terça-feira, 12 de janeiro de 2016

2005: o ano do chaves[ou não]

* No domingo, dia 17 de abril, eu recebi a informação de que Chaves estava sendo exibido ao sábados.
* No mesmo dia, fiquei sabendo que, em algumas cidades, o Chaves seria exibido somente até às 18h25, dando lugar ao noticiário local.
* Maratona do El Chavo del Ocho na Televisa.
* Chaves ganha nova vinheta de intervalo.
* E na quarta-feira, dia 20, fui informado que Chaves deixaria o SBT para sempre.
Como isso aconteceu? O SBT entrou em uma nova crise? Está testando novos programas? Acham que não necessitam mais dos seriados mexicanos?
Não!
A verdadeira causa, motivo, razão e circunstância é a velha despesa que o SBT tem com o seriado.
Esses detalhes eu entrarei mais adiante. Vamos ao primeiro:

Chaves estava de volta aos sábados

Peguei meu  ursinho e me liguei no Chaves, edição sabatica
Essa informação foi dada pelo site do sbt, onde o seriado seria exibido a partir das 18h25 até às 18h50. Seria depois da Sessão Premiada. Mas qual deve ter sido a causa, motivo, razão ou circunstância de passar episódio do Chaves aos sábados?
Será que estava sendo testado, com o objetivo de o tirar da grade semanal? Alguns ficaram na expectativa de exibirem alguns perdidos, ou até mesmo inéditos.
Mas a resposta é muito simples! Qual é? É somente um tapa-buraco. Como sempre, como Chaves é uma carta na manga da emissora, foi o escolhido para ser exibido aos sábados nesse horário. E o episódio desse sábado dia 23 foi o da Catapora. 

Chaves seria exibido até as 18h25, nas afiliadas do SBT
Novamente a fonte é o site do sbt. Mais uma dor de cabeça, as notícias locais da noite mudaram de horário em boa parte das afiliadas do SBT e seria exibida a partir das 18h25 às 18h50. Portanto, somente dois episódios do Chaves seriam apresentados onde estão em cobertura destas afiliadas. E o ruim disso tudo é que geralmente os mais legais passam no final. A Chirimóia foi exceção, sendo exibida no início dos episódios.
 esse foi um episódio exibido no começo, mas os outros foram exibidos sim no final. E agora o noticiário local impediria de assistirmos. Nada contra as notícias locais, pois não são culpa das afiliadas.
A programação, pelo menos aqui em bh ficou a seguinte, nessa faixa horária:
15:45h – CHARME
16:45h - CASOS DE FAMÍLIA
17:45h – CHAVES
18:25h -  alterosa NOTÍCIAS - 2ª Edição (quando é exibido o terceiro episódio do dia)
18:50h - PROGRAMA DO RATINHO

É aquele velho problema que impedia de assistir ao Chaves. A exibição de três episódios serviu para isso, porque se fosse só um, talvez nem isso. A primeira vez que vi coisa semelhante foi quando Chapolin e Chaves eram exibidos no horário do almoço. De repente, nessa época, as notícias locais começaram a passar neste horário. Em 1989 já tive essas surpresinhas. Época essa em que segunda, quarta e sexta era Chaves e terça, quinta e sábado Chapolin. E o que me salvava é que, nessa ocasião, Chaves também era exibido todas as noites. Apesar do desconforto da época, esses tempos eram bons. E, no final do ano seguinte, comecei a gostar de Chapolin, quando passava logo depois do Chaves, à noitinha. Até 1991 no horário do almoço, ainda estava nessa seqüência. No ano seguinte, creio eu, que começou a passar os dois seriados no horário do almoço. Diariamente. E, por conta disso, a notícia local só era exibida sobre o Chapolin, dando lugar ao Chaves para ninguém perder.

2005, a história se repete. Eu não poderia mandar um e-mail de protestos, porque ainda tem dois Chaves para assistir. Quer dizer, um e meio, pois o primeiro é retalhado. O Mestre Maciel desabafou em sua última coluna, até mesmo por fazerem isso com um episódio que ele almejava gravar: O Disco Voador versão com Chiquinha. E, por ter sido o primeiro episódio, o destino foi igual ao dos demais.
E observei que a  afiliada aqui estava encerrando o segundo episódio manualmente. Pois tem um vazamento da vinheta do intervalo e logo cortava para a vinheta de abertura. Não era para ser a vinheta de encerramento?  Lembro que, em uma ocasião, a TV Jornal de Recife era péssima para cortar o Aqui Agora, extinto telejornal do SBT. Depois da última reportagem, restando 20 minutos para terminar, a TV Jornal esquecia de cortar e mostrava o Ivo Morgante com um paletó (ao vivo) e aí sim cortava para uma cena gravada de Ivo (com outro paletó) dizendo: "E você fica agora com as notíciaaaaaas locais!" E acabava sem crédito, sem nada.
Foi a TV Jornal de Recife que, quando o programa do Sérgio Mallandro ia de dez a meio dia, ela fazia o programa encerrar às 11h30 em Recife, com direito aos créditos. Para exibir Chaves. Já que, no horário de uma hora, passava telejornal. Aí todo dia às 11h30 tinha Chaves em Recife. Mais tarde, resolveram exibir Chapolin também. Naquela seqüência de Chaves às segundas, quartas e sextas e Chapolin as terças, quintas e sábados. Mas, quando entrava no horário de Verão, Chapolin e Chaves eram exibidos em cadeia nacional, já que, nesse período, Chapolin começava às 11h30 e Chaves ao meio dia. Por Recife não entrar em horário de verão. E o TV Jornal Meio Dia permanecer no horário de meio dia e meia.
TV Alterosa é outra afiliada que gostava de Chaves, a ponto de exibir aos domingos, quando o horário estava vago. Olha o tapa buraco aí!
Televisa exibiu a Maratona do Chaves

É a popis na frente
Comemorando os 35 anos das séries Chespirito na TV, a emissora mexicana Televisa  exibiu em 2005 um programa com os melhores momentos de Chaves.
Chaves completou 20 anos de Brasil e o SBT não fez nada a respeito. Ao invés disso, tirou o programa do ar, voltando ao final do mesmo ano.

SBT estréia nova vinheta do Chaves
O mundo é cheio de surpresas e de automóveis!
Depois de uns três anos mais ou menos exibindo a mesma vinheta de intervalo, o SBT mudou as mesmas. Agora contém uma cena do Clube do Chaves, e cenas dos clássicos. Mas a abertura permanece a mesma, que é exibida desde o ano de 1993. Mas seria esse um bom começo? Vamos ao assunto seguinte!  a partir do dia 17 de abril:

Chaves corria o risco de deixar a programação do SBT para sempre

Fui informado na  quarta-feira dia 20 de abril do vazamento de uma informação no SBT de que teria cancelado o contrato com a Televisa por motivos de gastos. É que a Televisa teria aumentado o valor dos direitos de exibição nos últimos tempos.
Parecia que isso não fosse se oficializar, mas veja isso:
Folha de S.Paulo: SBT abre mão de Chaves, 22/04/2005
DANIEL CASTRO
COLUNISTA DA FOLHA
O SBT decidiu não renovar contrato com a rede mexicana Televisa pelos direitos das séries "Chaves" e "Chapolin". Se Silvio Santos não voltar atrás, será o fim de um "casamento" de 20 anos.
Adquirido por Silvio Santos em 1982, como bônus em um pacote de novelas, "Chaves" estreou no SBT em 24 de agosto de 1984. Desde então, tem sido um curinga na programação do SBT. Reprisado à exaustão, o seriado _de qualidade técnica sofrível (está meio amarelado) para os dias atuais_ ocupou inúmeros horários e serviu para alavancar a audiência da emissora ou estancar a sangria de público para a concorrência.
Um executivo do SBT diz que a Televisa está pedindo muito dinheiro por "Chaves". Afirma que o valor não compensa o custo-benefício: a série "trash" ainda dá audiência (hoje na faixa das 18h, tem registrado dez pontos no Ibope da Grande São Paulo), mas não atrai anunciantes porque seu público, infantil, não é qualificado. Segundo esse diretor, "Chaves" é do SBT somente até junho.
Anteontem à tarde, Oscar Belaich, vice-presidente de vendas da Televisa, esteve na Record. Foi oferecer "Chaves" e sondar o interesse da Record em novelas mexicanas. A emissora ainda não decidiu sobre "Chaves". Seus diretores se perguntam se o seriado pode dar certo fora do SBT.
O SBT tem contrato com a Televisa por novelas até 2008. E a Record prefere novelas brasileiras.

