sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

SETE DE SETEMBRO! E DAÍ?

            Desde 1999, o SBT inventou de deixar os dois episódios, Independência do Brasil e sua seqüência, A Proposta, anuais. Até essa data, os dois episódios eram apresentados freqüentemente, de dois em dois meses, como figuras pra lá de tarimbadas como Acapulco, Sociedade, etc. E em 1999, pararam de exibir os dois episódios por um bom tempo. E quando chegou o dia 6 de setembro de 99, exibiram a Independência do Brasil após um tempão, praticamente um ano. Aí entendemos que a intenção do SBT era deixar esses dois maravilhosos episódios anuais. Neste ano de 99, os burros não levaram conta dos seguintes detalhes: apenas um desses dois episódios fala de Independência (e do México, a dublagem que transformou a Independência mexicana na brasileira), é aquele que as crianças brincam com confetes e depois começam a brincar de D. Pedro I até que formam a bandinha que no segundo episódio irá importunar Seu Madruga e a Bruxa do 71. E esse episódio, que faz referências à Independência “do Brasil” somente no terceiro e último bloco e também no título do episódio, foi exibido no dia seis de setembro. O dia seguinte seria reservado ao segundo episódio, mais divertido ainda, A Proposta. Ele começa com Dona Florinda resmungando e varrendo o pátio cheio de confetes, serpentinas e outras coisas. Outro detalhe: desde quando o feriado da Independência do Brasil se transformou no carnaval? Nunca vi no feriado, que aqui no Brasil tem como tradição os desfiles militares, vendedores de balões, confete e serpentina. Os episódios, mesmo com a dublagem, deixam claro que estão se referindo às festanças mexicanas, creio eu que são costumes para festejar a Independência mexicana. E aí vem a coisa mais bizarra: o episódio da Proposta, que nada fala de Independência, que foi exibido no dia 7 de setembro. No ano passado, o SBT exibiu os dois episódios no feriado, sem cortes. E desde esse ano, já meio distante, que resolveram fazer essa besteira de deixar os  dois episódios  anuais por falar dois ou três minutos de Independência do [México no original] “ Brasil”, onde a dublagem até fez um bom trabalho, apesar de ter se equivocado bizarramente quando Gastaldi disse na voz de Chaves que D. Pedro I proclamou a Independência em 21 de setembro de 1829(talvez eles quisessem dar uma idéia de que Chaves era burrinho, pois ele estava estudando quando disse isso). A dublagem teve problemas também na parte em que Chaves se refere a um herói mexicano (provavelmente Hernán Cortez) que carregou uma pedra enorme e “andarilhou” até a rua, pois é pouco provável que D. Pedro tenha feito isso, mas os tradutores não tiveram outra escolha senão dizer que a autoria de tal feito foi dele, já que a dublagem resolveu fazer com que a Independência fosse do Brasil.

            E lamentavelmente temos que tolerar mais uma bobagem do SBT, que cada vez aumenta mais a rejeição com os chmaníacos com a insistência de manter nossa série favorita em um horário horroroso[faloa da tv alterosa em minas]. Por isso, muitos ficarão sem ver esses dois maravilhosos episódios. E como  alterosa aqui de minas é o canal da sacanagem, não se surpreendam se eles não exibirem os episódios este ano.

 CHESPIRITO CONTINUA NA BOCA DO POVO
(MESMO CONTRA A VONTADE DO SBT)

    Na coluna  aonde eu divulguei a CAMPANHA VIVA CHESPIRITO, eu citei todas as sacanagens feitas pelo SBT para os grandes e fiéis chavesmaníacos brasileiros. 

 a única vantagem é que eles não cortavam mais os episódios como cortavam antigamente.

   
Por que fui abrir minha boca? Parece que é só essa gentalha receber um mísero elogio da gente entre tantas críticas que eles já fazem porcaria. Infelizmente, os lamentáveis cortes nos episódios voltaram. O Retorno dos Cortes  entrou em cartaz na  quinta, quando deram um enorme corte no episódio da Casa da Bruxa do 71. Eu   ajeitei a fita para gravar o episódio que viesse, mas quando vi que era o da Casa, desliguei a TV, já que eu já tenho gravado esse episódio em boa imagem. Apenas dez minutos depois, liguei a TV novamente para ver o restinho do Chaves. Quando vi, já estava dando outro episódio, o das Aulas de Violão e estranhei. Fiquei pasmo. Mesmo sem ter visto, já sabia que o episódio da Casa fora totalmente cortado. Captei que o SBT é um canalzinho que gosta de aparecer para nós chavesmaníacos. Fazem tudo errado, fazem coisas que não gostamos, tomam atitudes que não aprovamos e que lamentavelmente temos que tolerar, pois não podemos fazer nada. Neste momento o que mais gostaria que acontecesse é que o pessoal da alta cúpula do SBT lesse minhas colunas para eles terem a idéia do quanto que nós estamos irritados com a emissora.

    Bem, tá certo que o SBT é o canal que nos deu a honra e a oportunidade de vermos a melhor série do mundo, mas não precisavam extrapolar como estão extrapolando hoje. Até podemos entender que Chaves está há mais de 30 anos no ar com os mesmos episódios, mas o fato é que, se a geração da década de 80 acompanhou a série e hoje, já adultos e com filhos, não dão mais tanta bola, a nova geração (a criançada de hoje) acompanha a série como se ela estivesse estreando na TV.
Sem contar que, até hoje, Chaves é um programa que agrada a gente das mais variadas idades. Até hoje, Chaves é uma série comentada, pois qualquer hora vocês escutarão os jovens, que nasceram quando Chaves estreou no SBT e que cresceram com ele, comentando os episódios e, principalmente, recitando as principais piadas. Até hoje, o povo imita o saudosíssimo Chapolin Colorado, saindo para as ruas com a camisa vermelha com o coraçãozinho amarelo escrito CH que até hoje é bastante vendida nas lojinhas e camelôs, camisa que é usada em muitas formaturas de colégio, principalmente. 

    Inclusive em 2015, na aula de matemática, meu professor  lembrou do Chapolin dizendo uma das mais conhecidas frases da série: "Não são pedras, são aerolitos". 
Todos caíram na gargalhada. Em seguida, ele lembrou o episódio da Branca de Neve cantando Churi Churi Fun Flays imitando os movimentos das mãos do Dunga (Chespirito) feitos no clipe da música. Novas gargalhadas. Sem contar que, ano passado, num programa de TV local, vi jovens numa boate recitando em coro, diante das câmeras, o poema "O Cão Arrependido". Não imaginam a satisfação que me dá em ouvir na rua ou na TV comentários sobre estas que são minhas duas séries preferidas, principalmente sobre Chapolin, que virou um ioiô, entra e sai do ar (ficando muito mais tempo fora do ar, obviamente).

  
 Teve um dia que eu e meus amigos fizemos um longo debate sobre Chapolin, comentamos episódios, lembramos de falas e piadas, foi o máximo. O pessoal fez uma bandeira do Chapolin, uma enorme capa vermelha com o coraçãozinho pintado..., enfim, se eu fizer uma lista de amigos que curtem Chapolin e Chaves, surgirá abaixo uma verdadeira lista telefônica.

    Pra concluir, eis uma carta que mandarei ao SBT com o título: pra quê fazer isso com os chavesmaníacos? O fato de vocês terem tirado do ar o inigualável Chapolin Colorado só fizeram vocês ganharem uma grande porcentagem de rejeição, coisa que vocês não tinham tanto. Se vocês pensarem na hipótese de tirar o Chaves, vai ser pior: vocês perderão todos seus fiéis telespectadores, já que Chaves é o símbolo do SBT. E um símbolo não deve ser tratado assim. É como se a prefeitura do Rio pintasse o Cristo Redentor de outra cor. Por isso, se alguém do SBT lê minha coluna, só digo que fazendo essas coisas, tirando Chapolin e Clube do ar, cortando e cancelando episódios, não estarão ganhando nada, muito pelo contrário, só perdendo. Vocês estão perdendo o respeito e a fidelidade não só dos chmaníacos como também do público em geral, que não suportam mais as bobagens que vocês fazem, como deixar fora do ar séries sensacionais já exibidas por vocês que estão em algum balcão empoeirado da emissora para manter um cacete de novelas  insuportáveis, chatas e repetitivas. E as Aventuras em Marte, com o amado Chapolin, quando voltarão a exibir?. Se bem que pra vocês pouco importam os nossos gostos, nossas opiniões. Pra vocês o que é importante mesmo é o cheiro da grana. O dinheiro tomou conta mesmo. Não se fazem mais coisas por prazer, só por dinheiro. Por isso que vocês estão pouco se lixando com nós, telespectadores, os verdadeiros responsáveis pelo sustento desta emissora, aqueles que pagam seus salários com o mundo de impostos que pagamos. Vocês tinham que nos respeitar, não ameaçar com processos um fã de Chapolin que estava apenas pedindo a volta de sua série preferida, como aconteceu com o Felipe Reina. Pensem e reflitam sobre este assunto. Pra vocês se conscientizarem como estamos cada dia mais decepcionados com vocês. Respeitem o mito Chaves. Voltem a exibir Chapolin.  
VOU CHORAR! DESCULPE, MAS EU VOU CHORAR (DE RIR)!
    Quem de vocês já não chorou alguma vez na vida? Pergunta com resposta mais do que óbvia, né? Ninguém, pois todos já desabafaram suas tristezas alguma vez na vida. Mas como representar o choro? As histórias em quadrinhos representam com o clássico "Buááááá" e o "Snif" na hora do soluço do choro.

    Mas, e no caso dos nossos amiguinhos mexicanos? 
Alguém já viu um choro mais original e gozado do que de Chaves, Chiquinha e Quico? Difícil pergunta (uma resposta boa seria o choro do saudoso Galeão Cumbica), pois um dos momentos mais engraçados dos episódios do Chaves é a hora da choradeira, sem dúvida. Quando nós vemos os três chorando, devemos imaginar o seguinte: já pensou se alguém chorasse assim? Na certa iria ser tachado de louco, ou simplesmente evidenciado como mais um dos tantos fã-náticos por Chaves espalhados pelo mundo inteiro.

   Chespirito foi bem criativo na hora de criar os choros de seus personagens. A origem do pipipipi do Chaves vem de um dos seus filhos, que chorava assim quando criança. Mas nos episódios antigos, o choro era normal, o pipipipi só iria aparecer nos episódios seguintes. Na maioria das vezes, o choro do Chaves acontece após ele levar um cascudo do Seu Madruga, que irritado com o choro do moleque, o imita de uma maneira tão cômica que ninguém segura as risadas. Se o pipipi do Chaves na dublagem do saudoso Marcelo Gastaldi era pausado e suave, no original Chespirito fazia um pipipi super rápido, tipo locutor de turfe (devia falar uns 10 pis por segundo), e por isso que o Seu Madruga se irritava tanto. Se o choro original fosse o da dublagem brasileira, acho que o Madruguinha até lamentaria um pouco ao invés de fazer tantas caretas gozadas para imitá-lo e depois finalizar a cena com chave de ouro com o seu "Só não te dou outra porque". Para Chiquinha, somente os idiotas choram do jeito que Chaves chora, como ela diz no episódio em que as crianças tentam sujar o terno do Quico.

Falando na Chiquinha, talvez seu choro seja o mais lembrado e o mais imitado pelo público, até porque ela é, disparada, a que mais chora na série, em praticamente todos os episódios e toda a hora, já que ninguém pode lhe aprontar uma que ela já apronta o maior berreiro. Seu uéééh, uéééh, uéééh, até hoje está na boca do povo, muitos cismam em chorar fazendo esse berreiro todo, com o tradicional movimento dos braços. A própria Chiquinha define seu choro como um relincho. O choro da Chiquinha já nos proporcionou cenas antológicas, como a série de sustos que ela dá em todos no começo do episódio das Carambolas, onde Seu Madruga tenta perguntar por que ela está chorando e ela, quando vai responder, acaba chorando de um modo tão engraçado que chega até a assustar (experimente ver o episódio e confira se você não se assustará também com a gritaria dela). Mas uma das cenas mais inesquecíveis de todos é a do final do episódio do Último Exame, um dos momentos mais hilariantes da história da televisão na minha opinião, quando Professor Girafales pergunta para Chiquinha e ela chora, conseguindo escapar da pergunta. Quando ele chama o Nhonho, para fugir da pergunta ele imita o choro dela, causando risadas de verdade no Rubén Aguirre em plena cena e em nós também. E para completar o show, quando ele diz: "Vamos ver quem quer responder a esta pergunta", todos os alunos se levantam de suas carteiras e começam a chorar igual à Chiquinha. Quem é que já não riu desta cena? Todo mundo, né? Principalmente pra quem reparou o Godinez no fundão todo atrapalhado na hora do movimento dos braços. Ele faz uma pose para as câmeras enquanto que ele fica indeciso se abre ou fecha os braços. Por essa e outras que o Godinez, mesmo não aparecendo muito nos episódios, é um dos mais queridos pelos chavesmaníacos.

    E o Quico, com o seu "Arrrrrrrrrrrrr"? É o choro mais difícil de imitar, já que tem que ter habilidade no gogó para conseguir fazer o som dos erres. É outro que chora por qualquer coisa. O seu cantinho, a parede em frente à escadaria da vila, é a marca registrada do seu choro. Ele encosta o braço direito na parede, olha pra trás e solta o choro. E na maioria das vezes, quem paga o pato e o Madruguinha, que sempre é acusado por Dona Florinda de ter feito seu filho chorar. Nos episódios mais antigos, Quico não ia tanto para a parede chorar, ele colocava o dedo no olho e chorava no lugar onde estava. Depois que ele passou a ir sempre chorar na parede. O choro dele já rendeu momentos gozados, como no episódio das Lições de Boxe, onde Quico tenta dizer pra sua mãe que Chaves lhe bateu e ela, empolgada por estar com o Professor Girafales, lhe dá umas moedas. Quico chora e na hora de contar as moedas ele vê que não dá pra comprar nada e chora mais ainda (57, 58, 59 dá pra comprArrrrrrrrrrrrrrrrrrrr...). Ou na Nova Vizinha, quando todos perguntam a ele se está chorando e ele responde com grosseria: "Não, tô segurando a parede!". Bem feito que Dona Florinda depois pergunta para ele: "Que foi, tesouro! Está segurando a parede?". Aí ele: "Não, tô seguraann... Arrrrrrrrrrr...".

    Em dois momentos na série os três choram juntos ao mesmo tempo, após apanharem do Seu Madruga: no fim do episódio Seu Madruga Carpinteiro e no segundo episódio da Nova Vizinha. Garantia de boas gargalhadas. Mas também os outros personagens não ficam atrás. Seu Madruga também tem seu choro característico, o "Íiiiiiiinnnnn", quando ele bota a mão no olho e faz aquela cara de choro gozada. Dona Florinda geralmente chora na parede do Quico. O choro dela é normal, porém no fim do episódio em que tentam sujar o terno do Quico (pela segunda vez este episódio é referido na coluna), quando ela desafoga as mágoas, entra o som do "Arrrrrr" do Quico, dublado por Nélson Machado, rendendo um frutífero momento de humor (não sei se no original é assim, na voz de Carlos Villagrán). Aliás, o choro de Dona Florinda por várias vezes encerra outros episódios, como na Falta D’água 2ª versão e na terceira parte da Nova Vizinha. No clássico episódio da Choradeira, entra em cena uma série de antíteses: enquanto que todos choram, todo mundo, do outro lado da tela, cai na gargalhada. O momento mais gozado, sem sombra de dúvida, é quando Chaves, Quico, Seu Madruga e Professor Girafales choram juntos na casa do pai da Chiquinha, o que prova que a choradeira dos personagens é um momento que cativa a todos pela originalidade e pelo grande desempenho dos atores (como se isso fosse alguma novidade), já que o momento do choro, quase sempre o momento mais deprimente das demais séries e de novelas, em "Chaves" é uma das mais cômicas partes de todas. Só mesmo a melhor série da história consegue isso.

   E olha que uma das mais lembradas piadas de todas é referida a choro e tristeza e está presente em inúmeros episódios. Aposto que alguns já adivinharam qual é. Para aquele que não se lembra lá vai:   -"Qual o fundamento do seu pranto?";
    -"O quê?";
    - "O fundamento do pranto! Não sabe o que é pranto?";
    -"É o marido da pranta?".


   Hehehe, aposto que você, caro chavesmaníaco, deve estar só rindo. E pra vocês verem, por ironia do destino, uma coluna que fala de choro e pranto fazendo o povo rir. Coisa que só o nosso espetacular Chespirito consegue nos dias de hoje, já que o sbt deixa claro a cada dia a intenção de enterrar uma das poucas produções que vale a pena tirar proveito, como Chaves, pra colocar no ar um monte de bobagens que estão sempre presentes na TV Brasileira hoje em dia. 
Mas tenha pulso forte, afinal, em vários episódios Seu Madruga e Chaves falam: "Os homens não choram!". E como nós, chavesmaníacos, temos garra para conseguir o que queremos, vamos pra cima.  vamos exigir a volta do Chapolin e fazer os inimigos de Chespirito espalhados pelo próprio SBT chorarem de verdade. Vamos lá.
MAS O QUE SÃO OS ENERGÉTICOS???
   Na linguagem culta, o termo "energético" se refere a algo relacionado com a energia ou com suas fontes. O adjetivo também qualifica os alimentos com alto teor calórico que servem para reparar os gastos de energia e suas perdas de substâncias.

    Na linguagem chavesmaníaca (ou a dublagem levada muito ao pé-da-letra), energético significa inflação. Agora surge a pergunta: por quê um termo como energético, que não tem nada a ver com economia, foi designado para substituir o vocábulo inflação nos episódios do Chaves?

   A palavra "Cordura" existe? Nos dicionários de espanhol eu não a encontrei.
     eu falo sobre Chaves e a parte do excelente episódio das Pérolas onde Professor Girafales explica para as crianças que a palavra (que não é gordura, portanto não se refere ao Nhonho) significa sensatez. 
 o México é o país de língua espanhola com maior número de palavras e gírias regionais. Ele inclusive disse que "cordura" é uma derivação de "cordado", que tem como significado sensatez (oh, que coincidência). Por isso algumas vezes achamos sem nexo algumas palavras ditas pelos personagens, principalmente quando a dublagem resolve traduzir como está dito em espanhol.



NHONHO, EXCESSO DE CORDURA (QUER DIZER, GORDURA)


    Outro exemplo onde os bons tradutores escorregaram, agora nada a ver com regionalismos: na música "Que Bonita Sua Roupa", deixaram que o saudoso Marcelo Gastaldi (pra quem não sabe, o grande dublador de Chespirito) cantasse "Pra Dona Clotilde só falta uma escova". Quem escuta não entende por quê Chaves canta isso, o que a Bruxa do 71 tem a ver com escova? Aí vem a explicação: no original, Chaves canta, diferenciando um pouco a letra traduzida, "La Bruja del 71 com su escoba". 
E escoba é vassoura em espanhol. Neste exato momento, o leitor aí presente deve estar soltando o já tradicional "ah, agora entendi". Essa foi uma das raras presepadas da equipe de dublagem do Chaves. Não adianta nada eles darem como desculpa que deixaram a palavra "escova" passar para que rimasse com a palavra "boba", utilizada no verso anterior da música, quando ela se refere a Pópis, já que vassoura também pode rimar muito bem com boba. Mas tudo bem, até hoje o esforço da equipe de dublagem é altamente reconhecido, já que muitas vezes as gírias e os termos regionais foram usados e eles conseguiram se sair bem, principalmente nos episódios da escola, onde transformaram a aula de história mexicana em brasileira de uma forma muito bem sucedida.







DESVENDADO O MISTÉRIO DA "ESCOVA" DA DONA CLOTILDE



    Agora que já está praticamente tudo explicado, voltemos a falar dos energéticos. Vocês já devem imaginar: essa palavra lá no México é, simplesmente, uma gíria ou termo regional para a inflação (se for, é uma gíria pra lá de esquisita). Vou tirar isso a limpo com meu professor de espanhol mês que vem, quando acabam minhas merecidas férias. Mas como já diz o enredo da Portela em 1985, Recordar é Viver. Por isso vamos recordar dos episódios: o termo "energético" está presente:

    
O Cofrinho do Seu Madruga - Nosso tradicional vocábulo entra na área quando Seu Barriga pergunta para Seu Madruga qual a desculpa que ele vai utilizar para não pagar o aluguel. Seu Madruga então entoa essa que é uma das frases mais lembradas da série: "Mas é que são os energéticos". Seu Barriga começa a rir e pergunta o que ele tem a ver com os energéticos. Naquelas divertidas discussões onde eles falam sem parar, dá pra ouvir Seu Madruga dizendo que os energéticos são a causa de todos os nossos problemas. No bloco seguinte, enquanto Chaves conta o dinheiro do seu cofrinho, ele encontra a nota de 50 que ele tomou do Seu Barriga e acha que ela é falsa, sem saber que ela foi fabricada recentemente. Chaves diz que a nota está muito mal feita e Quico diz que foram os energéticos. Chaves estranha e Quico explica que todos culpam os energéticos por tudo que acontece de errado.







POR QUÊ EU ESTOU ASSIM? FORAM OS ENERGÉTICOS!

    Refrescos (parte 2) - Aí o termo foi utilizado mais para reforçar a piada. Quando Seu Madruga é forçado a comprar os refrescos do Chaves, o moleque diz que os preços aumentaram por causa dos energúmenos. Seu Madruga corrige dizendo: "Energéticos".

    Decidi levar à tona este assunto porque notei que os sites CH não exploram este fato tão tradicional e estranho nas séries de Chespirito, 
pois quem é que, dos milhões de cidadãos brasileiros, já não ouviu a frase "Mas é que são os energéticos" e não riu? Mas vou tentar descobrir se energético é só lá no México que significa inflação, o que confirmaria o regionalismo. Senão, é mais uma peça que o Mestre dos Mestres Roberto Bolaños está nos pregando.

OBS: Se procurarem no dicionário de espanhol, não vai adiantar. Energético significa energético mesmo em português. 
PIADA SEM GRAÇA: CHAVES por MEIA HORA

    Desde maio o horário do Chaves na tv alterosa[afiliada do sbt em minas] é esse: 11h30. Um horário historicamente esquisito para séries de TV, um horário mais voltado para o desenhos animados ou programas de culinária. E não é que a gentalha da alterosa resolveu empurrar o Chavinho para esta bomba de horário? Tudo isso foi o resultado de mais uma desilusão que a afiliada causou em nós, fiéis chavesmaníacos. E o que é pior, em dobro.

    Quando surgiu, em meados de abril, a notícia da contratação de jaeci carvalho pela alterosa, o otimismo tomou conta de todos pela volta do saudoso Chapolin, já que uma nova programação seria anunciada.  os mais diversos boatos deitavam e rolavam, e a maioria deles, favorável à volta do vermelhinho. Até que aos poucos essa chance foi se reduzindo, com o anúncio da volta de viação cipó, um dos  programas 
mais sem-graça  que já vi na minha vida, que era exibido antes do Chapolin nos anos de 1999 e 2000 (por isso que era obrigado a ver aquele troço). Seria cara-de-pau demais colocar aquele programinha de viagens sem graça nenhuma no lugar do nosso simpático super-herói e pelo menos isso reconheceram. A série passou a ser exibida só nos sábados. Aí o papo furado de que o Chapolin é programa só de férias acabou sendo confirmado. E o programa  ocuparia todo o horário da tarde da emissora, ou seja, Chaves (antes exibido às 18h30) mudaria de horário, mas felizmente otávio di toledo se contentou com os sábados e domingos

    A boa notícia (quem diria que teria uma nessa história) é que foi reduzido o tempo do bom dia e cia e sua trupe de desenhos da Idade da Pedra Lascada, tempo suficiente para a afiliada colocar no lugar o jornal local, ao meio-dia e meia. A tendência é que Chaves voltasse ao seu clássico horário das 12h30, o que seria uma boa, mas, para a nossa desagradável surpresa, botaram o Chaves às 11h30 e o maldito e algoz alterosa esporte ficou com nosso tão sonhado horário. É a alterosa e sua implacável perseguição contra os fiéis chavesmaníacos. Chaves num horário podre, Chapolin fora do ar, sem contar o cancelamento do Clube aos  e os péssimos atendentes do Serviço de Atendimento. Vamos brindar, amigos! Vamos fazer um brinde irônico ao ridículo, estapafúrdio e pífio tratamento dado a nós, que antes tanto defendíamos o SBT e suas afiliadas por sua boa qualidade na programação.











PIPIPIPI... NÃO AGÜENTO MAIS 



    Chespirito no SBT já deve ter ocupado em mais de 30  anos de história todos os horários disponíveis, como o Programa Livre, na época com o Serginho Groisman, que suportou 50 mudanças de horário na emissora. Em meados de 95, chegaram a exibir Chapolin e Chaves das 11h ao 12h. Não durou nem duas semanas. Em compensação, chegaram a colocar Chapolin e Chaves duas vezes por dia cada na programação (ah, que tempos aqueles). E a formação clássica dos horários (Chapolin às 13h e Chaves 13h30) permaneceu praticamente inalterada até o catastrófico 15 de agosto de 2000, quando Chapolin foi banido para entrar o horário político. Chaves sobrevive até hoje (mas até quando?) e foi se atrasando aos poucos, aos poucos, até que nos demos conta que às 15h45, Chaves estava recém começando. 

    
Mas temos que entender que isso prejudicou a muitos (como a mim), que não conseguem chegar a tempo do colégio para rir das palhaçadas, mas também beneficiou muitos que estudam de tarde e não conseguiam ver antes. Mas percebemos  que esse horário tem muito mais rejeição do que se imagina. Sem contar a já histórica urucubaca contra esse quem vos fala. Desde que Chaves se mudou para esse bendito horário das 11:30, nunca mais consegui gravar a série direito (estou regravando a série, aproveitando a boa imagem), já que minha aula acaba 11h10 e vou a pé para casa levando 35 minutos de caminhada. Quando chego, geralmente o episódio está na metade. Mas isso não é pior: sempre quando consigo uma brecha e chego mais cedo, ajeito a fita para gravar e quando vejo, é um episódio que já havia gravado em boa imagem. É de enlouquecer, como diz o Seu Madruga, ainda mais que quando eu chego atrasado, sempre tá dando um episódio que eu queria gravar em boa imagem. Por isso que eu odeio esse horário. Outros, pelo contrário, estão usufruindo bem dele, já que seus compromissos ocorrerão mais tarde. E esse pessoal tem muito mais sorte do que nós, já que a alterosa não corta mais os episódios como cortavam antigamente, eles são exibidos sempre na íntegra. Mas, mesmo assim, todos sabem que Chaves, às 12h30, daria muito mais audiência.










ETERNOS CAMPEÕES DE AUDIÊNCIA HÁ  mais 30 ANOS!



    
A solução ideal para agradar gregos  e troianos seria colocar Chaves de volta no horário do almoço, às 12h00, tirando um pouco o tempo do alterosa esporte. E assim poderia manter Chaves nesse horário medíocre das 11h30 ou simplesmente trocar pelo horário das 12h30, coisa que todos nós queremos.

colmestre7-1.jpg (7562 bytes)









DAQUI A POUCO EU VOLTO, HEIN!
3,1415926535897932384626433832795

    Talvez vocês não tenham captado o título acima. Quem abriu  e conferiu o título com certeza pensou o seguinte: "ué, virou matemático?", "pô, tenho muita dor-de-cabeça com matemática e chega esse cara e me vem com número", etc. Acontece que o exorbitante número acima corresponde ao valor total do pi, aquele símbolo matemático bonitinho (pena que no meu teclado não exista o símbolo para eu mostrar para vocês mais especificadamente).

    Agora vocês me perguntam: o que essa baboseira toda tem a ver com Chaves? Simples: já notaram como é o choro do nosso faminto amigo? Pipipipipipipi... Pois é, o papo furado lá de cima serviu só para fazer uma espécie de adivinhação sobre o assunto, sobre esta que eu acho 
a parte mais cômica da série: o choro do Chaves, principalmente após o cascudo do Seu Madruga, que imita sua choradeira de uma maneira que faz até aquele que não gosta de Chaves rir. O choro do Chaves, entre os choros de Quico e Chiquinha, é o mais gozado entre os três na minha opinião, mais pelas cenas do qual o pipipipipi faz parte nos episódios.
Toma!
    Claro que o nosso grande, saudoso e mítico Ramón  Valdez  dá uma imensa colaboração para que a parte do chorinho do Chaves seja a mais engraçada de todas das séries do nosso Chespirito, afinal, quem não ri das grandes cenas dos cascudos de Seu Madruga no Chaves? Só se forem aqueles que sentem pena do Chavinho na hora em que ele apanha. Mas eu nunca consegui resistir a estas cenas tão gozadas.

    Sempre estas cenas são originadas por mais um mal-entendido entre Dona Florinda e Seu Madruga (o mais prejudicado de todos nestas cenas, pois a pancada daquela velha deve doer pra caramba). Mal-entendidos causados quase sempre por Chaves. Chega a Dona Florinda e entoa aquela velha frase: "E da próxima vez, vai (executar uma ação) da sua vó". E Chaves, podendo ficar calado, me vem com aquelas perguntas hilariantes sobre a vó do Seu Madruga (que por sinal, é a Dona Neves, mas ela não era referida devido a esse personagem não existir na época do Seu Madruga). Será que o moleque não percebe que ele vai tomar porrada? Acho que sim, pois cada cascudo que leva, agrada mais o público. 
Chespirito fazia Chaves pagar seu sucesso com sacrifícios, fazendo jus à sua antológica frase dita no SBT Repórter: "o êxito provém de 10% de inspiração e 90% de transpiração". E por quê a galera gosta desta parte? As grandes atuações de Chespirito e Ramón Valdez nestas cenas são de arrebentar a boca do balão. Quando o Chaves está chorando, todos chegam a carregar uma certa tristeza em seus corações, porém, quando Seu Madruga está em cena durante o momento de pranto do Chavinho, aí vale a pena nós nos divertirmos com o sofrimento do Chaves. Suas caretas, sua imitação do choro pra lá de engraçadas e sua clara irritação compensam qualquer stress, qualquer depressão, e o efeito que causa nas crianças, que podem alimentar uma tristeza por Chaves chorar, chega a até ser positivo, pois elas sabem que nosso amado Chaves dali a pouco voltará a sorrir, brincar...
Os dois, numa típica cena sobre as perguntas da avozinha do seu Madruga

    Todos sabem que o barril é o refúgio de Chaves nestas horas difíceis. Na hora em que o nosso amado Madruguinha gira o braço ameaçando o Chaves dizendo: "Só não te dou outra porque...", Chaves está apenas com a pontinha da cabeça pra fora do barril. Sei que todos até se entristecem quando acaba a cena, mas é só esperar o Chavinho dar outro deslize (o que não demorará muito a acontecer) para esperar mais estas cenas de pura diversão.

    Os méritos destas grandes cenas devemos à Marcelo Gastaldi e Carlos Seidl, dubladores de Chaves e Seu Madruga respectivamente, que nos proporcionam tantas risadas nestas horas. Gastaldi até mudou o estilo do choro, pois enquanto que Chespirito usava um pipipipipi super acelerado, o pipipipi de Gastaldi é mais cadenciado, mais pausado e mais infantil. Ainda tenho curiosidade em saber como Ramón imitava o choro do Chaves no original.
OS PIPIPIPIPIS PIONEIROS
    Seu Madruga Leiteiro - A mais antiga dublagem do choro do Chaves entre os episódios exibidos atualmente ocorre após Chaves ter sem querer querendo botado a vassoura no leite de Dona Florinda. Chaves não apanha de Seu Madruga, mas leva uma bronca dele. Quem está assistindo o episódio pela primeira vez chega até a se assustar e se surpreender com o pãpãpãpãpãpãpã entoado por Chaves no momento em que ele entra no barril. Garantia de boas risadas nesta parte.

    
O Ano Novo na Casa do Seu Madruga - Nesse que foi um dos primeiros episódios a serem dublados, Gastaldi resolveu dublar mimimimimi o choro do Chaves na hora em que ele prende a mão na porta.
  SEU MADRUGA FOTÓGRAFO PARTE 2 

            Alguém entende o SBT? A emissora é, sem sombra de dúvida, a mais misteriosa do mundo, principalmente se tratando de Chaves, onde todos já estão carecas de saber dos trocentos episódios que aqueles desordeiros não exibem mais por pra preguiça e por pura falta de consideração com nós, eternos fãs de qualquer obra de Chespirito. E já que é muito difícil aquelas mulas teimosas voltarem a exibir os episódios perdidos, o que nós temos que fazer é torcer para que eles não tornem os demais episódios atualmente no ar perdidos, ou seja, que não coloquem episódios, por exemplo o dos Churros,  “Radinho do Quico”, “Espíritos Zombeteiros”, “Balões Levam o Chaves”, “Seu Madroga”, etc na gaveta.
 
SEU MADROGA E RADINHO DO QUICO felizmente sendo exibidos desde a volta em 2012

  Claro, todos já sabem disso e com muito mais detalhes, afinal, qual o chavesmaníaco internauta que não briga por nossos direitos? Qual o fã que não procura combater o SBT? Qual fã que tolera séries  ocupando um horário que era para ser do  saudoso ainda Chapolin ou do agradável Clube do Chaves? É, realmente... Estamos lidando com um regime onde o lucro com patrocinador e míseras cláusulas contratuais valem mais do que a satisfação do telespectador e, obviamente, infinitamente mais do que a qualidade da programação. Afinal, alguém por acaso acha que “Um Maluco no Pedaço” ocupa[quando está no ar] o horário que era para ser do Chapolin porque dá mais audiência do que o vermelhinho?  Will Smith e sua trupe só ocupam  porque está no contrato com a Warner, a mesma que obrigou a emissora fazer um programa de uma hora na manhã com o nome “A Hora Warner” em 2001, para poder exibir o Pernalonga, e que obrigava a emissora a repetir  filmes como “Uma Cilada Pra Roger Rabbit”. Os sites confirmavam: Chaves e Chapolin tinham audiências iguais quando eram exibidos “coladinhos”. Botaram a  cristina rocha para o horário da tarde e, melhorou a audiência? Pelo que eu sei, não havia mudado nada, tava a mesma coisa.

            Chaves só continua no ar por causa do dinheiro fornecido por uma empresa chamada Florestal (sei lá se é de bala, caramelo  esse treco), aliás, aqui, quando entra essa propaganda antes e depois do Chaves, eles cortam, botando aquela enjoativa vinheta dos carnaval  do SBT em cima. Chapolin os capangas do SBT  admitem que tiraram por não ter patrocinador. Bah, e dão uma banana para nós, sofredores fãs de Chespirito, por ambicionar dinheiro que vem dos nossos impostos.

            Todos já notaram que o episódio “Seu Madruga Fotógrafo” já saiu do ar em 2007?, pois se passaram  meses naquele ano  e nenhum sinal do episódio. nas pontas dos pés, já havia passado mais de quatro vezes no mesmo mes.  Para vocês verem como o SBT é uma incógnita pura, a 1ª versão do Bolo, com o Seu Barriga, enquadrado no mesmo patamar dos episódios citados acima, foi exibido duas vezes em um mês. Pode? Isso só quer dizer que a qualquer momento o SBT tira estes episódios da geladeira e passa a exibi-los com uma freqüência maior do que a normal. Do SBT a gente espera tudo. Qualquer hora, eles colocarão a programação 24 horas só de Chapolin, para compensar o tempo que ficou fora do ar.

        

Curiosidades

O recorrente CH nos personagens criados por Roberto Gómez Bolaños, ocorreu, no início, por mera casualidade. Em 1968, um diretor de cinema apelidou-o 'Chespirito', referência ao talento do jovem roteirista, comparável ao de William Sheakspeare. Entre suas primeiras criações, destacou-se El Doctor Chapatín e Chómpiras.

Chaves alcançou, em 1974, a espantosa marca de 350 milhões de telespectadores semanais.

O elenco de Chaves não conseguiu aproveitar a praia durante as filmagens dos episódios que se passam em Acapulco. "Trabalhamos todos os dias durante duas semanas", conta Édgar Vivar, intérprete do Senhor Barriga.

O tema original de Chaves é uma adaptação eletrônica da Marcha Turca, de Ludwig van Bethoven, feita pelo francês Jean-Jacques Perrey. No Brasil, a série ganhou um tema exclusivo, produzido por Mário Lúcio de Freitas.



Embora Chaves e Chapolin Colorado tenham sido gravados quase ininterruptamente entre 1972 e 1992, os episódios transmitidos no Brasil datam, em sua maioria, dos anos 70. Histórias mais novas foram exibidas no extinto "Clube do Chaves", nome brasileiro do programa Chespirito.

Angelínes Fernández, intérprete da Bruxa do 71, era a única integrante estrangeira do elenco. Ela nasceu em Madri, na Espanha, e lutou contra o Franquismo na Guerra Civil Espanhola. Temendo por sua vida, foi morar no México em 1947.
FINALMENTE, HEIN?
            Dia 12 de junho, Dia dos Namorados. Àqueles que são comprometidos é o dia de ficar coladinho com o seu amor, trocar beijinhos, carinhos e bláblábláblá. Mas para aqueles que não namoram, restam duas opções: ou chupar o dedo e pensar: “no próximo ano não passarei este dia sozinho”; ou simplesmente ligar a TV para ver mais um episódio da série dos anuais, o do Dia dos Namorados, que é exibido apenas no dia 12 de junho.
            Os chavesmaníacos viveram um dia de expectativa, pois  os capangas do SBT cortavam a música “Isso, Isso é o Amor”. Eles encerravam, inexplicavelmente, o episódio na hora em que a música começará a tocar, no momento em que Chaves e Chiquinha, com os olhos cheios de lágrimas, dão aquele emocionante abraço, após o mal-entendido dos cartões. Em 2000, quando gravei o episódio pela primeira vez, estava ansioso, esperando o clipe da música, que eu só tinha visto uma vez (não me lembro o ano). Quando deram o maldito corte, a vontade que me deu foi de incendiar o estúdio do SBT, quebrar a cara de todos os funcionários, desde Sílvio Santos até o Roque, enfim, fiquei tão enfurecido com o SBT que comecei a entoar meus primeiros xingamentos à emissora (o Chapolin não havia saído do ar ainda). O jeito foi esperar o ano seguinte, quando eu deixei gravando o episódio (tive compromissos). Na esperança de ver o clipe, botei a fita no ponto e, o que vi? A mesma porcaria de corte do ano anterior. Outra decepção. Teria que esperar o dia 12 de junho de 2002.
FOI ASSIM QUE OS CHAVESMANÍACOS FICARAM QUANDO CORTARAM A MÚSICA...

            Até que esse dia chegou e, outra vez tive compromissos, e por isso deixei gravando mais uma vez o episódio na expectativa de finalmente poder ver o clipe pela segunda vez em minha vida. A música nem conhecia direito, só passei a ouvi-la e cantá-la após fazer o download dela no site  Tributo a Chespirito. Mas o que eu queria mesmo era ver o clipe, coisa que lembrava menos ainda, só lembrava-me que o clipe era com Chaves cantando, mais Chiquinha, Pópis e Patty dançando, e ainda tinha uma miudinha lembrança do Chaves dentro do círculo feito pelas meninas, cena que encerra o clipe. Cheguei e, na hora de verificar o conteúdo da fita, um frio me desceu na espinha: será que finalmente verei o clipe após tantos anos de espera ou os safados mais uma vez darão aquele corte ridículo? 

            Com toda a alegria do mundo que ouvi os primeiros acordes da música logo após a cena do abraço onde eles sempre cortavam nos anos anteriores. E então passei a me deliciar não só com a música, como também com o clipe, onde Chaves canta (desafinado) acompanhado de Chiquinha, Pópis e Patty, que fazem o papel de dançarinas e participam do coro no refrão. Tem partes gozadas neste clipe, como Chaves imitando as meninas dançando na parte em que o refrão é cantado pela primeira vez (é cômico de ver o Chaves se balançando igual uma menina), e na parte em que Chaves assusta as meninas com um ratinho, as três desmaiam. Não sei se alguém notou, mas a Patty, que fica o tempo todo na cena deitada, permanece na mesma posição após o Chaves mostrar o rato, enquanto que Chiquinha e Pópis se assustam e desmaiam, ou seja, ela parece estar desmaiada antes do Chaves mostrar o ratinho. É um dos mais belos clipes já feitos por Chespirito. Quem viu, parabéns. Quem gravou, tem um tesouro nas mãos. E quem perdeu (aposto que muitos perderam, pois com este horário horroroso), sinto muito, mas espere o ano que vem, pois se não cortarem de novo, você poderá conferir novamente este clipe pra lá de bacana. 

            E para encerrar, aí vai a letra da música. 
ISSO, ISSO É O AMOR
ISSO, ISSO! CANTE COM O CHAVES!
Onde, onde
Coração responde, de onde se esconde?
A razão da alegria,
Eu te peço por favor!

Uma coisa, eu tenho aprendido
E tenho toda certeza
A razão da alegria...
É somente o amor

(REFRÃO) (2X)
Isso isso, isso, isso isso
É o amoor...
Isso isso, isso, isso isso
Sempre o amor...

As pessoas, que me encontram sempre,
Me perguntam curiosas...
Se você não tem dinheiro,
Como que é tão feliz?

Eu respondo, tão somente isto
Isso é só, um pretexto...
E procurem ver um pouco...
Mais além do seu nariz!

(REFRÃO) (2X)

Muita gente, busca tão somente
De maneira urgente!
O respeito pela fama,
E pela prosperidade

Mas há coisas muito importantes
E também, valiosas
O respeito por si mesmo,
O amor e a amizade!

(REFRÃO) (2X
CAMPANHA VIVA CHESPIRITO

    Olha, sinceramente eu esperava que o SBT não fosse capaz de fazer mais nada de ruim para ferrar a vida dos chavesmaníacos, já que sabemos que o currículo de sacanagens deles é super vasto. Só pra refrescar a sua memória, vamos citar algumas "qualidades" presentes em tal currículo:

      
  · Inúmeros episódios, não exibidos há 10 anos (e eles possuem os episódios em excelente qualidade);
        
· Cancelamento do Chapolin para dar espaço a séries infinitamente inferiores;
        
· Diversos cortes nos episódios do Chaves, que foram banidos com a mudança de horário da série (porém, um horário, que impossibilita muitos de verem Chaves);
        
· Cancelamento do Clube do Chaves;
        
· Insistir que Chapolin é programa apenas para as férias.

São coisas que todos nós já sabemos obviamente. O que muitos não sabem é que aconteceu um fato pra lá de chocante para os chavesmaníacos. 
O webmaster  Felipe Reina, que faz campanhas para a volta das séries, recebeu o seguinte e-mail do SBT após mais um dos seus apelos à emissora (não há alterações na escrita):

    "OLÁ, GOSTARÍAMOS QUE RETIRASSE DO SEU SITE A CAMPANHA PARA A VOLTA DOS SERIADOS CH, QUE ESTÁ CAUSANDO O ENVIO DE E-MAILS INDEVIDOS AO NOSSO SETOR.
    FICAMOS SABENDO DA CAMPANHA DO SEU SITE ATRAVÉS DE UMA PESSOA QUE NOS ENVIOU, POR ISSO ESTAMOS TOMANDO AS POSSÍVEIS MEDIDAS CABÍVEIS.
    CASO SEJA DESRESPEITADO A ORDEM, PODEREMOS ENTRAR COM UMA AÇÃO JUDICIAL CONTRA O SITE "CHAVESMANÍACO"


AGRADECEMOS A COMPREENSÃO"


    
Pois é, pra quem não esperava mais nada do SBT... Eis a prova de que eles não pensam no telespectador. Na verdade o SBT é uma emissora com gente sem escrúpulos, como esse maldito indivíduo que mandou esta ameaça ao Felipe. Realmente não há palavras para descrever essa atitude infeliz de uma emissora de tanto prestígio (para deixar gente desprestigiada). E ainda pedem compreensão, no maior cinismo do mundo. Pô, dá vontade de mandar um e-mail pra eles dizendo "Vai ver se eu tô na esquina", mas sabemos que isso não dará em nada, irá apenas irritá-los cada vez mais e aumentar a rixa ao ponto deles tirarem o Chaves do ar também.

    
Por isso que fundei a Campanha Viva Chespirito, que consistirá em uma mensagem que mandaremos para a caixa do SBT para eles verem que nossa opinião é forte, que lutamos pelo que queremos, e que não é por uma simples ameaça de um João-Ninguém da emissora a pátria chavesmaníaca vai recuar. Até temos que agradecer a esse imbecil que ganha dois salários mínimos para sustentar a família que mandou este e-mail para o Felipe, pois ele nos deu motivação e vontade de lutar.

QUEREMOS O CHAPOLIN DE VOLTA! QUEREMOS TAMBÉM A VOLTA DO CLUBE DO CHAVES!

QUEREMOS A VOLTA DOS EPISÓDIOS PERDIDOS! 

VIVA CHAPOLIN! VIVA O POVO CHAVESMANÍACO! ACIMA DE TUDO, QUEREMOS SER RESPEITADOS! 

ABAIXO À DITADURA SBt! NÃO TEMOS MEDO DE SUAS AMEAÇAS!