sábado, 16 de janeiro de 2016

2003: A PRIMEIRA[E INESQUECIVEL]VOLTA DOS PERDIDOS



    um épico poema de Manuel Bandeira (1886-1968) baixou no espírito do chavesmaníaco. A "Pasárgada" de Bandeira (também recitado por Seu Barriga no  ex-perdido "Querem Sujar a Roupa do Quico 1ª versão) consiste em um paraíso, onde tudo o que desejamos acontece, um verdadeiro mundo perfeito, uma utopia, quimera que infelizmente inexiste na vida real.

            Mas esse facho pode ter surgido a partir do já lendário dia primeiro de setembro de 2003. O êxtase já tomava conta do chavesmaníaco com a notícia confirmada da volta de Chaves e Chapolin (essa uma grande surpresa) à programação diária e coladinhos como nos bons e velhos tempos. Uma pena o horário ser tão ingrato (das 14h45min às 15h45min), já que a hora do almoço é totalmente inacessível devido aos programecos locais (até nisso o SBT foi ético ao colocar o festolândia do 12h até 13h45min, exatamente para dar o espaço necessário às afiliadas). A exibição para todo o Brasil estava mais do que garantida. A volta de "Um Maluco no Pedaço" e da  "Família Dinossauros" também agradaram, pois ambos também proporcionavam grande audiência. A saída do Cinema em Casa e seus filmes esdrúxulos dividiu opiniões. 

NA PASÁRGADA CHESPIRITIANA, QUEM REINAVA MESMO ERA A FELICIDADE PROPORCIONADA PELOS GRANDES RETORNOS DAS SÉRIES. MAS NINGUÉM IMAGINAVA A GRANDE SURPRESA RESERVADA...

            E quase que perco as reestréias triunfais das melhores séries do mundo. A sorte é que consegui  pegar o início do Chapolin (que começou uns cinco minutos depois do horário previsto). Estava dando o excelente episódio da "Buzina Paralisadora no Cabeleireiro". O bom é que quando cheguei ele recém havia começado. Ri muito com o episódio, a ponto de irritar a minha mãe que dormia no quarto. E vi o intervalo do Chaves, pra variar com cenas dos episódios não exibidos. Nem dei confiança, apesar de ter lido naquela manhã um tópico  que o SBT havia remasterizado os episódios antigos e que seriam exibidos a partir daquela tarde (conforme notícia divulgada por Daniel Castro, repórter da Folha de SP).  Porém, aquilo não me chamou muito a atenção. Achei que era mais uma das tantas desilusões que os chavesmaníacos teriam.


 Mas durante a exibição do Chapolin, eu pensei: "Será que eles vão exibir os perdidos? Pô, um dia isso tem que acontecer". Ao mesmo tempo, considerei remota essa hipótese. Pelo menos até o fim da contagem regressiva da abertura do Chaves (que continua indo até o número dois).

            Quando Gastaldi anunciou "Os Chifres do Professor Girafales", caí pra trás. Não era desilusão.  Os episódios perdidos estavam de volta. Uma grande surpresa, um dos melhores momentos da história de Chaves do Brasil sem dúvida alguma. Os dezenove anos de Chespirito em terra tupiniquim estavam sendo comemorados em grande estilo. O povo CH ciente da história dos perdidos também se sentiram numa legítima Pasárgada. E aqueles que não sabiam da história obre os perdidos certamente estranharam aquele episódio inédito. Bom lembrar que "Chifrinhos de Nozes" fora exibido com uma segunda dublagem. Se, na primeira, Chaves fala em amigos chilenos e catitos, na segunda entram os amigos gaúchos e o chimarrão. Também foi obviamente notada a substituição do esquisito "Grupo! Péra! Eita!" por "Não Diga! Digo! Que Coisa!". 


 O célebre compositor  David Corrêa fez para a Portela em 1973 um samba cujo enredo era exatamente "Pasárgada". O seu refrão principal é "Ao embarcar na ilusão, senti palpitar meu coração". Os versos não se relacionam com a apoteose dos chavesmaníacos apenas no vocábulo "ilusão", já que a exibição dos perdidos era realidade. Já os corações daqueles que cansaram de ler nos sites  nossas queixas sobre os perdidos palpitaram a 200 por minuto no exato momento em que "Os Chifres do Professor Girafales" ecoava na voz de Gastaldi.
            A festa foi geral. Foi dada a largada para um carnaval fora de época. Duas coisas impossíveis aconteceram em menos de um mês. A primeira: a saída do Chaves no dia 4 de agosto. E a segunda, mais impossível ainda: a volta de Chaves com os perdidos. Até a volta de Chapolin era algo improvável. Mas não tão impossível assim.

  Mas ainda tínhamos uma espécie de desconfiança, já que um dos nossos lemas é: "Com o SBT, tudo é possível" (isso se confirmou com mais força ainda, por motivos óbvios). E na terça, mais festa com a exibição do  episódio perdido na minha opinião: "A Chirimóia". A preliminar foi Chapolin com "A Bruxa Baratuxa e a palavra cabalística" (todos devem saber qual é).

     A minha expectativa para a exibição do sensacional episódio "A Peruca de Sansão" foi criada quando li uma mensagem  deixando claro que um episódio perdido será exibido um dia no Chapolin e outro no Chaves, pois um episódio do Polegar nunca visto teve cenas exibidas em seu comercial. mas em 2003 apenas no Chaves exibiram perdidos. Chapolin nada. E  o SBT continuou a exibir o lote de 84 do Chapolin, além dos episódios do Chaves raros como "Seu Madruga Fotógrafo parte 2", "Somos Cafonas", "Falta d'água 1ª versão" e "O Bolo da Dona Clotilde versão com Seu Madruga". 

CHIRIMÓIA, CHIFRINHOS... QUAIS eram OS PRÓXIMOS?
 A volta dos perdidos em 2003 sepultou de vez a hipótese das fitas terem se perdido na tal inundação de 1991. A tal censura aos episódios só foi pro saco com a exibição de polêmicas histórias como "Espíritos Zombeteiros" (em que Dona Clotilde fala mal do espiritismo) e "Inseptos - parte 1" (onde Chaves lambe um ferro quente). Simplesmente a emissora deve ter renovado o contrato com os perdidos depois de mais de dez anos. A remasterização feita pelo SBT deixou os episódios com uma qualidade espetacular, nada que a discretíssima listra branca presente no canto esquerdo inferior da tela estrague.

O ABRAÇO DOS VITORIOSOS

    Do dia 1º a 15 de setembro, a alegria foi geral com a exibição dos chamados episódios perdidos. Eis a lista completa (tão minúscula), com o episódio e suas respectivas datas de exibição:

            1/9 - Chifrinhos de Nozes
            2/9 - A Chirimóia
            3/9 - O Cachorrinho
            5/9 - Seu Barriga Fantasma
            8/9 - Churruminos
            9/9 - A Troca de Chapéus
            12/9 - Quem Desgruda o Dedo da Bola parte 2
            15/9 - Seu Madruga Fotógrafo parte 1 

            E  no dia 15 de setembro  o sbt cortou o prazer de ver um episódio perdido no ar. Estávamos cientes de que iam intercalar os episódios (revezando entre perdidos e normais), porém este revezamento estava mais do que estranho. 

            E o Chapolin, hein? 



            Das exigências da galera chavesmaníaca em exibir também perdidos de Chapolin (como Peruca de Sansão), a exigência passou a ser a volta da série, como já era de costume, pra variar. .
            Ninguém entendeu. Primeiro cancelaram novamente os perdidos do chaves a partir do dia 16 (com a exibição de Seu Madruga Pintor), depois cancelaram pela QUINTA vez a série do super-herói mais medroso e cômico do mundo para colocar no ar... Scooby-Doo. Os motivos prováveis do novo cancelamento (o segundo com aviso prévio) foram a baixa audiência e a remasterização dos episódios, que estavam sendo apresentados com falhas na imagem. Ora, por que então não exibem episódios sem defeitos na imagem, como os do lote de 1990?

