E agora, música
para relaxar...
Olá chavesmaníacos! Eu demorei um
pouquinho mais dessa vez, é que tive muita lição... Mas é melhor ir mais rápido
(só se for de charrete!) quero dizer, ir direto ao assunto. Estes dias eu
estava ouvindo algumas músicas do Chaves no computador e viajando um pouco na
sonoridade Ch, que tanto bem faz para os ouvidos de um chavesmaníaco inveterado
como eu. Acho impressionante como até um pequeno elemento irrisório pode ter
tanto significado para um fã. Uma frasezinha perdida em um episódio que ninguém
(ou só um fanático) pode lembrar, uma imagem exibida em frações de segundos, um
som de efeito sonoro ou um fragmento de música usada como fundo. Essas coisas
somente sendo um verdadeiro adorador e seguidor fiel pode recordar e guardar na
memória como um símbolo do objeto de admiração, no caso, os seriados Chaves e
Chapolin (Não me diga...).
Como muitos fãs CH que freqüentam a net, eu também segui e sigo na busca ferrenha pelas tão sonhadas backgroud music ou simplesmente: BGM’s. São aquelas musiquinhas simples, instrumentais, muitas vezes curtas que todas as séries e novelas na televisão costumam ter. Por vezes refletem o sentimento do personagem que está atuando, marcam o fim ou início de uma cena, realçam uma expressão ou ação de um personagem, incrementam entradas e saídas de bloco, enfim dão um ornamento sonoro a imagem que se exibe. Quando são marcantes entram na memória para não sair mais. E assim são as singelas, e muitas vezes, misteriosas músicas que tocam ao longo dos episódios de Chaves, Chapolin, e todas as séries do universo CH.
É pelo significado emotivo (muitas BGM’s representam um sentimento), nostálgico (cada uma foi utilizada em determinada época) e pelo de admiração também que muitos fãs entram nessa busca. Muitas até foram devidamente identificadas pelos chavesmanícos que se lançaram fundo nessa curiosa pesquisa. E como as encontram? Procurando, ora! Perscrutaram-se sites, portais, discos, vídeos e até houve quem enviassem mensagem por e-mail para empresas de músicas para sonorização atrás de pelo menos alguma informação. Só parece que eles o sistema do Jaiminho: querem que a gente mesmo procure!
Apesar de faltar muitíssimas, já sem tem informações e acesso a dezenas dessas preciosidades sonoras que, repito, carrega bastante significado para fã de tantíssimos anos. Pelos sites e “forumCH’s” da vida, um qualquer fã pode reunir, até o momento, uma coleção de aproximadamente 50 canções usadas como músicas de fundos nos queridos seriados mexicanos. Isso contando as que foram descobertas, já se conhecendo título e origem, disponíveis com áudio de alta qualidade. Mas há também aquelas que mergulham em um mar de mistério sendo objeto de procura dos diversos aficionados pelo programa.
Várias BGM’s são o que poderia se chamar de hit entre os fãs. Qual chavesmaníaco não reconhece e busca por aquela bonita música que toca geralmente no inicio de alguns episódios do Chaves que se passam no Restaurante da Dona Florinda, com aquela inconfundível melodia de piano e o enigmático suspiro feminino durante a mesma. Muito fã deve se lembrar daquele prefixo musical que tocava quando o Chapolin aparecia, nos episódios lá das antigas, do lote de 84, se não me engano. E o tema que se ouve quando a Dona Clotilde, a Bruxa do 71 desfila no pátio no episódio do concurso de miss universo? Quem esquece? E o tema que toca quando chega o Professor Jirafales? E as singulares saídas de bloco do primeiro ano de Chaves no Brasil? E inesquecível, evidentemente, é a talvez mais lembrada e conhecida música triste que é executada na maioria das vezes quando se vê alguém, claro, triste. Ela é tocada durante “A Briga dos Pombinhos” e também na primeira parte da antológica saga de Acapulco. É difícil um chavesmaníaco que já não tenha se emocionado com alguma cena inesquecível e que tocava essa humilde música, por sinal, produzida em um sintetizador e que de sonoridade tão profunda despertava uma peculiar no coração no telespectador. Recorda-se sempre a ocasião em que o chaves é acusado injustamente de ladrão e resolve ir embora da vila. Inesquecível!
É por essas e outras que aqueles fãs, com o mais sincero sentimento, empreenderam a grande e incansável busca pelos preciosos arquivos sonoros. E por isso também que toco neste assunto de relativa importância no mundo chavístico. Vamos aos poucos desvendar juntos, compartilhar, para adicionar cada vez mais raridades da sonorização Ch em nossas coleções. Não duvido que se encontrem todas um dia. Pode ser que estejam todas por aí e a gente não tenha encontrado ainda. Mas vamos montando esse quebra-cabeça e quem sabe a gente chegue ao conjunto da obra inteiro e bem identificado.
Só pra finalizar gostaria de agradecer a alguém que em parte de tudo isso nos marcou pra sempre: Mário Lúcio de Freitas. O tradutor, diretor de dublagem e compositor nos deixou um acervo riquíssimo de belas composições que nos embalaram durante nossa infância e no encantam até hoje. Muito do êxito das séries CH, total ou no aspecto sonoro, se deveu a seu talento. Muito obrigado, Mário!
Como muitos fãs CH que freqüentam a net, eu também segui e sigo na busca ferrenha pelas tão sonhadas backgroud music ou simplesmente: BGM’s. São aquelas musiquinhas simples, instrumentais, muitas vezes curtas que todas as séries e novelas na televisão costumam ter. Por vezes refletem o sentimento do personagem que está atuando, marcam o fim ou início de uma cena, realçam uma expressão ou ação de um personagem, incrementam entradas e saídas de bloco, enfim dão um ornamento sonoro a imagem que se exibe. Quando são marcantes entram na memória para não sair mais. E assim são as singelas, e muitas vezes, misteriosas músicas que tocam ao longo dos episódios de Chaves, Chapolin, e todas as séries do universo CH.
É pelo significado emotivo (muitas BGM’s representam um sentimento), nostálgico (cada uma foi utilizada em determinada época) e pelo de admiração também que muitos fãs entram nessa busca. Muitas até foram devidamente identificadas pelos chavesmanícos que se lançaram fundo nessa curiosa pesquisa. E como as encontram? Procurando, ora! Perscrutaram-se sites, portais, discos, vídeos e até houve quem enviassem mensagem por e-mail para empresas de músicas para sonorização atrás de pelo menos alguma informação. Só parece que eles o sistema do Jaiminho: querem que a gente mesmo procure!
Apesar de faltar muitíssimas, já sem tem informações e acesso a dezenas dessas preciosidades sonoras que, repito, carrega bastante significado para fã de tantíssimos anos. Pelos sites e “forumCH’s” da vida, um qualquer fã pode reunir, até o momento, uma coleção de aproximadamente 50 canções usadas como músicas de fundos nos queridos seriados mexicanos. Isso contando as que foram descobertas, já se conhecendo título e origem, disponíveis com áudio de alta qualidade. Mas há também aquelas que mergulham em um mar de mistério sendo objeto de procura dos diversos aficionados pelo programa.
Várias BGM’s são o que poderia se chamar de hit entre os fãs. Qual chavesmaníaco não reconhece e busca por aquela bonita música que toca geralmente no inicio de alguns episódios do Chaves que se passam no Restaurante da Dona Florinda, com aquela inconfundível melodia de piano e o enigmático suspiro feminino durante a mesma. Muito fã deve se lembrar daquele prefixo musical que tocava quando o Chapolin aparecia, nos episódios lá das antigas, do lote de 84, se não me engano. E o tema que se ouve quando a Dona Clotilde, a Bruxa do 71 desfila no pátio no episódio do concurso de miss universo? Quem esquece? E o tema que toca quando chega o Professor Jirafales? E as singulares saídas de bloco do primeiro ano de Chaves no Brasil? E inesquecível, evidentemente, é a talvez mais lembrada e conhecida música triste que é executada na maioria das vezes quando se vê alguém, claro, triste. Ela é tocada durante “A Briga dos Pombinhos” e também na primeira parte da antológica saga de Acapulco. É difícil um chavesmaníaco que já não tenha se emocionado com alguma cena inesquecível e que tocava essa humilde música, por sinal, produzida em um sintetizador e que de sonoridade tão profunda despertava uma peculiar no coração no telespectador. Recorda-se sempre a ocasião em que o chaves é acusado injustamente de ladrão e resolve ir embora da vila. Inesquecível!
É por essas e outras que aqueles fãs, com o mais sincero sentimento, empreenderam a grande e incansável busca pelos preciosos arquivos sonoros. E por isso também que toco neste assunto de relativa importância no mundo chavístico. Vamos aos poucos desvendar juntos, compartilhar, para adicionar cada vez mais raridades da sonorização Ch em nossas coleções. Não duvido que se encontrem todas um dia. Pode ser que estejam todas por aí e a gente não tenha encontrado ainda. Mas vamos montando esse quebra-cabeça e quem sabe a gente chegue ao conjunto da obra inteiro e bem identificado.
Só pra finalizar gostaria de agradecer a alguém que em parte de tudo isso nos marcou pra sempre: Mário Lúcio de Freitas. O tradutor, diretor de dublagem e compositor nos deixou um acervo riquíssimo de belas composições que nos embalaram durante nossa infância e no encantam até hoje. Muito do êxito das séries CH, total ou no aspecto sonoro, se deveu a seu talento. Muito obrigado, Mário!
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