venho falar sobre alguns episódios que são verdadeiras pérolas CH: os episódios antigos.
o SBT exibe episódios antigos[ de 1992 a 2012 alguns deles eram perdidos] que são verdadeiras pérolas do seriado. Mas afinal, por que esses episódios são pérolas? Simples: quando ainda não tinham tanta experiência no ramo da comédia, eles fizeram comédias dignas de serem lembradas com muito carinho e admiração. Depois de certo tempo, eles começaram a realizar quadros com piadas mais manjadas e bem mais ensaiadas. E eu creio que tudo o que é feito para a TV e para o cinema com pouca experiência acaba ficando melhor.
Só para ilustrar, o primeiro e único grande mestre do cinema: Chaplin, contratava atrizes com pouca experiência para treiná-las a seu modo e dava um maravilhoso resultado. A atriz que foi a co-estrela de seu maior filme "O garoto" não tinha a menor experiência como atriz e fez o melhor que pôde, alcançando sucesso estrondoso.
Para mim, o melhor episódio da era clássica é o velho conhecido "remédio duro de engolir, versão 1". Esse episódio é conhecido por todo o Meio CH. Há quem diga que este episódio fora o primeiro quadro realizado utilizando oficialmente o personagem mundialmente famoso Chaves e também tendo a vila como cenário. Essa informação nunca foi e talvez nunca seja confirmada. Porém, isso não deixa de fazer do episódio uma das obras principais e inesquecíveis de Chespirito.
O episódio conta com a participação do saudoso Ramón Valdez, da Maria Antonieta, de Roberto Gómez e de um ator que chegou a trabalhar em alguns outros episódios (poucos) e sinceramente nunca soube seu nome.
Começa quando Seu Madruga (Valdez) está querendo que sua filha Chiquinha (Antonieta) tome um remédio bem amargo e a mesma não o quer fazendo com que o pai acabe bebendo o remédio.
Essa piada fora reproduzida um ano depois em um episódio intitulado "dando bolo", porém, não fora reproduzida com tanta genialidade como na versão de 1972, a qual estou relatando.
Depois, Seu Madruga diz à filha que se não tomar o remédio, a entregará para o roupa velha.
Logo aparece na vila o famoso homem da roupa velha e Chiquinha pede ajuda a Chaves para não ser levada por ele. O pobre homem acaba pagando o pato por causa dessa ameaça do Madruga. Mas no fim, o Madruga tem uma idéia melhor: entregar àquele homem todos os brinquedos de Chiquinha. Quando o roupa velha sai da casa do Madruga carregando o saco com os brinquedos, Chaves crê que sua amiga está sendo levada e bate no pobre homem que desmaia. Depois o roupa velha descobre que tudo o que está acontecendo é culpa da mentira de Madruga e o leva para ser vendido como traste velho. É um episódio imperdível. O recomendo para todos os que ainda não o viram.
remédio duro de engolir, versão 1: um clássico de valor inestimável
Outro grande clássico de Chespirito do ano de 1972 digno de ser lembrado é um que é exibido juntamente ao episódio relatado acima: "quem semeia Moeda".
Este clássico já conta com a ilustre presença de Carlos Villagrán. No episódio, Quico (Villagrán) perde uma moeda e pede para que se Chiquinha encontrar, faça o favor de entregar-lhe. Chaves encontra a moeda e Chiquinha diz ser a dona da mesma.
Muitas coisas acontecem até que eles chegam às piadas que seriam reproduzidas em 1975 no episódio "O Livro da Chiquinha". As piadas consistem em adivinhações que Quico manda Chaves fazer para a Chiquinha, só que ele sempre acaba apanhando, pois a Chiquinha se mostra mais esperta que ele. Até que Madruga percebe tudo o que está acontecendo e dá uma surra na filha. E o monólogo final é clássico:
Chiquinha: "Chaves, você sabe qual é o animal que bate nos seus filhinhos?"
quem semeia moeda: um dos mais divertidos clássicos da série
Vamos falar um pouco também dos outros personagens de Chespirito que possuem episódios clássicos.
Um dos mais famosos deles é a dupla de ladrões inofensivos "beterraba e Peterete".
Um dos episódios mais lembrados da dupla é "o feitiço contra o feiticeiro" de 1974.
