quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

Os melhores episódios de Chaves

Olá, amigos! Conforme o prometido, aqui estou mais uma vez para falar a respeito das nossas queridas séries. Infelizmente, ainda estamos sem elas na televisão. Mas não há mal que sempre dure. Em breve, a emissora que detém os direitos de transmissão poderá colocar ao menos Chaves de volta na telinha. É uma questão de tempo. Enquanto isso, temos que nos contentar com nossas fitas.
Mas não estou aqui para falar de assuntos tristes. Muito pelo contrário. Nessa coluna quero falar novamente sobre os “TOP TEN”, ou seja, sobre os 10 melhores episódios das séries. Já falei sobre o Chapolin, agora é a vez do Chaves. Essa série tão querida que, ao longo dos anos, tornou-se conhecida por cerca de 99% da população brasileira. Afinal de contas, quem não conhece o Seu Madruga? Ou quem nunca repetiu o clássico bordão “Foi sem querer querendo”? É, parece que só o SBT não se dá conta do sucesso do Chaves...

Mas vamos à avaliação. Ao longo de anos acompanhando a série, pude assistir a praticamente todos os  episódios. É bom deixar claro que só estou avaliando os episódios que  passam por aqui. Não estou levando em conta os episódios inéditos em espanhol que estão sendo vendidos via internet. 

Bem, chega de enrolação e vamos aos TOP TEN:

1 - OS ESPÍRITOS ZOMBETEIROS[duas partes][1974] 
 Clássico episódio. Gravado originalmente no México em 1974, trata-se de uma pérola do humor. Apesar de contar com um elenco reduzido (Chiquinha estava fora das séries, Senhor Barriga e Professor Girafales não participaram do episódio), em nenhum momento torna-se chato ou repetitivo, embora tenha duas partes e a incrível duração total de 52 minutos. Os momentos mais engraçados: Chaves falando mal do Seu Madruga sem vê-lo, Dona Florinda tentando explicar ao Chaves o que era um sonâmbulo, Seu Madruga confundido com uma vara de pescar, deixando cair o prato na cabeça do Chaves e, principalmente: Quico sonâmbulo batendo no Chaves e no Seu Madruga (que não podiam fazer nada), Chaves fingindo sonambulismo tentando roubar o pão e a sessão espírita, com Chaves e Quico escondidos e morrendo de medo. São vários momentos. Assim como a grande maioria dos episódios, esse ganhou continuações ao longo dos tempos. Uma delas é de 1977, com a participação da Chiquinha e três partes ao invés de duas. 

2 - história do brasil[duas partes][1978] o episódio de duas partes em pouco tempo tornou-se um especial, exibido apenas na data comemorativa. A primeira parte, em especial, é recheada de situações engraçadas. A melhor de todas é o Quico tentando fazer o Chaves pegar a Chiquinha em algumas adivinhações. Mas, como Chaves é extremamente burro, nunca conseguia. E, quando conseguiu, acabou acertando a Dona Florinda. Outros ótimos momentos: Quico sempre querendo algo diferente conforme sua conveniência (ora era o pirulito, ora era um saco de confetes, etc), as crianças brincando de Dom Pedro, Seu Madruga pagando “sem querer” o aluguel e, no final, Dona Clotilde tentando falar algo para o Seu Madruga, mas as crianças e seus instrumentos não deixavam. Esse episódio tem uma primeira versão sem a Chiquinha, que tornou-se perdido no Brasil. 








3 - com quantos ovos se faz um bolo? [1974]
Apesar de não ter Seu Madruga nem a Chiquinha, considero essa versão muito melhor do que a sua sucessora de 1975. Para começar, a cena em que Chaves e Quico tentam fazer um bolo, que não tem na outra. Além da total falta de jeito dos dois, no final ainda tem a impagável “guerra de comida”, na qual entraram inclusive a Dona Florinda e o Professor Girafales. Outros grandes momentos: Quico pensando que Chaves comeu o bolo e batendo nele, o Professor e a Dona Florinda batendo de forma esquisita no Sr. Barriga, Chaves e Quico procurando um ao outro e nunca achando, Sr. Barriga pensando que o bolo era para ele e tirando do Chaves, entre outros. Seu Madruga e Chiquinha não fizeram nenhuma falta nesse episódio.

