terça-feira, 12 de janeiro de 2016

 2002/2003/2004: Chaves somente em alguns estados
(seriado não é exibido pra todo brasil no horário de verão)
 os chavesmaníacos de outras regiões já sofriam com isso no chapolin por causa dos programas locais, agora até no chaves?

No ano 2000, por exemplo, o chavesmaníaco de outras regiões teve a alegria de saber que  Chaves começaria mais tarde do que antigamente, onde a maioria das cidades já encerravam suas programações e teriam acesso ao Chavinho.

        E a partir daí, alguns fãs puderam voltar a assistir aos episódios especiais (Dia dos Namorados, Dia das Crianças, Natal na Casa do Seu Barriga e Ano Novo na Casa do Seu Madruga) e aos episódios normais.
enquanto alguns estados não exibiam o seriado por conta de que suas programações locais ainda não haviam encerrado.

SBT corta a alegria dos chavesmaníacos de outras regiões.
dois anos depois, os fãs estavam prestigiando ao Chaves e chapolin [depois de Chapolin ter voltado e saído de novo] o dia 06 de maio de 2002 foi um dia desagradável para o chavesmaníaco das outras cidades. A Sônia Abrão estreou no SBT o seu programa "Falando Francamente" e, com isso, o Chaves voltou para a hora do almoço. Logo, as outras cidades ficaram sem Chaves novamente. Na época era um programa 100% fofocas de artistas e eu sempre vibrava quando o ibope estava em baixa. Passaram se os meses, e quando chegou no período eleitoral, sai na revista Contigo: "Chaves bate o Globo Esporte da Globo e o programa em São Paulo está sendo transmitido do Rio". Eu pude concluir que o episódio não voltaria para as 15:15 tão cedo.

Chaves Especial aos sábados a partir das 21:30.
        Faltando um pouco mais de uma semana, no dia 14 de dezembro, um sábado, por volta das 22:00,  coloco no SBT, e para a minha surpresa, estava passando o terceiro bloco do episódio da Viagem a Acapulco. Chaves estava sendo exibido aos sábados! E quando esse terminou, começou a última parte. Só não teve a música. Mas já era alguma coisa.
        Será que vai passar sábado vem? Seria o ideal para os 4 episódios da casa do Sr. Barriga!
        Na quarta-feira seguinte, eu acessei a página do SBT na parte programação.  li "Chaves" no dia 21 de de dezembro, e eu comecei a ler: 21:30 Os hóspedes do Sr Barriga. Beleza! Bom, como só tem uma hora de programa, vai ter cortes e provavelmente cortará a música "Queria ter sido um pastor". Teve cortes, mas não cortaram a música.

Chaves sai do ar aos sábados, mas os episódios diários voltam a ser exibidos às 15:15.
        Na verdade voltou a ser exibido um mês antes de sair aos sábados, e nesse período eu já estava gostando da Sônia Abrão, pois o programa dela mudou muito e também começou a falar bastante de Chaves. Foi lá que eu vi a primeira entrevista com a Maria Antonieta de las Nieves, e trechos de episódios antigos, como o cachorrinho (que pra mim foi inédito) e o programa começou a investir um pouco no jornalismo. E lá no programa, ela avisou que os telespectadores de Chaves estão escrevendo para pedir os episódios antigos e ela disse que em breve o SBT vai fazer isso. Demorou, mais cumpriu.



2003: Chaves passa a ser exibido as 14:45, e quase um mês depois, sai do ar pela primeira vez.
        Isso já me preocupou (ser exibido meia hora mais cedo), temendo voltar para o horário do almoço e ficarmos sem Chaves mais uma vez. Chegou o mês de agosto, acabou o Falando francamente e começou o Cinema em Casa.
        Será que voltou para o horário do almoço? Vou ver no site.
        E, para a minha surpresa, o Chaves não estava na grade de programação do SBT. Pela primeira vez saiu do ar. Desta vez o Brasil inteiro estava sem Chaves!
   
        Não era só eu, muitos telespectadores de Chaves estavam com saudades dos episódios que na época pararam de ser exibidos (é que na época eu não sabia que tinha tantos fãs de Chaves, eu pensei que eu era um dos únicos marmanjos que ainda assistia ao seriado), mas me conformava em acreditar que isso aconteceu porque os novos substituíram os velhos episódios e mandei um e-mail pro sbt:
        "muitos chavesmaníacos queriam os episódios antigos no ar. Apesar de eu estar com saudades de alguns episódios (Radinho do Quico, Madroga, As Cestas Trocadas "versão 1"), nunca passou pela minha cabeça que o público estava exigindo ao SBT que os mesmos voltassem a ser exibidos. Porque... veja bem! Quando aconteceu isso? Aos poucos foram sendo exibidos novos episódios e os antigos foram saindo. Quando eu percebi que os antigos não eram mais exibidos, eu entendi que os episódios antigos foram sendo substituídos pelos novos episódios. Episódio novo não é aquele gravado recentemente, e sim exibido recentemente. Por exemplo, o episódio "Somos Cafonas" foi substituído pelo episódio "Professor Apaixonado". Na tela, esse último é o mais novo. Mas, na filmagem, o mais novo é o "Somos Cafonas". E eu acredito que foram feitas essas substituições para que não haja acúmulo nas despesas dos enlatados."

        E a noite veio a resposta do SBT:
        
"Em relação a episódios 'denominados perdidos', esclarecemos que os
direitos de exibição de alguns episódios, não mais, pertencem ao SBT. Por outro lado, problemas técnicos, devido a fatores de desgaste, por exemplo, inviabilizaram a exibição, na íntegra, de outros episódios. Entretanto, a exibição de alguns trechos é possível porque não infringe normas ou cláusulas contratuais de exibição, mesmo para contratos com vigência expirada. No que se refere a trechos de uma versão, exibidos em outra, de episódios de igual teor, trata-se de uma adequada técnica de edição."

Chaves volta à programação diária, as 15:15.
        Houve um domingo que eu não entrei no site do sbt, então eu entrei na segunda seguinte e dou de cara com uma ótima notícia: "Chaves volta a ser exibido diariamente".

        E voltou num horário acessível, mas a alegria durou pouco. No mês seguinte, entrou o horário de verão e aconteceu de o Chaves não estar sendo exibido no Nordeste.
        Eu preciso mandar um e-mail para o sbt novamente, senão os chavesmaníacos das cidades que foram atingidas pelo Horário de verão vão pensar que está tudo bem quando na verdade estavámos tendo que agüentar mais essa! No dia seguinte, eu descobri:

 Que   assistir  Chaves pela TV Alterosa é demais, episódios especiais garantidos!

 para a minha surpresa, os chavesmaníacos já estavam sabendo disso no Nordeste, quando eu li o título: "Chaves não está sendo exibido no Nordeste". Eu cliquei e tive outra surpresa:   e-mail de um fã amigo meu estava lá:

        "Boa noite pessoal! Com a chegada do horário de verão, aconteceu o que era mais temido pelos chavesmaníacos do Nordeste: a não-exibição do 'Chaves' durante o horário de verão.
        Sabemos que a região Nordeste ficou de fora do Horário de Verão. Com isso, a programação do SBT passou a ser exibida uma hora mais cedo. E as afiliadas do SBT de toda a região NE tem uma preocupação de não forçar os telespectadores a assistir à programação local uma hora mais cedo e, por isso, a programação local permanecerá no horário. Isso não é novidade, pois todo ano é assim. Até aí tudo bem! Agora, eu acessei a Internet para confirmar o horário da programação local, e tive uma 'surpresinha': eu fui procurar pela programação das outras afiliadas da região e só consegui pegar mais duas afiliadas. As demais ainda não foram atualizadas. Pois o resultado foi igual...
        ...eu não vejo necessidade de deixar gravado o 'Scooby-Doo' e a 'Família Dinossauros'. Pois, por causa dessa gravação, o Nordeste vai ficar sem o Will e o Chavinho por quatro meses. E logo, iremos ficar sem o episódio do 'Natal na casa do Sr. Barriga' e 'Ano novo na casa do Seu Madruga'.
        Em resumo: que a programação local continue no seu horário, mas, que
(se possível) deixem de gravar o 'Scooby-Doo' e a 'Família Dinossauros', e que exibam a programação simultânea (Will e Chaves)."
        "REVOLTANTE, NÉ? O QUE ACHAM?" 

Houve participações:
   É um desrespeito aos chavesmaníacos. E também aos que gostam de assistir e não são chavesmaníacos disse um fã

 
Nossa, sem comentários! Só o SBT para fazer isso mesmo... É realmente um desrespeito com todos os chavesmaníacos do nordeste...disse outro

    
Isso é uma tremenda sacanagem. O SBT é a emissora que mais desrespeita o telespectador. As afiliadas de outras redes não fizeram isso, até porque, se fizessem, seriam punidas pelas matrizes, que respeitam o telespectador (não em qualidade de programação, mas sim em pontualidade nos horários). Sabem que o que uma emissora tem de mais valioso é o seu espectador e não faz ele de palhaço, ao contrário dessa porcaria de televisão chamada SBT que muda de horário praticamente todos os dias e entope a programação de farsas tipo a do Domingo Legal. disse outro

  
É como sempre digo, esse horário de verão é uma merreca.
Vocês aí do Nordeste deveriam mandar e-mails para as afiliadas do SBT e tentar fazer pressão para ver se a situação não muda. No início do ano, o Chaves não passava aqui na região de Ribeirão Preto. Eu comecei a mandar e-mails pedindo que eles dessem um jeito de passar Chaves aqui, enchi o saco deles de tanto mandar e-mails e a insistência deu resultado: eles começaram a exibir o seriado em um horário diferente da Capital. Nem só o horário era diferente como também o episódio que passava aqui era diferente do da Capital. disse outro

  
E o problema não é nem esse. Eu conheço um maluco que tem um cargo importante lá na TV Aratu. Liguei pra lá e ele falou: "Ah, não meu filho! Chaves não será mais exibido porque eu estou gravando os programas que não estão sendo exibidos por causa do horário de verão". Palavra de Luiz Calmon - diretor de programação da Tv Aratu.  disse outro

    Pois é... novamente o velho problema que nos impede de ver Chaves. Agora não só não posso ver como nem sequer saberei se passou algum episódio raro. Aqui em Fortaleza na TV Jangadeiro tá com a mesma coisa. Primeiro são desenhos do Pernalonga. Depois Familia Dinossauros. E logo depois, Falando Francamente. disse outro

      
Nossa, se a TV Aratu falou isso por telefone, então é verdade. Re-nossa... Re-contra-nossa... Como é que isso pode fazer sentido de horário de verão?? Gravar duas séries inúteis pra exibir num horário "falso" de verão pro Nordeste, só pra "parecer" que tá normal, e os outros programas ao vivo e novelas ficam atrasados do mesmo jeito! Deviam fazer isso de manhã cedo pra "parecer" então que tá normal e deixarem Will e Chaves passar... Pelo amor de Deus, esse povo... esse povo... Sei lá o que! Nem tem do que chamar! Não tem mesmo o que fazer... disse outro

 PUTZ!!! NINGUÉM PERCEBEU QUE HÁ UMA DEFASAGEM DE UMA HORA ENTRE UM MALUCO NO PEDAÇO E CARINHA DE ANJO!!!!! UM MALUCO NO PEDAÇO TEM 25 MINUTOS DE DURAÇÃO, NÃO DURA UMA HORA NÃO!!!! COM CERTEZA ABSOLUTA CHAVES PASSA NESSE ESPAÇO!!!! ATÉ MEU PAI QUE É O MAIOR LEIGO NESSES ASSUNTOS NOTOU O ESPAÇO EXAGERADO ENTRE WILL SMITH E CARINHA DE ANJO!!! disse um último

2004: Chaves sai do ar mais uma vez.
       Começando a ser mutilado no mês de dezembro de 2003 e saindo do ar totalmente no dia 5 de janeiro de 2004. 

Chaves volta aos sábados com edições cortadas em 2004.
         Muitos usuários haviam apostado que Chaves voltaria em março de 2004, nem que fosse apenas uma vez por semana. E isso aconteceu!
     

Nenhum comentário:

Postar um comentário