quarta-feira, 13 de janeiro de 2016



A volta dos perdidos: Quais? Quantos?


Assim como 99% da incalculável nação chespiritomaniáca, estou imensamente feliz pela volta dos perdidos Chaves,  que nunca deveriam ter  sido perdidos. Era simplesmente um absurdo agüentar reprises atrás de reprises de episódios como matando aula no domingo, e um salário para o chaves, fixos na grade diária e ter que se contentar em assistir aos queridos perdidos do  Chavinho e sua turma apenas nos canais a cabo ou na internet. Está certo que o horário é bom, não tem programação de emissoras afiliadas e ninguém trabalha ou estuda (o único inconveniente é para aqueles que gostam de sair para as tradicionais baladas, o que não é meu caso), mas é
muito pouco para quem se acostumou a acompanhar o programa diariamente durante  anos. A saída dos perdidos de Chaves foi tão absurda que ganhou destaque em vários veículos de comunicação. O SBT, então, viu a besteira que fez (mais uma, mas a pior de toda a sua história), e corrigiu o erro, alterando a grade de episódios.




 A volta triunfal dos perdidos de Chaves corrigiu a
maior besteira da história do SBT
Além dos perdidos de Chaves, o povo CH foi agraciado com a inesperada volta dos esquetes. Era bom demais para ser verdade, os nossos episódios favoritos diários e para todo o Brasil. Para mim, apesar de já ter gravados quase todos os episódios de Chaves (faltavam "o despejo", "Acapulco" e duas  versões de "A falta d'água"), tudo já estava perfeito. Nada podia ser melhor. Como faltavam alguns episódios de Chaves, comprei uma fita nova e fiquei esperando o seriado.
Agora só falta o Clube do Chaves para a
nossa felicidade ficar completa...
Após me divertir com alguns episódios, comecei a gravar o Chaves. O susto foi enorme. Eu simplesmente não podia acreditar no que via. Os famigerados episódios perdidos de volta após  anos de ausência (lembrando que a maioria dos perdidos saiu do ar em março de 1992, na volta das férias, quando o SBT promoveu a entrada da maioria dos episódios exibidos nos domingos de 1991).
Bem, mas o principal assunto já é antigo. Vocês devem estar pensando que eu me estrepei, visto que  minha teoria de censura aos episódios foi por água abaixo. Em termos, pode ser que sim (vamos esperar se todos os perdidos vão voltar, ou não). Talvez a censura funcione em episódios exibidos apenas uma vez. Mas eu faço uma pergunta aos meus leitores: porque justamente esses episódios saíram do ar naquela época? Será que a linha branca é o único motivo? É claro que não (só se o SBT esqueceu de cancelar o episódio "O álbum de figurinhas", que tem o mesmo problema e conseguiu escapar da degola de 92), pois o  "O cachorrinho" não tem a tal linha e já foi perdido. Como episódios exibidos apenas uma vez poderiam ter falhas na imagem? Outra questão: será que todos aqueles episódios vão voltar?
Eu não acredito que todos aqueles episódios cancelados em 1992 ou exibidos apenas uma vez em 1991 possam voltar. As primeiras versões de episódios de 1973 como os toureiros, por exemplo. Acho que o SBT nem tem mais esses episódios, visto que estão no ar versões mais novas. Além desses, aquelas histórias curtas de outros personagens podem esquecer.

Já está muito bom que tenham voltado alguns perdidos do Chaves. No entanto, muitos querem que voltem TODOS os perdidos, inclusive os de Chapolin. Amigos, isso é impossível. Como eu já disse, o SBT não deve ter mais os seis  episódios perdidos do Chaves que faltam. Os poucos que sobraram nos arquivos daquela época foram remasterizados. Inclusive episódios que sobreviveram à revolução de 92, como "Matando aula no domingo", que não foi exibido durante um ano e voltou com a imagem muito melhor. Como a audiência estava relativamente baixa, resolveram repatriar os episódios perdidos (o que
parece ter funcionado, já que os índices estão novamente bons). Já fizeram isso uma vez, justamente em 92, quando voltaram após quatro anos de ausência episódios como "Caçando lagartixas" e "O curto-circuito".

Quanto ao Chapolin, não acredito que vão voltar os perdidos.
A remasterização dos episódios do Chapolin ocorreu apenas com os episódios normais do lote de 84, entre 2000 e 2003 (período em que esses episódios não foram exibidos). Perdidos como a primeira versão do planeta vênus não  volta mais pelo mesmo motivo que não vão voltar  esses seis episódios do Chaves.  o SBT possui outros episódios inéditos do Chapolin, mas Aqueles do comercial podem não estar inteiros, sendo apenas trechos. E seria o fim da picada guardar por tanto tempo e remasterizar episódios que nunca foram para o ar. 
Bem, resta a nós chespiritomaníacos esperar para ver quantos e quais episódios perdidos do Chaves irão voltar, e se haverá alguma surpresa para o Chapolin. Tomara que o SBT não resolva cancelar alguns dos episódios "normais" do Chaves", como fez em 92. Quanto mais episódios forem exibidos, melhor para nós. E melhor para o SBT, já que as repetições não seriam tantas. Se bem que um verdadeiro fã de CH assistiria ao mesmo episódio todos os dias, se fosse preciso. Agora, só falta o Clube do Chaves. Vamos batalhar para isso.
Chapolin de volta em 2015, outro presente para os fãs de CH. No entanto, não
teremos perdidos do vermelhinho. Uma pena...

Nenhum comentário:

Postar um comentário