domingo, 3 de janeiro de 2016

CURIOSIDADES[parte 1]

Ao contrário do que é amplamente divulgado pela mídia, Chaves e Chapolin como séries acabaram no final de 1979 (ou no início de 1980, já que o episódio do Chaves “Antes um tanque funcionando do que uma lavadora encrencada”, possivelmente o último episódio do programa independente, está datado desse ano). Ou seja, a partir de 1980 (e não a partir de 1983), esses programas acabaram, dando lugar ao tradicional Programa Chespirito, que havia saído do ar em 1973 e foi gravado até 1995. No Brasil, o programa teve seu nome mantido pela CNT em 1997 e, em 2001, foi rebatizado pelo SBT de Clube do Chaves.

Um mistério de longa data foi desvendado. A pergunta que não queria calar era: por que o personagem Don Ramón recebeu o tão diferente nome de Seu Madruga no Brasil? Nas décadas de 70 e 80, quando a natação ainda era um esporte sem expressão no Brasil, surgiu um atleta que incentivaria o lançamento de nomes como Ricardo Prado, Gustavo Borges, Fernando Scherer e Thiago Pereira. O seu nome: Djan MADRUGA. Ele tinha como característica um bigode idêntico ao do pai da Chiquinha. Provavelmente por isso que a dublagem escolheu este nome para o personagem de Ramón Valdez: para homenagear este grande atleta. Dono de uma medalha de bronze olímpica no revezamento 4x200m em Moscou-80, Djan Madruga era conhecido como o "Cavalheiro da Natação". O dublador do personagem, Carlos Seidl, a princípio nega esta versão, alegando que o nome Madruga foi colocado por Marcelo Gastaldi em função do pai da Chiquinha ter todo o jeito de quem curtia uma farra na madrugada. Mas é impossível não considerar esta hipótese da relação com o nadador!

Em algumas edições, uma certa cena possui um defeito de imagem e ela é substituída por uma outra do mesmo episódio que não tem muito a ver com a situação do momento, e que serve apenas para tapar a falha. Por isso que, no momento em que o Professor Girafales puxa a orelha de Chaves no episódio do Seu Madruga na Escola, de uma hora para outra aparece uma cena em câmera lenta do Nhonho apavorado tirando o livro da frente de seu rosto. No original, durante o puxão de orelha, acontece um defeito na imagem, que fora substituído pelo SBT por esta cena do Nhonho, que aconteceria no original minutos depois.
O mesmo acontece no episódio "Amarelinhas e Balões". No momento em que Dona Clotilde revela que vai fazer uma confissão ("Para o meu último bolo de aniversário, eu comprei quarenta velinhas"), um defeito brusco na imagem acontece e fica totalmente nítido em uma das edições do episódio. Em outra edição, a falha é substituída por uma expressão espantada do Professor Girafales (que dura uma fração de segundo) que nada tinha a ver com a cena. Voltando ao "Seu Madruga na Escola", duas cenas diferentes em duas distintas edições do episódio são utilizadas para encobrir o defeito na hora em que Dona Florinda diz "Eu não entendo por que o Professor Girafales aceita na escola certas criaturas": uma é a cara de Seu Madruga zangado com a frase de Florinda, que seria repetida adequadamente segundos depois e a outra é a de Chaves sentado na escada (essa havia ocorrido antes, quando o órfão se sentou irritado já que eles não iriam ir para a escola enquanto Dona Florinda não estivesse bonita).

No antiqüíssimo indigestão, Florinda Meza e Carlos Villagrán atuam... mas como meros figurantes. Isso mesmo, a dupla não possui nenhuma fala no episódio, apenas compõe o elenco de apoio. Florinda e Villagrán não passam de curiosos num restaurante onde María Antonieta de las Nieves é a garçonete DETALHE: também participa a atriz que faz a Paty na primeira versão do episódio da Nova Vizinha). Ramón Valdez e Angelines Fernández formam um casal que fazia sua refeição normalmente, até que Ramón, que na história  é um tremendo de um glutão, de tanto comer passa mal. Dr. Chapatin é quem vai socorrê-lo. O episódio (datado de 1972),  é exibido antes da terceira parte da primeiríssima versão Nova Vizinha.

Lembram-se do sinal com a mão "C", feito pelo homem fantasiado de Napoleão logo após ter a sua carteira roubada por Chompiras no episódio "Festa a Fantasia"? Pois este gesto é característico do apresentador Raul Velasco,um famoso animador dominical do México que participou da famosa cena do episódio. Quando seu programa vai para o intervalo, Velasco sempre faz o sinal com a mão dizendo "ainda tem mais". Além do "C" com a mão também aparecer no episódio do Don Juan Tenório (feito por Chespirito e Rubén Aguirre para chamar o intervalo), Seu Madruga, na terceira parte do Festival da Boa Vizinhança, repete o mesmo gesto e a mesma frase logo após Pópis anunciar que Chaves está no banheiro. Velasco faleceu em novembro de 2006.

O cara que iremos mencionar é considerado o mais popular de todos os figurantes. ele é famoso por ostentar um avantajado nariz. Daí surgiu a carinhosa alcunha de "figurante narigudo", colocada pelos chavesmaníacos brasileiros. Ele aparece em vários episódios no Brasil, porém nunca abrindo a boca, Mas quando ele desponta, mostra um carisma gigantesco e uma presença de cena hilária, mesmo que por escassos segundos. Suas aparições meteóricas já são suficientes para enfatizar seu jeitão tímido e desajeitado que o torna tão cultuado. O cara simplesmente rouba a cena como o cliente da barbearia do Seu Madruga, como o encanador que faz o rombo da parede da casa de Glória (Regina Torné), como o guardador de carros do Hotel Acapulco Intercontinental, como o paciente no episódio "O Transplante de Mão" (com direito à brincadeira de Carlos Villagrán com o nariz da figura), como o homem que tem sua esmola recusada pelo mendigo em "Pedintes em Família", entre outras participações marcantes.

Uma das frases mais famosas de Seu Madruga na série é "Mas é que são os energéticos". No episódio do Cofrinho, o pai da Chiquinha culpa os energéticos por não poder pagar o aluguel, alegando que todos os problemas do mundo estão relacionado a eles (Quico também diria que as novas notas de 50 estão feias por causa dos energéticos). A gravação da fase clássica de "Chaves" ocorreu em plena época da crise mundial do petróleo, Com a crise, todos os produtos (a grande maioria derivados do petróleo) aumentaram de preço, acarretando grandes dificuldades na qualidade de vida. Por isso, quando Chaves diz que o preço dos refrescos aumentaram devido aos "energúmenos" (quer dizer, energéticos?), ele se referia ao alto reajuste dos preços devido à crise energética da época, apesar da água da chuva não ter nada a ver com petróleo (malandrão o Chavinho, hein?). O fato da série ter começado a passar aqui no Brasil apenas em meados da década de 80, no momento em que já era desatualizado o assunto, criou esse mistério e tantas dúvidas quanto aos tais energéticos.

María Antonieta de las Nieves é casada desde o início da década de 70 com Gabriel Fernández, um dos locutores da abertura do seriado "Chaves". Mas o que pouca gente sabe é que ele é o figurante que se senta atrás de Chaves nos episódios de 1979 da escola, já sem Quico. Ou seja, o homem de chapéu e camisa azul com o número 14 que ri das piadas de Chaves no episódio das Pérolas é o marido da Chiquinha na vida real.

No final do episódio "Abre a Torneira", Sr. Barriga leva as tintas para a casa de Sr. Madruga e no segundo episódio, a dita continuação, ao invés das tintas, é usado o leite de burra. Onde foram parar as tintas? E outra, a pintura não era para ser no primeiro pátio? Por que o episódio inteiro se passou no segundo pátio, então? É que o episódio do Leite de Burra não tem nada ver com o "Abre a Torneira",o episódio era exibido assim pois o SBT não havia comprado a continuação de ambas as histórias[comprou em 2012] Sem contar que, enquanto Seu Madruga recebe, no primeiro episódio, a promessa de que toda a sua dívida será quitada, no segundo o trabalho só fará com que Seu Barriga desconte do chimpanzé reumático três miseráveis meses de aluguel. Parece muito, mas não para quem  deve quatorze meses...

A série "O Natal na Casa do Seu Barriga" é dividida em quatro episódios:  No final do segundo bloco do segundo episódio, começa a briga; no terceiro episódio, por estar no Natal, eles estavam de bem; no quarto episódio, já estavam brigados de novo. Se tivesse sido por causa do Natal, não estariam brigados novamente no quarto episódio. No terceiro episódio, o Nhonho não aparece e a mesinha não estava no tapete da sala. E outra: no segundo episódio, a Bruxa do 71 disse que estava fazendo um bolo, mas só no quarto episódio que ele fica pronto. E no quarto episódio, após o episódio do Natal, as crianças falam para Dona Florinda que, na escola, o professor estava com a cara fechada semelhante a que ela fazia naquele momento. Foi greve que resultou em aulas no mês de dezembro? São muitos mistérios e dezenas de histórias mal-contadas... Havia boatos (já desmentidos) de que, como a turma passou quinze dias na casa do Seu Barriga, tenham sido feitos quinze episódios, dos quais o SBT tenha adquirido apenas quatro. Observe que, no final do terceiro episódio (exibição normal), o Chaves não fala "Se quiserem saber como termina tudo isso, não deixem de assistir ao nosso próximo programa, no mesmo horário, e no mesmo canal".

Peixe cru faz bem para a memória

Além de Ana Lílian de la Macorra, outras duas atrizes já interpretaram a personagem Paty. Na primeira versão, de 1972, quem a fez foi uma atriz morena da qual desconhecemos o nome na segunda versão de 1975 rosita bouchout fez paty,. Por fim, na versão de 1978, ana lilian a interpretou.

Alguns objetos são reaproveitados em diferentes cenários: o quadro onde aparecem duas mãos juntas e estendidas (junto com um rosto coberto por um pano branco) está presente nos episódios do Chapolin "Os Microfones Ocultos" e "O Presente de Casamento" e também na história da faxineirinha (Florinda) da série do cinema. A casinha marrom de cachorro com o nome Sansón escrito acima da porta. Ela aparece em episódios como "Couro Velho que te quero pra Tambor", "A Volta da Corneta Paralisadora" e "O Mão Negra". Também há um abajur branco que desponta em quatro histórias. Outro exemplo interessante é a lixeira usada no episódio do "Porca Solta" também aparecer no episódio "O Regresso da Chiquinha" no Chaves. Vale tudo pra economizar....

o episódio "A Sociedade" é mesmo de 1978. Por que tanta certeza? É que até aqueles que não são tão chavesmaníacos assim percebem o enorme cartaz amarelo atrás de Seu Madruga e de sua mesinha de churros anunciando o show "El Inclusero", de Alfredo Leal e Raúl García. O detalhe é que se percebe a data do show no cartaz: domingo, 19 de março. E existe uma tabela onde se consegue identificar o dia da semana em que caiu uma determinada data. Ela pode ser encontrada no Guia dos Curiosos e no Almanaque Abril. Mas ao seguir o caminho inverso de descobrir o ano em que caiu o dia 19 de março num domingo da segunda metade da década de 70, 1978 foi o primeiro ano a ser investigado, já que, pela teoria dos figurinos, era quando supostamente foi gravado. E deu certo! Pela tabela, o dia 19 de março caiu num domingo exatamente no ano de 1978. Quer dizer que "A Sociedade" fora gravado no começo de 1978, mais provavelmente na primeira quinzena de março.

Quem disse que apenas Seu Madruga é quem dá cascudos no pobre do Chaves? Dona Neves também já castigou dessa forma o pobre menino órfão no episódio da Cruz Vermelha (terceira versão). Isso depois que Chaves disse que tinha acontecido um acidente com a bisavó da Chiquinha por ter nascido tão feia. Poucos sabem, mas Chiquinha também já deu um cascudo no Chaves. Foi na primeira versão da Nova Vizinha, de 1972. Quando ele diz que sentiu coragem após Chiquinha tê-lo beijado para que desmaiasse, a filha de Seu Madruga, de tão irritada, faz Chaves se abaixar (já que é baixinha] lambe sua mão e soca com raiva seu cocuruto.

No início da série "Chaves", Chespirito exagerava em algumas cenas em que seus personagens apanham. Naqueles primeiros episódios, Seu Madruga distribuía cascudos no menino a cada trapalhada sua, das mais simples. Bem como Seu Barriga apanha de uma maneira que nenhum ser humano normal agüentaria na primeira versão de "Seu Madruga Carpinteiro" (presente no box 6 da Amazonas, em Chaves está com uma camisa branca com uma estampa animada do Chapolin), além do Homem da Roupa Velha dar um murro na cabeça de Chaves e de Seu Barriga tentar dar um soco na cara do órfão em "O Dinheiro Perdido versão 1". Também é desta fase inicial a cena mais forte da história das séries CH: a do assassinato do gato de Dona Florinda por parte de Seu Madruga, munido de espada para matar touros, em "Peixinhos Coloridos versão 1" (presente no box 1). Tudo bem que a câmera não mostra o acontecimento, e sim apenas os brados de Seu Madruga ao esfaquear o gatinho. Mas que é chocante... Tanto que Roberto Gómez Bolaños mudaria o final na segunda versão, fazendo com que um caminhão mate o animal. Aliás, Chespirito pegou muito mais leve nos episódios seguintes com relação aos primeiros, pois Seu Madruga já estava mais comedido na distribuição de cascudos e Seu Barriga não apanhava de uma forma tão intensa (apanhar, sempre apanhou, mas não ao nível de espancamento).

podemos saber que o episódio de estréia de Jaiminho e Dona Neves é de 1979 por causa da carta onde é possível ler a sua data (apesar que dublam 1985). Já na história em que aparece o famoso ator Hector Bonilha, Chaves pergunta ao ator se o carro que está do lado de fora da vila é dele. Hector responde afirmativamente. Chaves pergunta sobre seu ano: "79?" e Hector diz: "Não, só mais um". Outra prova concreta sobre a data de um episódio, já que, pela teoria dos figurinos e pela ausência de Quico (mas ainda com a presença de Seu Madruga), o episódio fora gravado em 1979 (mais precisamente no começo desse ano). Pelo menos a dublagem obedeceu o texto original.


a abertura dos fundos da casa de Seu Madruga geralmente liga à cozinha (como fica claro no episódio do Despejo, de onde Chaves traz - e derruba - pratos). No "Espíritos Zombeteiros" e no "Festival da Boa Vizinhança", existe uma porta no lugar. No primeiro episódio, na única vez em que mostram a parte de dentro deste local (quando Quico se tranca, com medo da Bruxa), o lugar parece ser uma espécie de despensa (o que dá a idéia de que também seja a cozinha nesta história). Já no segundo episódio, temos a impressão de que o aposento seja o quarto da Chiquinha, pois o Nhonho troca as calças no local e Pópis  lá depois de discutir com Chiquinha.

não custa recordarmos a arrastadíssima versão de quase uma hora do episódio "Almôndega - O Mestre dos Disfarces" do já decadente quadro "Chapolin", feito para o Clube do Chaves. Edgar Vivar lê um jornal no hospital e dá para perceber uma nota escrita "México-92, Copa América". A competição foi realizada no país em 1992 e acabou sendo vencida pela Argentina numa final contra os anfitriões. O Brasil acabou desclassificado pelos hermanos nos pênaltis. É a prova de que o episódio fora gravado em 1992 (se os atores já estavam gordos nessa época, imagina hoje...).

Em episódios do ano de 1975 e 1976, aparece o quarto da Chiquinha, onde a janela dele dá exatamente no fim do corredor que geralmente liga o segundo pátio. A prova disso está no começo do terceiro e último bloco de "o frango da dona Clotilde” na única vez que eles captam a imagem da porta de Seu Madruga. A câmera dá um giro enquanto filma Chaves, e pega exatamente o fim do corredor, onde se localiza a janela do quarto da Chiquinha. Se o corredor acaba ali mesmo, por que Chaves perseguiu Quico exatamente no corredor sem saída no episódio da Catapora após o bochechudo jogar o refresco na Chiquinha? Talvez só nesses dois episódios tenha sido feito esse cenário, pois, nos episódios em geral, o corredor sempre dá para o segundo pátio (onde se localiza a fonte e o gesso de Seu Madruga). As provas estão em "O Belo Adormecido", onde filmam do corredor Seu Madruga voltando do outro pátio enquanto aparece Seu Barriga procurando pelo caloteiro no pátio principal; e em "Os Toureadores", onde numa raríssima tomada feita no corredor em frente à janela de Dona Clotilde, Chaves e Chiquinha, com o carrinho do touro, discutem enquanto assistem à briga entre Seu Madruga e Dona Florinda no pátio. E olha que no fim do episódio do gesso de 1978, aparece o fim do corredor do terceiro pátio (fechado e sem saída, apenas uma parede, lugar onde ocorreu a "perseguição" de Dona Florinda a Seu Madruga) no momento em que o pai da Chiquinha diz "Uma mulher de gesso com coração de pedra". Já no episódio "Seu Madruga Carpinteiro" (Girafales grita "Gol de Pelé"), também notamos a mesma parede fechando o caminho reto. A diferença é que o corredor para o terceiro pátio dobra para a esquerda. Quando Girafales procura Quico no segundo pátio após o bochechudo ter lhe comprado por engano pílulas pra prisão de ventre, ele vai atrás de seu futuro enteado dobrando à esquerda neste corredor.

