segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

E o pesadelo continua:
 episódios perdidos
(ou nunca deixaram de ser perdidos)
 
Episódio Chirrin - Episódio Chirrion.
 
Saudações, estimados vizinhos da vizinhança...
 um assunto polêmico que nunca chega a um final feliz: Episódios Perdidos.
Comumente nos questionamos sobre o que o SBT realmente tem em seu arquivo, o que não tem e o que deveras insiste em esconder dos fãs em 30 anos de exibições no Brasil. Desde a primeira década na emissora, Chaves e Chapolin sofrem com o desaparecimento de episódios sem justificativa, um fato que por muitos anos foi negado e jamais admitido pelos diretores. Todavia, em 2011, o pesadelo aparentemente ganharia um ponto final com a declaração em rede nacional de Murilo Fraga, diretor de programação do SBT, sobre os tais episódios, e meses depois, com a grande novidade da volta dos episódios perdidos e semelhantes. Os fãs brasileiros mantiveram viva a esperança de a emissora finalmente abrir sua caixa de Pandora e exibir tudo o que passou pelas mãos da equipe de Marcelo Gastaldi entre 1984 e 1992. O processo de remasterização e recuperação do acervo resultou no retorno de inúmeros episódios, anteriormente perdidos, e na estréia de episódios jamais vistos. Entretanto uma parte do pesadelo insistia em nos atormentar, com alguns episódios que não regressaram e permanecem desaparecidos até então nas prateleiras do SBT, sem nenhum esclarecimento oficial da emissora sobre o estado deste material. No mesmo ano do retorno dos episódios semelhantes, é anunciado que o SBT adquire um novo lote de Chaves, trazendo episódios inéditos e conclusões de sagas incompletas. A emissora os enviou para dublagem, e finalmente os estreou em janeiro de 2014, com o selo de identificação “EI”.
 
Hum... Tudo está muito bem... Mas eu fiquei sem a minha torta.
 
Apesar das incessantes novidades do SBT, trazendo episódios inéditos com nova dublagem e registrando na Ancine todos os episódios inéditos atualmente distribuídos pela Televisa, não conseguimos calar a pergunta: O que aconteceu com os episódios com dublagem Maga?

acreditava na possibilidade dos benditos episódios (muitos certamente inéditos) se encontrarem sem condições para exibição pelo fato de estarem por muitos anos parados no arquivo. Essa teoria pode ser defendida com base em que alguns episódios, que regressaram em 2012, realmente apresentam falhas técnicas em imagem e som.  mas há alguns episódios que retornaram não estrearam em 2012 e que há um bom tempo não dão mais as caras. Alguns nunca mais foram vistos desde 1992. Confira abaixo a relação de episódios nunca mais vistos desde 1992 ou 2013:

1973
Pintores amadores[1992]
Quem será o novo chefe?[1988]
Como pegar o touro a unha[1992]

1974
Quem convida, paga[2014]
Muitas marteladas - parte 2[2013]
Dom Quixote[1992]

1977
Quem não tem cão caça com rato - parte 2[1992]

Afinal, o que aconteceu com esses episódios? porque sumira? Porque o SBT voltou atrás e  escondeu quem convida paga[1974 e muitas marteladas[parte 2][1974] novamente, estando eles em perfeitas condições? E o que levou a emissora a não exibir realmente tudo o que tinha em seu acervo?
Ao que parece, novamente o meio CH retorna a estaca zero. Desconhecemos os critérios da emissora, o que ela ainda possui em seu arquivo e quais motivos a levaram a sumir novamente com parte dos episódios perdidos e ex-inéditos. Recebemos uns novos quebra-cabeças, que difícilmente será encaixado.
Esperamos que este conto de fadas (pois pra mim parece um conto de bruxas) tenha, um dia, um final feliz que queremos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário