domingo, 10 de janeiro de 2016

PORQUE SÃO OS MAIS VELHOS
Com a adaptação desta célebre frase da Chiquinha, iniciamos mais este trabalho. Essa coluna é especial. Tem o intuito somente de homenagear os primeiros grandes e notáveis fãs CH que iniciaram a construção desse “Império” que herdamos.
Esses verdadeiros mestres têm nome e alguns, têm feitos inesquecíveis (infelizmente não tenho fotos de todos esses grandes nomes, tão logo, para não acabar dando destaque mais a um que a outro, já que todos estão no mesmo patamar

- LEANDRO MORENA:
Leandro é um dos fãs CH mais antigos e conhecidos. Graças a ele, uma história não se apagou para sempre: “EPISÓDIOS PERDIDOS”. Leandro, mais conhecido como “O Mago dos Perdidos”, impediu que vários episódios CH que foram dublados e exibidos um dia, sumissem para sempre de nossas telas e nossas memórias. Leandro gravou  em fitas no formato de VHS, na época de ouro, quando tais episódios perdidos ainda iam ao ar. Nunca se desfez desses materiais e, graças a ele, hoje, todos os fãs têm a alegria de tê-los em casa, inclusive em qualidade espetacular, pois ao longo do tempo, com o surgimento das gravações digitais, outros fãs, gravaram os mesmos episódios de emissoras internacionais, onde os episódios são exibidos em seu áudio original em espanhol e, inseriram os áudios em português, extraídos de suas memoráveis gravações. Talvez, o maior feito de Leandro, tenha sido a gravação do episódio “o planeta venus versão 1”.

            - LEANDRO LIMA:
 Leandro Lima assumiu o posto de “Mago dos Perdidos” quando Morena saiu de cena. Por motivos desconhecidos, Morena largou o “Meio CH”, deixando Lima à frente dos “negócios”. Lima deu continuidade ao trabalho e, continuou a repassar os episódios perdidos a vários outros fãs CH. Tempos depois, Lima também se afastou do “Meio CH” sem maiores explicações. Chegou a retornar e montou até um site para comercializar tais episódios, mas logo em seguida sumiu definitivamente.

             - GUSTAVO BERRIEL 
Gustavo faz parte da lista dos mais antigos e respeitados fãs das séries.  fundou ao lado de Felipe Araújo, o “Fã-Clube CHESPIRITO-Brasil”. O Fã-Clube, que hoje é reconhecido até mesmo pela “Televisa” – poderosa emissora do México que produziu por mais de 30 anos, os programas de “Chespirito y sua turma” – já serviu de “palco” para memoráveis momentos na história da trajetória das séries no Brasil. Rapidamente, suas atividades foram levadas a sério e passou-se em apenas dois anos, de encontros particulares nas casas de fãs e em mesas de pizzarias, para eventos no Rio de Janeiro reunindo mais de 700 fãs para assistir episódios das séries, confraternizarem e conhecerem os autores do grande sucesso das mesmas no Brasil: os dubladores. Carlos Seidl, famoso por dar vida brasileira ao eterno “Seu Madruga”, é pioneiro nos eventos do Fã-Clube. Presente em absolutamente todos, Seidl se assume também como fã das séries e amigo de seus incontáveis fãs. Em pouco tempo, a história evoluiu e as atividades do Fã-Clube foram parar na grande São Paulo, em um mega evento que reuniu aproximadamente 2.000 fãs do lado de dentro e por volta de 8.000 do lado de fora (contabilizados pela “Folha de São Paulo”). Esse evento reuniu praticamente todos os clássicos dubladores das séries, assim como “Olga Gastaldi” e seus filhos – família do falecido dublador “Marcelo Gastaldi” que emprestou por vários anos, sua inesquecível voz aos personagens de Roberto Bolaños (Chespirito). Desde lá, Gustavo e sua equipe juraram que um dia teríamos um evento reunindo os atores das séries que tanto fizeram nossa infância e adolescência felizes há mais de duas décadas. Muitos não o levaram a sério, mas tudo mudou, quando em 2009, chegou a grande novidade: Carlos Villagrán (Kiko) estaria em um evento do Fã-Clube em 2010. Euforia total!!! Mais ainda, quando a equipe conseguiu um segundo êxito: fechar com Edgar Vivar (Senhor Barriga) para comparecer também ao evento. O que muitos pensavam ser utopia... loucura... aconteceu! No dia 24 de abril de 2010, o Fã-Clube chegou ao seu apogeu e levou mais de 5.000 fãs à loucura com a presença de seus ídolos. 

             - FELIPE ARAÚJO:
 foi, como já dito acima, o grande parceiro de Gustavo na fundação do Fã-Clube. Fã incondicional de “Chapolin”, porém, é apaixonado por ambas as séries. Quando Edgar Vivar veio ao Brasil pela primeira vez, em 2003, Lippe ficou no mesmo que ele e também participou do programa especial que foi ao ar no extinto “Falando Francamente (SBT)”. 

            - MAURÍCIO MELO:
 Maurício é desenhista profissional e realizou em sua totalidade, as artes do último “Box CH” lançado pela “Amazonas Filmes”. Sempre piadista, Maurício consegue descontrair a todos até nos momentos mais tensos.

EDUARDO BEHLING:
 Fã ardoroso das séries, amigo verdadeiro e incondicional (palavras que são praticamente sinônimas, não é verdade?).  Os primos Morena e Lima já haviam quase que saído de cena e Eduardo comercializava os famosos perdidos em VHS. 

             MARCUS ANVERSA:
 grande fã das séries. Sabe tudo sobre dublagem, foi e é amigo de vários dubladores (sendo eles de CH ou não). Marcus foi um dos primeiros cadastrados no “Fã-Clube CHESPIRITO-Brasil” e, tem uma memória excelente. Conta fatos que poucos, quase ninguém e / ou até mesmo ninguém, poderia recordar-se. Fã incondicional dos dubladores “Osmiro Campos (Professor Girafales, em ‘Chaves’)” e “Hélio Porto (Larry, em ‘Os Três Patetas’)”, Marcus se diz o “Dr. Chapatin” do “Meio CH”. viu de perto a estréia e o sumiço de muitas séries de TV na “TV Educativa de Porto Alegre” – sua terra natal.
 Marcus afirma que com o advento da TV a cores no Brasil, todas as produções em preto-e-branco foram vilmente desprezadas. Algumas retornaram alguns anos depois, por haverem sido colorizadas, como a clássica série “Zorro & Sargento Garcia”. Porém, uma série em especial ultrapassou essas barreiras e continua até hoje a ser exibida com grande sucesso: “Os Três Patetas”, segundo Marcus, foi a única série em preto-e-branco que nunca deixou de ser exibida. Até mesmo as duas primeiras temporadas de “Jeannie é um Gênio” desapareceram do mapa, pois, as emissoras só exibem a partir da terceira por serem a cores.

Um comentário: