sábado, 16 de janeiro de 2016



 O SBT nunca decide o que colocar nos sábados de madrugada. No fim, acaba por recorrer a um programa consagrado que, até pouco tempo atrás, tinha lugar cativo na programação da emissora. Qual será tal programa? Quem pensou em Chaves errou, mas quem pensou em clube do chaves, bingo!  após anos  fora do ar, o  seriado  retornou à telinha. Sem divulgação e raramente e aleatoriamente, quando o filme termina mais cedo, é difícil de conseguir uma audiência satisfatória para que clube do chaves permaneça na programação. Sete diminutos pontos de média e nove (quase dez) de picos não deve garanti-lo no horário das quatro da matina, Por enquanto, é o SBT que mais uma vez está calando a boca dos chavesmaníacos.

   E, para piorar, os dois episódios quase na íntegra apresentados a partir de 04h10min (apesar de sempre anunciado às 04h)  deverão ter seus tempos diminuídos. Tava demorando, né? É que o SBT vai inventar de apresentar uma novela   aos sábados de madrugada. Com isso,  clube do Chaves perderá meia hora de espaço na programação, iniciando-se às 04h30min (mas certamente começará a ser apresentado uns dez minutos depois). Ou exibirão apenas um episódio completo ou dois inteiramente cortados. Óbvio que tomo partido da primeira opção. Apesar que o horário do encerramento da série pode passar para às 05h15min. O problema é que, com o tempo reduzido para 45 minutos, aumentam as chances do SBT mutilar os episódios, pois 45 minutos é o tempo ideal para apresentarem duas histórias cortadas[ ou um programa inteiro de 45 minutos]. Típico do SBT, que divulga um programa para começar em um horário x e acaba por exibi-lo 15 minutos depois do horário anunciado antes. Por isso que em 2004 Chaves, antes anunciado para 21h, começava às 21h15min.
 Ou seja, se estão marcando para 04h00min, a turma da vila só pintará na telinha lá por 04h15min. Se exibirem só um episódio, e cortado, não pasmem...

clube do  Chaves perde espaço para outro programa, outra novela... Vida de tapa-buraco é dose! O seriado, antes tratado com todas as regalias, agora tem de aturar essa.

O EDUCATIVO CHAVES E O CRÍTICO CHAPOLIN 
            Nestes  tempos,  Chapolin é privilégio para aqueles que se precaveram em gravar tudo na feliz época em que era exibido ou compraram  e de vendedores de episódios. 
            Desde que acompanho as séries (ou seja, desde que nasci), percebo que Chaves e Chapolin possuem duas diferenças quando passam alguma mensagem para o telespectador. O primeiro seriado procura ser mais educativo. Já o segundo segue uma doutrina crítica.

Isso... Isso... Isso... Educação em primeiro lugar

            Assistindo a Chaves, percebemos que muitos erros de pronúncia são debatidos e corrigidos. Quem não se lembra da célebre “dúvida” de Chiquinha se o correto era “eu a convido-ei” ou “eu a convidei”. Não há dúvida que a resposta certa é a segunda opção. Aliás, bom saber que Chiquinha aprontou para cima de Chaves e de Dona Clotilde no restaurante com um truque bastante didático. Tem também aquelas ocasiões em que Chaves ou Chiquinha cometem um erro de português (espanhol no original) e acabam por ser corrigidos pelo Professor Girafales ou por outro personagem adulto. Querem exemplos? Chaves, ao tentar explicar que não cabe no balde, diz “Mas eu não cabo (sic)”. Girafales na hora o corrige: “Não CAIBO”. O verbo “caber”, por ter uma conjugação complicada, acaba por gerar essas confusões na sua pronúncia. E não é só esse verbo não... A série ainda educa na forma de tratamento. Por exemplo, Seu Madruga chama Chaves e o menino responde “O quê?”. O pai da Chiquinha pede que lhe chame de senhor. Está certo! Os indivíduos mais velhos devem ser tratados desta maneira. Onde já se viu uma criança ou até mesmo um adolescente chamar um ancião de “você” ou “tu”? Uma lamentável falta de educação, não é verdade? Apesar de que “Senhor Burro” realmente é bem cômico (lembram-se do começo do episódio do “Disco Voador”?). Mas você, internauta de bom gosto, jamais siga o exemplo de Chaves nesta ocasião. É de admirar que Seu Madruga não tenha lhe dado um bom cascudo após ouvir o órfão pronunciar “Senhor Burro”.

Também ocorrem aqueles inúmeros casos em que “o burro vai na frente”. Você já deve ter se ligado no mistério, né? Quando Chaves diz “estávamos na rua EU e o QUICO”, o namorado de Dona Florinda novamente age dizendo que deve-se pronunciar “QUICO E EU”, deixando ele próprio por último na hora de dizer que fazia algo com outra pessoa. Uma pena que quase ninguém fala dessa maneira. Vocês acham que eu não percebo? Geralmente o que mais ouço é “EU e o fulano...” mesmo. Eu sempre costumo dizer numa frase “O FULANO e eu”, já que aprendi assistindo ao melhor seriado do mundo. Há quem diga que eu falo desse jeito só porque eu vejo Chaves...

Seu Mundinho e sua consciência: lição de vida

Ainda desponta a mensagem de Chaves que marca o fim de alguns episódios. Uma espécie de moral da história, a marca registrada dos Contos da Carochinha. Após pensarem o tempo todo que estavam na casa de uma bruxa e de ganharem pirulitos da Dona Clotilde, Chaves diz que devemos nos guiar pelo que as pessoas são, e não pelo ponto de vista do nosso pensamento, muitas vezes equivocado. Após ser acidentalmente molhado pelo Professor Girafales no fim do episódio “Um Banho para o Chaves”, o ex-sujismundo nos alerta da importância que é tomar um banho e se sentir limpo. E não devemos esquecer da emocionante lição de vida que Chapolin ensina a Seu Mundinho (Ramón Valdez), o homem que queria ser Chapolin Colorado devido às coisas boas feitas pelo herói, algo que o velhinho admitia não ter feito. Polegar alega que ele está errado, pois todos possuem um papel muito importante na sociedade. Seu Mundinho então percebe que, como fiscal sanitário, não fez nenhuma coisa errada e que seu papel foi vital para a vida de muita gente. Sem dúvida, quem é chavesmaníaco está ciente de que todas as pessoas contribuem do jeito que podem para as melhorias do mundo. E a contribuição, por sinal, é sempre rica e proveitosa.

Cuidado, críticos!!! Ele está de olho!!!

Já que paramos num caso tirado do praticamente finado seriado Chapolin, vamos falar sobre seus exemplos. O herói da América Latina se sobressai na crítica. Muita gente não escapa das farpas do Polegar Vermelho. Ainda no episódio do Seu Mundinho, Chapolin toma a pastilha de polegarina para diminuir de tamanho, a fim de fingir ser a consciência do velhinho. Quando o personagem de Ramón estranha um boneco falando, Chapolin pergunta: “Por que estranha? Por acaso já não viu críticos de cinema falando?”. O México não devia ter o seu Rubens Ewald Filho... Mas, sem dúvida, as maiores vítimas são os juízes de futebol. Quantas vezes esses profissionais não foram tachados de cegos por Chapolin? Sobretudo o árbitro que esteve presente na festa à fantasia. O herói coloca-lhe uma placa de cego. Até Quico os critica no episódio da Festa dos Pires Cavalcanti, já que Chaves diz que o bochechudo pode “jogar de árbitro”. Resultado: o filho de Dona Florinda ameaça contar para sua mãe que ele está lhe chamando de nome feio. Gozado, não? Será que os juízes de futebol eram tão ruins naquela época a ponto de merecerem tais críticas pesadas e, ao mesmo tempo, bem humoradas? 

Árbitros de Futebol: as maiores "vítimas" de Chapolin

Um episódio repleto de críticas dos personagens é o incompleto “Pirata Alma Negra”. Chapolin pergunta para os piratas: “Ao invés de seguirem esta profissão, por que não foram jogadores de futebol?”. Lagartixa (Carlos Villagrán) responde: “Não, porque senão teríamos de entrar numa escola de arte dramática”. Chapolin concorda. Naquela época, o futebol mexicano era terrível. Hoje está melhorzinho, mas ele nunca conseguiu ser excepcional. E na hora em que Alma Negra (Ramón Valdez) e Matadouro (Rubén Aguirre) contavam o que eles faziam com aqueles que lhes ajudavam a enterrar o tesouro? Um deles Matadouro pegou e começou a bater sua cabeça sem piedade contra um tronco. Quem era o coitado? Um cronista de futebol. E não pára por aí. Um momento simbólico na minha concepção é aquele em que Matadouro confirma que obrigaram uma das vítimas a ver programa de política na televisão todos os dias. Chapolin se enfurece, o tacha de criminoso e parte para cima de Alma Negra. De fato, a propaganda eleitoral gratuita foi um crime mesmo... para a própria série Chapolin. Com o ingresso do programa político devido às eleições municipais de 2000, Chapolin saiu do ar pela primeira vez depois de dezesseis anos, deflagrando de vez este maldito período de vacas magras. Voltando ao assunto que estamos debatendo, ainda prevalece a conscientização. Chapolin, nos episódios “Pistoleiro Veloz” e “Rasga Bucho e o Cantineiro”, arranca os rótulos das garrafas. A explicação: no horário de exibição do seriado é proibida a veiculação de anúncios de bebidas alcoólicas. 

É... Nem a Cheves, a cerveja incrível, e tampouco a Bock incrementada com o sapato da Chiquinha poderiam anunciar na hora do Chapolinchinho...

Não há questionamentos de que essa forma de fazer humor agrada e contribui para o sucesso do programa. Tal rótulo educativo de Chaves rendeu um grandioso elogio da escritora de contos infantis Ruth Rocha publicado na revista Veja. Ela disse que Chaves é a série que  recomendaria às crianças caso a outra opção fosse Castelo Rá-Tim-Bum, programa para lá de didático. Ruth alega que Chaves é semelhante a um circo: é agradável para todas as idades e o humor leve, acompanhado pela animação e educação, é essencial para as crianças. Por isso que as séries até hoje são idolatradas pelos jovens. Na época em que era diário, Chaves educava nove entre dez crianças. Hoje, com as lambanças do SBoT não anda educando nem a metade. 


Sobre as críticas de Chapolin, Chespirito teve sorte de não ter gravado o seriado no Brasil. Principalmente nós, brasileiros, fomos felizes em não vermos Chapolin ser apresentado em terras tupiniquins na época de sua gravação. Por quê? Ora, todo mundo sabe que os seriados foram gravados na década de 70. Neste período, vigorava em nosso país uma terrível ditadura militar e sua implacável censura. Como os censores não perdoavam nada, a certeza por minha parte é quase absoluta de que essas criticazinhas de Chapolin não seriam engolidas pela ditadura. Sem contar que os destrambelhados censores cabeças-de-vento poderiam encrencar também com o fato de um herói fraquinho e atrapalhado “ridicularizar a América Latina”, em plena época em que o nosso lema era “Brasil, ame-o ou deixe-o”. Posso estar exagerando, né? Mas é uma opinião minha... Como o México sempre foi um país tranqüilo (a não ser nos terremotos, como o ocorrido às vésperas da Copa de 1986 que aconteceria no país), as críticas são livres e muito bem feitas. O bom humor sempre prevalece. Tanto que até os próprios árbitros, críticos e cronistas devem dar gargalhadas na hora em que Chapolin dispara aquele turbilhão de comentários negativos sobre seus serviços. Chespirito, por ser o legítimo mestre, deve ser um dos pouquíssimos no mundo a ter suas críticas toleradas por aqueles profissionais e por tantos outros que existem pelo mundo afora. Afinal, até na hora de criticar ele anima o público. E de maneira magistral e singular.


