terça-feira, 12 de janeiro de 2016

Episódios que eu Vi Primeiro...

Chiquinha chorando no episódio Os Insetos do Chaves (1975)
... O Choro das Personagens
Na coluna anterior eu contava como foi a minha reação ao ver os adúlteros... digo.. adultos: brincando de carrinhos, na escolinha, etc... (principalmente o etc...). Desta vez irei contar os episódios que eu vi as personagens CH chorando pela primeira vez.
Começando com o Chaves, no episódio Aula de Aritmética (1979) o órfão chega na escola com uma maçã devorada (na verdade duas, e ainda pretende devorar três) e lá eu vi ele com a cara de choro (ainda não tinha prestado atenção no "pipipipipi..."), mas foi no episódio Os Insetos do Chaves (1975) que eu prestei atenção na forma que ele chorava. Mais precisamente na cena da tirinha abaixo:

Cenas do episódio Os Insetos do Chaves (1975)
Nesses dois episódios citados eu ainda não sabia que ele era criança, mas percebi que, após o cascudo, ele estava chorando, por mais diferente que fosse o choro em relação a uma criança normal. Lembro que semanas depois eu sonhei que o menino do oito havia tomado um cascudo e começou a chorar normal, quando acordei e lembrei que era só um sonho. Pensei comigo mesmo que a essa altura não dava para imaginar ele chorando normalmente. No ano seguinte eu finalmente eu assisti o sketch "Remédio Duro de Engolir" desde o início (eu sempre perdia até a cena que o Chaves toma o remédio) e lá, quando ele leva um cascudo do homem da roupa velha, ele chora igual uma criança normal (ver essa cena). Quando eu vi aquilo eu disse ... veja você mesmo, clicando aqui, pois eu havia tomado um susto porque aconteceu aquilo que eu já havia sonhado.
Voltando ao choro no episódio dos inséstos, apesar de eu ter memorizado o choro, eu ouvi erradamente. Pois eu pensava que era "biiiibibibibibibibi", até que uns quatro ou cinco episódio depois, eu imitei o órfão chorando, como eu havia escutado, aí a minha irmã corrige dizendo que é "bip bip bip bip". Então eu tentei fazer certinho, mas eu enrolava a língua com o B e o P misturados.
Quando finalmente veio a primeira revista em quadrinhos do 'Chaves & Chapolim', e li a história 'Mensageiros da Confusão', quando chega na parte em que o Chaves leva um cascudo do Seu Madruga, eu presenciei isso:

Chaves & Chapolim nº 1 (foto: Guilherme Leão)
Quando eu vi a forma certa do choro do Chaves eu pensei "ah bom, assim é bem mais fácil". Anos mais tarde, eu também vi ele chorando normal um pouco antes do final do episódio A Perna Quebrada, quando ele dá ao Seu Madruga vinte centavos. Ele também chora normal no quadro Matando Aula no Dia das Crianças (1991) após a Chiquinha lembrar que todos eles um dia se tornarão adultos. Sem contar que o órfão também fica com os olhos cheios d'água após ouvir que o Seu Madruga será despejado, no episódio O Despejo do Grande Campeão (1974).
O choro da Chiquinha eu memorizei de primeira, também no episódio Os Insetos do Chaves (1975):

Cenas do episódio Os Insetos do Chaves (1975)
Apesar de não se parecer nada com o choro, e nem a pintadinha ter feito cara de choro, eu já tinha percebido que ela estava chorando. No sketch A Moeda Perdida eu vi a Chiquinha chorando normalmente, após ter tomado uma surra do seu papai pela brincadeira de mau-gosto. Nesse ela fez cara de choro e escorrendo muitas láguimras.
Quanto ao Quico, a primeira vez que eu o vi chorando foi justamente no episódio que eu vi a Dona Florinda chorando também pela primeira vez, mas que não preciso incluir porque, de uma certa forma, o choro dela é normal (e ela usa o mesmo choro em todas as personagens do seriado Chapolin). Quanto ao bochechudo, o choro dele eu vi no episódio Assistindo ao Jogo (1975) na cena a seguir:

Cenas do episódio Assistindo ao Jogo (1975)
Apesar de eu ter o visto chorar pela primeira vez, eu não tinha prestado atenção ainda na forma dele chorar. Deve ser porque eu tinha visto primeiro a sua mamãe indo pra parede chorar. Eu só lembrei-me disso quando já tinha terminado o episódio "puxa, o Quico chorou, mas eu nem prestei atenção direito, nem lembro mais como foi como ele chorou, só lembro que ele chorou na parede do pátio, como tinha feito a Velha Coroca anteriormente". Dois episódios depois passava A Sobrinha da Dona Clotilde (1974) e após ela advertir ao Quico que "se acontecer algo com a minha cachorrinha, o mesmo vai acontecer com você, bobalhão!". O Quico começa a chorar, dessa vez memorizei o choro dele, mas estranhei que ele não tinha ido para a parede, como no episódio Assistindo ao Jogo (1975), cuja cena acima, 

A primeira vez que eu vi o Seu Madruga chorar foi no final do episódio O Vale de Um Milhão de Cruzeiros (1977), quando estava chorando de dor porque deu calo no pé. Só que lá o choro estava normal. Veio a noite e passou outro episódio, A Briga dos Pombinhos, e lá eu pude ver pela primeira vez o Professor Girafales chorar (que ainda não chorava bem, nem cara de choro ele fez, ao contrário da saga dos ratos, quando ele faz uma baita cara de choro quando um rato lhe sobe pela perna), e após todo mundo estar chorando na casa do seu Madruga, imaginei que ele também iria chorar, e não deu outra. E vi que estava chorando bem diferente do que no episódio do vale de um milhão. Aliás, eu pensava que a primeira vez que eu tinha o visto chorar, tinha sido no episódio do vale de um milhão, mas quando um dia reprisou A Mudinha de Chirimoia, no tempo em que passava no almoço o Chaves nas segundas, quartas e sextas (terças, quintas e sábados passava Chapolin), no final do episódio de segunda [O Álbum de Figurinhas (1977)], o Seu Madruga chora (igual na briga dos pombinhos), no final do episódio daquela quarta [Seu Madruga Fotógrafo Parte 2 (1977)], o Madruga também chora no final, e finalmente na sexta, quando passou o episódio da chirimoia, eu lembrei do final quando eu vi a Chiquinha podando as flores da cortina e lembrei que alguém chorava com isso. E já que na segunda e quarta o Madruga chorou no final, nessa sexta também não seria diferente, e não foi. E chorou da mesma forma dos episódios anteriores (somente no vale de um milhão que ele chorou diferente, por estar chorando de dor). E esse choro do Seu Madruga também é o mesmo nos personagens do ator no seriado do Chapolin.

Nenhum comentário:

Postar um comentário