terça-feira, 12 de janeiro de 2016

Chapolin sai do ar[2015]

Vai embora mais uma vez...
Outra vez esse sabugo de milho?
No dia cinco de janeiro de 2015 voltara o seriado Chapolin na tela do SBT. Dias antes se especulava que fossem ser exibidos mais episódios semelhantes, mas o que se viu foi o seriado voltar com episódios normais.
Muitos chapolinmaníacos ficaram na expectativa de que em breve seriam exibidos novos episódios semelhantes, enquanto eu temia que fosse sair do ar com somente episódios normais.
Sim, eu esperava que fosse sair do ar entre um e dois meses, como tem sido feito anteriormente (na última vez foram somente três semanas). Mas acontece que muitos fanáticos pelo seriado ainda acreditam (ou depois dessa, acreditavam) em cegonhas e pensava que a volta do vermelhinho no SBT seria definitiva (eu deixei de acreditar em cegonhas desde a quinta saída do anti-herói em 2003).
Nas redes sociais eram compartilhadas a audiência do seriado, garantindo o segundo lugar e ter ficado algumas vezes no TOP 5 do SBT. Todos lá iludindo que não iria sair do ar nunca jamais, enquanto eu contava os dias para sair do ar novamente, pois sabia que a vice liderança não iria garantir a permanência do seriado na grade.

Ela está de volta...
Na terça-feira dia 24 de fevereiro o nosso amigo e colunista, Mestre Maciel, comenta que teria sido anunciado no SBT para o dia 2 de março a volta do seriado humorístico americano As Visões da Raven. Eu compartilhei o anúncio no chat do FUCH (Fórum Único Chespirito) e o primeiro comentário foi de que com certeza iria ficar no lugar de Um Maluco no Pedaço. Eu imaginei que não, porque esse sistema já é muito velho, e nós sabemos muito bem quem paga o pato.
Quando se confirmou que o vermelhinho ia realmente rodar, começaram os xingamentos à emissora em todos os veículos de comunicação CH. Quando eu vi os "desabafos" eu quase não acreditei que o povo achava que a exibição do Chapolin seria permanente. Mas assim se fez.

O que vale mais?!
As exaltações eram tantas, que eles acreditavam que a maioria dos brasileiros ficaram insatisfeitos com o SBT. Até parece que nós (fãs de CH) somos a maioria no público televisivo (se comparando com os fãs dos humorísticos norte-americanos). Um exemplo de que isso não condiz com a realidade é a foto compartilhada com uma pré-adolescente. Na foto perguntava "qual o melhor" "Chaves - Curta" "Todo Mundo Odeia o Chris - Compartilha", e na legenda ela colocou "Compartilhando...". Antes que algum leitor tente localizar o perfil dela para xingar, em verdade, em verdade vos digo que a maioria dos jovens e adolescentes concordam com ela. Não adianta opinar (xingar) com a paixão, porque em fotos-enquetes assim, até o seriado My Wife and Kids (ou Eu, A Patroa e as Crianças) venceria o seriado mexicano da década de 70.
Há 12 anos, quando entrou o horário de verão e...
- E ainda se lembra?
Sim! Antes do horário de verão, era exibido à tarde os seriados (e desenho) "13:45 Scooby-Doo", "14:15 Família Dinossauros", "14:45 Um Maluco no Pedaço" e "15:45 Chaves". Veio o horário de verão, e como o Nordeste não é atingido pelo novo horário, a programação começaria uma hora mais cedo. No entanto as afiliadas do SBT manteve o horário da programação local, fazendo com que só a programação nacional começasse uma hora mais cedo.
Na maioria das afiliadas do Nordeste a programação local era encerrada as 13:45 (o que seria 14:45 no horário de Brasília durante o horário de verão), o que garantiria a exibição do Chaves, já que as 13:45 começaria Um Maluco no Pedaço e o Chavinho as 14:15. Mas qual foi a surpresa? As afiliadas exibiam os seriados já transmitidos uma hora atrás na emissora paulista, com isso, 13:45 começava o Scooby-Doo (estava sendo exibido Um Maluco no Pedaço na rede) e as 14:15 a Família Dinossauros (Chaves na rede), e já pulava para o extinto Falando Francamente.
Ou seja, esses dois seriados estavam sendo exibidos também no horário normal, mas precisou descontar em outros dois seriados (inclusive no Chavinho). A única afiliada que transmitiu o Chaves normalmente foi a TV Jornal de Recife, porque eles não só mantiveram o horário da programação local, como também de toda a programação nacional. Ou seja, toda a programação do SBT era exibida com uma hora de atraso para não forçar o telespectador a ligar a televisão uma hora mais cedo.
Mas eu estou contando tudo isso porque eu fiz um desabafo em um dos e-mails que eu mandava para o sbt perguntava em ironia se a Família Dinossauros era superior ao Chaves (pois eu estava morando em João Pessoa, e tive que aturar os seriados "substitutos"). Para a minha surpresa, dias depois, quando eu acessava o FUCH (Fórum Único Chespirito) (eu ainda não era cadastrado, mas estava acompanhando os tópicos), um usuário (que eu não me recordo no momento) postou o ibope de uma das programações diárias do SBT e lá, para a minha cara de idiota (e não venham dizer que isso desde que nasci), o Scooby-Doo e a Família Dinossauros estavam dando mais audiência do que Um Maluco no Pedaço e Chaves (o que resultou em nesse último ficar fora do ar por quase todo o ano de 2004).
E desde essa lição que eu recebi, eu procuro olhar as coisas com mais realismo, por isso não me surpreendi com a saída de Chapolin, e muito menos por ter sido substituído pela As Visões da Raven. Enquanto os outros fãs? A mesma história de sempre...

Nenhum comentário:

Postar um comentário