domingo, 10 de janeiro de 2016

Episódios perdidos: o pesadelo dos fãs

vamos falar um pouco sobre esses episódios denominados perdidos. 

     
                                                                                                      O planeta selvagem, versão 1 

        A história começa em 1983 quando o SBT conseguiu meio que por acaso os direitos de exibição no Brasil, os episódios de duas séries que hoje são as mais famosas do mundo. Porém, a emissora sempre desrespeitou seus telespectadores.
        As séries CH [como são denominadas pelos fãs], chegaram ao Brasil meio que por acaso, juntamente a um lote de novelas que a emissora havia adquirido da poderosa Televisa do México. O pessoal da Televisa na ocasião, estava fazendo tipo uma amostra grátis das séries para os países com os quais tinha contrato e ainda não conheciam as mesmas.
        Quando a equipe que trabalhava na emissora viu o material, desconsiderou-o totalmente. Porém, um dos amigos do eterno patrão: Sílvio Santos, que era diretor de dublagem da emissora convenceu silvio que viu os primeiros episódios já dublados e gostou, para a dublagem, foi contratada a inesquecível Maga para realizar os trabalhos. O trabalho foi realizado e, ainda contra a vontade de todos, em 1984, Sílvio ordenou que as séries fossem ao ar.
        A identificação do público foi imediata. Foi amor à primeira vista.
        Nesse pacote haviam 109 episódios, sendo que mal distribuídos, pois, 82 eram de Chaves e apenas 27 eram do queridíssimo Chapolin.

       Mesmo assim, isso não evitou que o pior acontecesse, pois, ainda em 1984, o SBT exibiu alguns episódios das séries uma única vez, ou seja, esses supostos episódios jamais voltariam a ser exibidos. E também, supostamente, aconteceria o mesmo com Chapolin, pois, segundo alguns  dos fãs  antigos, em 1985 desapareceria um grande clássico do Chapolin: ‘O mendigo da praça’, o episódio voltou apenas em 2005.
        Essas afirmações, apesar de terem sido feitas há alguns anos, sempre foram motivos de polêmicas e só foram provadas com a volta de alguns episódios exibidos apenas uma vez, como o mendigo da praça,jogando bola, entre outros.
        Porém, isso não parou por aí. Pois em 1988, alguns episódios também foram exibidos uma única vez. Mas, isso também nunca foi confirmado.
        Dois anos se passaram e um novo lote de episódios chegou ao Brasil. Esse lote teve uma particularidade muito especial: episódios de Chapolin – série que há seis anos amargava a constante e incansável reprise de alguns minguados episódios.
        Porém, um novo mistério envolveria as séries, pois mais uma vez afirmariam ter visto episódios em exibição única.

      Um que ainda hoje é motivo de muita discussão se chama ‘A história de sansão’ e supostamente teria sido exibido nos anos de 1993 e 1994 algumas  vezes.
        Essa teoria vem a ser meio estranha, pois, segundo o que dá a entender, teria sido um dos únicos episódios do lote de 1990 do Chapolin a desaparecer em 1993 e 1994.
        Mais dois anos se passaram e mais um lote do seriado Chaves foi adquirido, mas, desta vez, nada seria tão misterioso e sim real, e... terrível.
        no ano de  1992 foi uma verdadeira avalanche, pois, assim que o novo lote entrou no ar, quase todos os episódios que eram exibidos até então saíram.
        O maior mistério que envolve o ano de 1992 é a suposta exibição de um episódio  que nunca mais retornaria: ‘O revolvinho do Chaves’. Esse episódio teria sido exibido em um horário fora do normal, pois segundo  fãs que afirmam tê-lo visto, o mesmo teria ido ao ar como uma emergência para tapar buraco na programação em um dia em que uma enchente alagou os estúdios do SBT impedindo que o noticiário da noite fosse ao ar.  teria começado com o episódio da independencia versão 1 e na seqüência teria entrado o episódio do revolvinho  e este segundo nem ao menos teria sido exibido na íntegra, pois, assim que a água baixou, a exibição teria sido interrompida. Isso nunca foi provado e também, alguns outros episódios teriam sido alvos de mistérios, pois, outros episódios são dados como exibidos uma única vez em 1992, porém, sem provas.
        Depois dessa avalanche de 1992, achamos que nenhum episódio iria sair mais do ar. Pura ilusão, pois três anos depois, um grande e inesquecível clássico do Chapolin – no ar desde 1984 daria as caras na Tv pela última vez nos anos 90: ‘A peruca de Sansão’. Esse episódio voltou em 2005 com uma grande festa pelos fãs do querido Vermelhinho, pois é considerado como uma das melhores obras de Chespirito para Chapolin.

        Esta, porém, não seria a última vez que mistérios envolveriam as séries CH, pois, no mês de Setembro do ano de 2003 , após um mês  de ausência, Chaves retornaria à grade de programação do SBT e misteriosamente trazendo oito daqueles clássicos episódios que desde 1990/1992 não  se via.

       Na verdade, ninguém nunca convenceu-me de que esses episódios estiveram realmente perdidos um dia. Simplesmente não exibem porque não querem.
        A maior prova disso é que, há  anos, cenas de perdidos e até inéditos tem sido vistas em chamadas das séries, em antigas propagandas do extinto ‘Disk-Chaves’ e também em matérias, reportagens e entrevistas com atores das séries.
        A chamada que fizeram para o retorno de Chapolin à grade de programação em 2002 foi a campeã de cenas misteriosas.

        Bem, vamos falar um pouco agora sobre episódios que são aqui exibidos sem início e/ou sem fim.
        Muitíssimos episódios são exibidos aqui pela metade. E o caso mais estranho foi a exibição única em 1998 da parte final do episódio ‘A romântica história de Juleu e Romieta’. Esse episódio era exibido há anos pela metade. Nesse dia, finalmente resolveram exibi-lo completo em um especial realizado numa quinta-feira à noite.
        Tempos depois, esse episódio voltou a ser exibido, mas sua parte final nunca mais foi vista, nem mesmo alguns anos depois quando um novo especial à noite exibiu o episódio, o episódio seria exibido apenas 10 anos depois.
        Ambas as séries contêm no Brasil, episódios que são exibidos sem uma ou mais de suas partes correspondentes.
        Um deles é o grande clássico intitulado ‘O show deve continuar’. Esse episódio originalmente contém seis partes, mas, aqui no Brasil, apenas 5 são exibidas. A parte 1   permanece inédita.
        Por volta de 1999, o episódio: invisibilidade versão 1, que havia sido exibido apenas uma vez em 1990, foi exibido misteriosamente em três ocasiões entre episódios normais, desaparecendo novamente após essa terceira exibição e nunca mais sendo visto até 2012.

    Bem, agora vamos à lista dos perdidos que prometi. Ela fora elaborada e revisada depois de alguns meses de estudo. vamos à lista: 




Episódios de Chapolin que supostamente foram exibidos em 1984/1985/1990/1992/1994

  1. o futebol, versão 1 
  2. Sansão e Dalila 
As afirmações de exibição destes episódios, nunca foram confirmadas


Episódios de Chapolin de confirmada exibição até 1992

  1. aventuras em venus, versão 1
  2. a autópsia 


Episódio do Programa Chespirito ( quadro Chapolin) de duas partes que o SBT transformou em filme

  1. Aventuras em Marte, parte 1
  2. Aventuras em Marte, parte 2


EPISÓDIO DE CHAVES QUE ESTREOU EM 2012 E ESTÁ FORA DO AR:
1. MUITAS MARTELADAS[PARTE 2]



Episódios de Chaves que supostamente foram exibidos em 1984/1988/1990/1992

  1. A chirimóia, versão 1
  2. tortinhas de merengue, versão 3
  3. O revolvinho do Chaves 
As afirmações de exibição destes episódios nunca foram confirmadas 

Episódios de Chaves de confirmada exibição até 1992

  1. quem não tem cão caça com rato parte 2, versão 2 
  2.  Dom Quixote
  3.  Pintores amadores, versão 1 
  4. como agarrar um touro a unha, versão 1

Episódios raros de Chaves

  1. o primeiro dia de aula[parte 1]
  2. seu madruga professor[parte 2]
  3. o dia de são valentin
  4. natal,noite de paz
  5. os hóspedes do  sr. barriga[parte 1]
  6. os hóspedes do  sr. barriga[parte 2]
  7. os hóspedes do  sr. barriga[parte 3]
  8. os hóspedes do  sr. barriga[parte 4]
  9. o ano novo de chave[versão 1]
  10. feliz ano novo [versão 2]
  11. o dia dos namorados
  12. o dia da criança
  13. história do brasil[parte 1]
  14. a proposta[parte 2]

 aproveito pra falar tambem sobre a venda de episódios perdidos. Há anos, uma pessoa apareceu na Internet disposta a vender essas raridades para os CHmaniacos. Porém, não imaginava o que ia acontecer posteriormente. Como assim? 
Vou explicar: após um fã aparecer com essas pérolas de valor inestimável, muitos começaram a vender esses mesmos episódios. Todos afirmaram que haviam gravado ou que ganharam de algum familiar, mas, alguns fãs mais espertos  trataram de desmascarar os farsantes, pois, por motivos desconhecidos, o primeiro vendedor não gravou o episódio ‘como pegar um touro a unha, versão 1’, e, nenhum dos farsantes a possuiam também. Essa fora a peça chave para que  pudessem ser  desmascarados. 

 Bem, já que esclarecemos este ponto, vamos falar agora sobre o descaramento do SBT em exibir cenas de episódios que nunca foram e/ou que já não vão mais ao ar.
            Desde os primeiros anos de CH no Brasil vem acontecendo isso. As chamadas para as séries sempre foram recheadas de cenas misteriosas e perdidas.
            Em todos esses anos, já foram vistas cenas de episódios como: ‘Os insetos do Chaves, versão 1’, ‘O alfaiatezinho valente, parte 4’, ‘O festival da boa vizinhança versão 2, entre outros, muitos deles desconhecidos.
            Parece e deve ser pura provocação, pois não creio que as pessoas que produzem as chamadas não saibam que tais episódios são inéditos ou perdidos, pois, em todas as chamadas, essas cenas aparecem. Coincidência, não?!
            Grande audácia fora mostrar quase dois minutos do episódio ‘Os insetos do Chaves, versão 2’, no ‘SBT Repórter’, em uma super reportagem com Maria Antonieta e Roberto Bolaños. E mesmo tendo sido mostrado, esse clássico que nos deixou em 1992 e voltou em 2012.

            Até hoje, ninguém sabe o que deu na cabeça dos retardados que brincam de trabalhar no arquivo do sbt para exibir pela primeira vez em 13/08/1998, às 21:45, um especial com a parte final do clássico ‘A romântica história de Juleu e Romieta’. Esse episódio estreou no Brasil já sem a parte final, e misteriosamente fora exibida neste inesquecível dia. Após isso, o episódio voltara a ser exibido, porém, adivinhem... isso mesmo, sem a parte final, que voltaria 10 anos depois.

            Vários episódios inéditos e perdidos tiveram trechos mostrados no extinto ‘Falando Francamente’, porém, nunca foram exibidos na íntegra.
            Em 2003, houve algo digno de nunca ser esquecido a partir de 01/09: depois de exatos 30 dias fora do ar, sem qualquer anúncio extraordinário, Chaves voltaria a ser exibido trazendo consigo oito pérolas perdidas.
            Hoje, essas oito pérolas deixaram verdadeiramente de serem perdidas e são exibidas com freqüência.

     Na avalanche de 1992,  esqueceram de um grande clássico chamado ‘Seu Madruga Leiteiro’. Porém, creio eu que não fora exatamente um esquecimento, e sim, que o episódio se tornou perdido em 1988 e retornara em 1992. Foi o episódio mais antigo que sobrou, aliás, o único.
  o episódio se tornou perdido por ser antigo[pode isso? cancelar porque é antigo!]. Depois de alguns meses fora do ar, Chaves retornou em 2004, com a exibição de três episódios diários. Alguns episódios que tiveram uma outra versão estreada em 2000 tornaram-se perdidos: ‘Mal-entendido’, ‘O professor apaixonado’ e ‘A falta d’água’. Infelizmente ‘Seu Madruga leiteiro’, que não possui outra versão no ar, também foi nessa leva, todos esse citados neste parágrafo já voltaram.
            Vamos agora aos anos de estréia dos  episódios perdidos no Brasil:

1984

Chaves:A chirimóia, versão 1 e  quem não tem cão caça com rato, parte 2, versão 2

Chapolin: aventuras em venus, versão 1 e O mistério da autópsia

1988

Chaves: Dom Quixote, Pintores amadores, versão 1 e como agarrar um touro a unha, versão 1

1990

Chaves: Pasteizinhos, versão 3

Alguns episódios pode-se até explicar o desaparecimento, já que, como podemos notar no guia, noventa por cento deles são versões mais novas ou antigas de episódios atualmente no ar. Mas há outros,  que não se explica de forma alguma, pois são episódios sem qualquer tipo de restrição e que não possuem nem nunca possuíram outra versão no ar. Curiosamente, a série 'Chapolin' não possui muitos episódios perdidos. Mas, claro, além dos listados oficialmente, há a especulação de que mais episódios do Vermelhinho tenham sido exibidos entre 1990 e 1994. São os citados: 'Doutor Chapatin e o ingresso para o futebol', de suposta exibição talvez única em 1990; 'Sansão e Dalila', de suposta exibição única em 1994.

Chaves também possui seus episódios de duvidosa exibição brasileira. A exemplo disso, temos clássicos como:  'A chirimóia, versão 1', de suposta exibição única em 1984;  e o lendário episódio 'Antes um tanque funcionando que uma lavadora encrencada, versão 1', de suposta exibição em 1992;  'O revolvinho do Chaves'.

 Episódios cuja existência nunca fora comprovada
Os episódios citados acima  deverão retornar às telas algum dia. Não percamos as esperanças. O SBT é uma caixinha de surpresas e assim, como retornaram até o momento com dez episódios perdidos, devem, algum dia, retornar com os outros também. Na verdade, se analisarmos bem, não são tantos episódios, pois, no guia, eu pus todos como se fossem episódios independentes para separar por personagem, mas há alguns episódios duplos e até mesmo triplos, portanto, se listarmos exatamente como eram exibidos originalmente no SBT, os cinqüenta e dois quadros se transformariam em exatos quarenta episódios.

Em alguns sites, o guia de perdidos possui números altíssimos de episódios, mas me atrevo a dizer que são guias absurdos, pois contam como perdidos episódios com partes de histórias que, no Brasil, são exibidos pela metade, mas que na realidade são inéditos; episódios que citei de existência e/ou exibição nunca comprovadas; episódios inéditos que aparecem em chamadas do SBT; e, algumas vezes, até mesmo episódios que o SBT já voltou a exibir. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário