terça-feira, 12 de janeiro de 2016

30 Anos de Brasil
E trinta anos se passaram.   a minha primeira vez (que vi CH, claro), que foi justamente o episódio Vamos Brincar de Carrinhos. Eu era novinho e estava na casa de um amiguinho meu, aí eu vi dois adúlteros... digo... adultos brincando de carrinho.

A primeira cena que eu vi na minha vida
Na minha mente infantil eu devo ter me perguntado "ora e eles não tiveram infância?" lembrando o Chaves perguntando para a Chiquinha se o Seu Madruga não teve infância, do episódio O Vendedor de Balões. Mais tarde, quando vejo de novo a tevelisão, o senhor de roupinha de marinheiro pergunta para a senhora de óculos onde está o seu carrinho. E ela responde "seu carrinho?". Eu tinha entendido que ela tinha tomado os carrinhos porque eles estavam muito grandes para brincarem de carrinhos.

Uma escola para adúlteros?
Em outro momento que eu vi a TV estava um monte de adultos na escola, sobretudo o Seu Madruga (foto). Alguns dias depois de a minha irmã ter me apresentado o seriado Chaves, ela me disse que o Chaves é criança, assim como o Quico e a Chiquinha. Eu tinha estranhado, pois todos tinham cara e tamanho de adultos, além de o Quico ser maior que a sua mãe, por exemplo. Semanas depois passa o episódio Vamos Brincar de Carrinhos e reconheci as personagens quando vem a cena do bochechudo perguntando à Chiquinha onde está o seu carrinho, e ela respondendo "seu carrinho?". Aí eu disse "ah, foram eles? Então, como disse a Chiquinha no episódio É Duro ser Eletricista, 'está explicado'! Eles são crianças, embora não pareçam" (claro que eu não pensei exatamente desse jeito, mesmo porque, o último episódio citado só estreou no Brasil em 1993).

Finalmente o teto do pátio
Quando eu assisti pela primeira vez o episódio Amarelinhas e Balões, vi algo que me deixou muito intrigado (e eu não comi muito trigo). O Chaves soltou a bexiga do Quico no pátio e o bochechudo começou a chorar, como se a bexiga tivesse ido embora. E eu perguntei pra minha irmã "porque não pega uma escada para pegar o balão que o Chaves soltou?", eis que a minha irmã me responde que o balão já estava lá no céu. "Ué, não tem teto ali? Não parece que em cima tem um céu, parece que tem um teto...". Então eu ficava atento em todos os episódios na vila para ver se mostrava o céu do pátio. Depois de um tempo, minha irmã explicou que o Chaves, Quico e Chiquinha na verdade são adultos, mas que fazem de conta que são crianças. Bem que eu desconfiei que não eram crianças. Aproveitei e perguntei então se na verdade aquele pátio tem teto e que estão fazendo de conta que é um céu, ela responde que tem teto sim (suspeitei desde o princípio). Logo, não iria mostrar nunca jamais (e ainda assim, posteriormente, eu sonhei duas vezes que tinham mostrado o teto do pátio). Pelo menos até chegar o início de 1992 (ou final de 1991, não lembro), quando liguei a TV e estava passando um episódio diferente, parecido um pouco com Amarelinhas e Balões, mas nesse o Chaves começa a estourar as bexigas dos outros e faz a trouxa para ir embora da vila. Nisso todos pedem para que o Chavinho não vá embora, passa um vendedor de balões e o Seu Madruga compra todos só para o Chaves. Nisso eu imaginei que o Chaves fosse voar, e não deu outra. Ele voou e a câmera estava acompanhando (e pensei: agora sim vão mostrar o teto) e mostrou o teto finalmente! Aproveito o espaço (que não tem a ver com o tema da coluna) para contar o que eu esperava do restante daquela exibição. Veio o intervalo e eu esperava que no bloco seguinte todos os moradores da vila fossem tentar resgatar o órfão, que saiu voando. Mas o que eu vi foi o Don Quixote e Sancho Panza (com as mesmas piadas que eu já tinha assistido no Chapolin emO Show Deve Continuar - 3), mas quando as damas estalajadeiras foram cobrar, a televisão saiu do ar. Quando voltou ao ar o Chaves já tinha acabado...

Finalmente o céu do pátio
E se... e se tivesse passado no início da década de 90 (ou final da década de 80) o episódio Mal Entendidos de 1975? Se tivesse passado, e eu assistido, eu teria ficado com cara de Quico quando mostra o céu no pátio da vila? Eu só assisti esse episódio no ano 2000, mas eu, infelizmente, não tinha prestado atenção no céu daquele pátio. Na verdade foi preciso o meu amigo e chavesmaníaco, Mestre Maciel, ter publicado  a foto com esse céu, que aí eu me antenei (sem vinil) e decidi prestar atenção na próxima vez que fosse exibido. Passaram se as semanas e o episódio não passava nunca, e numa noite eu sonhei com esse episódio e lá vi o céu mostrado na foto. Acordei, mas só lembrei-me do sonho quando começou mais um episódio do Chaves, que é exatamente Mal Entendidos (batizado no DVD da BLZ de Tudo por um Pastel). Finalmente veio aquela cena, e eu pude ver o céu no pátio da vila. Como eu já estava crescido, já tinha me dado conta que era montagem, mas, e se eu tivesse visto antes do episódio dos balões? Bem que poderia ter passado antes e eu ter entrado na fantasia...

Nenhum comentário:

Postar um comentário