sábado, 16 de janeiro de 2016

EDMILSON x OS PRÓPRIOS CHAVESMANÍACOS - QUEM SÃO OS RESPONSÁVEIS POR TUDO?
            Venho adiando a continuação da série "Para rolar de rir...", que mostra os melhores diálogos dos seriados, já que as bagunças aprontadas pelo SBT na sua programação (principalmente em relação às séries de Chespirito) são intermináveis. 2004 teve um começo horrível para os chavesmaníacos. Vocês acham que eu fiquei  surpreso com a saída de Chaves em 2004? Nem um pouquinho! Assim como os demais chavesmaníacos também não ficaram nem um pouco pasmos, pois o SBT, já dava indícios de que o seriado sairia da programação com as edições super editadas dos episódios. Se antes o cancelamento de "Chapolin" acontecia de uma hora para outra, sem nenhum aviso prévio, agora o fim das exibições de nossas séries favoritas já fica conhecido com dias de antecedência. Antes mesmo do Natal já era anunciada a saída de Chaves.
            Tal antecedência é dada por uma pessoa: Edmilson SBT. Pra quem não o conhece, ele impressionou os internautas pela declaração de que assistia a emissora de "Cenoura" Abravanel por 17 horas diárias. Ele também era o responsável pelo Boletim Semanal do SBT, que falava toda a programação da semana do canal e também todos os programas e seus horários divididos por suas classificações.  ele adquiria os dados todas as sextas, às 18h, no próprio SBT, através de fontes confiáveis e de amigos. era um belíssimo trabalho desse rapaz  e o empenho para ele manter esse extenso e trabalhoso boletim semanal é digno de um cara que amava o SBT.

NUNCA SUA EMISSORA TEVE UM INDIVÍDUO TÃO FIEL QUANTO EDMILSON

            Edmilson postava diariamente no Fórum Único Chespirito as novidades da programação do SBT. Era hostilizado por muitos usuários, que o acusavam de mentiroso. A princípio, muitos dos dados que fornecia eram equivocados. Em meados de 2002, chegou a prever que Chapolin voltaria à programação diária, juntamente com Clube do Chaves, e haveria a exibição de episódios inéditos de Chaves no horário nobre. Previsões furadas como esta geraram total desconfiança dos chavesmaníacos do fórum, e aos poucos começaram a tornar Edmilson uma "persona non grata". Diariamente ele postava inúmeros tópicos com informações sobre a sua tão amada emissora. Até 2002, muitas informações não procediam, já que a grande maioria delas eram otimistas quanto ao futuro de Chapolin e Clube do Chaves, e como as duas séries quase não deram as caras naquele ano...    
            Uma criação sua no período foi o tópico "Ou... Ou...", onde ele fazia uma pergunta e mandava nós escolhermos duas opções para responder. O próximo a postar mensagem a respondia com uma das opções dadas e fazia uma nova pergunta com duas opções de resposta. A brincadeira foi um sucesso e rendeu quase 5 mil mensagens.

O EXCESSO DE PREVISÕES OTIMISTAS (E FURADAS) SOBRE CHAPOLIN E CLUBE FEZ EDMILSON PERDER A CONFIANÇA DO CHAVESMANÍACO

            Em 2003, Edmilson, como que num surto, começou a acertar tudo. A essa altura, nove entre dez usuários do fórum já não suportavam ler o seu nome em algum mísero tópico. Estavam cansados de presenciar tantos boatos ilusórios. Até que, no fim de julho, surgiu a sua primeira bomba: Chaves estava fora da programação pela primeira vez após quase 19 anos ininterruptos. Poucos acreditaram (eu ri quando li a notícia), mas quando vi a propaganda na TV, fiquei incrédulo ao saber que se tratava de algo verdadeiro. Um mês depois, o mesmo Edmilson diria o seguinte: Chapolin volta com episódios antigos remasterizados de Chaves. Li o tópico na época sem empolgação, pois achava que era mais um boato. Mas não só Chapolin voltou como também tive um troço quando me deparei com "Chifrinhos de Nozes" via satélite para o país inteiro. Segunda ótima cartada do misterioso Edmilson, que infelizmente divulgaria uma terceira bomba menos de um mês depois: Scooby-Doo entra no lugar de Chapolin.

            A quinta saída de Chapolin desde 2000 revoltou os chavesmaníacos, que passaram a culpar Edmilson pelo feito. Mas por que ele era culpado? Simplesmente porque eles queriam eleger um bode expiatório para a situação. Mas escolheram o cara errado. Ele lutou como nunca em agosto, juntamente com os milhares de e-mails dos fãs de Chespirito ao SBT, para que Chaves voltasse. Edmilson, como não poderia deixar de ser, é um grande fã dos seriados. Durante aquela incrédula primeira quinzena de setembro (com Chapolin e os perdidos), a visão dos usuários  ao rapaz que divulgava as notícias da emissora primeiro do que todo mundo foi discreta. Estavam extasiados e até prontos para brigar com o SBT exigindo que os perdidos de Chapolin também fossem exibidos. Durante aqueles célebres quinze dias, ninguém criticou Edmilson. Mas também ninguém o elogiou. Quando Chapolin saiu, ele passou a ser injustamente massacrado pelos chavesmaníacos.

NOVA SAÍDA DE CHAPOLIN E TAMBÉM DOS PERDIDOS "CONSAGRARAM" EDMILSON COMO BODE EXPIATÓRIO DA BAGUNÇA DO sbt COM AS SÉRIES

            O polêmico Chanfle lançou, o site "Anti-Edmilson SBT". O site o hostilizava de todas as maneiras, incentivava os internautas a postar mensagens agressivas e ofensivas contra o rapaz no Livro de Visitas e, inclusive, chegava a insinuar que ele era um extraterrestre e que  não existia. Aquilo foi a gota-d'água para Edmilson, que imediatamente se retirou do FUCH com 11.111 postagens. O místico número chamou a atenção dos usuários do fórum, que mais do que nunca continuaram com insinuações tolas. 

            Aí chegamos ao momento mais crítico de todos. Numa série de e-mails com desabafos, Edmilson admitiu para mim nesta declaração a seguir que nunca mais faria nada para ajudar os chavesmaníacos:"Eu fiz tudo para os episódios  voltarem e o que eu recebi em troca? Patada das grandes e ainda gozação no chat por parte de moderadores que brincaram comigo. Onde já se viu um moderador fazer aquilo comigo: um site contra um usuário? Isso poderia vir de qualquer usuário mas não de um moderador (Chanfle). No final, tudo acabou em pizza e quem foi retirado da moderação fui eu, que nada fiz de mal. Com o Chanfle não aconteceu nada. Até o Victor me expulsou do site (Web Chapolin, de onde era webmaster), dizendo que eu não fazia nada. Como não, se tudo que tem lá fui eu que passei pra ele? A única coisa que ele fazia lá era postar as audiências da série. Fiz de tudo pelo pessoal, conversei até com o diretor de programação pedindo a volta dos perdidos e também falei com ele quando o Chaves saiu em agosto para a entrada de outros seriados americanos. Hoje em dia quero que o pessoal se f... com F grande".

            Compreendo sua mágoa, sempre achei injusto o mal tratamento dirigido contra ele pelos chavesmaníacos, que procuravam um bode expiatório e descontaram suas raivas no coitado do Edmilson, um fã incondicional das séries que lutava bravamente por uma vida melhor para a galera de bom gosto. Mas o enraivecido agora era outro. Essas palavras datam da época em que Chaves começava a ser apresentado em episódios com edições de 10 minutos. Eis a sua enfurecida declaração, um desabafo mandado especialmente para mim, rapaz que ele sempre confiou. Admito com todas as letras que retribuo com todo o prazer minha confiança a ele: "Hoje em dia converso sempre com o diretor de programação e vou fazer de tudo para tirar o seriado do ar. Já estamos conseguindo deixá-lo com apenas 10 minutos. O próximo passo você já sabe: será a saída do seriado. Mas, quando sair do ar, agradeçam ao moderador Chanfle por isto. Eu tinha certeza que, se eu tivesse feito isto com alguém (site Anti-Edmilson), teriam me expulsado no mesmo momento, mas, como não tenho panelinha com ninguém e principalmente com o Le0brAsil, me tiraram da moderação. Por mim eu já falei com a programação e se Chaves sair não farei mais nada para voltar por ninguém. Vou largar de ser besta para os outros. Diariamente mando e-mails para o diretor pedindo a saída de Chaves da grade de programação. Falta um passo para a saída do seriado do ar. Eu quero que o pessoal se exploda. Nem todos, mas por causa de alguns, os outros acabam sendo prejudicados também".

            Claro que Edmilson agiu muito mal se empenhando em tirar Chaves da programação, ato que todos já sabiam naquela altura do campeonato que ocorreria naturalmente e era irreversível. Acontece que ele estava retribuindo as patadas sofridas aos chavesmaníacos. Se ele lutava como poucos para a volta das séries e recebia desaforos em troca, agora era hora de fazer o contrário. Já que eram do contra, os fãs de Chaves seriam capazes de agradecer a Edmilson por esse "novo favorzinho". Mas pedir a saída do seriado tudo por causa de meia dúzia de gatos pingados foi sem dúvida um erro grave. A maioria dos chavesmaníacos sequer estão cientes dessas brigas.