No episódio em que o Senhor Barriga ameaça despejar Seu Madruga e coloca todos os seus móveis na vila, Chaves entra no armário da Chiquinha e, após sair, entra o dono da vila. O grande erro notado ocorre quando as crianças empurram o roupeiro com o Seu Barriga dentro. Como o fundo debaixo do armário não é fechado, nota-se que, ao cair, o armário não tinha ninguém e, após a queda, percebe-se os pés do Sr. Barriga. Isso é óbvio, pois ninguém queria machucar Edgar Vivar, e, por ele ser muito gordo, provavelmente também não queriam perder o roupeiro... Isso sem contar a mudança do reflexo do espelho no corte da cena, do momento em que o dono da vila penetra no armário até Chiquinha dizer a Chaves: "O Seu Barriga entrou no roupeiro".

Algo estranho acontece no fundo da casa de Seu Madruga no episódio do Violão. Percebemos que o lado de dentro é todo cinza e sem nenhum móvel. Algo esquisito também acontece no episódio da Choradeira. Quando se abre a porta, a visão do lado de dentro da casa de Dona Florinda se resume numa parede com um quadro. Já nos demais episódios, o fundo é a própria sala de estar (lembrem-se de "A Sociedade"). Tudo isso sem contar o fundo azul que surge na hora em que Chapolin abre a porta acertando a cara de Pistoleiro Veloz. Um fundo azul que, sem sombra de dúvida, é do próprio estúdio e nem em sonho combina com um lugar ambientado no Velho Oeste.

Um mesmo cenário das casas de Seu Madruga e Dona Florinda possuem diferentes funções em variados episódios. Por exemplo, a porta em frente ao sofá da sala de Seu Madruga nos episódios de 1975 dá para o quarto de Chiquinha (lembre-se de episódios como "A Catapora da Chiquinha"). Já em "O Disco Voador" e "O Fantasma do Seu Barriga, o quarto da Chiquinha passa a ser o banheiro. Onde será que ela dormia dos episódios de 1976 até a saída de seu pai das séries? Já na casa da mãe do Quico, no episódio "Quico Doente" a porta localizada depois da sala era o quarto do bochechudo (lembram-se da cama no armário para "guardar leito?"). E no "Aniversário do Quico", o mesmo lugar já era a cozinha.

As séries de Chespirito têm vários episódios que são segundas, terceiras e até quartas versões. As histórias são repetidas em quadros diferentes. Por exemplo, o episódio em que o Cachorro morde a barriga do Chaves teve a sua versão no quadro do Chaveco, no qual a mãe da Chilmontrúfia, dona Agrimaldolina (Anabél Gutiérrez) é mordida pelo cão. Segundo Chespirito, foram feitas outras versões porque ele queria aproveitar ao máximo seu elenco, fazendo com que cada um dos atores atuassem em todas as histórias.

Existem episódios que são ex-perdidos ou inéditos com inúmeras cenas fortes, como aquele que as crianças fingem que o Quico é atropelado e coloca lingüiças como se fosse tripas; há também um episódio  em que Seu Madruga mostra o dedo cortado pelo serrote cheio de sangue e Chaves e Seu Madruga chegam a queimar quase meio dedo... Sem contar a cena em que Chaves lambe um ferro quente na primeira versão de "Inseptos". Muitos alegam que esses episódios foram cancelados devido a censura às cenas.

O terceiro pátio não é mostrado em nenhum episódio. O interessante é que, no episódio da reforma da vila - "Leite de Burra" -, Seu Madruga e Seu Barriga vão para esse pátio pra ver uma parede que precisa ser rebocada. Mas o terceiro pátio na realidade não existe. No corredor que dá para o terceiro pátio, dá para notar um muro que encerra as limitações da vila no fim do episódio, quando Seu Madruga aparece dizendo: "Uma mulher de gesso com coração de pedra". Quer dizer que, no momento em que Dona Florinda saiu correndo atrás de Seu Madruga indo pelo mesmo corredor, enquanto os dois atores não apareciam, ficaram esperando ali mesmo naquele muro as suas respectivas vezes de entrarem em cena (com Dona Florinda dizendo "Vamos ver se agora você aprende" e Seu Madruga aparecendo todo arrebentado), assistindo às palhaçadas dos personagens de camarote.

O dublador do Chaves, Marcelo Gastaldi, chegou a produzir o episódio piloto de uma série chamada "Feroz e Mau-Mau", em que ele mais Carlos Seidl (dublador do Seu Madruga) interpretam uma dupla atrapalhada e foragida da polícia. Gastaldi era Mau-Mau e Seidl o Feroz. Osmiro Campos (dublador do Professor Girafales) deu vida ao policial enquanto Mário Lúcio de Freitas (compositor das músicas do LP do Chaves e diretor de dublagem do Clube) é um delegado. Tudo indicava que "Feroz e Mau-Mau" teria o mesmo estilo de humor de Chaves e Chapolin, pois numa cena, Gastaldi, com uma britadeira, impede o diálogo entre Seidl e Osmiro e, depois, já preso, é confundido com o prefeito e acaba regendo uma orquestra em plena delegacia. Quem assiste tem a impressão de que se trata de um episódio das séries CH, em função das vozes e também porque os portes físicos de Gastaldi e Seidl lembram mesmo Chaves e Seu Madruga, respectivamente. O vídeo, gravado em 1991, é o piloto da série que, segundo Mário Lúcio, já estaria aprovada pelo SBT. Porém, o projeto não foi adiante devido a um desacordo financeiro de Gastaldi com a emissora.


Contam muitas lendas a respeito das antigas exibições do SBT das séries. A mais famosa é referente ao dito episódio "O Revolvinho do Chaves". De existência discutida, algumas fontes garantem que este episódio teria passado apenas uma vez no Brasil: em 1991, como tapa-buraco, devido ao alagamento dos estúdios do TJ Brasil, antigo telejornal do SBT. Para cobrir o horário, o SBT teria colocado no ar esta história do revolvinho. Há quem jure de pés juntos que isto aconteceu... só não lembram de descrever por inteiro o episódio para sabermos se ele realmente existe.

Nos 43 anos de sua carreira, Chespirito escreveu 60.000 folhas, 2.400.000 linhas e, aproximadamente, 168.000.000 letras.

Em uma sondagem feita pelos fãs, foi descoberto que Chespirito gravou, desde o início do programa Chespirito em 1970 até o final em 1995, mais de 1300 episódios. Estes incluem as séries e esquetes Chaves, Chapolin, Chompiras, Chaparrón, etc.

O um dos episódios mais antigos em exibição no brasil da história da série "Chaves" é "O Homem da Roupa Velha" (1972), presente no primeiro box de DVD's da Amazonas Filmes e exibido pelo SBT. Em cena, apenas Chaves, Seu Madruga (que mora na casa 14, que seria futuramente de Dona Florinda), Chiquinha e o Roupa Velha (que recebeu a alcunha popular de Negão pelos fãs).

As aberturas e créditos originais dos episódios gravados em Acapulco mostram uma paisagem com um homem num pára-quedas na praia.

Chespirito sempre mostrou sua admiração por Pelé, inclusive em suas séries. O curioso é que o Rei do Futebol já ligou para o humorista com a idéia de criar um filme com Chaves. Bolaños primeiramente imaginou que era trote, mas ao saber que era verdade, disse "não" a Pelé. Segundo o próprio comediante Chaves, era algo para a TV e não para o cinema.

Muitos até hoje acreditam que ocorreu um acidente de avião com os atores da série que matou a todos. Mas isso não passa de boato! O verdadeiro acidente ocorreu com covers da turma da vila.

