MAMADEIRA PRA NÃO CHORAR E CERVEJA PARA AFOGAR AS MÁGOAS
Triste sina. O resto da história já conhecemos: a galera mandando milhares de e-mails para programacao@sbt.com.br em vão, com os safados simplesmente acionando Ctrl+C com o bafafá "a série está temporiariamente fora do ar, mas voltará em breve" e fim de churumela; o Bepê tendo de colocar novamente no ar a famosa e infelizmente tradicional página Volta Chapolin (não sei se o site está no ar, se der "Página Não Encontrada" ou "Erro 404", não pasmem); as revoltas, os boatos de que Chapolin volta o mais cedo possível, as desilusões, falsas esperanças, a notícia fixa de que Chapolin será apenas programa de férias e por isso voltará apenas em dezembro, com o pessoal discordando disso, achando que nunca mais voltará... CHEGA!! JÁ ESTOU CARECA DE SABER DE TUDO ISSO! CALE-ME, CALE-ME, QUE EU MESMO ME DEIXO... LOOOUCO!
Vou ser franco com todos: eu já esperava que o SBT tomasse tal atitude. Já estava temeroso pela saída do Vermelhinho, pois notava que as reprises estavam sendo muito constantes. A emissora não estava mais exibindo os episódios na ordem, como tradicionalmente. O episódio "Não Seja Burro, Chapolin!" foi reprisado menos de duas semanas depois de sua última exibição, ao ver aquilo veio-me uma pontada, um pressentimento de que as perspectivas não eram nada boas. O que já era ruim piorou com a notícia, de que Chapolin estava marcando apenas seis pontos, índice decepcionante para um programa cuja meta é nove no mínimo e claro, muito aquém para um programa como Chapolin. Um Maluco no Pedaço, antigo algoz do Vermelhinho, também estava com pontuação baixa (claro, só reprises também). O resultado era que as duas séries não estavam impulsionando uma boa audiência para o felizmente intocável Chaves, que praticamente atingia a mesma pontuação pífia das séries anteriormentes citadas.
SEM CHAPOLIN, SEU MUNDINHO TERÁ DE PROCURAR OUTRO HERÓI PARA IMITAR...
A nova saída do Chapolin apresentou inovações: foi a primeira com prévio aviso, o SBT já anunciava raven em seu lugar (foi até melhor assim, pois seria um choque mais uma saída surpresa como foram as anteriores); e bom lembrar também que pela primeira vez o SBT sacou Will Smith e a família Banks da grade diária depois de anos. Chaves foi transferido para seu horário. Trata-se até de uma vingança, pois cansamos de presenciar o SBT preterindo Chapolin para colocar o Maluco no Pedaço (apesar que era engraçado, porém seu ciclo já estava mais do que concluído na emissora). Mas a principal inovação, a mais marcante, foi a conformidade do chapolinmaníaco ao ver sua série favorita fora do ar. As queixas foram minúsculas perto das queixas nas ocasiões anteriores. Já era esperado, pois a esculhambação da emissora em exibir os episódios totalmente fora de ordem já estava deixando o fã de Chapolin de saco cheio, imagina pra quem não curtia tanto assim a série.
GAHHHH... "NÃO SEJA BURRO" DE NOVO NÃÃÃÃOOO...
O horário ideal das séries sempre foi o do almoço, porém o que impossibilita a exibição nesse horário sem dúvida são os insuportáveis programas locais. No almoço, Chaves marcava mais de quinze pontos, preocupando a Globo. Os pedidos de mudança de horário para que todo o Brasil pudesse ver fez a série migrar para o morno e vazio horário das seis e meia da tarde.
A programação ficou um tanto esquisita: o "Bom Dia & Cia" foi esticado até 14h00min, hora em que começa "maria do bairro" (taí um programa ideal para ser substituído pelos programecos locais). cristina rocha manteve-se no horário, e o bloco de novelas com as mesmas "novelas" antecipado para 15h15min e a dona passou para a faixa das 17h. E prossegue a programação com "Chaves" e o jornal que, segundo fontes, vêm marcando boa audiência.
NÃO É O CHAPOLIN! NÃO É O CHAPOLIN!
E as mesmas fontes informam que mundo disney estreou bem, marcando nove pontos, impulsionado pelo sábado animado.
mas a tarde é a rede tv que lidera as vezes, com sonia abrão que, com o quadro "Direto do México" recheado de entrevistas com celebridades mexicanas, entre elas Chiquinha, cativou a audiência. É difícil de acreditar nisso, pois eu, mesmo sendo fã número um das séries de Chespirito, já enjoei de ver a Chiquinha naquele clipe cantando "Tchô, tchô, tchô, tchô, tchô, es de chocolate", ficando a frente de bailarinos bizarros com coreografias cômicas. Sinceramente, prefiro até a Xuxa cantando a música. E o pior é que, com o fato do quadro de Sônia Abrão ter estreado pra valer em 2015, fazendo com que abrão pontuasse bem, a alta cúpula do SBT achou que os culpados pela baixa audiência na emissora das semanas anteriores foram Will Smith... e o Chapolin.
Um detalhe que creio que ninguém percebeu: os dois derradeiros episódios do Chapolin, exibidos no sábado dia da sáida, foram o do Riacho Molhado (que já havia sido exibido duas semanas antes) e o do Disco Voador, que termina com o cofre do doutor interpretado por Ramón Valdez sendo levado para o espaço pelo disco. Coincidentemente foram esses os episódios exibidos no dia 12 de agosto de 2000, uma sexta-feira, última exibição do Vermelhinho antes da trágica e traumática saída de 2000 para a entrada do Horário Político. Os referidos episódios já estão marcados por isso.
NOVA VOLTA? SÓ REZANDO MUITO!
É até a primeira vez que não me esperneio tanto com a saída do Vermelhinho. o SBT, de tão insuportável, conseguiu fazer com que nós nos enjoassemos da série a qual batalhamos tanto para conseguir a sua exibição de volta. Só o SBT consegue isso. Até junho de 2011, tínhamos uma overdose de Chespirito no SBT, com Chapolin e Chaves de segunda a domingo, mais o Chaves Especial aos sábados de noite. Já acabaram com o Chaves Especial e Chapolin. Com o Chaves acho que vai ser diferente. Destaquem bem na última frase o verbo "acho". O SBT é capaz de tudo. Assim como é capaz de fazer o Chapolin voltar bem mais cedo do que o esperado.
FOFALHAS DA GENTOCA:
Nenhum comentário:
Postar um comentário