segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

24 de agosto de 1984: 

O Começo
 
 
Saudações, estimados vizinhos da vizinhança... 
24/08 é uma data histórica para os CHmaníacos.  eram exibidos pela primeira vez no Brasil os humorísticos mexicanos Chaves & Chapolin. Quantos  adultos que cresceram assistindo Roberto Gómez Bolãnos diariamente no SBT e que até hoje não abrem mão de acompanhar as séries, seja pela televisão ou computador? Quantos são os jovens e crianças que hoje crescem com a mesma oportunidade de ver e rever estes grandes clássicos?
O nobre colunista que vos fala nasceu no início do ano de 1993, o mesmo ano em que estrearam as atuais vinhetas de abertura das séries CH que perduram até os dias de hoje. Apesar de ter perdido muita coisa boa que passou na telinha do SBT até então, posso dizer com orgulho que acompanhei pelo menos 20 destes longos 30 anos de estrada. Meu castigo de criança era ficar sem assistir Chaves e Chapolin, o que sinceramente me doía mais do que umas boas palmadas.
 
Todos atentos olhando pra TV!
 
O horário do almoço era sagrado, tanto para fazer a refeição em família quanto para sintonizar o SBT. Ainda nos anos 90, quando criança, já sabia que os atores de Chaves eram os mesmos atores de Chapolin. No entanto, na minha cabecinha inocente, pensava que tudo era feito ao vivo. Enquanto o SBT exibia um pequeno comercial entre o final de Chapolin e o início de Chaves, acreditava que era o tempo que o Chapolin tinha para se vestir de Chaves. Nem me ligava que estaria assistindo ao mesmo episódio pela décima vez, só me importava com o momento mágico.
Em 2000, pela primeira vez o SBT resolve cancelar o Polegar Vermelho, e aquilo foi um pesadelo terrível. Com apenas 7 anos, eu ficava me lamentando sozinho: "Puxa, será que nunca mais vou ver o Chapolin?". Aquela tristeza me consumia todos os dias, até que o SBT anuncia a estréia do Clube do Chaves. 
"É o Clube do Chaves na TV..."
No dia em que estreou o Clube do Chaves, O primeiro quadro exibido foi um sketch do Chaves na escolinha. Para piorar levei um tremendo susto quando ouvi as horríveis vozes do Chaves e do Nhonho, que em nada se pareciam com as vozes tradicionais, que eu acreditava serem as vozes dos próprios atores. Na oportunidade conheci os “novos amigos” Chaveco, Pancada Bonaparte e Dom Caveira. No mesmo dia, aproximadamente às 18h00, foi exibido mais um sketch do Chaves na vila. Notei demais a ausência do Seu Madruga e do Quico, já que na época eu não tinha a menor idéia do ocorrido nos bastidores do programa. Assim, a cada sábado eu ficava esperançoso em ver os dois, porém em vão.
Ainda em 2001 minha mãe vendeu nossa única Televisão, e só adquirimos outra em 2002. Fiquei decepcionado quando soube que haviam cancelado o Clube e que o Vermelhinho ainda estava na geladeira. Percebi também algumas novidades no SBT, como a Sônia Abrão com seu “Falando Francamente”.
Neste mesmo ano aprendi a usar o Video Cassete. Minhas primeiras gravações foram o "Chapolin Especial" e "Chaves Especial". Em 2003, quando Chapolin já estava novamente fixo na grade, gravava quase todos os episódios, assim como as sagas do "Chaves Especial". Quando Chapolin saiu da grade e as exibições de Chaves tornaram-se mutilações de 10 minutos, parei de fazer gravações. Em 2004, quando o SBT volta a exibir Chaves na faixa das 18h com 3 episódios diários, voltei a gravar todos os dias. Tenho essas gravações até hoje, apesar de que as fitas nem devem funcionar mais.
Em 2005, quando a emissora anuncia a volta do Polegar Vermelho depois de dois anos de sumiço, abandonei as gravações de Chaves e me dediquei às gravações do Chapolin. Perdi poucos episódios entre 2005 e 2007, foram aproximadamente 4 VHS's cheias. Foi em 2005 que também tive meu primeiro contato com sites CH.
Em 2009 eu finalmente entrei para a Era digital e virtual. Começei a frequentar Lan Houses, e foi então que começou a minha "graduação" em CH. Conheci o Portal Chaves, o Chespirito-BR e o extinto Chespirito Media. Foi também nesta época que abandonei definitivamente o VHS e os DVDs, adotando o armazenamento digital no PC.
E para encerrar, devo frizar que apesar de  mais de 30 anos terem se passado, ainda há episódios com dublagem Maga mofando nos arquivos do SBT esperando pela primeira exibição. Espero que estes episódios não tenham que aguardar mais 30 anos para serem exibidos, então, fica a dica para o SBT)

Nenhum comentário:

Postar um comentário