domingo, 24 de janeiro de 2016

Ser fã de Chaves requer pensar no que é melhor para a série e para sua existência na televisão. Esse melhor pode ser a aquisição de novos episódios. Pode ser a diminuição de episódios exibidos semanalmente. E também pode ser uma saída temporária da programação diária. É o caso de agora, em que o SBT anuncia a saída de Chaves da grade diária. A partir desta segunda-feira (25), o seriado vai ao ar apenas aos sábados (6h e 18h30) e domingos (9h).

A reação nas redes sociais foi imediata. Centenas de fãs indignados com a decisão de esticar as novelas, que agora ficarão no lugar da série. Mas será que a decisão do SBT foi correta?

Em primeiro lugar, não sabemos as razões concretas. Nenhum comunicado oficial justificando a decisão foi divulgado. Mas estudando os números da audiência de Chaves desde o começo de 2015, temos uma pista: a série está perdendo audiência e o SBT, aparentemente, resolveu dar um descanso a ela.

CHAVES ESTÁ PERDENDO AUDIÊNCIA

 analisamos todos os índices de audiência do Chaves e da atração imediatamente anterior a ela, de segunda a sábado (Cozinha sob Pressão, A Feia Mais Bela, Raul Gil, Patrulha Salvadora, A Usurpadora e A Dona) desde 1º de janeiro de 2015. A partir disso, tiramos a média mensal de audiência desses dois programas. Veja o gráfico (dados de janeiro a dezembro):

Imagem


Em janeiro de 2015, Chaves e a atração anterior estavam praticamente empatados numericamente. Nos meses seguintes, ambos foram crescendo na média - mas Chaves cresceu mais, tanto que chegou a um pico de 8 pontos em junho. Nos três meses seguintes, uma queda seguida de estabilização.

No entanto, a partir de setembro, a situação começou a mudar. Chaves foi perdendo audiência - assim como o programa anterior. Só que o movimento foi pior para o Chaves, que perdeu mais audiência. Em outubro, os índices empataram, até que em novembro, Chaves foi ultrapassado.

Outro índice importante diz respeito às variações da audiência - ou seja, quando Chaves eleva ou derruba os índices da atração anterior. Veja o gráfico (dados de janeiro a dezembro):

Imagem


Como se nota, Chaves reinou soberano por muitos meses, elevando quase sempre a audiência do programa anterior. Em abril, chegou a dar mais audiência em todos os dias (considerando segunda a sábado). Mas em setembro, começou uma queda. E em novembro e dezembro, Chaves derrubou a audiência na maioria dos dias.

Agora, vamos aos números de janeiro de 2016:

Imagem


Como se vê, as médias da atração anterior e do Chaves subiram. Só que a atração anterior subiu mais (0,6 ponto) e o Chaves subiu menos (0,3 ponto). Para piorar, Chaves está com seus piores momentos em termos de variação na audiência. A série derrubou a audiência 14 vezes este mês e subiu ou igualou em apenas 4.

Quando comparamos com o mesmo período de 2015, o resultado é ainda pior. 



POR QUE ESSES NÚMEROS SÃO IMPORTANTES?

Não podemos esquecer que o SBT é uma emissora de televisão. Como negócio, ela sobrevive graças aos números de audiência. Com mais audiência, ela consegue vender mais anúncios. Se um produto tem mais Ibope, o anúncio é visto por mais pessoas. Além disso, um produto com audiência ruim prejudica o que vem em seguida.

Se Chaves vinha com essa tendência de queda na audiência, enquanto as novelas vêm dando melhor resultado, seria uma tendência natural tirar a série da programação - sobretudo neste período de férias, onde tradicionalmente Chaves dá menos audiência.

Chaves é importante para o SBT, mas é um produto como qualquer outro, sujeito às decisões estratégicas da emissora para obter mais audiência.

POR QUE CHAVES ESTÁ CAINDO NA AUDIÊNCIA?

É difícil responder a essa pergunta, já que não temos acesso a relatórios mais detalhados de audiência, indicando o movimento do público. Mas podemos supor algo: a saturação.

O SBT tem 237 episódios de Chaves em exibição regular. Mas a forma de transmissão é equivocada. Com as exibições diárias, são 27 episódios e esquetes por semana. Se todos os episódios fossem exibidos de forma regular, seriam necessárias oito semanas para o mesmo episódio ir ao ar de novo. O que acontece hoje é o contrário.

Veja um exemplo deste domingo: o capítulo "O Dinheiro Perdido", que foi transmitido pelo SBT em 4 de janeiro, foi reprisado hoje. Ou seja, o mesmo episódio passou com apenas 20 dias de diferença.

E há situações piores. Em 2015, "O Fantasma da Vila" foi ao ar onze vezes - quase uma vez por mês. Enquanto isso, episódios como "O Despejo do Grande Campeão" e alguns dos episódios inéditos e ou redublados em 2012 foram ao ar apenas uma vez durante o ano inteiro.

E mais: algumas sagas ficam praticamente restritas ao horário das 9h de domingo, como "As Novas Vizinhas", "A Sociedade" e "O Cãozinho Madruguinha". Assim, a exibição de segunda a sexta-feira tem muito menos episódios - e muito mais reprises.

Com uma situação dessas, como é possível querer prender o espectador todo dia no SBT, sabendo que pode ver um episódio duas vezes em menos de um mês? E não interessa que já conheçamos todos os episódios de cor. Essa exibição desorganizada satura a série e afasta os espectadores, sejam os fãs ou o público ocasional que gosta da série.

NÃO É A PRIMEIRA VEZ QUE O CHAVES SAI DO AR DIARIAMENTE

Em 2013, o SBT tirou a série da grade diária, deixando-a apenas aos finais de semana. Essa situação durou quase um semestre, até que o Chaves voltou em janeiro de 2014, com os episódios inéditos dublados em 2012. Desde então, a série teve ótimos desempenhos em vários momentos. Em meados de 2014, chegou a picos de 11 pontos no Ibope. 

A emissora bem que tentou colocar outras coisas no lugar de Chaves, ou então dividindo horário. Mas elas sempre davam menor audiência. São exemplos o "Caso Encerrado" e a "Patrulha Salvadora".

Mas depois de tanto tempo no mesmo horário, é natural que Chaves tenha uma queda na audiência, sobretudo com os problemas que já apontamos antes.

E AGORA, O QUE FAZER?

Nossa opinião? Simplesmente esperar um pouco. Como dissemos, não é a primeira vez que Chaves saiu da programação diária. O SBT tem suas razões para tirar a série. 

É possível que a série volte logo? Sem dúvida, ainda mais se as novelas derrubarem a audiência do horário. Outro fator importante é a utilização desse horário pelas afiliadas do SBT com programação local. Com Chaves, elas podiam jogar mais fácil seus programas. Com a novela, o SBT vai ter que improvisar com duas versões diferentes. Ou seja, "A Dona" terá uma edição diferente para o sinal de São Paulo e outra para a rede, nas emissoras que têm sua programação própria. 

Diante dos números, uma saída temporária pode ser positiva para o Chaves. Depois de algumas semanas, a série pode voltar e render mais na audiência, como já aconteceu em outras ocasiões. 

Portanto, nós apoiamos esse descanso momentâneo para o Chaves.

O SBT PRECISA CORRIGIR SEUS ERROS

Em 2013, quando o SBT tirou o Chaves da grade diária. Eu disse que, quando o Chaves voltasse ao ar, o SBT tinha que corrigir seus erros. Como se vê, isso não ocorreu.

O canal segue saturando a série, exibindo os episódios de maneira desordenada. Seria prudente que o SBT reconsiderasse a forma como vem transmitindo o Chaves. Por que exibir um episódio onze vezes em um ano e exibir outro apenas uma vez? A emissora poderia muito bem fazer uma exibição decente, mas não o faz. E isso acaba se refletindo na audiência.

A nossa exibição ideal:
- Menos episódios sendo exibidos semanalmente (o ideal seria, no máximo, dois por dia);
- Maior espaço entre uma reprise e outra;
- Exibição de todos os episódios disponíveis, em todos os horários (sem limitar episódios a apenas um dia ou horário);

Seria o melhor para os fãs e para o próprio SBT, acreditamos.

E O CHAPOLIN?

Enquanto isso, o Chapolin segue escanteado pelo SBT. Em 2015, mesmo com audiência próxima a de outras atrações no mesmo horário - e até dando mais audiência que o Chaves, o SBT tirou o Polegar do ar. E ainda sabotou as exibições, reprisando episódios com apenas um mês de diferença - e deixando outros de fora.

Seguimos insistindo para que o SBT exiba o Chapolin em algum horário. Por que não passar a série aos domingos de manhã, antes do Chaves? É um horário em que a emissora usa apenas para tapar buraco, sem grandes preocupações com a audiência. São duas horas de programa, sem intervalos. 

Colocando o Chapolin nesse horário, o SBT poderia muito bem exibir todos os episódios que tem - incluindo os inéditos e perdidos e todas as esquetes. Não prejudicaria a audiência e ainda atenderia aos nossos interesses: conhecer tudo o que há da série com dublagem Maga.

Há cerca de 15 anos que o SBT não exibe o Chapolin de forma regular para todo o Brasil. E ainda escondem episódios dos fãs. E muito pouca indignação se vê por aí.

EM RESUMO

Chaves está caindo no Ibope e, por isso, é natural que a série saia do ar. Nós apoiamos um descanso para o seriado, para que ele logo volte ao seu horário tradicional. No entanto, queremos que o SBT exiba Chaves de maneira correta, de modo a diminuir a saturação e, assim conquistar mais audiência.

Por fim, defendemos que o SBT volte com o Chapolin em algum horário - nos domingos pela manhã, por exemplo. Não é coerente defendermos apenas a volta do Chaves sem defender a volta do Chapolin.

Nenhum comentário:

Postar um comentário