Muitos dizem que a rivalidade contemporânea entre Chespirito e Carlos Villagrán tem como significado Florinda Meza. No começo das gravações das séries, no fim da década de 60, Carlos e ela teriam namorado (conforme fontes). Chespirito e Florinda se encantariam um pelo outro durante uma viagem ao Chile em 1977. Segundo Florinda, Bolaños era um homem muito galanteador e romântico.

O SBT cortou os créditos dos episódios para cada vez mais excluir essa história de "mexicanização". Existem finais de episódios que não são exibidos devido aos créditos. Um exemplo: no episódio da Venda da Vila, todos vão embora para suas casas e Chaves vai para o seu barril triste na hora dos créditos. O SBT sequer deixa Chiquinha abaixar a sua cabeça, já que os créditos começam a passar exatamente naquele momento.

Ramón Valdez tinha dois irmãos comediantes, German Valdez, o "Tin Tan", que no México é considerado o mais famoso e consagrado dos três (falecido em 1973) e Manuel Valdez (ainda vivo), o "El Loco". A filha de Tin Tan inclusive escreveu uma biografia onde fala de nosso eterno Seu Madruga.

Chaves usa o barril como esconderijo quando está triste ou com vergonha. Apesar de dizer o contrário em alguns episódios, Chaves não mora lá e sim no apartamento nº 8. Por isso o nome em espanhol é "El Chavo del Ocho". Segundo o livro “Diário do Chaves”, escrito por Chespirito, lá morava uma senhora que achava Chaves muito parecido com seu neto e o levou para morar com ela. Desde que ela morreu, o garoto mora lá sozinho.

Há quem diga que, no fundo do barril do Chaves, exista uma mansão com tudo do bom e do melhor para o menino desfrutar. Este boato foi levantado já há algum tempo, e ainda há quem acredite...

O engraxate - parte 2

A música tema de quando Professor Girafales e Dona Florinda se encontram é a mesma do filme "E o Vento Levou", mas com outro arranjo. É a única música já conhecida do público fora do programa. A trilha sonora brasileira foi criada por Mário Lucio de Freitas, que não usou as mesmas músicas (ou BGM's) originais.


No episódio do Futebol, Quico e Chaves brigam pelo direito de ser o Luís Pereira no jogo. Mas, no original, quem é o jogador tão venerado pelos meninos? O privilegiado é Enrique Borja. Atacante, foi o grande nome do futebol mexicano nos anos 70, um precursor de Hugo Sánchez (que faria história com a camisa do Real Madrid). Outra curiosidade é que, no fim do episódio, no original não é dito "Gol da Florinda" e sim "Gol de Enrique Borja!". Ele volta a ser lembrado no episódio "Expedição Arqueólogica", quando o personagem de Ramón Valdez, perguntado sobre seus ídolos, responde "O Chapolin Colorado, o Chaves, Enrique Borja... bem, esse me decepciona um pouco às vezes". É claro que a dublagem brasileira, na cena, trocou Enrique Borja por Seu Madruga...











A enquete realizada pelo site yahoo começou no fim de setembro de 2015 e, em sua primeira fase, os episódios recebiam notas dos internautas, para fins de calcular as médias de cada um. Após todos terem sido avaliados, classificaram para as semifinais os episódios com as dez melhores médias de cada série.  os 20 episódios classificados foram divididos em 4 grupos (2 de cada série) de cinco episódios cada. O melhor de cada grupo disputou a FINAL, onde dois episódios de Chaves e dois de Chapolin confrontaram-se a fim de garantir a vaga para a finalíssima.


 • Quico •
• Dona Florinda Abre um Restaurante - Parte 2 (1979) (pior episódio)

• Horríveis •
• Uma Aula de História (1979)

• Ruins •
• Peixe Cru Faz Bem Pra Memória (1979)
• Santa ignorância! (1979)

• Regulares •
• Um Banho Para o Chaves (1979)
• Matando Aula no Domingo (1979)
• O Restaurante da Dona Florinda (1979)
•Errar é Humano - Parte 1 (1978)

• Acima da média •
• O Cãozinho Satanás (1979)
• A Prova de Aritmética (1979)
• O Castigo da Escola - Parte 1 (1978)
• Uma Ajuda Para a Cruz Vermelha (1979)

• Mais ou menos •
• O Cachorrinho (1979)
• Nas Pontas dos Pés (1979)
• O Último Exame (1979)
• Guerra às Crianças (1979)
• O Dia das Crianças (1979)
• Estatísticas - Parte 1 (1978)
• O Bolo do Professor (1979)

• Bons •
• O Violão do Seu Madruga (1978)
• O Livro de Animais da Chiquinha (1975)
• Animais Proibidos (1976)
• Nasce uma Bisavó (1979)
• Invisibilidade (1976)
• Seu Madruga, o Conquistador - Parte 3 (1978)
• O Ladrão da Vila (1976)
• O Disco Voador (1977)
• Tem Uma Mosca no Meu Café (1979)
• A Proposta - Parte 2 (1978)
• O Sapateiro Prodigioso - Parte 2 (1978)

• Muito bons •
• O Escorpião - Parte 2 (1978)
• A Nova Vizinhança - Parte 2 (1978)
• Roupa Limpa Suja-se em Casa (1976)
• Um Astro Cai na Vila - Parte 2 (1979)
• Quem Descola o Dedo da Bola - Parte 3 (1978)
• A Sobrinha da Dona Clotilde - Parte 1 (1978)
• A Perna Quebrada - Parte 2 (1978)
• O Restaurante de Dona Florinda (1979)
• É Duro Ser Eletricista (1979)
• O Cupido Ataca De Novo - Parte 4 (1978)
• Os Penetras - Parte 1 (1979)
• Amarelinhas e Balões (1977)
• O Sonho Que Deu Bolo (1979)
• O Caçador de Lagartixas (1976)
• Mal Entendidos (1975)
• Pai por Algumas Horas - Parte 2 (1978)
• A Galinha da Vizinha é Mais Gorda do que a Minha (1976)
• História do Brasil - Parte 1 (1978)

• Ótimos •
• O Regresso da Chiquinha (1975)
• Ser Professor É Padecer no Inferno (1975)
• A Escolinha do Professor Girafales (1978)
• Seu Madruga Carpinteiro - Parte 2 (1977)
• Os Hóspedes do Sr. Barriga - Parte 4 (1979)
• O Velho do Saco - Parte 1 (1978)
• Antes um Tanque Funcionando Que Uma Lavadora Encrencada (1980)
• Os Toureadores - Parte 2 (1976)
• O Desjejum do Chaves (1976)
• Bilhetes Trocados (1977)
• A Chirimóia (1978)
• A Caixa de Madeira (1977)
• Ser Pintor é uma Questão de Talento - Parte 1 (1976)
•O Dia de São Valentim - Parte 2 (1979)
• Seu Madruga Sapateiro - Parte 3 (1978)
• A Bola de Boliche - Parte 2 (1978)

• Excelentes •
• O Dia dos Namorados - Parte 1 (1979)
• O Cãozinho Madruguinha (1974)
• Seu Madruga Mecânico (1975)
• Gente Sim, Animal Não (1974)
• O Despejo do Seu Madruga - Parte 1 (1977)
• O Belo Adormecido (1975)
• As Pessoas Boas Devem Amar Seus Inimigos (1978)
• Eu Sou a Mosca que Caiu na sua Sopa (1979)
• O Vale de Um Milhão (1977)
• Abre a Torneira! - Parte 1 (1977)
• O Castigo Vem a Cavalo - Parte 2 (1976)
• A Sociedade - Parte 1 (1978)
• O Concurso de Miss Universo (1978)
• O Álbum de Figurinhas (1977)
• Os Chifres Queimados do Prof. Girafales (1978)
• De Gota em Gota, Minha Mãe Fica Louca (1978)
• Barquinhos de Papel (1976)
• A Venda da Vila - Parte 1 (1976)
• Quico Doente (1976)
• O Cavaleiro das Mil Encrencas (1977)
• Seu Madruga Carpinteiro - Parte 1 (1977)
• Os Hóspedes do Sr. Barriga - Parte 1 (1979)
• Seu Madruga Sapateiro - Parte 1 (1978)
• O Corte de Casimira (1977)
• Aulas de Boxe (1977)
• O Dia Internacional da Mulher - Parte 1 (1975)
• Troca de Chapéus (1974)