Começa quando beterraba e Peterete estão bolando um plano para entrar na casa de uma velhinha. Depois de muitas trapalhadas, eles finalmente entram na casa. A velhinha acorda e um diálogo dos mais divertidos é feito:
velhinha: "Quem são vocês? À que horas chegaram? Por onde entraram?!"
beterraba: "Somos ladrões. Às doze. Pela janela"
Depois desse diálogo, a velhinha começa a se insinuar para a dupla dizendo que sabe que eles vieram raptá-la. E por mais que eles explicassem que só queriam roubar, a velhinha insistia no mesmo.
Ela quase que agarra os dois, quando chega o policial e os prende. beterraba, aliviado, termina o episódio dizendo:
beterraba: "Eu sempre confiei na polícia."
O feitiço contra o feiticeiro: um clássico
Outro clássico que deve ser lembrado, até por ser um dos quadros mais geniais do Doutor Chapatin, é "indigestão" de 1972. Esse episódio tem início quando uma garçonete está servindo a um senhor em uma mesa de restaurante. O detalhe é que o cara comeu mais de vinte tortas.
Logo ele começa a sentir-se mal e a garçonete chama o Doutor Chapatin que estava também no bar. Ele o examina e constata que o problema dele resolve-se com uma hora de repouso.
Mas, o surpreendente é que sua esposa recorda-se que eles têm um encontro na casa dos Martinez. Ele fala:
O sujeito que sentia-se mal: "Com os Martinez?! E vai ter feijoada completa!!! Vamos embora."
Todos se surpreendem e os dois saem para o encontro.
Esse episódio teve várias versões ao longo dos anos, uma mais recente que passou no brasil em 2001 é: comendo e padecendo, de 1995, feita para o Programa Chespirito com Edgar Vivar no lugar de Ramón Valdez. Porém, não passa nem perto do clássico.
indigestão
Outro episódio que vale lembrar foi intitulado pelos Chmaniacos como "a procura de desemprego", de 1972. O episódio tem apenas três minutos, mas marca presença quando é exibido.
Tudo começa quando Chespirito bate à porta de um escritório, cujo dono diz ser tão importante que há oitocentas pessoas abaixo de si.
Chespirito pergunta se é ali que estão procurando uma pessoa que fale inglês, francês e alemão. O dono do escritório diz que sim e começam a conversar.
Depois de muito papo, Chespirito diz que não sabe nenhuma das três línguas e o dono do escritório começa a se irritar. Depois Chespirito revela que só foi ali para dizer que não contassem com ele para nada. O dono do escritório fica furioso, dando fim ao episódio.
a procura de desemprego: um curto episódio que entrou para a história
Um episódio que também é um grande clássico fora intitulado pelos Chmaniacos como ‘o mordomo revoltado’. É um episódio tão bem bolado que consegue enganar o telespectador. Começa quando a empregada da casa lê num jornal sobre um bandido perigoso que está sendo caçado por haver fugido da cadeia: o "Mil Caras". A única coisa que pode identificá-lo é uma cicatriz em formato de coração no joelho. Ela acha que Chespirito pode ser o bandido, logo constatando que não. Em seguida, o dono da casa chega com um homem que está mancando muito e Chespirito desconfia que este bem pode ser o bandido. A empregada acha que não e diz que se ele for o bandido, ela come um espanador. Chespirito insiste que sim, e tenta provar. No fim, ele realmente era o bandido e o mesmo faz a empregada cumprir a promessa de comer o espanador.
Eu disse que o episódio engana o telespectador porque geralmente, nesse estilo de história, o suspeito acaba não sendo o alvo procurado e sim o personagem que menos se espera. Eu confesso que a primeira vez que vi o episódio achei que o bandido não fosse ele, pois em 1975 Chespirito faria um episódio estilo parecido, só que da maneira tradicional (o suspeito não era o alvo procurado): "De médico, Chapolin e louco, todo mundo tem um pouco".
Esse episódio teve uma versão bem parecida anos depois para o Programa Chespirito intitulada como " a volta de chamóis, o bandido das mil faces" de 1992. o bandido da cicatriz também era interpretado por Bolaños, que, no episódio, também interpreta Chómpiras[ou chaveco pra quem acompanhou o clube do chaves]. O bandido da cicatriz era apelidado de Chamóis.
o mordomo revoltado: um clássico muito bem bolado/chamois: um grande remake
Há tantos e tantos outros grandes clássicos CH, porém esses são os principais.
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