            Outra declaração polêmica de Edmilson nesse período é a que ele alega: "Desde que eu saí do FUCH, os episódios de Chaves estão sendo cortados daquele jeito". Daí o título da coluna: quem são os responsáveis? Edmilson e a sua reação pela ingratidão dos chavesmaníacos ou os próprios, que o xingavam e acusavam sem motivo algum? Acredito que os cortes em Chaves justamente na época da saída de Edmilson do fórum tenha sido apenas uma coincidência, mas também não chega a ser tão impossível assim a sua saída ter representado a do Chaves também.

O CHORO - POUCO IMPORTA SABERMOS QUEM É O VERDADEIRO RESPONSÁVEL: TODO MUNDO JÁ PAGOU O PATO MESMO...

 Edmilson sumiu do fuch desde aquela época e pode até não gostar de ver suas declarações presentes na coluna, mas postando-as é a melhor maneira de provar sua defesa para com os chavesmaníacos do país inteiro. Edmilson se cansou de posar de bonzinho para com os fãs das séries em troca de patadas. Já que eles sempre seriam contra suas atitudes, radicalizou, arregaçou as mangas e lutou pelo fim das alegrias dos chavesmaníacos, já que, na sua concepção, não mereciam alegrias nem que a vaca tossisse. Os usuários do FUCH também só se preocuparam, neste período, em encontrar culpados deste triste momento das séries CH no SBT. Lutar pela volta das séries que era bom, como o ocorrido em agosto, nada. Chaves saiu do ar no dia 5 de janeiro de 2004 (saída anunciada por Edmilson desde o dia 19 de dezembro de 2003) e sem  data pra voltar. O mais triste é que todo aquele crédito que o seriado possuia com a emissora foi por ralo abaixo... Edmilson fez tudo o que podia. E agiu do seu jeito para combater a injusta ingratidão dos chavesmaníacos. A briga dele para a saída de Chaves foi erradíssima em relação com os chavesmaníacos, mas correta para limpar o seu nome. Já que bancando o bonzinho só pagou o pato (sempre foi visto como o vilão)

            Sempre condenei o mal tratamento dos usuários  contra Edmilson. Seja em qualquer situação, qualquer atitude tomada por ele, sempre o defenderei. 

fofalhas da gentoca

Numa conversa em um chat  com um dos diretores de programação do SBT, algumas informações foram reveladas.  admitiu que Chapolin ficará fora do ar por tempo indeterminado. Ele acha que o seriado tem chances de voltar depois das férias (todos os chavesmaníacos devem pensar a mesma coisa). Algo que não concordei foi com o fato de  ter dito que a exibição de alguns perdidos  foi um erro, já que suas apresentações se tratavam de um teste feito pela emissora. Ao mesmo tempo alegou não poder falar muito sobre esse assunto.  encerrou a conversa com uma frase de otimismo: " aos sábados, talvez volte o Clube do Chaves, e estamos fazendo algumas pesquisas". Que essas pesquisas revelem a falta que Chaves e Chapolin fazem aos lares brasileiros. Esperamos que esta não seja mais uma das tantas previsões furadas da emissora do Cenoura, mas dela podemos esperar tudo. Se Dom Caveira passar a brigar com as "celebridades" das oito pela audiência, não será surpreendente na minha concepção.


Qual a diferença entre esses dois caras? Muita! O incrível é que os homens das duas fotos são a mesma pessoa. Isso mesmo: o bigodudo é ninguém menos do que Hector Bonilla hoje. Como mudou em relação ao famoso episódio do Chaves, né?

Uma pena este problema de excesso de peso de Rubén Aguirre (foto à direita) devido à cortisona. Ele está quase empatado com Edgar "Barriga" Vivár. Mas emocionante mesmo foi a estréia do neto de Chespirito no teatro, pena que o bolaños não esteja vivo pra ver seu netinho.

As fotos abaixo são de um episódio nunca exibido no Brasil: Jaiminho Fotógrafo. As fotos foram tiradas numa exibição da emissora equatoriana Gamavisión. O episódio data do início da década de 80, pois Chespirito ainda possuía a mesma forma física e uniforme dos episódios do restaurante, Jaiminho também não havia mudado nada (mas já morava na vila) e Chiquinha recém havia adotado seu novo visual, com franjinha e gola amarela. O episódio, como vocês podem notar, é uma versão recente de Seu Madruga Fotógrafo, com o carteiro de Tangamandápio exercendo a função.
 
 



Nenhum comentário:

Postar um comentário