• Formigáveis •
• A Sociedade - Parte 2 (1978)
• O Ratinho do Quico - Parte 3 (1974)
• Pintando o Sete - Parte 2 (1976)
• Recordações - Parte 2 (1977)
• Os Refrescos do Chaves - Parte 2 (1977)
• Caça ao Rato - Parte 1 (1979)
• As Paredes de Gesso - Parte 2 (1978)
• O Professor Apaixonado (1977)
• Os Hóspedes do Sr. Barriga - Parte 2 (1979)
• Tortinhas de Merengue (1975)
• A Casinha do Quico (1977)
• O Dinheiro Perdido (1978)
• Seu Madruga Leiteiro (1973)
• O Vendedor de Balões (1977)
• A Falta de Água - Parte 1 (1977)
• Seu Madruga Fotógrafo - Parte 1 (1977)
• A Catapora da Chiquinha (1975)
• Vamos Todos a Acapulco - Parte 1 (1977)
• A Falta de Água - Parte 2 (1977)
• Tocando Violão (1975)
• A Fonte dos Desejos (1975)
• Quem Baixa as Calças Fica Sem Elas (1974)
• O Parque de Diversões - Parte 2 (1979)
• O Pé de Carambolas (1977)
• O Desjejum do Chaves - Parte 2 (1976)
• O Curto Circuito (1977)
• A Briga dos Pombinhos (1974)
• Epidemia de Gripe (1975)
• Vamos ao Cinema? (1979)

• Incríveis •
• Confusão no Cabeleireiro (1976)
• O Porquinho do Seu Madruga (1974)
• O Terno do Tio Jacinto (1976)
• As Cascas de Banana (1976)
• Caça ao Rato - Parte 2 (1979)
• A Grande Festa - Parte 1 (1976)
• Um Festival de Vizinhos - Parte 2 (1976)
• E o Festival Continua - Parte 3 (1976)
• Isto Merece um Prêmio! (1974)
• O Futebol Americano (1976)
• Os Farofeiros - Parte 2 (1977)
• A Insônia do Seu Madruga (1977)
• O Aniversário do Quico (1975)
• O Filme de Terror (1976)
• Nem Todos os Bons Negócios São Negócios da China - Parte 1 (1977)
• O Protesto (1979)
• Os Hóspedes do Sr. Barriga - Parte 3 (1979)
• Ano Novo na Vila (1976)
• Jogando Futebol (1975)
• Uma Aula de Canto (1977)
• As Bombinhas (1976)
• O Primeiro Dia de Aula [1975]
• O Aniversário do Seu Madruga (1975)

• Perfeitos •
• Os Farofeiros - Parte 3 (1977)
• Ano Novo na Casa do Seu Madruga (1973)
• Seu Madruga Professor - Parte 2 (1975)
• O Fantasma do Sr. Barriga (1977)
• O Show de Ioiôs [9,5]
• Roupa Suja, Lava-se em Público (1976)
• Era Uma Vez um Gato - Parte 1 (1975)
• A Casa da Bruxa (1975)

"O Gato ou o Quico?" e Churros: os melhores na opinião dos fãs



• Os Melhores •
• O Julgamento do Chaves - Parte 2 (1975) (melhor episódio)
• A Sociedade - Parte 3 (1978) (melhor episódio)



• Quico •
• O Bebê Jupteriano [1974] - Pior Episódio


• Regulares •
• O Mendigo e a Pedra / O Extra-Terrestre [1974
• Dr. Chapatin e os Contrabandistas / O Circo de Pulgas [1978]

• Acima da média •
• A Aposta / A Caricatura [1976]


• Mais ou menos •
• O Relógio Perdido / Ratos e Ratoeiras [1977]
• Comendo e Padecendo / O Bolo Envenenado [1977]
• Aulas de Golfe / A Volta do Fura-Tripa [1977]
• A Ameaça do Mosquito Biônico [1978]
• O Rajá de Kalambur / O Gigante [1977]
• O Doutor É um Assassino / Morte ao Chapolin [1976]
• A Ociosidade É a Mãe de um Amigo Meu [1979]


• Bons •
• Tem uma Mosca no meu Café / O Índio Riacho Molhado [1977]
• A Mansão dos Duendes [1975]
• Caratê Cara a Cara [1976]
• A Guerra de Secessão / O Mão Negra [1974]
• Parabéns, Sargento! / O Julgamento / O Bandido Mata-Fácil [1972]
• Cada Um Vale Pelo Que É [1977]
• O Bilhete de Loteria [1978]
• O Presente de Casamento [1978]
• A Pistola Paralisadora / Doentes por Conveniência / Os Prisioneiros [1972
• A Troca de Radiografias / O Fotógrafo [1976]
• Para Fugir da Prisão [1976]
• O Espião Invisível [1973]
• O Show Deve Continuar - Parte 4 [1978]
• O Alfaiatezinho Valente - Parte 2 [1978]
• Segurem a Minha Mão! [1979]
• Perdão, é Aqui que Vive o Morto? [1974]
• Pedintes em Família [1975]
• A Fila do Banco / A Volta do Gorila [1974]
• Vale Tudo na Guerra do Amor [1978]
• Não Seja Burro, Chapolin! [1977]


• Muito bons •
• O Transplante de Mão [1976]
• Os Marcianos [1977]
• A Bola de Cristal [1977]
• A Volta do Renegado [1979]
• A Festa a Fantasia - Parte 2 [1979]
• Expedição Arqueológica [1974]
• A Bruxa Baratuxa [1976]
• A Corneta na Barbearia [1978]
• A Bomba do Botina [1979]
• A Volta da Corneta Paralisadora [1975]
• A Festa a Fantasia - Parte 1 [1979]
• A Vendedora de Flores [1978]
• Silêncio no Estúdio / Goteiras [1974]
• Nós e os Fantasmas [1978]
• Piratas do Caribe - Parte 2 [1978]
• O Robô [1979]
• Fotos no Museu, Não! [1978]
• O Tesouro do Pirata Fantasma [1975]
• A Casa Mal Assombrada [1976]
• A Bailarina Mangova [1978]
• A Tribo Discoteca [1976]
• O Extrato de Energia Volátil [1974]
• O Alfaiatezinho Valente - Parte 1 [1978]
• O Planeta Selvagem [1975]
• O Pintor [1979]
• O Ventrilouco [1976]


• Ótimos •
• Hospedaria Sem Estrelas [1977]
• Ser Pequeno Tem Suas Vantagens [1976]
• O Aprendiz de Super-Herói [1979]
• Bufalo Bill [1976]
• Uma Conferência Sobre o Chapolin [1974]
• O Show Deve Continuar - Parte 3 [1978]
• O Menino Que Jogou Fora os Brinquedos - Parte 1 [1977]
• O Futebol é a minha Melhor Medicina / Vinte Mil Beijinhos para não Morar com a Sogra [1979]
• O Alfaiatezinho Valente - Parte 3 [1978]
• De Médico, Chapolin, e Louco, Todo Mundo Tem um Pouco [1975
• O Show Deve Continuar - Parte 6 [1978]
• O Debilitador Potencial [1973]
• De Acordo com o Diabo [1976]
• Piratas do Caribe - Parte 1 [1978]
• A Troca de Cérebros [1979]
• O Pelotão de Fuzilamento [1976]
• Operação Tripa Seca [1976]
• O Show Deve Continuar - Parte 2 [1978]
• O Ovo de Colombo [1978]
• O Anel Mágico [1978]
• A Fortuna de Frédéric Chopin [1977]
• Os Gêmeos Dançarinos [1975]
• O Estranho e Misterioso Caso do Morto que Morreu [1975]


• Excelentes •
• O Ladrão do Museu de Cera [1977]
• O Menino Que Jogou Fora os Brinquedos - Parte 2 [1977]
• Branca de Neve - Parte 2 [1978]
• O Rei do Disfarce (El Rey de los Disfraces) [1978]
• Há Hotéis tão Limpos que Limpam até a Carteira [1976
• Os Piratas - Parte 1 [1975]
• A Chefatura de Polícia [1977]
• O Patrão É Quem Manda [1973]
• Cyrano de Bergeràc [1978]
• O Chapolin em Acapulco [1977]
• Cleópatra [1975]
• As Pirâmides do Egito [1973]
• Soldado Chespirito / O Poço do Racha Cuca [1974]
• O Abominável Homem das Neves [1976]
• Branca de Neve - Parte 1 [1978]
• Não Se Enrugue Couro Velho que Te Quero para Tambor [1974]
• O Louco da Cabana [1975]
• A História de Don Juan Tenório [1978]
• O Futuro Defunto / Injeção, Não! [1973]
• O Vazamento de Gás [1976]
• O Anel de Brilhantes [1974]
• Os Piratas - Parte 2 [1975]
• Quase um Velório [1978]

• Formigáveis •
• A Casa Caindo de Velha [1974]
• Nem o Chapolin Pode com a Lei do Funil [1975]
• O Show Deve Continuar - Parte 5 [1978]
• Vamos à Disneylândia com o Polegar Vermelho? [1973]
• Quem Aqui Veste as Calças? [1979]
• De Noite Todos os Gatos Fazem Miau [1973]
• Os Documentos Confidenciais [1976]
• A Mordedura de Serpente [1975]
• A Revólver Dado Não se Olham as Balas [1974]
• Aristocratas Vemos, Gatunos não Sabemos [1978]
• Dr. Chapatin e as Melancias / O Retorno do Super Sam [1978
• Juleu e Romieta - Parte 1 [1975]
• O Patrão é Quem Manda [1976


O quarteto campeão na opinião dos fãs

• Os Melhores •
• Uma Coisa é Ser Sansão, Outra é Usar Peruca [1974] - Melhor Episódio

• Juleu e Romieta - Parte 2 [1975] - Melhor Episódio

• Os Aerolitos [1975] - Melhor Episódio

• A Múmia do Museu [1975] - Melhor Episódio




 quadros Épicos

Nos programas Chaves, Chapolin e Chespirito,são exibidos vários episódios sem personagens específicos, com assuntos variados de Literatura como "Dom Quixote", de História como "Cristóvão Colombo", filmes como "Cantando na Chuva", contos de fadas como "Branca de Neve e os Sete Anões", aventuras do jornalista Vicente Chambón e do Cidadão Gómez, entre outros...

Guia   dos Episódios Épicos exibidos no brasil por temporada :
Chespirito[1980-1995]

  quadros épicos exibidos no brasil:

a grande viagem de colombo[1991]
 remake da história do conquistador da américa
A grande viagem de Colombo

Desafio de Guilherme Tell (1991) remake do  Episódio onde todos devem se ajoelhar e tirar o chapéu diante ao chapéu do Governador.


 o pequeno principe mendigo[1991][3 partes]: remake da saga do alfaiate valente, nessa versão chespirito é quem faz o papel de alfaiate-chefe[papel de rámon valdez na versão anterior], enquanto florinda meza interpreta a costureirinha valente[papel de roberto  bolaños que era o alfaiate valente], juan antónio edwards interpreta o principe[papel que era de florinda meza que era a princesa], já maria antonieta de las nieves interpreta a rainha[ o rei da outra versão, interpretado por carlos villagran], enquanto rául padilla é o pagem[papel de angelinez fernandez que era a aia], já angelinez fernandez interpreta a vendedora de vasos[papel de horácio bolaños], os atores que continuam nos mesmos papéis são rúben aguirre[ o guarda-real] e edgar vivar[ o gigante]
O pequeno príncipe mendigo - parte 1O pequeno príncipe mendigo - parte 2O pequeno príncipe mendigo - parte 3

O marinheiro enjoado (1991) remake do esquete onde Chespirito é um marinheiro que procura remédio para enjôo.
O marinheiro enjoado

Quem não for ao baile, dança[1991] - Episódio em que o soldado Chespirito não quer levar a filha do sargento ao baile, pois achou que era uma batalha.
Quem não for ao baile, dança!


Um Governador desgovernado[1992] remake de um esquete onde Edgar Vivar é um novo Governador e chega em um lugar para se hospedar com Chespirito, seu carregador de malas. Ele finge ser o Governador e todos puxam o saco dele,apesar do roteiro parecer inédito, o episódio teve uma versão na década de 80.


o embate entre o cético e a cigana adivinha[1994][chespirito dá uma lição de moral em seus amigos, provando que adivinhar não dá sorte alguma]
O embate entre o cético e a cigana adivinhadora
my fair lady[1994]remake da história da vendedora de flores
My fair lady


Até tu, Brutus (1994) -  remake da História épica de Júlio César e Cleópatra


o palhaço[1994] chespirito interpreta um palhaço que faz trapalhadas ao comer e ao dormir.
O palhaço

O bar que fecha só depois do último cliente, isto se ele for embora, é claro[1994] - Chespirito e Edgar Vivar tentam expulsar um casal que não só fica namorando como se esquece de ir embora, teve uma versão clássica de 1974.
O bar que só fecha depois do último cliente... isto se ele for embora, é claro!

Bêbado e a porta[1994]Chespirito está bêbado e não consegue entrar em casa, até que entra pela janela, abre a porta por dentro, sai pela janela e entra pela porta aberta


 e cantinflas no céu salva um casamento na terra[1994]:
 Gómez (Chespirito) é um tapeceiro e convence uma mulher (Florinda) a deixar que sua filha Helena (Paulina Gómez) se case com Henrique baseado em um pensamento do então recém-falecido (na época da gravação do esquete) comediante e cineasta mexicano Mário Cantinflas.


Naquele intervalo das gravações....[1994] -  Rubén Aguirre toca sua gaita que só os inteligentes podem ouvir!


Fausto de Goethe (1994)remake do  Episódio do Chirrin Chirrion do Diabo


Meu padrinho predileto[1994] - Chespirito é o padrinho de uma mulher que vai se casar por dinheiro
e tenta evitar o casamento.


Vendendo e aprendendo[1994] - Chespirito e Rubén Aguirre vendem vasos em uma loja, tem versão na década de 80.
Vendendo e aprendendo

Um vendedor muito insistente[1994] - Chespirito tenta vender venenos de rato para Florinda, que é da Sociedade Protetora dos Animais
Um vendedor muito insistente

Baile a fantasia, digo, barraco a fantasia[1995]
 - Episódio onde pessoas que estão em uma baile a fantasia se envolvem em uma briga e vão parar na delegacia.


Don Quixote (1995) - Personagem clássico da Literatura.

Faça amor, não faça guerra (1995) -   No episódio, Chespirito vira um soldado e, como se recusou a ir à guerra, se finge de escravo negro para não ser morto. Uma música é cantada em seu final.



O bêbado[1995] - Chespirito chega bêbado em casa e sua mulher também chega bêbada no final.
O bêbado e a casa maluca

O confronto dos coronéis (1995) - Chespirito e Rubén Aguirre vão discutir para ver se deixam seus filhos se casarem.
O confronto dos coronéis


Napoleão e Josefina (1995) - Napoleão Bonaparte se nega a reconhecer a derrota francesa para os ingleses na batalha de Waterloo.
Um dia na guerra, com Napoleão


Chaves[1973-1980]
  quadros épicos exibidos no brasil por temporada:


Ladrão que rouba ladrão[1972] - Um mendigo (Ramón Valdez) vem pedir esmola e acaba assaltando Chespirito
Ladrão que rouba ladrão

o dedo-duro[1973] Rubén tem um segredo: ele é mulherengo e possui duas namoradas, e apenas Chespirito sabe disso. Mas quando chegam as duas mulheres ao mesmo tempo, a confusão é garantida.
O dedo-duro
 o piquenique voador[1972]Em um piquenique com seus amigos, Chespirito vê um disco voador, mas ninguém acredita nele.
O piquenique voador

o mosquito[1972]Chespirito quer dormir, mas uma mosca não o deixa em paz. Por isso, ele tenta matá-la. Mas isso não vai ser tão fácil quanto parece..
O mosquito

 o ensaio[1973]Chespirito é o contrarregra de um estúdio de televisão, mas é conhecido por ser muito chato. Por isso, ele acha que os próprios atores planejam matá-lo.

O ensaio

por uma mulher formosa[1973]Chespirito regressa para se casar com Tonha (Maria Antonieta), mas ela já tem outro noivo. Agora, os dois vão disputá-la de uma forma muito criativa.
Por uma mulher formosa

O mordomo revoltado[1973] - Ele e sua colega (María Antonieta de las Nieves) desconfiam que seu patrão é um famoso assaltante, chamado Mil Faces, que tem um coração tatuado no joelho.
O homem das mil caras

Agenta zero zero seta[1973]- Chompiras e Peterete tentam roubar a casa do personagem interpretado por Carlos Villagrán, mas são surpreendidos pela velhinha (María Antonieta) que brinca de polícia e ladrão.
Agenta Zero Zero Seta
a procura de  desemprego[1972] - Chespirito vai pedir emprego em um escritório.
À procura de desemprego

Indigestão[1972] - Ramón Valdez tem indigestão no restaurante por comer demais e o Doutor Chapatin tenta ajudá-lo. Carlos Villagrán e Florinda Meza atuam como figurantes de luxo, não possuindo nenhuma fala no episódio. Na segunda versão,Rubén Aguirre é o freguês e Florinda Meza a garçonete.
Doutor Chapatin

O marujo enjoado[1973] - O marinheiro (Chespirito) está enjoado, ele toma o remédio e não passa, acaba fazendo um monte de trapalhadas no barco e no final descobrem que ele está tomando uma garrafinha de pinga pensando que é remédio pra enjôo
O marujo enjoado

quem brinca com fogo faz pipi na cama[1973] - Os ladrões decidem não assaltar mais, mas quando o homem (Carlos Villagrán) os vê, já começa dar o seu dinheiro. Eles vão até a sua casa devolver, mas o homem acaba dando todos os seus móveis para eles... Detalhe: Chompiras e Peterete atuam com uma arma de brinquedo
Quem brinca com fogo faz pipi na cama

boas festas[1973]Peterete se dá conta que a janela de uma casa está aberta e chama Beterraba para ajudá-lo a entrar nela.
Boas festas

 dois ladrões[1973]Beterraba está vendendo picolés, mas acaba se assustando quando troca seu carrinho de sorvetes por um carrinho de bebê, sem perceber.
Dois ladrões

o cofre[1972]Peterete está tentando abrir um cofre, mas Beterraba não para de abrir saquinhos de batatas, fazendo ruído e tirando a concentração de seu parceiro.
O cofre

os ladrões[1973]Beterraba e Peterete invadem a casa de um policial e tentam abrir um cofre.
 Os ladrões

quem será o novo chefe?[1973][perdido]
Peterete diz a Beterraba que um outro bandido quer disputar a liderança do grupo com ele.
Quem será o novo chefe?

o doente[1972]Ramón vive como "dono de casa", enquanto sua esposa fica com todo o dinheiro que ele ganha no trabalho. O Dr. Chapatin vai examiná-lo e Ramón resolve pedir que o médico cobre o dobro pela consulta e dê metade do dinheiro para ele.
O doente

doutor chapatin[1972]:Dr. Chapatin cuida de um boxeador que está todo machucado.
Doutor Chapatin

contrabandistas de jóias[1973]Dr. Chapatin senta-se em um banco de praça para ler seu jornal, mas nem desconfia que ali é o ponto de encontro de contrabandistas.
Contrabandistas de joias

o feitiço contra o feiticeiro?[1974] - A dupla de ladrões Chompiras (Chespirito) e Peterete (Ramón Valdez) assalta uma velha que estava dormindo, mas logo depois ela os surpreende com uma arma
O feitiço contra o feiticeiro?

Os dois ladrões[1974] - Chompiras e Peterete planejam arrombar a janela de uma casa da maneira mais discreta e silenciosa possível. Até que Chompiras atira um pesado objeto que acaba por espatifar o vidro da janela. Põe maneira mais discreta nisso..
Os dois ladrões

quem convida paga[1974]Beterraba e Peterete querem sair do restaurante sem pagar a conta. Por isso, Peterete tem a grande ideia de causar uma briga. Assim, no meio da confusão os dois fogem. Mas como sempre, tudo dá errado.
Quem convida, paga

as férias dos folgados[1974]Peterete quer ir para a prisão e  isso só será possível se ele e Beterraba cometerem um erro terrível, cruel, o mais abominável de suas vidas. Por isso, eles decidem assaltar uma igreja.
As férias dos folgados

Don Quixote (1974)[perdido] - Personagem clássico da Literatura
Dom Quixote

cyrano de bergerac[1974]Mais uma das paródias de Chespirito. Desta vez, com a história do narigudo Cyrano de Bergerac. Ele é apaixonado por uma mocinha, que na verdade ama outro homem.

Cyrano de Bergerac

napoelão bonaparte[1974]Mais uma paródia de Chespirito. Desta vez, com a história de Napoleão Bonaparte, que está conversando com Josefina e alguns soldados.
Napoleão Bonaparte

os ladrões[1975]Beterraba e Peterete vão tentar assaltar uma casa, mas ela é habitada por duas loucas solteironas, que começam a tratá-los muito bem, achando que são príncipes disfarçados de ladrões.
Os ladrões

não é fácil roubar[1975] Beterraba e Peterete pretendem invadir uma casa, entrando pela janela que está aberta, para roubar tudo. Só que há um policial por perto, vigiando o local.
Não é fácil roubar


       
Chapolin[1973-1979]

 quadros épicos exibidos no brasil por temporada:

o julgamento[1972]:Dr. Chapatin é acusado de atropelar um cachorrinho.

O julgamento

Jantar executivo 2[1972]- Dr. Chapatin vai atender a uma mulher (María Antonieta de las Nieves) que alega estar muito doente. O marido (Ramón Valdez) alega que ela finge estar enferma às segundas, quando ele tem reuniões no serviço, enquanto melhora nas terças, dia em que geralmente ela visita a sua mãe (para desgosto do marido). A enferma pensa que é segunda, e quando Chapatin informa que é terça-feira, ela logo melhora e se apronta, enquanto o marido é quem cai doente.
Jantar executivo 2

O paciente teimoso[1973] - Dr. Chapatin atende um paciente (Villagrán) que, segundo ele, está nas últimas. A certeza é tanta que ele chama até o dono da funerária (Ramón) para fazer as medidas para o caixão.
O paciente teimoso

a autópsia[1973] (episódio perdido) - Villagrán é um estudante de medicina que quer estudar a anatomia do corpo humano, e deseja dissecar cadáveres a fim de estudá-los. De repente chega um mendigo (Ramón) e o casal (Florinda e Carlos) pensa que ele é o amigo desaparecido do vizinho (Edgar Vivar). O casal dá de comer ao mendigo e Carlos pede que ele mate um gato para que ele possa estudá-lo. No fim, o gato morto pelo mendigo era do vizinho..
A autópsia

O Casamento[1973][perdido] - Dr. Chapatin tanto faz que acaba atrapalhando o casamento de Carlos e Florinda e eles se atrasam para pegar o vôo. Sorte deles, pois o avião explode no momento de decolar.
O casamento

 silencio no estúdio: Silêncio no Estúdio[1974] - Dr. Chapatin atrapalha a filmagem de um filme. No episódio, Ramón Valdez é o diretor, Florinda Meza, Carlos Villagrán e Edgar Vivar são os atores e Horácio Gómez Bolaños é o homem da claquete.
Silêncio no estúdio!

Doutor chapatin e o Banco[1974] - Dr. Chapatin insiste em passar na frente de um cliente (Edgar Vivar) em um banco, atormentando a todos no estabelecimento.
Doutor Chapatin no banco

Dr. Chapatin[1976] - Chapatin está com a consciência pesada porque está ciente de que é um assassino. A enfermeira (Florinda) quer saber quem o médico matou e o cadáver, no fim, é o cachorrinho que ela ganhou de presente.
Doutor Chapatin, o assassino

Menino ou menina?[1976]- Esquete curtíssimo, de apenas 54 segundos. Durante um parto, dois homens (Ramón e Villagrán) estão apreensivos com o nascimento da criança. Quando Dr. Chapatin anuncia o nascimento, os dois perguntam se é menino ou menina. O médico pergunta quem é o pai e os dois negam a paternidade. Chapatin, espantado, diz que é menina. Villagrán vibra, pois acaba ganhando uma aposta que havia feito com Ramón sobre o sexo da criança. O doutor, revoltado, expulsa a dupla de seu consultório.
Menino ou menina?

A Troca de Radiografias[1976] - Dr. Chapatin confunde a radiografia de um paciente (Ramón Valdez) com a da cachorrinha do outro (Carlos Villagrán).
A troca de radiografias

O Rajá[1977] - Possui um enredo semelhante ao episódio da "A Bola de Cristal", em que o Rajá vivido por Ramón Valdez diz ter o poder da hipnose, sendo subestimado pelo Dr. Chapatin.
O rajá

criando caso[1977]Em uma lanchonete, o Dr. Chapatin acusa o sujeito ao seu lado de ter-lhe roubado o relógio que estava usando.
Criando caso

Tem uma Mosca no meu Café[1977] - Dr. Chapatin e mais dois velhinhos fazem de tudo para caçar uma mosca para que a coloquem no café a fim de não pagarem a conta do restaurante.
Tem uma mosca no meu café!

dando tratos a bola[1977] - O médico chega ao consultório de um paciente (Ramón Valdez) que, atendendo à recomendação de praticar exercícios, começa a jogar golfe em plena sala. Ele aguarda a presença do instrutor (Carlos Villagrán) para que o ensine a jogar e Chapatin é quem recebe as aulas. Mesmo assim, acaba sobrando para a dentadura do advogado... Possui um remake dos anos 80, em que Edgar Vivar é o advogado e Horácio Bolãnos o instrutor.
Dando tratos à bola

doutor chapatin[1977]Em um restaurante, Dr. Chapatin atende um homem que está passando mal por ter comido demais.
Doutor Chapatin

 doutor chapatin e  o contrabando[1978]:Dr. Chapatin participa de um contrabando sem saber que o código do contrabando é "Reintegro! Patas de galinha!" e que o dinheiro está dentro de uma boneca.
Doutor Chapatin e o contrabando

Doutor chapatin e as melancias[1978]- Dr. Chapatin inferniza a vida do dono da barraca (Ramón), enquanto este tenta atender uma cliente gaga.
Doutor Chapatin e as melancias

O futebol é minha melhor medicina[1979] - Doutor Chapatin quer ir a um jogo de futebol, mas toda vez que ele pensa em sair do consultório chega um paciente. No final, descobre que o jogo é no dia seguinte.
O futebol é minha melhor medicina

páraben sargento[1972]:Os soldados estão carregando uma caixa, com a escrita Dinamite.
Parabéns, sargento!

a Guerra de Secessão[1974] - Ambienta a guerra ocorrida nos Estados Unidos entre 1861 e 1865. O soldado Chespir (Chespirito), por ter fugido do front de batalha, é condenado à morte pelo general (Ramón). Seu amigo Mortimer (Villagrán) então sugere a Chespir que ele se fantasie de negro para escapar do fuzilamento
A Guerra de Secessão

A tragédia[1974][perdido] Chespirito é dono de um bar e Florinda chega chorando dizendo que um sujeito mexeu com ela. O policial vai procurar o sujeito, o pai dela chega e Chespirito bate nele pensando que é o tal sujeito, mas ele na verdade é o pai de Florinda.
A tragédia

O soldado atrapalhado[1974]
o general (Ramón Valdez) quer saber quem é o namorado de sua filha (Florinda Meza) - E para isso fica ameaçando os suspeitos dizendo que eles terão de fazer o teste de um novo pára-quedas que já falhou 25 vezes.
O soldado atrapalhado

uma pedra no caminho[1974]Um casal, ao voltar para casa, percebe que há uma enorme pedra na frente da porta. Como o marido está com o braço quebrado, eles pedem ajuda a um mendigo que está passando. Porém, o tal mendigo só arranja confusão.
Uma pedra no caminho

Uma Conferência sobre o Chapolin[1974] - Em um episódio especial, Dr. Chapatin evidencia todas as qualidades do Chapolin Colorado. Divertidos trechos de episódios antigos ilustram este tributo ao herói da América Latina.
Uma conferência sobre o Chapolin

juleu e romieta[duas partes][1975]
Mais uma paródia de Chespirito, só que um pouco diferente. Desta vez, Chapolin PARTICIPA da romântica história de "Juleu e Romieta". E como sempre, Juleu quer se casar com Romieta, mas o pai da garota tem ódio mortal da família de Juleu e não quer permitir o casamento de jeito nenhum,  Juleu resolve fazer uma serenata para sua amada. O pai de Romieta continua sendo contra, dizendo que eles não vão se casar. Romieta tem a ideia de se fingir de morta, para que o seu pai se arrependa e resolva permitir o casamento dos dois. Mas isso pode resultar em uma tragédia (e em uma briga muito divertida entre o pai de Romieta e Chapolin).
Juleu e Romieta - parte 1Rometa e Julieu - parte 2

Cleópatra[1975] - Chapolin conta para Florinda a história de Cleópatra (rainha egípcia que tinha vários amantes mas que acabou ficando sozinha, assim como Florinda).
Cleópatra

o pintor[versões de 1976 e 1979] - Chapolin conta a história de Leonardo da Vinci e seu quadro manchado (Espinafres em Dó Maior]
O retrato do General ValdésO pintor

ser pequeno tem as suas vantagens[1976]Com pena de Seu Madruga ser sempre mal tratado pela dona Florinda, Chaves chama o Chapolin Colorado. Nisso, ele tenta mostrar a todos que o herói está ali na vila, mas ninguém acredita nele. No final, Chapolin usa suas pílulas encolhedoras para conversar com dona Florinda.
Ser pequeno tem as suas vantagens

de acordo com o diabo (1976) - Chapolin conta a história de Fausto de Goethe, que adquire poderes mágicos graças ao diabo Mefistófeles.
De acordo com o diabo

A fortuna de Frederic Chopin[1977] - Chapolin conta a história do músico e compositor Chopin, que tem um amigo chamado Jorge (na verdade é uma mulher, por quem ele é apaixonado).
A fortuna de Frederic Chopin

O Alfaiate Valente[1978][somente 3 partes são exibidas no brasil] - O alfaiate faz um traje pro rei que só os inteligentes podem ver.
O alfaiatezinho valente - parte 1O alfaiatezinho valente - parte 2O alfaiate valente - parte 3



Branca de Neve e os Sete tchuin tchuin tchun clain[1978][somente duas partes são exibidas no brasil] - O clássico conto de fadas com o humor de Chespirito.
Branca de Neve e os sete Tchuim Tchuim Tchum Claim - parte 1Branca de Neve e os sete Tchuim Tchuim Tchum Claim - parte 2

o show deve continuar[seis partes, no brasil apenas cinco são exibidas][1978]O estúdio de cinema será destruído e o funcionário mais antigo do local chama o Chapolin Colorado, para poder dividir com ele as histórias mais fantásticas sobre o estúdio e para contar sobre diversos filmes.

 filmes da parte 2:
A pantera cor de rosa
* Chaplin pianista
* Carol Burnett
* O gordo, o magro e o bolo

filmes da parte 3:
 Deus lhe pague
* Don Quixote e Sancho Pança
* Guilherme Tell

filmes da parte 4:
Tim McCoy e Tom Mix
* Madame Butterfly
* Napoleão e Josefina

filmes da parte 5:
Lá no rancho mediano
* Salomão e a rainha de Sabá
* Cantando na chuva

filmes da parte 6:
A dama das camélias
* Quo Vadis
O show deve continuar - parte 2O show deve continuar - parte 3O show deve continuar - parte 4O show deve continuar - parte 5O show deve continuar - parte 6
O ovo Colombo[1978] - Chapolin incentiva um astronauta a continuar com seu projeto de uma viagem espacial e conta a história de Cristóvão Colombo.
O ovo de Colombo

A história de Don Juan Tenório (1978) - Chapolin conta a sua versão para o clássico de D. José Zorrilla, escrito em 1844, cuja peça costuma ser encenada no Dia de Finados ou em suas vésperas
A história de Don Juan Tenorio

Cyrano de Bergerac[1978] - Chapolin conta a história de Cyrano de Bergerac (Ramón Valdez), um exímio espadachim que ostenta um imenso nariz, o que o deixa com vergonha de se declarar à sua prima Roxana (Florinda Meza), que é apaixonada por Cristiano de Novilete (Chespirito). Ela pede a Cyrano que proteja seu grande amor e o espadachim, em seguida, ouve um monte de piadas sobre seu nariz de um desconhecido, com quem acaba duelando. Depois, Cyrano descobre que o gozador é o próprio Cristiano, e tenta fazer com que ele se declare a Roxana, mas sem sucesso. No fim, ela admite que pode amar Cyrano mesmo com seu avantajado nariz.
Cyrano de Bergerac

A vendedora de flores[1978] - Chapolin conta a história de uma pobre vendedora de flores que foi educada e se tornou uma dama
A vendedora de flores

olha o passarinho[1978]Um jornalista chama o Chapolin para conseguir tirar fotos de uma bailarina famosa, pois se não o fizer, ele pode perder o seu emprego. O Polegar Vermelho concorda em ajudar, mas acaba sendo descoberto pela bailarina e seu segurança. Chapolin insiste e conta uma história para a bailarina sobre um quartel onde houve várias confusões por causa de uma fotógrafa.
Olha o passarinho!

a despedida do chapolin[1979]O programa Chapolin chega ao episódio final e os atores resolvem se despedir, lembrando dos melhores momentos do nosso herói favorito e reprisando outros episódios.

A despedida de Chapolin