segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

AS ESQUETES DE CHAVES E CHAPOLIN

Muitos já devem ter se perguntado qual o motivo da exibição de esquetes de outros personagens no horário do Chaves ou até mesmo do Chapolin. Com a volta dos semelhantes, o SBT resolveu exibir tudo de seu acervo, incluindo as esquetes. Mas como estas esquetes não tiveram exibições de 1992 a 2012 pelo SBT, certos fãs sentiram estranheza.
Nos primeiros anos da série independente "Chaves" (1973-1975), não era nada raro acompanhar as aventuras dos ladrões mais atrapalhados do mundo antes dos episódios. Na abertura, os esquetes são anunciados como um "aperitivo", sendo os episódios o "prato principal". No Brasil, o estúdio de dublagem MAGA tratava os esquetes apenas como quadros de episódios e por isso os nomes dos ladrões alternavam tanto. Neste post, utilizaremos por padrão Peterete (Ramón Valdés) e Beterraba (Chespirito).
Em Chapolin a relação de esquetes é maior ainda, visto que as esquetes perduraram durante todos os anos de exibição do programa, só que predominando o Dr. Chapatin.
Um programa de Chaves ou de Chapolin é composto por esquete + episódio quando há esquete. Um caso é o da foto abaixo, no qual o esquete "As férias dos folgados" precede o episódio "A casinha do Chaves". Este é o episódio 50 na distribuição atual da série: "As férias dos folgados / A casinha do Chaves".
Mas se é do mesmo episódio, por que passam separado? Bom, quem separa é o SBT. Pelo fato de os esquetes terem duração menor que episódios comuns, são utilizados em massa para preencher horários curtos de exibição da série sem ter que picotar episódios (embora isto não venha ocorrendo na exibição das 14h15, mas isso é outro assunto).
Os únicos episódios que tiveram as esquetes separadas foram os semelhantes. Veja que o episódio da escolinha da Chiquinha, comum desde 2011, SEMPRE passa com as duas esquetes iniciais: "As apostas / Ladrões espertos", porque fazem parte do mesmo programa. Para os fãs mais antigos, lembrem-se que o esquete "O soldado atrapalhado" sempre passava antes do episódio "Depois de jogarem o Chapolin, tapem o poço", ou que o esquete do bar do Chespirito sempre passava antes do episódio "O verniz invisibilizador". No TBS ou Netflix, o esquete "Quem será o novo chefe?" sempre precede o episódio "O leiteiro", e por aí vai.
No SBT, as esquetes dos outros personagens foram escanteadas para o horário das 6h da manhã de Sábado, para encher tempo, como já citado.
Através deste post, viemos sanar algumas dúvidas para os fãs sobre a exibição de tais esquetes, já que o SBT, por muito tempo, plantou o hábito no público de assistir apenas aos episódios de "Chaves", visto que as esquetes ficaram 20 anos sem exibição. É importante, acima de tudo, apreciar todo o legado que Chespirito nos deixou e para isso, o mais importante é que vejamos a sua obra por inteiro - e não faltando um pedaço. Ele se foi, mas seu trabalho permanece. Por isso, apreciem sempre todos os seus personagens, sejam a dupla Peterete e Beterraba, seja o Dr. Chapatin, o Chaves ou o Chapolin.