   
    

O CLUBE DOS PROGRAMAS QUE TOMARAM O LUGAR DO CHAPOLIN, PRESIDIDO PELO HORÁRIO POLÍTICO

            E Scooby-Doo deu sim mais audiência que Chapolin, com toda certeza. Certo! E a Bandeirantes certamente massacrou a  novela das oito da Globo "Celebridade" com a exibição de animes japoneses no horário. O sargento Garcia também  prendeu o Zorro, assim como a máquina de escrever voltou a ser comercializada, tornando o computador obsoleto, e o vinil também voltou, aposentando de vez o CD e também o DVD... Ah, fala sério! O que o SBT achou que somos para e fazer de nós, telespectadores, vítimas de pegadinhas beirando ao ridículo, na mesma proporção do que as hoje decadentes do programa do João Kléber?

... SCOOBY-DOO!!!! ESSA DOEU...

            Vocês já perceberam que o SBT é a única emissora aberta do país que não mantém uma programação fixa? Pois é! Justo o SBT. E a principal vítima quem é? CHAAAAAAPOOOOOOLIIIIIIIINN (pensem no saudoso Marcelo Gastaldi narrando assim o nome do Polegar). Mas isso é tradicional por parte da emissora, pois vale lembrar que Serginho Groisman, enquanto apresentava o Programa Livre no SBT, mudou de horário 50 vezes (sem exagero) durante os quase dez anos em que permaneceu trabalhando para o Homem do baú. Voltando ainda mais no tempo, não custa recordarmos que o palhaço Bozo chegou a ficar oito horas por dia no ar...

            E a cada vez em que um fim-de-semana se aproximava, é muito difícil não largarem um festival de boatos acenando para a possibilidade da volta do Polegar Vermelho.  com a estréia da novela "Poucas Poucas Pulgas" (olha o nome), a boataria  sobre a mudança de programação com Chapolin era tanta que fez o meu otimismo, como sempre, ficar lá em cima.  não se surpreendam com o infinito número de desilusões causados pelo SBT até os dias atuais que não os tornam realidade. O saco é que mais deles foram criados, pois Roda-Roda em breve estreou presente na programação diária às 19h em 2003.

 
 

ESPÍRITOS ZOMBETEIROS, PICHORRA, RADINHO DO QUICO, SEU MADROGA... PERDIDOS QUE NÃO voltaram em 2003.

  os tão carentes chapolinmaníacos, loucos de saudades da série, furiosos com esse entra-e-sai na programação, encafifados com a inexplicável atitude do SBT em tirar mais uma vez Chapolin mesmo após todo aquele apelo que resultou não só no seu regresso como também na volta dos perdidos, que também foram pro saco mais estranhamente ainda. Nem passaram os mais esperados episódios como "Espíritos Zombeteiros", "Pichorra" (cujo compacto era exibido toda a hora), "Radinho do Quico"...

 a palhaçada que o SBT fez com os chavesmaníacos.  o sbt merece: ser tachado de ridículo. Não é isso que a emissora fez com a gente? 

fofalhas da gentoca

Desde o histórico e infelizmente saudoso dia 1º de setembro de 2003, reparamos que os episódios do Chaves são encerrados com a imagem escurecendo. Tem alguns episódios em que eles chegam a mostrar o seu final com alguns segundos a mais, de maneira a quase deixar escapar os créditos. Em outros, o fim é extremamente cortado.  E no Chapolin, enquanto esteve no ar em 2003, recordam-se daquele resumo de cenas do episódio que era mostrado no seu início tendo como fundo musical o instrumental da música da antiga abertura do Chapolin (aquela guitarrinha e os solos de bateria)? Pois é, eles não exibiram mais nenhum desses resumos. A prova clara foi no dia em que passou Troca de Cérebros com Rubén, onde não exibiram o resumo, pulando direto para a cena em que Rubén começa a falar (sendo o cérebro uma espécie de computador). Quantos mistérios nessas  edições... A propósito, o melhor episódio do Chapólin de todos, Vamos à Disneylândia com o Polegar Vermelho (foto acima), marcou a última exibição da série, no dia 19 de setembro.

  os episódios do Chaves ultimamente são apresentados com alguns cortes milimétricos que quase não são notados. Mas dá para reparar quando eles são mal feitos ao percebermos uma mudança de cena estranha, já que o SBT quando corta essas cenas de um segundo faz uma edição horrenda.

E a María Antonieta de las Nieves, não vai mais vir. A Sônia Abrão não havia dito que ela estaria no Brasil na Semana da Criança? Pois é, ela não vem. 

 o comediante mexicano Eugenio Derbez, o cara da foto ao lado, vai estudar a possibilidade de reviver a série Chaves. Derbez assinalou que o formato seria diferente do original. "Sería muy interesante estudiar las posibilidades de revivir a El Chavo del Ocho en un concepto diferente, respetando la historia original". Como assim, conceito diferente? Vai dizer que ele vai fazer a série se passar em outra época? Já pensou Quico com brinquedos da Idade Média? Seu Barriga na certa seria um nobre que cobraria impostos do plebeu Madruga para a receita de um reino absolutista ao invés do aluguel. Ou o ambiente da série se passaria em Marte? Seria esse o conceito diferente? Desculpem-me, mas não consigo ver outra pessoa interpretando Seu Madruga com a maestria exclusivíssima de Ramón Valdez. 



Para encerrar: correm boatos de que os direitos da série Chapolin Colorado estariam sendo comprados da Televisa pela Disney. Legal, agora na Disneylândia poderemos ver além dos tradicionais bonecões do Pato Donald, Mickey e Pateta um do nosso Chapolinchinho dando marretadas nas crianças. Não sei se isso representará vantagens ou desvantagens ao chapolinmaníaco. Desde que ajude a espantar a urucubaca tupiniquim pela qual a série passa, com este entra-e-sai lamentável, essa venda à Disney poderia até ser um bom negócio...

            E gostaria de fazer um agradecimento especial a uma pessoa: Sônia Abrão. Tenho certeza de que ela acabou por se tornar uma legítima porta-voz dos chavesmaníacos com seu pulso firme em divulgar as séries de Chespirito em seu programaMais certeza ainda de que a galera que falava mal dela irá ter de engolir suas trupes de equivocadas palavras ofensivas contra essa competentíssima profissional da qual ganhou minha autêntica admiração. É óbvio que os principais responsáveis por essa vitória foram os chavesmaníacos do Brasil inteiro que inundaram os e-mails da emissora pedindo a volta das séries numa verdadeira manifestação popular que incluiu as principais revistas e jornais do país, que divulgaram a estranha saída do Chaves. Para cada internauta que mandou um e-mail do mais simples ao mais complexo, aqui vai o meu agradecimento do fundo do meu coração.

OBRIGADO DE CORAÇÃO!!

            Sônia Abrão, obrigado. Você foi a primeira que, em rede nacional, francamente fez comentários (discretos) sobre os perdidos (que ela chamou de antigos). A ladainha de que as íntegras dos episódios a emissora não tinha como exibir, apenas as edições dos compactos foi sepultada também. A exibição dos compactos dos perdidos foi um grande passo para a volta dos perdidos. Mais um motivo para dizer obrigado a Sônia Abrão.





Mais uma da polêmica se Quico despediu-se ou não em Acapulco:  o próprio Carlos Villagrán,  disse recentemente que Acapulco  foi seu último episódio. 



O SBT resolveu batizar Malicha, personagem de María Luísa Alcalá. Seu  nome é Malu. Bem que eu havia estranhado, achei que ele estava equivocado. A sua voz é a da Chiquinha, que também dubla Paty no episódio "O Último Exame" (a dubladora é Sandra Azevedo, se não me engano). O episódio "Caçador de Lagartixas", versão com Malu, foi apresentado em compacto no programa da rede tv  da sonia abrão, que apresenta compactos dos episódios "mais antigos", conforme o dito por Sônia Abrão.  lembrando que os episódios onde Malu  aparece já  voltaram!!!!

Foi possível ouvir o som de Gastaldi na abertura original do Chaves. Que barato nós ouvirmos "Chaaaaaaaaaveeeeeees! Verrrrsããão Maga! Gravado nos Estúdios Marshmallow".





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