4 - O FANTASMA DA VILA[1977]
O primeiro bloco, com o Sr. Barriga se fingindo de morto e as crianças apavoradas, é simplesmente hilário. A surra que o Professor toma indevidamente e a que o Sr. Barriga toma merecidamente também são bem engraçadas. A Chiquinha enforcando o Quico com uma corda imaginária também é cômico. 

5 - O ANO NOVO de chaves[1973]
 – Especial de final de ano. O início desse episódio até que é comunzinho, mas a partir do momento em que a turma está toda reunida na casa do Seu Madruga, a risada não pára mais. Momentos de destaque: Chaves prometendo que o Quico não vai ser tão burro e Seu Madruga que Chaves não vai mais fazer travessuras, Chaves não deixando a Bruxa prometer, Quico emprestando a bola ao Chaves com a condição que ele não a chutasse, Chaves pedindo à Bruxa para transformar Quico em um sapo, Seu Madruga furioso porque terá que encerar novamente o chão após 15 anos, os “copos” onde eram servidas as bebidas, etc. 

6 - OS HÓSPEDES DO SR. BARRIGA[4 partes][1979]
 – Episódio especial de Natal, com quatro partes. Apesar de já não contar com a presença de Quico e Seu Madruga, devo destacar esse episódio não só por ser diferente, como por ser extremamente engraçado. Cenários diferentes, a maioria das piadas e situações diferentes dos demais episódios, enfim. Além de diferente, tem diversas situações engraçadas: o pijama do Nhonho no Chaves, Nhonho tentando subir para a parte de cima do beliche, Chaves tentando empurrar o baú da Dona Neves e sempre fazendo estragos, o Professor empurrando o Sr. Barriga no chão, o Jaiminho pensando que o Professor roubara sua bicicleta, etc.

7 - O DINHEIRO PERDIDO[1978]
A melhor parte sem dúvida está no terceiro bloco, com a implacável perseguição do Sr. Barriga ao Chaves e o festival de socos e pancadas de um lado e de outro. Muito divertido. Os móveis no pátio da vila propiciaram essa dinâmica. Destaque para o erro de gravação em que não aparecem os pés do Sr. Barriga no armário no momento em que ele é empurrado pelas crianças. 

8 - ABRE A TORNEIRA[duas partes][1977]
 Outro episódio engraçado do início ao final. A melhor parte é o Seu Madruga e principalmente o Chaves trabalhando contrariados, e dando como desculpa os “calos frios”. Outros destaques: Dona Florinda batendo duas vezes no Professor, os personagens segurando ingenuamente a mangueira e depois tomando um banho, o Seu Madruga dizendo para a Chiquinha não se misturar com “mocorongos almofadinhas”, etc.


9 - SEU MADRUGA SAPATEIRO[3 partes][1978]
 – Episódio com três partes. Várias situações engraçadas, diferentes dos demais episódios. Para começar, Chaves e Quico tentando consertar os sapatos, encharcando-os de cola ou pregando eles no banquinho. Seu Madruga tentando trabalhar e sendo interrompido a toda hora por um ou outro personagem. Chaves tentando tirar o sapato do Professor e acertando o Sr. Barriga. Quico pensando que botou um ovo. Entre outros. 

10 - O CALO DO SR. BARRIGA[1977]
 A melhor parte sem dúvida é quando Chaves e Quico tentam tirar o sapato do Sr. Barriga, e o dono da vila cai em cima do Quico. Simplesmente hilário. Mas também tem outros momentos engraçados, como o Quico fazendo um vale de um milhão de cruzeiros para o Chaves e o Sr. Barriga afundando a pasta em cima das garrafas do Chaves. 

Vocês devem estar se perguntando: “mas como ele deixou de lado Acapulco, O Aniversário do Seu Madruga, Boa Vizinhança e outros episódios?”, “Só pode ser louco”. Bem, antes de mais nada, opinião é opinião. Eu considero mais um episódio por ele me fazer rir, e não por ser diferente dos demais (como é o caso de Acapulco). E, nesse quesito, estou plenamente consciente da minha escolha. Esses 10 episódios são, para mim, realmente os mais engraçados. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário