DANDO TRATOS A BOLA[1977]
Resumo do entremés inédito exibido no dia 09/12/2006
Resumo do entremés inédito exibido no dia 09/12/2006

Fotos: Eduardo Rodrigues e Thomas Henrique
Dr. Chapatin chega no consultório do advogado Valdez (Ramón Valdez). O secretário Aguirre (Rubén Aguirre) diz que Valdez está ocupado. Chapatin resumunga, dizendo que ele está sempre ocupado de maneira a parecer banheiro público. O secretário recomenda que Chapatin dê uma voltinha que em pouco tempo Valdez se desocupará. Chapatin acaba girando o próprio corpo, alegando dar "uma voltinha", e pergunta se realmente Valdez está ocupado. O secretário afirma.


Chapatin deseja saber de seu paciente, o advogado Valdez
Na sua sala, Valdez se dedica à sua ocupação: jogar golfe. Ele mede a trajetória do caminho entre a bola e o buraco, limpa o tapete da sala como se estivesse ajeitando a grama, fica suado e se benze antes de efetuar a tacada. Na sala de espera, Chapatin anda por um lado e por outro, enquanto Aguirre datilografa. Até que o médico diz que já esperou demais e decide entrar. Chapatin abre a porta e derruba Ramón, que estava próximo dela encurvado e pronto para fazer a tacada. Caído, Valdez avisa ao secretário que Chapatin é seu médico de cabeceira. O velho fica irritado, pois recomendou que ele fizesse exercícios e, ao invés disso, o pega descansando.


O doutor se irrita com o fato de Valdez estar "descansando"
Valdez tenta se explicar, mas Chapatin interrompe colocando que os exercícios são fundamentais para matar os micróbios. Aguirre debocha, dizendo que com Chapatin os micróbios podem ficar tranqüilos e começa a rir. Chapatin lhe dá uma sacada. O secretário se retira. Valdez diz que anda se sentindo muito débil, muito fraco. Chapatin pergunta se nenhuma mulher o fez sofrer. Valdez responde que não foi apenas uma, e sim duas... mais um homem. Chapatin se assusta, mas Valdez completa que ele era dentista e lembra que sempre teve problemas com sua dentadura. Chapatin debocha comparando os dentes de Valdez com espigas de milho que debulham.


A dentadura de Valdez faz Chapatin sentir "coisas"
Valdez avisa que está usando há quatro dias uma dentadura postiça que custou 500 mil à vista e a mostra. Chapatin diz que venderia a Valdez por 50 a dentadura que sua avó deixou de herança e complementa que ela morreu há apenas oito meses. Valdez se espanta por existir, até no ano anterior, uma pessoa mais velha que Chapatin, que questiona "insinua que sou velho?". Ramón responde que, quando Chapatin ia ao dentista, ele fazia os dentes com sementes de mamona. Nem é preciso dizer que Valdez leva sacadas. Chapatin quer saber porque Valdez não está fazendo exercícios. Valdez protesta e diz que há quatro semanas levanta às seis da manhã para jogar golfe e mostra o taco e a bolinha, completando que estava treinando quando Chapatin chegou. Valdez aguarda um instrutor de golfe e vai conferir se ele já chegou. Enquanto Chapatin começa a quicar a bolinha segurando o taco, Valdez pergunta a Aguirre se o professor Ribeiro, instrutor de golfe, apareceu. O secretário pergunta como que ele é. Valdez alega não conhecê-lo pessoalmente. Aguirre diz que só Chapatin apareceu e lembra que pediram para que Valdez subisse para um compromisso. Valdez pede para que o instrutor aguarde, se ele aparecer. Dentro da sala, Chapatin se abaixa e dá uma cabeçada na mesa. Depois, ao movimentar o taco, derruba um abajur acoplado em um poste. O médico, ao tentar mais uma tacada, derruba uma estátua. Por fim, Chapatin, após mais uma tentativa, acaba arremessando o taco, que quebra o vidro da janela.


Chapatin destrói o consultório do advogado com suas tacadas de "pura habilidade"
Quando o secretário Aguirre vai averigüar o acontecido, o instrutor Ribeiro (Carlos Villagrán) aparece. Aguirre pede que Ribeiro aguarde dentro da sala. O instrutor é recebido com uma tacada no meio do estômago por Chapatin. Ribeiro quer saber o motivo de Chapatin jogar golfe sem receber as instruções elementares e, pensando que Chapatin é o advogado Valdez, lembra que está ali para ensiná-lo. Chapatin concorda, Ribeiro pede para que o doutor dê uma tacada e Chapatin lhe acerta a cabeça.


O instrutor Ribeiro aparece e confunde Valdez com Chapatin
Ribeiro quer outro taco para começar a aula e dá a primeira dica: manter os pés sempre firmes. Chapatin bate os pés com muita força no chão. Segunda dica: pegar o taco com firmeza. Chapatin o pega com força, mas virado de cabeça pra baixo. Ribeiro diz que é do outro lado e o doutor se vira de costas. Ele corrige dizendo que o taco tem que ficar do outro lado. Chapatin finalmente acerta. Terceira dica: braço esquerdo mais firme e o direito mais solto. Chapatin força bastante o esquerdo e relaxa demais o direito. Quarta dica: não despregar os olhos da bola. Chapatin pega a bolinha e a coloca no olho. O instrutor ordena que a bola seja colocada no chão, mas Chapatin vai junto, se ajoelhando. Ribeiro avisa que não quer que a bolinha seja perdida de vista. Chapatin entende. Quinta dica: levar o taco para trás. Chapatin leva o taco até o canto da parede, o deixando "pra trás". O instrutor diz que tem que ficar atrás para preparar a tacada e, vendo as trapalhadas do doutor, diz não compreender que ele tenha lhe dito que há quatro semanas pratica golfe.


Era uma vez uma dentadura posiça
Chapatin nega que tenha lhe falado que joga golfe e Ribeiro lembra que recebeu o telefonema para que fosse contratado e pergunta se Chapatin não é o advogado Valdez. O médico, evidentemente, nega e coloca que Valdez acabou de sair e que é fácil de reconhecê-lo porque usa uma dentadura nova. Chapatin mostra seus dentes a Ribeiro, que quer saber o motivo por Chapatin não ter se identificado antes que começasse a aula. Chapatin responde que o instrutor não perguntou e completa que não precisa de ninguém que o ensine a jogar. O médico resolve dar uma tacada para mostrar e a bolinha acerta a boca de Valdez, que aparece em frente à porta da sala, destruindo assim sua dentadura postiça.

Já diria Tião Macalé: "nojento, tchan"
Após cuspir vários dentes, o advogado começa a chorar, mostrando sua banguelice. FIM DO ENTREMÉS
Nenhum comentário:
Postar um comentário