poderia muito bem fazer uma exibição decente, mas não o faz. E isso acaba se refletindo na audiência.

A nossa exibição ideal:
- Menos episódios sendo exibidos semanalmente (o ideal seria, no máximo, dois por dia);
- Maior espaço entre uma reprise e outra;
- Exibição de todos os episódios disponíveis, em todos os horários (sem limitar episódios a apenas um dia ou horário);

Seria o melhor para os fãs e para o próprio SBT, acreditamos.

E O CHAPOLIN?

Enquanto isso, o Chapolin segue escanteado pelo SBT. Em 2015, mesmo com audiência próxima a de outras atrações no mesmo horário - e até dando mais audiência que o Chaves, o SBT tirou o Polegar do ar. E ainda sabotou as exibições, reprisando episódios com apenas um mês de diferença - e deixando outros de fora.

Seguimos insistindo para que o SBT exiba o Chapolin em algum horário. Por que não passar a série aos domingos de manhã, antes do Chaves? É um horário em que a emissora usa apenas para tapar buraco, sem grandes preocupações com a audiência. São duas horas de programa, sem intervalos. 

Colocando o Chapolin nesse horário, o SBT poderia muito bem exibir todos os episódios que tem - incluindo os inéditos e perdidos e todas as esquetes. Não prejudicaria a audiência e ainda atenderia aos nossos interesses: conhecer tudo o que há da série com dublagem Maga.

Há cerca de 15 anos que o SBT não exibe o Chapolin de forma regular para todo o Brasil. E ainda escondem episódios dos fãs. E muito pouca indignação se vê por aí.

EM RESUMO

Chaves está caindo no Ibope e, por isso, é natural que a série saia do ar. Nós apoiamos um descanso para o seriado, para que ele logo volte ao seu horário tradicional. No entanto, queremos que o SBT exiba Chaves de maneira correta, de modo a diminuir a saturação e, assim conquistar mais audiência.

Por fim, defendemos que o SBT volte com o Chapolin em algum horário - nos domingos pela manhã, por exemplo. Não é coerente defendermos apenas a volta do Chaves sem defender a volta do Chapolin.
Galera,

Fiquei uns dias sem atualizar o blog,  tinha uma galera  apertando o presidente  do fã-clube valette negro por conta das exibições (ou não exibições) de novidades em Chaves e Chapolin. Como no ano passado  prometeu que soltaria o que soubesse caso nada de novo ocorresse, mal acabou o ano e começaram a procurar ele no Facebook e fazer uma pressão nos fóruns. Precisou de um tempo pra raciocinar em cima disso e ver se valeria a pena falar algo e devo deixar CLAROS OS MOTIVOS! Por quê?

1. Nem todas as informações vieram diretamente das mãos do SBT. Algumas passaram por terceiros antes. Dessa forma, NÃO Tem COMO ATESTAR A AUTENTICIDADE DA INFORMAÇÃO, NEM  RESPONSABILIZAR o sbt PELAS MESMAS! Ele resolveu falar tudo abertamente, PORÉM, SE ALGUÉM POSTERIORMENTE VERIFICAR QUE ALGUMAS DAS INFORMAÇÕES NÃO SÃO VERÍDICAS,  NÃO CAIAM MATANDO EM CIMA DEle, VISTO QUE, REPITO... NEM TUDO VEIO DIRETAMENTE DO SBT! Espero que esse ponto tenha ficado BEM CLARO!!!

2. As informações que vieram diretamente de funcionários do SBT, não houve tempo nem possibilidade de comprovação. A última informação(e pôde ser comprovada através de fatos evidentes) foi  que o Chapolin já entrou no ar em 2015, com data para sair. Posteriormente, uma (MEIA-BOCA), que não pôde ser posteriormente comprovada, visto que após isso, não conseguiram arrancar mais informações de fonte NENHUMA. Quase um pacto de silêncio. No meu entender, depois do barulho dos fãs devem ter repreendido funcionários por conta do vazamento de informações e agora estão com medo de falar com quem quer que seja. Sendo esse OU NÃO o motivo, o fato é que não temos mais fontes no SBT, as poucas pessoas depois disso não quiseram dizer um “ai” sobre CH. Dessa forma, abaixo seguem as últimas informações(lembrando, que NENHUMA DELAS pôde ainda ser comprovada). Se alguém tiver meios para comprovar ou desmentir tais informações, favor fazer isso COM EDUCAÇÃO e sem ataques ao valette. Também é de  interesse dele comprovar a procedência ou não das mesmas.

Dito isso, vamos lá...

EPISÓDIOS PERDIDOS DE CHAVES


No ano passadosaiu o guia oficial do SBT onde constam os títulos oficiais MAGA, bem como o das redublagens e os originais em espanhol. Além de descoberto o episódio “Oras, bolas” que veio a ser exibido pouco depois, vimos que definitivamente o SBT não tinha mais “O novo chefe” e “Pintores amadores”, ambos de 1973. Até aquele momento, o guia era fechado em 240 episódios. Sendo 226 versão MAGA e 14 versão Rio Sound. Aí entra a segunda parte da história. Foi informado, POR TERCEIROS, que existia um outro guia em andamento e que o mesmo seria fechado assim que o SBT terminasse de vasculhar seus arquivos em busca de episódios em velhas fitas não mais utilizadas. Até que foi enviado (pela mesma pessoa, que pediu para não ser identificada) esse tal guia, que seria o definitivo.  JAMAIS  se pode comprovar a autenticidade desse guia, que tem títulos bastante sugestivos, porém, NÃO POSSO ATESTAR SUA LEGITIMIDADE. Esses episódios seriam:

A CONTA / OS CARPINTEIROS -PARTE 2 – dá a entender que o mundialmente perdido do carpinteiro tem um sketch, que aparentemente seria mais uma versão ou reexibição de Chompiras e Peterete no bar.

LADRÕES / O JARDINEIRO – creio ser o da chirimóia 73.

QUEM DISSE ISSO? – palpites???

HOJE É DIA DE FALTAR A AULA – versão 73???

QUER APOSTAR COMO EU GANHO ESSA APOSTA? / ESSA LOUCURA PEGA - provavelmente o da vendedora de flores e Chaves falando com as portas, que é mundialmente perdido.

A ESCOLINHA DA PROFESSORA CHIQUINHA – seria o mundialmente perdido???

Na época chegaram a questionar o Fraga sobre a possível existência e exibição desses supostoss episódios. Ele não respondeu. E isso deixou no ar se realmente existem ou não! E se existem, se também não esclarece se um dia irão ao ar ou não...

Em tempo, informações (essas sim são quentes) dão conta de que todos os episódios mundialmente perdidos (carpinteiros, toureiros, Madruguinha e Vênus) estão em perfeito estado de conservação e prontos para exibição. O dos carpinteiros já comprovamos. Mas falta o resto...

ANTES QUE PERGUNTEM: infelizmente jamais consegui uma lista do Chapolin como a do Chaves que soltei ano passado, com a inclusão dos episódios semelhantes. Mas ainda não desisti da busca!

PACTO SBT x TELEVISA

Há uns dois anos,  a informação QUENTÍSSIMA de que o SBT e a Televisa fizeram uma espécie de pacto que deu total exclusividade ao SBT quando aos episódios semelhantes. A Televisa possui todos, mas não distribui, por fidelidade E LOGICAMENTE, GRANA ao SBT. Isso já ficou mais que provado, inclusive pelo fato do TBS ter anunciado durante semanas “Vamos todos a Acapulco” e não tê-lo exibido!

Mas, lembram-se do que eu disse mais acima: “Posteriormente, consegui uma, que não pôde ser posteriormente comprovada, visto que após isso, não conseguiram arrancar mais informações de fonte NENHUMA.”. Pois bem... isso está relacionado com a informação que segue agora... Essa informação que não pôde ser comprovada,  dá conta de que esse acordo terminou! Por quê? Após a morte o Bolaños, a Televisa teria dado um ano para o SBT explorar suas raridades e após isso, as usaria livremente. Talvez isso explique a exposição excessiva dos semelhantes em 2014. Alguns foram exaustivamente reprisados em pouco tempo. A proporção de clássicos para semelhantes é discrepante e os semelhantes, embora sejam quase 25% do que o SBT possui, deram talvez mais as caras que os demais!

Fato que pode estar ligado com essa informação: ACREDITO que a Televisa esteja empregando esforços para retornar com o TLN Network ao Brasil e possivelmente estrear esses episódios. Já no início de 2016, pela primeira vez, o TLN passou a exibir tramas brasileiras. O lugar de “As tontas não vão ao céu”, foi ocupado pela versão brasileira de “A feia mais bela”, exibida pela Rede Record (lembrando que em 2014 o canal já havia exibido a original mexicana) e uma semana depois (18), no lugar de “Mar de Amor”, estreou “Rebelde”, também da Rede Record. Potencialmente, uma tentativa do canal em se adequar às normas da ANCINE que obrigaram-no a retirar-se dos pacotes de TV por assinatura do Brasil.

Como veem, a informação de que o pacto terminou com a chegada de 2016, apesar de carecer de confirmação, pode ir de encontro ao fato de justamente nas três primeiras semanas do ano, o TLN ter estreado pela primeira vez, duas novelas brasileiras.


PRESSÃO NA CONCORRENTE
a Record já teve interesse REAL em CH. Não era só especulação pra aumentar o valor pro SBT, como a Globo fez várias vezes. A Record realmente tinha interesse. SÓ QUE... eles tinham interesse NAS DUAS SÉRIES, focando mais no Chaves. O Chapolin seria meio que um contrapeso. Como eu não acompanho esses dados, pergunto a vocês: como é a audiência de Chapolin na TV paga? Caso seja satisfatória, podemos tentar fazer uma pressão na Record pra ver se eles voltam a ter interesse, mesmo levando só o Chapolin, nem que seja para fazer um teste e na Televisa para ver se eles tiram o Polegar do SBT. Podemos alegar e demonstrar que o SBT faz pouco da série e de seus fãs! Quem sabe finalmente poderemos ter todos os episódios exibidos e de forma decente na TV aberta?!

CHAVES SAI DO AR DE SEGUNDA A SEXTA

A partir da próxima segunda-feira (25), o seriado "Chaves" sai do ar durante a semana na grade do SBT. A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa do canal.

O seriado será substituído pela novela "A Dona", que começará mais tarde, às 18h20. Com isso, "Chaves" será exibido apenas aos finais de semana: aos sábados, às 6h e 18h30; e aos domingos, às 9h.

"Chaves" vinha sendo exibido diariamente na faixa das 18h30 desde janeiro de 2014, quando voltou ao ar após vários meses sendo transmitido apenas aos sábados e domingos. Desde então, em alguns períodos dividiu espaço com programas como "Caso Encerrado" e "Patrulha Salvadora". Na maioria do tempo, no entanto, ficou no ar sempre das 18h30 às 19h20.