   
fofalhas da gentoca
Olha só essa"um jornal dominicano comentou que o seriado mexicano 'Chaves' faz apologia à violência. A afirmação acabou deixando Florinda Meza, esposa do criador e intérprete do famoso personagem, Roberto Gómez Bolaños, entristecida. Florinda saiu em defesa do programa, indicando que 'o fato do protagonista sempre apanhar, não significa que isso possa gerar violência', pois considera que atualmente na televisão há coisas muito piores.  também defendeu que a série,  continua em evidência em vários países ao redor do mundo: 'O ser humano precisa rir, assim como necessita do alimento. Quero dizer, que ele precisa comer coisas que não lhe façam mal e precisa se divertir com coisas que também não lhe façam mal. O humor atual é sempre sobre sexo e política. Acredito que falta mais dedicação dos comediantes', disse." A cor escolhida para reproduzir tal asneira foi a preta por motivos óbvios... Se esses dominicanos (que, pelo tamanho da ignorância do comentário, não devem saber nem onde ficam seus narizes) acham Chaves violento, é porque nunca presenciaram o humor baixo e apelativo de programecos como "A Praça é Nossa". Francamente, desde a morte da impagável Velha Surda, nunca mais consegui rir desses "humorísticos" de quinta. florinda, em seu depoimento, realmente falou tudo: o humor atual é sempre sobre sexo e política. Mas particularmente acho que os personagens pegam pesado na hora de tentar acertar alguém com um martelo ou um tijolo, por exemplo. Já os tapas de Dona Florinda em Seu Madruga também existem nos demais programas de humor, como os clássicos "O Gordo e o Magro", "Os Três Patetas", etc. As bofetadas simplesmente consagram o bom e velho estilo "pastelão", sem fazer qualquer apologia à violência. 


 Mário Lúcio de Freitas, um dos colegas e melhores amigos pessoais de Marcelo Gastaldi, o lendário dublador de Chaves e Chapolin.  desvendou mistérios e revelou algumas curiosidades sobre o saudoso Gastaldi. Mário confirmou a informação dada por Nélson Machado (a voz de Quico) em entrevistas anteriores: o dublador de Chaves faleceu de pneumonia provocada por uma baixa em seu sistema imunológico e não num acidente de carro, a causa que os sites CH insistiam em abraçar. Entre outras curiosidades, Mário revelou que conheceu Gastaldi em 1960, ao ingressar no elenco de atores da antiga TV Paulista (hoje Globo), de onde o famoso dublador já fazia parte; que também era integrante do conjunto Os Iguais, de onde Gastaldi era vocalista; que do mesmo conjunto musical participava o cantor Antônio Marcos (já falecido, autor de sucessos como Como Vai Você? e pai da atriz Paloma Duarte); que Mário e Gastaldi, como compositores, fizeram os temas da novela Chispita e da série Punky a Levada da Breca....  a nação chavesmaníaca agradece a Mário Lúcio de Freitas por ter nos dado a oportunidade de saciarmos várias curiosidades sobre o excepcional Marcelo Gastaldi. Ah, e na foto, que reproduz a capa de um disco compacto do conjunto Os Iguais (ano de 1966), aparecem da esquerda para a direita Antônio Marcos, Apolo, Marcelo Gastaldi e o próprio Mário. 

De vez em quando o folclórico personagem Cabeção (foto à direita), da soap opera global Malhação de 2004[que está de volta no canal viva] (interpretado por Sérgio Hondjakoff), irritado por ter de obedecer a alguma ordem, repetia sem parar de espernear “Tudo eu! Tudo eu!”. Não lembra alguém? Pois é... Muitos chavesmaníacos estão reparando: Cabeção  imitava muito o Chaves. Serginho não pode negar que  se inspirou no órfão mexicano para expressar tal má vontade de fazer as coisas. 

 a novela das sete Da Cor do Pecado. O personagem Abelardo (Caio Blat), dando uma de professor, perguntou à bonitona Tina (Karina Bacchi) em que época havia vivido Getúlio Vargas. Ela respondeu: “Quem nasceu primeiro? O Getúlio ou o Vargas?”. Aí um dos irmãos Sardinha disse: “Que burra! Dá zero pra ela!”. 






COLUNA DEDICADA A ANGELINES FERNÁNDEZ

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