Agora fico pensando, que presente é esse que Chaves recebeu por seus 20 anos aqui no Brasil? O que a emissora do Cenoura Abravanel tem na cabeça?
Vinte anos não são vinte dias! Eu neguei a acreditar de que Chaves vai embora para sempre. Chaves está no coração do SBT, essa porcaria só tem audiência porque nós acompanhamos as séries no mesmo. O SBT sem Chaves não é mais SBT. Seria como ir num banheiro sem vaso sanitário, pois pode faltar um chuveiro, uma pia, mas não uma privada.
Como eu ia dizendo, se o SBT desse um chute no rabo, não seria mais SBT. 
 A verdade é que, desde que o SBT saiu da Vila Guilherme para o Complexo Anhangüera, ficou na pior. Época de crise brava na emissora. E que tenta sair até os dias de hoje.
Isso implica na extinção do: Aqui Agora, TJ Brasil, Programa Livre, Passa ou Repassa, Cinema em Casa, Topa Tudo por Dinheiro.
Todos esses são programas antigos e que saíram do ar por gastos e baixas audiências. E de antigo só restou Chaves e Chapolin.

Chapolin na cadeia 

Há tempos que o Vermelhinho não voltava e agora é que poderia não voltar mais. Com a saída dessas duas séries, só teriamos programas com poucos anos de existências. Se bem que ainda restava o Domingo Legal e o Jornal do SBT. Mas esses são como Jaiminho e Godinez ou Guiana Francesa e Suriname. Estão contidos, mas esquecemos que ambos existem.

É lamentável que tenha chegado a esse extremo. Se duvidasse, algum Chavesmaníaco se emocionaria na última exibição. Há quem diga que o último episódio deveria ser o "Choradeira na Vila", mas o SBT poderia exibir o "Vamos todos a Acapulco".

E o que me deixou triste é que novamente sairia perto do Dia dos Namorados, quando eu estava na expectativa de rever esse episódio. 
E o que seria dos sites CH? Hein? Hein? Hein? Hein?
Muitos Chmaníacos estavam com receio de que muitos sites seriam extintos.
Pessoal, quem ama de coração as séries CH e montou um site sobre elas, não poderia (aliás não deve) acabar com o site só porque não poderia passar mais Chaves no Brasil. O que poderia acontecer, realmente, são atualizações demoradas do site por falta de novidade. Se fosse assim, por causa das séries, os sites exclusivos dos atores já falecido não existiriam.

Muitos usuários  estavam na expectativa de que a Record  comprasse o Chaves. O ideal seria a Cultura, mas ela ainda está se recuperando, sendo que a Record só exibe vídeos de qualidade boa. Perdidos em péssima qualidade: tchau. E outra, não espere pela dublagem antiga não, principalmente o Clipe "É Aqui", em que o Gastaldi menciona o SBT. O mínimo que irão fazer é exibir a música original.

Como a Rede Record é uma emissora evangélica, episódios como A casa da Bruxa, O satanás da bruxa, e as duas partes do cãozinho da bruxa  poderiam ficar de fora. Pois em todos invoca-se o Satanás. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário